Congresso de Psicologia do Sertão
Políticas públicas, gênero e sexualidade: Desafios e caminhos para a cidadania sertaneja
A LAPEGS – Liga Acadêmica de Psicologia em Estudo de Gênero e Sexualidade realizará o Congresso de Psicologia do Sertão, um evento que busca reunir estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da Psicologia e áreas afins, para refletir sobre os impactos das políticas públicas na promoção da saúde, da equidade e da cidadania no contexto sertanejo.
A programação contará com mini cursos, mesas temáticas, e apresentações de trabalhos acadêmicos, proporcionando troca de experiências, fortalecimento da formação crítica e incentivo à produção científica na região.
Submissão de Trabalhos Acadêmicos
Durante o congresso, os participantes poderão submeter e apresentar trabalhos acadêmicos na modalidade resumo expandido.
As submissões serão organizadas em 5 (cinco) grupos temáticos, promovendo a interdisciplinaridade e possibilitando a participação de estudantes e profissionais de diversas áreas:
Grupos Temáticos e Subtemas
1. Saúde e Cuidado: Corpos, Sexualidades e Direitos no SUS
- Políticas públicas de saúde para pessoas LGBTQIAPN+ no contexto do Sertão
- Saúde mental, gênero e sexualidade: desafios no cuidado psicossocial
- Violência obstétrica, aborto legal e saúde reprodutiva
- Formação profissional em saúde com enfoque em diversidade sexual e de gênero
2. Educação e Diversidade: Gênero, Sexualidade e Formação Cidadã
- Educação sexual nas escolas
- Gênero e sexualidade nos currículos escolares e universitários
- Práticas pedagógicas inclusivas e enfrentamento à LGBTfobia escolar
- A escola como espaço de construção (ou negação) de direitos
3. Assistência Social e Interseccionalidade: Gênero, Classe e Território
- Política de Assistência Social e o acolhimento de populações LGBTQIAPN+
- Violências de gênero e os serviços de proteção social básica e especial
- População trans em situação de vulnerabilidade: acesso a políticas públicas
- O papel dos CRAS e CREAS na promoção da equidade de gênero e sexualidade
4. Direitos Humanos, Justiça e Cidadania: Gênero e Sexualidade em Perspectiva
- Acesso à justiça e políticas de enfrentamento à violência de gênero e LGBTfobia
- Criminalização da LGBTQIA+fobia e efetivação de direitos no interior
- Nome social, identidade de gênero e garantias legais
- Interseccionalidade, raça e classe nas políticas de garantia de direitos
5. GT on-line: Políticas Públicas, Gênero e Sexualidade: Interseccionalidades, Desafios e Possibilidades no Contexto Contemporâneo(Exclusivo para participantes que comprovarem impossibilidade de comparecimento presencial. )
- Políticas de Saúde, Educação e Assistência Social voltadas a uma atuação contextualizada com as demandas territoriais e do sujeito
- Ações de prevenção e enfrentamento à violência e desinformação
- Desafios na rede frente a famílias e sujeitos não heteronormativos.
- O papel dos conselhos, fóruns e movimentos sociais na construção de políticas públicas.
- Retrocessos e resistências frente ao avanço de pautas conservadoras.
- Cultura, Comunicação e Representatividade e o impacto da mídia.
Programação
Minicursos (Online – aos sábados que antecedem o evento)
01/11 (Sábado) 9h às 12h
Minicurso 1 – Defesa de Direitos e Intersetorialidade no Território
Objetivo: Discutir sobre a atuação de forma articulada na defesa e promoção de direitos, utilizando ferramentas de mediação, diagnóstico territorial e construção de protocolos intersetoriais.
08/11 (Sábado) 14h às 17h
Minicurso 2 – Discutindo Práticas Intersetoriais de Promoção da Saúde e Bem-Estar no Sertão
Objetivo: Oferecer estratégias integradas para promoção da saúde integral (física, mental e social) em múltiplos espaços que compoem as políticas públicas, articulando práticas da saúde, assistência social e educação, na prevenção de vulnerabilidades e socioeducação.
Atenção: Cada minicurso dará direito a certificado de participação.
O Congresso
Será realizado nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2025, no Auditório da UNINASSAU, conforme a seguinte estrutura:
12/11 (Quarta-feira)
-
Mesa Temática de Abertura
Tema sugerido: “Construindo politicas públicas a partir do chão: vozes, saberes e práticas do sertão”
13/11 (Quinta-feira)
-
Apresentações das submissões de trabalhos acadêmicos
(Sessões distribuídas nos 5 grupos temáticos)
14/11 (Sexta-feira)
-
Mesa Temática de Encerramento
Tema sugerido: “Cidadania nordestina e interseccionalidade: caminhos possíveis”
Outras Informações
Informações sobre os Grupos Temáticos (GTs):
Durante o Congresso, as apresentações dos trabalhos submetidos serão organizadas em 5 (cinco) Grupos Temáticos (GTs), cada um alocado em uma sala específica.
No ato da inscrição, o participante deverá selecionar o Grupo Temático de interesse:
- Para os ouvintes, essa escolha definirá em qual sala acompanharão as apresentações.
- Para os autores que submeterem trabalhos, a seleção indicará a área temática na qual o trabalho será avaliado e apresentado.
Essa organização garante que cada participante acompanhe o eixo temático de maior relevância para sua formação acadêmica, atuação profissional ou interesse de pesquisa.
GT 5 – Participação Remota
Este Grupo Temático é destinado exclusivamente aos participantes que não puderem comparecer presencialmente no dia 13. Será necessário apresentar justificativa e comprovação da impossibilidade de presença para participação neste GT.
Informações sobre os minicursos:
Os minicursos serão realizados de forma online, sempre no turno da tarde (14h às 18h), com duração de 4 horas. No momento da inscrição, selecione um único minicurso para participar:
Observação: As vagas são limitadas e a prioridade será dada conforme a ordem de inscrição. Caso o número máximo de participantes em um minicurso seja atingido, o inscrito será automaticamente alocado no outro minicurso disponível.