O 1º. Congresso Internacional da SBFC, cujo tema central é Farmácia Clínica – Cuidar, Inovar, Educar, será realizado nos dias 15 a 18 de fevereiro de 2022, com a participação de especialistas do Brasil e do exterior.
Inicialmente, nos dias 15 e 16, teremos o IV Encontro Nacional de Educadores em Farmácia Clínica (IV ENEFC), como atividade pré-congresso, para oportunizar o desenvolvimento de atividades específicas, divididas em: mesa magna de abertura, quatro conferências, quatro mini-cursos e dois painéis, envolvendo temas atuais, e que requerem ampla discussão para promover a formação dos estudantes brasileiros, segundo a filosofia da Farmácia Clínica e do Cuidado Farmacêutico.
No dia 15, de 11h às 13h, ocorrerá o 1o. Encontro Brasileiro de Ligas Acadêmicas de Farmácia Clínica. O evento será gratuíto e on-line. A transmissão ocorrerá no canal do Youtube da SBFC: https://www.youtube.com/channel/UCyf6Ow8NIYbdpJxPT6sHIcQ. Aqueles que desejarem certificação da participação devem se inscrever até o dia 09/02/2022. Há duas modalidades de inscrição uma direcionada às Ligas Acadêmicas propriamente ditas, link: https://forms.gle/HTcpfcppdsDJce9J9 e outra às pessoas interessadas em participar, sejam participantes ou não de ligas acadêmicas, link: https://forms.gle/8QEMbqmmxByowGLBA
Nos dias 17 e 18, como atividades inerentes ao congresso, serão realizadas quatro conferências e quatro mesas-redondas, além da apresentação dos trabalhos científicos previamente aprovados, e a premiação dos melhores trabalhos. Estes abrangem diversos temas de interesse em Farmácia Clínica e Cuidado Farmacêutico, de modo a propiciar o desenvolvimento dessas áreas no Brasil, considerando o embasamento teórico necessário para a implementação das práticas relacionadas.
As atividades serão on-line e síncronas, ou seja, o participante deve assistir ao evento no horário em que está ocorrendo.
A seguir, relacionamos os responsáveis pela idealização desses eventos e a sua organização.
Presidente do congresso
- Professor Tarcísio José Palhano – Diretor-Presidente da SBFC
Comissão Científica
- Dra. Sílvia Storpirtis – Coordenadora (Diretora Vice-Presidente da SBFC)
- Dra. Ana Paula Queiroz – Regional RJ
- Dr. Carlos Adriano Santos Souza – Regional SE
- Dra. Dayani Galato – Diretora-Secretária da SBFC
- Dra. Eugenie Desirèe Rabelo Neri Viana – Regional CE
- Dr. Flavio Marques Lopes – UFG
Comissão Organizadora
- Dra. Angelita Cristine de Melo – Coordenadora (Diretora de Formação da SBFC)
- Dra. Ana Cristina Lo Prete – Regional SP
- Dra. Carolina Heitmann Mares Azevedo Ribeiro – Regional PA
- Dra. Diana Domingues da Câmara Graça – Regional RJ
- Dr. Lucas Magedanz – Regional DF
- Dra. Nathália Martins – Regional CE
Comissão de Trabalhos Científicos
- Dra. Marta Maria de França Fonteles – Coordenadora (Regional CE)
- Dra. Ana Lucia Leitão Caldas – Regional RJ
- Dra. Ângela Maria de Souza Ponciano – Regional CE
- Dra. Arlandia Cristina Lima Nobre de Morais – Regional CE
- Dra. Daniela Archanjo – Regional SP
- Dra. Eliane Aparecida Campesatto – Regional AL
- Dra. Emília Vitória da Silva – Regional DF
- Dra. Francilene Amaral da Silva – Regional SE
- Dra. Geysa Aguiar Romeu – Regional CE
- Dra. Ivonete Batista de Araújo – Conselheira do Conselho Fiscal da SBFC
- Dra. Lúcia Noblat – Diretora de Desenvolvimento Profissional e de Certificação da SBFC
- Dra. Nirla Rodrigues Romero – Regional CE
- Dr. Wellington Barros da Silva – Diretor-Tesoureiro da SBFC
Apoio
- Brenda Letícia Martins Belém - acadêmica de Farmácia UFC
- Gabriel Frateschi Rebello da Silva - Biomédico USJT
- Ítalo Nunes Arrais de Sousa - acadêmico de Farmácia UFC
- Lia Pinheiro de Lima - acadêmica de Farmácia UFC
- Núbia Mascarenhas Fernandes - acadêmica de Farmácia UFSJ
- Vanessa Auriemo Martinez - acadêmica de Farmácia USJT
Trabalhos Científicos
Período de submissão de resumos: ENCERRADO. As submissões aprovadas serão notificadas por e-mail até 30/jan/22.
Não é necessário se inscrever previamente no congresso. Os autores principais dos trabalhos aprovados terão até 5 dias após divulgação dos trabalhos aprovados para confirmar sua inscrição.
Consulte as normas para submissão de trabalhos científicos aqui.
Lista completa de trabalhos APROVADOS: https://drive.google.com/file/d/1-8q2gDCg08L-Thfv9V8OrWuI-Wtdp9ct/view?usp=sharing
- Ressaltamos que é obrigatória a inscrição do AUTOR PRINCIPAL no congresso em até o dia 04/02/02022. Todos os trabalhos que não atenderem a esta condição serão desclassificados após esta data.
- Atentem-se que uma vez o pagamento da inscrição concluído, são necessários 5 dias para sua compensação.
Modelo de TEMPLATE do e-pôster (baixe-o no formato .pptx):
- https://docs.google.com/presentation/d/1UIQI6pam3ClusdTj7_2ms_M4YXeqbdxN/edit?usp=sharing&ouid=104831836333227694309&rtpof=true&sd=true
- O arquivo já está no formato correto. Prencha-o com as informações dos resumos e adicione figuras, gráficos e outros elementos que julgarem pertinentes à comunicação neste formato.
- Todos os tópicos indicados no resumos devem estar presentes nos e-pôsteres. Use as caixas de texto para fazer a separação de tópicos.
- O envio do e-pôster é obrigatório a todos os trabalhos aprovados, mesmo aqueles que serão adicionalmente apresentados de forma oral.
- O primeiro autor deve estar inscrito no congresso.
Envie o seu pôster EM FORMATO PPTX até 08/02/2022:
SESSÃO E-PÔSTER
-
Assista o vídeo com a apresentação de todos os e-pôsteres:
-
Baixe a versão pdf com TODOS os e-pôsteres: https://drive.google.com/file/d/1Qf9Z1siRYNiOWtDsakm1OKbhFZqIrSot/view?usp=sharing
- Reiteramos que:
- todos os certificados com todos os autores de cada e-pôster já foram encaminhados ao autor indicado como autor principal. Este é o responsável por encaminhar aos demais co-autores
- conforme indicado nas normas de trabalhos científicos, não são possíveis alterações em título, nomes e afiliações
- não são emitidas declarações de aceite de e-pôsteres: emitimos o certificado de apresentação e os resumos serão publicados na revista: Scientific Electronic Archives ISSN: 2316-9281. Quando o suplemento for publicado enviaremos e-mail a todos os autores principais.
Trabalhos selecionados para APRESENTAÇÃO ORAL:
- Estes trabalhos serão apresentados na forma de e-pôster (obrigatório) e também na forma oral. E, portanto, receberão dois certificados.
- Caso o(a) autor(a) não deseje apresentar em ambas as versões, comunicar a RETIRADA DO TRABALHO ORAL respondendo ao e-mail enviado.
- Pedimos NÃO ENVIAR CONFIRMAÇÃO de apresentação, pois todos os resumos que não forem retirados estão automaticamente confirmados.
- As instruções para as apresentações orais serão encaminhadas para o e-mail do apresentador.
E-posteres e apresentações orais: perguntas e respostas
1) O autor principal de e-poster e apresentação oral tem que estar inscrito no congresso? Sim. Trabalhos cujos autores principais não estiverem inscritos no congresso serão desclassificados no dia 04/02/2022.
2) Gostaria de saber se é permitido incluir agradecimentos no poster, a filiação dos autores (ou é somente o email) bem como imagem da instituição de ensino em que somos inscritos? Respostas:
a) A filiação deve ser descrita da mesma forma que consta no resumo.
b) A imagem da instituição pode ser inclusa sem problemas.
c) Os agradecimentos, declaração de conflito de interesses e de financiamento são elementos obrigatórios.
3) Posso alterar o tamanho e formatação do e-poster? Não. Se houver alteração o arquivo não será aceito e o resumo retirado do livro de resumos.
4) Meu trabalho foi aceito para apresentação oral. Tenho que enviar o e-poster? Sim. A apresentação em e-poster é obrigatória. Haverá dois certificados um para cada tipo de apresentação.
5) O certificado de apresentaçãos será enviado a todos os autores? Não. O certificado será enviado somente ao autor principal, pois temos somente informação de e-mail deste autor. Fique tranquilo que nele constará o nome e afiliação de todos os autores. Contudo, ressaltamos que é responsabilidade do autor principal enviar aos demais coautores o certificado.
6) Outra pessoa que não o autor principal pode fazer a apresentação oral do trabalho? Não. Os trabalhos selecionados para a apresentação oral cujos autores principais não comparecerem para a apresentação serão removidos da lista e não receberão o certificado.
7) Como saberei onde entrar para fazer a apresentação oral do meu trabalho? Já foi enviada a instrução e o template de apresentação para o e-mail do autor principal. Na véspera da apresentação será enviado o link de entrada na sala de apresentação. Os autores devem entrar com 15 minutos de antecedência à apresentação e saírem da sala logo após o término da sua apresentação.
8) Em qual revista dos resumos serão publicados? Os arquivos serão publicados na Revista Scientific Electronic Archives. Quando o suplemento especial do congresso for publicado informaremos aos autores principais. Já adiantamos que a entrada do resumo no Lattes deve ser feita de forma manual, ou seja, informar o ISSN da revista (sem o DOI), alimentar todas as informações do resumo e finalizar a submissão. Depois que o resumo publicado em anais de revista estiver no Lattes, entrar novamente e inserir o número do DOI do volume.
9) O que são as caixas cinza e brancas no e-pôstes? São os marcadores dos subtópicos do resumo como: Introdução, Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados e Discussão, Considerações finais. Portanto, copie e cole-as tantas quantas vezes forem necessárias.
10) Posso colocar no e-pôster ou na apresentação oral menos informações que aquelas enviadas no resumo? Não. Os autores podem ampliar as informações do resumo inserindo figuras, gráficos e outros elementos como por exemplo referências.
11) As palavras-chave podem ficar dentro da caixa de texto da introdução? Sim. São a parte final da introdução. Palavras-chave em negrito seguida de dois pontos e as palavras propriamente ditas sem negrito e ponto final.
12) A declaração de conflito de interesses pode ficar na caixa de considerações finais (igual coloquei as palavras-chave na introdução) ou deve ser separada em outra caixa? Não. Use uma caixa de texto separada.
13) No modelo do e-pôster não é citado se o nome do autor deve estar em caixa alta ou não, sendo assim é em caixa alta como no resumo enviado ou não? Toda a formatação dos resumos se aplica ao e-pôster e às apresentações orais, exceto, o tamanho e tipo de letra.
14) É possível alterar a autoria dos resumos submetidos? Não.
15) Onde apresentarei o meu e-pôster? Vou receber algum link de alguma sala virtual? A sua apresentação dos pôsteres será assíncrona, ou seja, você enviará o pôster em extensão pptx e ele será disponibilizado para a comunidade do congresso acessar a qualquer momento. Assim, não haverá sala específica para apresentação síncrona.
Modalidades de Inscrição
- Congresso
- Congresso + Minicursos Pré-congresso
- IV Encontro Nacional de Educadores em Farmácia Clínica (IV ENEFC*) *somente para docentes e farmacêuticos graduados envolvidos com o ensino
- Congresso + Minicursos Pré-congresso + IV ENEFC*
Escolha a melhor forma de participar e selecione os eventos de interesse entre as opções. Mais detalhes sobre as condições e valores de inscrição podem ser conferidos no menu "CREDENCIAMENTO" (no topo da página).
Atenção: apesar de cada inscrição ser independente, e a plataforma viabilizar a inscrição em apenas uma opção (Congresso, ENEFC ou Minicurso), a inscrição nos minicursos implica a obrigatoriedade de também se inscrever no Congresso, conforme especificado pelas opções 2 e 4 acima.
Informamos ainda que a opção de pagamento por boleto bancário estava disponível até 10/02/2022. Desde então a plataforma indisponibilizou essa forma de pagamento devido ao tempo de segurança de 4 dias entre o pagamento e a compensação bancária. Essa é uma prática garante, ao usuário e ao promotor do evento, segurança de que os acessos serão liberados em tempo hábil para acompanhar o evento, evitando-se eventuais prejuízos à qualquer uma das partes.
Perguntas e respostas
1) Gostaria de saber a carga horária emitida no certificado e quem o emitirá?
a) O certificado será emitido pela SBFC.
b) Será emitido um certificado geral de participação no 1o. Congresso Internacional da SBFC, nos minicursos pré-congresso ou no IV Encontro de Nacional de Educadores. A carga horária é a mesma que consta na programação acima. Cada participante receberá o certificado com carga horária conforme a sua inscrição. A carga horária depende do seu perfil de inscrição. Serão incluídas:
- 52 horas no certificado do 1o Congresso Internacional da SBFC (congresso com ou sem os minicursos)
- 12 horas no certificado geral do IV Encontro Nacional de Educares em Farmácia Clínica
Estes certificados poderão ser baixados do site do congresso.
c) Os certificados de participação em atividades específicas como conferências, mesas-redondas e paineis serão emitidos somente aos participantes. Para isto, após o congresso a frequência em cada atividade será apurada para a emissão.
d) Estes certificados serão enviados para os e-mails cadastrados na inscrição.
2) O evento será gravado para acessá-lo posteriormente? Gravaremos somente algumas atividades para efeito de documentação histórica. Desta forma, pedimos que, assista ao mesmo de forma síncrona. Priorizamos atividades como mesas-redondas, conferências e paineis em um único turmo e a noite para oportunizar a participação de profissionais que trabalham.