O 1º Encontro Paraense de Redes de Economia Popular e Solidária surge a partir do Projeto de Redes de Cooperação Solidária, executado pela Cáritas Brasileira.
A Economia Solidária - ECOSOL nasce como uma proposta de inclusão social, como uma busca de alternativa coletiva de geração de trabalho e renda para o trabalhador e suas famílias. È um movimento que luta pela mudança da sociedade para que haja semelhança entre os indivíduos e nas suas condições de vida.
No Estado do Pará, a Cáritas Brasileira – Regional Norte II acompanha a Rede de Cooperação Mãos Solidárias – RECOMSOL, uma Rede com Grupos de Empreendedores/as dos municípios de Belém, Ananindeua, Benevides, Barcarena, Tomé Açu e Curralinho.
Assim, a Cáritas Brasileira – Regional Norte II está organizando o 1º Encontro Paraense de Redes de Economia Popular e Solidária, com o Objetivo de "Dar visibilidade ao trabalho realizado pela Rede no Território, oportunizando diálogos entre os parceiros locais, criando conexões com outras Redes e fomentando a adesão de novos empreendimentos, fortalecendo a Economia Solidária e a Rede Cáritas".