O EVENTO
O VI Simpósio de Gestão Portuária (SGP) é um evento técnico-científico com tema "Sustentabilidade Portuária e ESG". O evento tem como objetivo geral: fortalecer e promover a difusão de conhecimento e práticas sobre as questões ambientais, sociais e de governança aplicadas ao setor portuário.
O evento conta como organizadores a Universidade Federal do Maranhão, por meio do Grupo de Pesquisa LabPortos. O público-alvo é formado por agentes públicos das instituições administradoras e reguladoras do setor portuário, profissionais das instalações portuárias privadas, estudantes, professores e pesquisadores do setor portuário e demais interessados na temática portuária.
A programação do evento contará com painéis, palestras, estudos de caso, visitas técnicas e lançamento bibliográfico. Ele será na modalidade híbrida. Todas as atividades presenciais serão transmitidas pela internet.
Haverá emissão de certificado de participação para os inscritos no evento com carga horária de 40 horas.
ANAIS DO VI SIMPÓSIO DE GESTÃO PORTUÁRIA
A seguir o link para download dos Anais do VI Simpósio de Gestão Portuária:
https://drive.google.com/file/d/1W1NxR3F0EQoeU1lwJqNnl32BM0zav4pT/view?usp=sharing
MODALIDADE E LOCAL DE REALIZAÇÃO
O evento será híbrido. Existem duas modalidades de participação. Uma inscrição para participar das atividades presenciais e outro tipo de inscrição para participar de forma apenas remota. Todas as atividades serão transmitidas pela internet, com exceção da visita técnica.
As atividades serao distribuídas da seguinte forma:
Dia 23/06 - Minicursos - 100% On-line
Dia 26/06 - Apresentação de Artigos científicos - Presencial e On-line - Local: Hotel Luzeiros. Endereço: R. João Damasceno, 2 - Ponta do Farol, São Luís - MA.
Dia 27/06 - Painéis, palestras, estudos de caso, debates - Presencial e On-line - Local: Hotel Luzeiros. Endereço: R. João Damasceno, 2 - Ponta do Farol, São Luís - MA.
Dia 28/06 - Visitas Técnicas - 100% Presencial. As visitas estão programadas com o Porto do Itaqui e VALE, mas possuem uma limitação de participantes e sempre está condicionada à disponibilidade das empresas.
Todas as atividades do simpósio, com exceção da visita técnica ficarão disponíveis em uma plataforma por 30 dias.
PATROCÍNIO
Contamos com o patrocínio das instituições descritas a seguir.
Patrocinador Diamante:
Porto do Itaqui
A Empresa Maranhense de Administração Portuária - EMAP exerce a função de autoridade portuária do Porto do Itaqui. A EMAP é uma empresa pública estadual, com personalidade jurídica de direito privado, autonomia administrativa, técnica, patrimonial e financeira. Também é responsável por administrar e explorar tanto o Porto Organizado do Itaqui quanto os Terminais Delegados da Ponta da Espera e Cujupe e o Cais de São de Ribamar. A criação da EMAP proporcionou ao Itaqui um novo estágio de desenvolvimento em operação, qualidade, desenvolvimento de pessoas e oportunidade de negócios. Suas conexões com importantes ferrovias, como a Estrada de Ferro Carajás, que se interliga com a Ferrovia Norte-Sul e Transnordestina fazem do Itaqui um corredor importante para o Centro-Oeste do Brasil. Além de vantagens geográficas, o porto está localizado na região conhecida como MATOPIBA, formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, considerada a terceira e última fronteira agrícola do país. Mais que eficiência multimodal, o Itaqui segue crescendo também em infraestrutura. Para mais informações: https://www.portodoitaqui.com/
Patrocinador Prata:
Associação Brasileira de Terminais Portuários
A Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP) é uma entidade civil sem fins lucrativo, com sede em Brasília, que congrega e representa empresas que administram mais de 100 terminais portuários arrendados e privados, localizados dentro ou fora dos portos organizados, distribuídos em 11 estados do país. Representa o interesse da pluralidade de instalações portuárias brasileiras, abrangendo agentes econômicos responsáveis por 14,5% do PIB e 70% da movimentação portuária nacional.
A ABTP realiza trabalho associativo e participativo na defesa direta dos interesses dos titulares de instalações portuárias, tendo sempre em vista, como beneficiário final, o cliente do porto. Por isso, parte da sua atuação é dedicada a promover o desenvolvimento tecnológico das operações de carga e descarga, sempre com foco na eficiência, na qualidade e na obtenção de custos competitivos para os serviços portuários
Site: https://www.abtp.org.br
Patrocinador Bronze:
ATP
A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) representa os interesses e atua em defesa do segmento portuário privado e na modernização dos portos brasileiros. Atualmente, representa 31 empresas de grande porte e congrega 61 Terminais de Uso Privado (TUP) do País.
As associadas da ATP, juntas, movimentam mais de 60% da carga portuária brasileira e respondem pela geração de 47 mil empregos diretos e indiretos. São empresas que atuam em áreas fundamentais da economia brasileira: mineração, siderurgia, petróleo e gás, agronegócio, contêineres, e complexos logísticos, contribuindo para o saldo positivo da balança comercial nacional e para tornar o comércio exterior brasileiro mais robusto.
A ATP tem como foco um trabalho de articulação constante com o governo, entidades públicas e privadas para garantir segurança jurídica e um ambiente de negócios favorável ao investimento. Também promove a participação ativa do empresariado nas discussões técnicas e jurídicas com o objetivo de contribuir para o crescimento dos Terminais de Uso Privado no Brasil.
Site: https://www.portosprivados.org.br/
CODEBA
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA) foi constituída através da Seção Pública realizada com a Assembleia Geral dos Acionistas, em 17 de fevereiro de 1977, cuja Ata de Constituição foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia, em 16 de março 1977.
A CODEBA nasce como empresa de economia mista, com o objetivo de administrar e explorar a atividade portuária dos portos de Salvador e Aratu, hoje Porto Organizado de Aratu-Candeias, e Malhado, atualmente Porto Organizado de Ilhéus. A empresa surge com um grande desafio e em uma nova época de industrialização no Estado da Bahia. Cada porto trazia consigo uma história, necessidades e tendências bem diferentes.
A Bahia possui um dos maiores complexos portuários do País, formado pelos portos públicos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus, além de cinco Terminais de Uso Privado (TUPs).
O complexo comporta o Sistema Portuário da Baía de Todos os Santos, formado pelo porto descontinuado Aratu-Candeias/Salvador, além dos TUPs da Petrobrás (Temadre e o Terminal de Gaseificação), Ford, Dow Química, Moinho Dias Branco e Gerdau (Usiba), todos operando em áreas sob a jurisdição da Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA).
Site:https://www.codeba.gov.br/
SINDOMAR
O Sindicato dos Operadores Portuários do Maranhão (SINDOMAR) representa os interesses de seus associados por meio de relacionamento institucional e negociações coletivas com entidades administrativas e jurídicas. Foi fundado em 1º de junho de 1994 e é sediado em São Luís, capital do estado.
Atualmente, o SINDOMAR conta com 12 operadores portuários em seu quadro de associados, e seu principal objetivo é representar os direitos e os interesses dos integrantes da categoria perante às autoridades administrativas, jurídicas e políticas.
Site: http://www.sindomar.com.br
Granel Química
Mais extensa rede de terminais de líquidos a granel da América do Sul; atuando na movimentação e armazenamento destes produtos e de carga seca em lugares estratégicos na Argentina, Brasil, Chile e Peru com um volume de quase 5 milhões de toneladas/ano. No Brasil, operamos sete terminais: São Luís (MA) 2; Teresina (PI); Palmas (TO); Santos (SP); Rio Grande (RS) e Ladário (MS).
Estamos associados ao ODFJELL GROUP, de origem na Noruega, um dos líderes da movimentação de produtos químico por via marítimo. O Grupo tem mais de 100 anos de operação conta com 90 navios tanque e uma rede de terminais que se expande pela América, Ásia, Europa e Meio Oriente, operando mais de 16 milhões de toneladas por ano.
Missão: Nosso negócio consiste em armazenar e lidar com líquidos a granel de maneira segura e eficiente. Os objetivos empresariais são estabelecidos segundo critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) e atendidos tendo em vista indicadores precisos por relatórios internos e nosso Relatório de Sustentabilidade.
SUZANO
Empresa do setor de celulose e papel desenvolve e implementa uma série de inovações para viabilizar um dos principais investimentos industriais de sua história. A Suzano SA é uma empresa brasileira do setor de celulose e papel, líder mundial na produção de celulose branqueada de eucalipto. A Suzano é a primeira empresa no mundo a produzir celulose e papéis com 100% de fibra de eucalipto em escala industrial. A empresa havia acabado de ampliar sua linha de produção ao adquirir a atual Unidade Rio Verde (SP). Quatorze anos depois, começamos a exportar para o mercado europeu. Em 2019 é consolidada a fusão da Suzano Papel e Celulose com a Fibria, movimento que cria a Suzano S/A. A empresa nasce como a maior produtora mundial de celulose.
Site: https://www.suzano.com.br/
SUGESTÕES DE LOCAL DE HOSPEDAGEM
Hotel Luzeiros São Luís. Site: http://www.luzeirossaoluis.com.br/. Telefone: +55 98 3311.4949 / 3311.4950. Endereço: Rua João Damasceno, 2 - Ponta do Farol, São Luís - MA.
Hotel Blue Tree Towers São Luís. Site: https://www.bluetree.com.br/hotel/blue-tree-towers-sao-luis/. Telefone: +55 (98) 2106-0505. Endereço: Avenida Avicenia, 01, São Luís - MA. Email:
Stop Way Hotel. Site: https://www.stopwayhotel.com.br/. Telefone: +55 (98) 4009-7777. Endereço: Avenida Mário Meirelles Rua 26 Quadra 20 Lote 06 E 08 Ponta D´areia, São Luís - MA. Email: reservas@stopwayhotel.com.br.