1º Congresso Internacional de Ciências da Atividade Física

I Encontro da Pós-Graduação em Educação Física da Bahia “Os desafios dos novos programas e mestrados associados”

Faça sua inscrição
Segunda, 12 de abril de 2021 Das 08:00 às 18:00
Evento online O link do evento ainda não foi informado

Sobre o Evento

INFORMES

SOBRE SEU ACESSO AO EVENTO

- A transmissão de todo o evento será realizada no dia 12/04 (segunda-feira) por meio da TV UESB. Você assistirá pelos links seguintes links de transmissão:

Abertura: https://www.youtube.com/watch?v=iXNfQQ97xS4&ab_channel=TVUESB

Manhã: https://www.youtube.com/watch?v=Oi_hL-aeMAM

Tarde: https://www.youtube.com/watch?v=GV4Y4YehK5I&ab_channel=TVUESB

SOBRE A LISTA DE FREQUENCIA

- Para comprovar a sua participação você deverá acessar um link que será disponibilizada durante as palestras. Você será direcionado para a lista de presença, na qual digitará seu e-mail e palavra-chave informada pela organização do evento.

- A chamada será feita 4 vezes: (1) início da primeira palestra; (2) fim da segunda palestra da manhã; (3) início da primeira palestra da tarde; (4) fim da última palestra da tarde (aqui você responderá a avaliação do evento).

SOBRE SEU CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

- Será emitido certificado para quem tiver respondido, pelo menos, 3 das 4 chamadas de frequência.

- O certificado será emitido para o seu e-mail em até 48 horas após o fim do evento.

- Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com o Prof. Silvio Fonseca (safonseca@uesc.br).

Palestrantes

  • Prof. Dr. Edilson Serpeloni Cyrino
  • Prof. Dr. Jair Sindra Virtuoso Júnior
  • Prof. Dr. Mauro Virgilio Gomes de Barros
  • Prof. Dr. Dartagnan Pinto Guedes
  • Dr. Victor Keihan Rodrigues Matsudo
  • Prof. Dr. Guilherme Furtado

Programação

08h00 Solenidade de abertura Abertura
Local: Sala Virtual

Programação

- Solenidade de abertura do Mestrado em Educação Física UESB/UESC

8:00 - 09:45

- Representante do Secretário de Educação do Estado da Bahia

Prof. Dr. Marcius de Almeida Gomes

- Reitores da UESB e UESC

Magnífico Reitor, da UESB Prof. Dr. Luiz Otávio de Magalhães

Magnífico Reitor da UESC- Prof. Dr. Alessandro Fernandes de Santana

- Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação UESB e UESC

Prof Dr. Robério Rodrigues Silva

Prof. Dr. Alexandre Schiavetti- UESC

- Diretor do Departamento de Saúde I- UESB

Prof. Dr. Roberto Gondim- UESB

-Diretora do Departamento de Ciências da Saúde- UESC

Prof. Drª Márcia Morel

- Coordenador do PPGEF-UESB

Prof. Dr. Saulo Vasconcelos Rocha

- Coordenador do PPGEF-UESC

Prof. Dr.Marcos Gimenes Fernandes

10h00 - Prof. Dr. Jair Sindra Virtuoso Júnior Desafios da pós-graduação em EF - case UFTM Palestra
Desafios da pós-graduação em EF - case UFTM
Local: Sala Virtual

Possui graduação em Educação Física (Bacharelado/Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2001); Especialização em Exercício e Qualidade de vida pela Universidade Federal do Paraná (2002); Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Doutorado em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008), com período sanduíche na Universidade de Vigo (Espanha). Realizou estágio pós-doutoral no período de 2013/2014 na Escola de Estudos de Movimento Humano da Universidade de Queensland (Austrália). Atualmente, é Professor Associado II da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e exerce o cargo de Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital de Clínicas da UFTM, rede Ebserh. Membro da Sociedade Brasileira de Atividade Física & Saúde (SBAFS) e da International Society for Physical Activity and Health (ISPAH). Possui experiência na coordenação de curso de graduação e pós-graduação. Atua como docente permanente no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física (mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde (mestrado/doutorado) com atuação nas seguintes linhas de pesquisa: Atenção à Saúde das populações; Epidemiologia da Atividade Física. É editor chefe da revista "Arquivos de Ciências do Esporte" e editor associado da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde . É líder de grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq e possui experiência na coordenação de projetos de pesquisa, sendo que alguns com captação de recursos a agências de fomento. Os atuais interesses de pesquisa se concentram na promoção de estilos de vida saudáveis na perspectiva do envelhecimento saudável e na prevenção e gestão de doenças crônicas, a partir de uma perspectiva de saúde populacional

11h00 - Prof. Dr. Edilson Serpeloni Cyrino Desafios da pós-graduação em EF no modelo associado- case UEM/UEL Palestra
Desafios da pós-graduação em EF no modelo associado- case UEM/UEL
Local: Sala Virtual

Edilson Serpeloni Cyrino concluiu o Doutorado em Educação Física na Universidade de São Paulo em 2002, realizou Pós-doutorado no Exterior na Universidade Técnica de Lisboa em 2008, Estágio Sênior no Exterior na Universidade de Coimbra em 2012/2013 e Pós-doutorado no Exterior na Universidade de Lisboa em 2018/2019. Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual de Londrina, Membro do Comitê de Assessoramento da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B, líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE) e Membro do Conselho Editorial dos seguintes periódicos: SpringerPlus, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Semina - Ciências Biológicas e da Saúde (Online) e Corpoconsciência (São Paulo). É revisor do International Journal of Sports Medicine, do Journal of Sports Sciences, do Journal of Obesity, da SpringerPlus, do Journal of the American College of Nutrition, do European Journal of Nutrition, do Journal of Aging Research, da Clinical Biomechanics, do Motor Control, do Cadernos de Saúde Pública, da Revista Brasileira de Medicina do Esporte, da Motriz: Revista de Educação Física, da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, da Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, do Arquivos de Medicina, da Revista da Educação Física/UEM, da Revista Motricidade, da Revista de Nutrição, da Revista Alimentos e Nutrição, da Revista Brasileira de Ciência e Movimento, da Revista de Ciências Médicas, do Arquivos de Ciências da Saúde e da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Publicou 287 artigos completos em periódicos nacionais e internacionais e 14 capítulos de livro. Realizou 10 supervisões de pós-doutorado e orientou 17 teses de doutorado, 17 dissertações de mestrado, 51 trabalhos de iniciação científica, 26 monografias de especialização e 74 trabalhos de conclusão de curso de graduação nas áreas de Educação Física, Saúde Pública e Nutrição. Recebeu 21 prêmios e/ou homenagens. Desde 1998 participou de 30 projetos de pesquisa, na função de coordenador em 19 destes. Atualmente coordena dois projetos de pesquisa financiados por agências de fomento brasileiras. Atua na área de Educação Física. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: treinamento com pesos, composição corporal, nutrição esportiva, medidas e avaliação e testes motores.

14h00 - Prof. Dr. Mauro Virgilio Gomes de Barros Desafios da pós-graduação em EF no modelo associado- case UPE/UFPB Palestra
Desafios da pós-graduação em EF no modelo associado- case UPE/UFPB
Local: Sala Virtual

Prof. Mauro é graduado em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (1991), tem mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Realizou estágio pós-doutoral em 2011 no PPGEF/UFSC e no período de 2011/2012 na Universidade do Sul da Dinamarca. É professor associado da Universidade de Pernambuco onde atua no ensino de graduação (Educação Física) e de pós-graduação em Educação Física e em Hebiatria, lecionando atualmente as seguintes disciplinas: Intervenções da Educação Física na Saúde, Metodologia da Pesquisa em Educação Física, Seminários de Trabalhos de Conclusão de Curso, Epidemiologia e Gestão de Atividades de Pesquisa. Lidera o Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde desde a fundação em 2004 e é pesquisador externo/colaborador de outros grupos de pesquisa no país e no exterior. Foi vice-presidente (2010-2011) e presidente (2016-2017) da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde e atuou como Editor-chefe da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde nos anos de 2012 e 2013. Atuou como Coordenador do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/UFPB nos períodos de 2007-2010 e de 2014-2018. Atuou, no período de 2014-2017, como membro efetivo da Câmara de Assessoramento e Avaliação em Ciências da Saúde da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Em novembro de 20190 teve o seu nome aprovado para mais um mandato na referida Câmara Técnica da FACEPE. Sua principal linha de investigação é a epidemiologia de comportamentos relacionados à saúde. Nos últimos anos participou de diversos projetos integrados de pesquisa na condição de coordenador ou investigador principal. Destaca-se ainda a sua atuação como consultor do Serviço Social da Indústria onde coordenou a implantação do Programa Lazer Ativo, o desenvolvimento de estudos específicos para o setor e o desenvolvimento de sistemas de monitoramento/avaliação em estilo de vida e saúde com foco no trabalhador da indústria. Desde 2014 passou também a integrar, como colaborador, o corpo docente da Academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico do Brasil.

15h00 - Prof. Dr. Dartagnan Pinto Guedes Breve história da Pós-Graduação em Educação Física no Brasil Palestra
Breve história da Pós-Graduação em Educação Física no Brasil
Local: Sala Virtual

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1974), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1984), doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1994) e pós-doutorado em Condição Física e Saúde pela Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (1997). Professor-Associado aposentado do Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina, Paraná (1980-2011). Atualmente é professor-titular do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física Relacionada à Saúde, criado em 1994, atendendo 3 linhas de pesquisa: (a) comportamento de risco para a saúde; (b) exercício físico para promoção/conservação da saúde; e (c) programas de ensino no campo da educação física. Desde 1998, é bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Exerce a função de revisor e possui artigos publicados em periódicos científicos de impacto nacional e internacional. É autor de livros em sua área de atuação e assessor científico no desenvolvimento de softwares direcionados à avaliação/prescrição de exercício físico.

16h00 - Dr. Victor Keihan Rodrigues Matsudo Manifesto da atividade física Pós Covid-19 Palestra
Manifesto da atividade física Pós Covid-19
Local: Sala Virtual

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1973); Especialista em Ortopedia e Traumatologia da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT); Especializado em Medicina Esportiva pela Universidade de São Paulo (USP); é Livre-Docente em Medicina pela Universidade Gama Filho. Atualmente é Diretor Científico do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul; Coordenador Geral do Programa Agita São Paulo - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; Vice-Presidente do ICSSPE - International Council of Sport Science and Physical Education; Coordenador Geral do Agita Mundo Network; Membro da Comissão de Nutrição Esportiva do Comitê Olimpico Internacional; Membro do International Council for Physical Activity and Fitness Research; Coordenador da Rede de Atividade Física das Américas. Tem experiência na área de Ciências do Esporte, com ênfase em Educação Física e Medicina Esportiva, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, saúde, aptidão física, crescimento e desenvolvimento; esporte e detecção de talentos. Ganhador de diversos Prêmios Internacionais como: Grande Prêmio de Medicina Esportiva do Jogos Olímpicos de Barcelona (1992); Prêmio Phillip Noel Baker, do International Council for Sports Sciences and Physical Education (1995); Prêmio Príncipe Faissal, da Federação Internacional de Educação Fisica (1996); Prêmio da Associação Americana para Saúde Mundial (2002); Prêmio do Center for Disease Control and Prevention ? CDC, Atlanta (2004); Prêmio de Melhor Instituição de Promoção de Saúde nas Américas, da Fundação Carlos Slim (2010); Citation Award, do American College of Sports Medicine (2014); e Odyssey Award, do American College of Sports Medicine (2015).

17h00 - Prof. Dr. Guilherme Furtado O cenário da pesquisa em tempos de pandemia e as possibilidades de colaboração Brasil x Portugal Palestra
O cenário da pesquisa em tempos de pandemia e as possibilidades de colaboração Brasil x Portugal
Local: Sala Virtual

Guilherme Eustáquio Furtado é doutorado em Atividade Física e Saúde pela Universidade de Coimbra (FCDEF-UC). Tem experiência em programas de exercícios físicos aplicados à população geriátrica e clínica. Atualmente é investigador da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal, e membro colaborador da Unidade de Investigação do Desporto e Actividade Física (CIDAF, FCDEF-UC) . A pesquisa se concentrou em exercícios, fragilidade e imunidade

Organizador

Programa de Pós-Graduação em Educação Física UESB/UESC

Apoios:
Núcleo de Estudos em Epidemiologia, atividade física e saúde/UESB
Grupo de Estudos em Atividade Física e Saúde (GPAF/UESC)
Rede Ibero-Americana de Investigação da Formação em Educação Física (RIAIFEF)