1º Fórum Maranhense de Mobilidade Urbana

11 de dezembro de 2019, 09h00 - 18h00
Auditório Neiva Moreira - Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão - São Luís, MA

Informações

1º FÓRUM MARANHENSE DE MOBILIDADE URBANA


Dr. Yglésio - Deputado Estadual

Presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do Maranhão



Painel: Panorama da Mobilidade Urbana de São Luís


Larissa Abdalla – DETRAN

Larissa Abdalla Britto é Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Mestranda em Ciências Jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa (Portugal). A gestora também tem vasta experiência e conhecimento nas áreas de transporte e trânsito, onde atua como membro do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran - MA) desde 2000.

Larissa foi integrante do Colegiado de Advogados da Confederação Nacional de Transportes (NTU-CNT) e foi eleita, em fevereiro de 2019, Presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), após o exercício desde 2017 do cargo de Vice-presidente Nordeste da mesma entidade.

Antes de assumir o Detran-MA, Larissa foi advogada do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET), de 1994 a 2016. É a primeira mulher a ocupar a Direção Geral do Detran-MA.



Cel. Augusta Andrade

"Violência contra a Mulher e acidentes de trânsito x pedidos de ajuda feitos pelo 190 - Preconceito e estatísticas"


Coronel da Polícia Militar do Estado do Maranhão;

Comandante de Segurança Comunitária;

Coordenadora Estadual do PROERD, Ronda Escolar e Patrulha Maria da Penha.




Gilson Neto

Empresário no setor de Transporte Público desde 2004;

Presidente da RATRANS - Rio Anil Transporte e Logística Ltda

Presidente do Consórcio Central, concessionário do maior lote de Operação de São Luís;

Operador da cidade de Imperatriz;

Atual Presidente do SET - Sindicato das Empresas, onde já ocupou todas as diretorias existentes na última década;

Membro da FETRANS - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Maranhão, Piauí e Ceará;

Pioneiro em tecnologias para os usuários como: sistema de GPS, aplicativo de rastreamento dos ônibus, botão do pânico.



Painel: Cidade Inteligente e Mobilidade Urbana

Lawrence Melo Pereira

É graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, policial civil há 20 anos, delegado da Polícia Civil há 15 anos. Já atuou como Corregedor Geral Adjunto do Maranhão (2009/2010); Delegado Geral Adjunto da Polícia Civil (2015); Superintendente de Combate a Corrupção (2015); Delegado Geral da Polícia Civil do Maranhão (2016/2017). Lawrence Melo já foi delegado titular na Delegacia da Polícia Civil de Pedreiras e diversas delegacias da capital, destacando a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), Homicídios, Roubos e Furtos e Superintendência Estadual de Prevenção e Combate a Corrupção (SECCOR). Experiências essas que aprimoraram sua capacidade em gestão pública. Atualmente Lawrence é Presidente Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos – MOB, desde outubro de 2017.



Rafaela Marques

É jornalista, pesquisadora e mestre em Estudos Culturais pela Universidade Federal Fluminense. Tem uma atuação voltada para a incidência em políticas de desenvolvimento, direitos urbanos e o aprimoramento de processos participativos. Dedica-se ao fortalecimento do diálogo entre Estado e sociedade e tem experiência nas agendas de saúde, mobilidade urbana e inovação em governos. Desde 2017 integra a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) como empreendedora cívica.



Lívio Jonas Mendonça Corrêa

"Plano de mobilidade como ferramenta de Institucionalização, uma visão geral do Plano de Mobilidade RMGSL "

É bacharel em Direito e Agronomia. Pós-graduado em Auditoria e Perícia Ambiental. Foi superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Na Secretaria de Estado da Educação exerceu a função de Secretário Adjunto de Planejamento e Orçamento.
Foi chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas, na Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas, Coordenador de informação e Gestão Rural e Coordenador de Pesquisa Agropecuária. Também atuou como perito oficial, na Justiça Federal do Maranhão. Na Agência Executiva Metropolitana ocupou o cargo de diretor de Programas e Projetos, antes de assumir a presidência.



Professor Alcântara

A cidade de São Luís e as suas mobilidade

Retrospectiva da mobilidade urbana em São Luís;

Mobilidade urbana em São Luís: andar a pé;

Mobilidade urbana e os transportes coletivos públicos;

Mobilidade urbana em São Luís e os transportes individuais;

Mobilidade urbana em modais diversos.


Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1983), mestre em Sociologia, pela Universidade Federal do Ceará (1991), e doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001).

Pós-doutorado no Departamento de Sociologia na Universidade de São Paulo, SP. Professor nos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas das Formas Sociais.


Painel: Os impactos da tecnologia no transporte público

Professor Areolino

Coordenador do projeto Sis-Log aprovado pela FINEP para desenvolvimento de sistema de localização de ônibus urbano. Coordenador do projeto aprovado pela FAPEMA para desenvolvimento de um semáforo de trânsito com programação via internet

Orientador de trabalhos de aprimoramento de programação de tempos de semáforos.

Graduado em Engenharia Elétrica pela UFMA, mestre em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA e doutor em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA/Universidade de Hannover. É professor Associado IV da UFMA. Atuação em Sistemas Mecatrônicos e Inteligência Artificial.

Mantém parceria em projetos com as universidades de Hannover e Bochum (Alemanha) e do Minho (Portugal). Desde 2015, é Coordenador do GT-Eng. Aeroespacial da SECTI. Desde 2010, é membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da computação da UFMA e em Engenharia de Computação da UEMA.



Douglas de Melo Martins

"Os Impactos da tecnologia do transporte público e o sistema de justiça"

Juiz no Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão;
Doutor em Sociologia Jurídica - UNIZAR, MBA/FGV;
Foi Juiz Auxiliar na Presidência do CNJ;
Coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF).



Felipe Martins

Modal de transporte segmentado: do problema à solução.


Administrador de empresas, fundador do primeiro aplicativo de mobilidade urbana para mulheres no Nordeste, fundador do app Sindtaxi-PE, fundador do App táxi Olinda, bombeiro licenciado e atual CEO da FRH Technologies, que tem como subsidiária: Mary Drive, App táxi-PE, App táxi Olinda.

Carregando área de inscrição

Auditório Neiva Moreira - Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

Av. Jerônimo de Albuquerque, 7200 - Calhau

Calhau, São Luís - MA

65074-220

Auditório Neiva Moreira - Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

Av. Jerônimo de Albuquerque, 7200 - Calhau

Calhau, São Luís - MA

65074-220

Assembleia Legislativa do Maranhão