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O Transtorno do Espectro do Autismo – TEA – é considerado um distúrbio do desenvolvimento caracterizado por início precoce, que afeta especificamente as habilidades de comunicação social, além da presença de comportamentos repetitivos e padrões de interesse e atividades restritas.

A apresentação dos sintomas acontece na maioria das vezes, no primeiro ano de vida, e implicam no comprometimento de áreas específicas do desenvolvimento da criança, como por exemplo, o processo de aprendizagem de novas experiências, a adaptação em atividades de vida diária, socialização e comunicação.

De acordo com o DSM V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) e o CID 10 (Código Internacional de Doenças), a dificuldade na interação social pode ser manifestada na forma de isolamento ou comportamento social impróprio, baixo contato visual, dificuldades nas atividades em grupo, além de falta de reciprocidade emocional ou social. Já com relação as dificuldades na comunicação, envolvem não só o aparato verbal como também há um comprometimento do aparato não verbal. Além disso, há uma tendência a linguagem imatura, presença de ecolalias, inversões pronominais, como também alterações de prosódia. Pode-se citar também como dificuldade na comunicação a baixa tolerância à frustração. Com referência a linguagem expressiva, a pessoa com autismo também pode apresentar dificuldades na iniciativa comunicativa, e em compreender expressões como piadas ou linguagem sarcástica, além da linguagem corporal e expressões faciais. Em relação aos padrões repetitivos e estereotipados, pode-se considerar a dificuldade na quebra de rotinas, tendência a não dar funcionalidade no brincar, além das estereotipias como bater palmas com frequência, se balançar, andar em círculos, repetir determinadas palavras e até girar objetos. (DUARTE, 2018)

É necessário considerar que a intervenção no processo de habilitação e reabilitação, necessita ter um caráter precoce a fim de potencializar as funções cognitivas e habilidades que a criança ainda não desenvolveu. Diante disto, pode-se reiterar a importância de que haja um diálogo entre clínica, escola e família, para o processo de reabilitação ser considerado eficaz para a pessoa com Autismo.

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Faculdade UNIRB (ARAPIRACA) - AL 115 S/N, Planalto - Arapiraca, AL

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57315-745

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Clinica Sensse

Clínica Multidisciplinar que através de um atendimento humanizado busca mudar a vida dos que a buscam.

Mais informações: (82) 9.9951-1757

Dr. José Raimundo Facion

Instituto Nacional de Pós Graduação e Eventos Acadêmicos (INAPEA)


Psicólogo, doutor em Psiquiatria Infanto-Juvenil pela Universidade de Münster, na Alemanha. Primeiro pós-doutorado no Departamento de Pediatria na Universidade de Münster e segundo pós-doutorado no Instituto de Pesquisa sobre Autismo na Alemanha. Atualmente é diretor do Instituto Nacional de Pós Graduação e Eventos Acadêmicos – INAPEA.

Dr. Ronaldo Nobre Leão

Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) / Instituto de Línguas Estrangeiras (ILE)


Professor, graduado em Letras pela UNEAL - Universidade Estadual de Alagoas (1995) e mestre em Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas (2001). Atualmente é professor da UNEAL - Universidade Estadual de Alagoas. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise do discurso e Ensino e Aprendizagem de Línguas.

Priscila Bezerra Barbosa

Espaço do Ser


Psicóloga clínica - CRP 15/4126 (UFAL)

Professora da pós de neuropsicologia clínica no Espaço do Ser.

Mestre em Psicologia -  Processos Cognitivos e Medidas de Avaliação (UFAL)

Especialista em Neuropsicologia Clínica (IDE/Faculdade Redentor do RJ)

Especializanda em Análise do Comportamento Aplicada  (ABA) ao Autismo, Atraso de Desenvvimento Intelectual e Linguagem (Lahmiei - UFSCar) - Curso aprovado pela ABAI (Associativo for Behaviorismo Analysis International)