O 1º Encontro Catarinense de Cartografia (ECCA) será realizado no dia 09 de agosto de 2024, no Centro Integrado de Cultura (CIC) em Florianópolis, Santa Catarina.

O evento destaca a relevância dos dados cartográficos para o planejamento e a gestão territorial e promove uma compreensão mais acessível na produção e uso dos documentos cartográficos, destacando a importância da no desenvolvimento sustentável e nas políticas públicas. O encontro marca ainda, os 10 anos da entrega final do Projeto intitulado: “Levantamento Aerofotogramétrico do Estado de Santa Catarina”, que teve como objetivo o mapeamento de referência de todo estado, na escala de 1:10.000.

Fato esse que permitiu a elaboração de produtos cartográficos de alta qualidade técnica acerca do território catarinense, tais como: imagens aéreas, ortofotomosaicos e modelos digitais altimétricos e da hidrografia que são utilizados desde então por órgãos públicos e privados para realização das mais diversas atividades ligadas ao Planejamento e Ordenamento Territorial, Questões Socioambientais, Levantamentos Fundiários, entre outras.

Dessa forma visa destacar a importância da cartografia na vida cotidiana, aproximando a linguagem técnica de planejadores, urbanistas e tomadores de decisão e a população em geral.

O Encontro contará com a presença de importantes autoridades, incluindo diretores, secretários, pesquisadores e a comunidade catarinense em geral.

A organização do ECCA pela Secretaria de Planejamento de Santa Catarina sublinha o compromisso do governo estadual com o desenvolvimento e a modernização das práticas cartográficas, essenciais para o planejamento urbano, ambiental e econômico do estado catarinense. Ainda, a participação ativa das Instituições de Ensino Superior (IES), como a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), na realização e apoio do evento, fortalece a iniciativa com um valioso aporte acadêmico e técnico, promovendo a integração entre pesquisa, inovação e prática profissional para os 295 municípios catarinenses. Esse esforço conjunto enriquece o conteúdo programático do encontro e impulsiona a formação de uma rede colaborativa com potencial para avanços significativos no apoio à cartografia e gestão territorial de Santa Catarina.

A programação incluirá palestras e mesas redondas com especialistas e gestores públicos que apresentarão experiências, práticas e os desafios enfrentados no campo da cartografia em Santa Catarina.

Profissionais e usuários da cartografia que atuam em atividades pautadas no dado e informação geográfica e cartográfica, no âmbito municipal e estadual, estão convidados a submeter seus RELATOS TÉCNICOS nos seguintes eixos temáticos do evento:

  1. Base Cartográfica e Dados de Referência - criação e manutenção das bases cartográficas essenciais, como cartografia cadastral e Rede de Referência Cadastral Municipal (RRCM).

  2. Uso da Base de Dados Geoespaciais (Aerolevantamento de 2012) - relatos e experiências apresentando as aplicações e usos dos dados geoespaciais a partir dos levantamentos aéreos oficial do Estado e dos municípios.

  3. Atualização Cartográfica e Dados Geoespaciais - apresentação de técnicas e metodologias voltadas à manutenção atualizada dos dados cartográficos.

  4. Inovando na Cartografia e Integração - aplicação de novas tecnologias e métodos voltados a produção e uso da cartografia, bem como a integração entre diferentes formatos de dados.

Espera-se um rico intercâmbio entre a comunidade cartográfica catarinense, os tomadores de decisão municipais e a sociedade em geral, com troca de experiências, promoção do saber cartográfico e o compartilhamento de novas tecnologias de dados geoespaciais.

Contamos com a participação de todos(as) para este evento, que promete ser um marco no planejamento e gestão territorial do estado.

Data do evento

9 de agosto de 2024, 08h30 - 18h30

LOCAL DO EVENTO

Centro Integrado de Cultura (CIC) - Sala de Cinema - Avenida Governador Irineu Bornhausen, Agronômica, Florianópolis - Santa Catarina

Transmissão online via www.youtube.com