Estão abertas as inscrições para I FÓRUM MUNICIPAL DE COMBATE AO LIXO NO MAR, promovido pela Prefeitura de Guarujá, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá (SEMAM) e Projeto Nossos Mares. Nesta primeira edição, o evento será presencial com transmissão ao vivo no canal da SEMAM no youtube, no dia 20 de março de 2024.
Objetivo do Evento
Este fórum tem como propósito reunir especialistas regionais para discutir inovações e desafios na gestão de residuos, visando a proteção dos oceanos, biodiversidade marinha e o empoderamento da cultura caiçara para promover ações eficazes de combate ao lixo no mar. O evento será uma continuação dos debates iniciados nas oficinas de elaboração do Plano Municipal de Combate ao Lixo no Mar, contribuindo para consolidar redes de pesquisa, financiamento de projetos e desenvolvimento de ações com indicadores de médio a longo prazo voltadas para essas temáticas.
Público-Alvo
Pesquisadores, profissionais de diversas áreas relacionadas aos temas, estudantes de graduação e pós-graduação, indústrias e todos os interessados estão convidados a participar.
A programação contará com palestras e mesas de debate, além das sessões de apresentação de trabalhos. Evento gratuito mediante a inscrição prévia.
Chamada para Submissão de Resumos:
Envie seus resumos até o dia 15 de março de 2024 para o e-mail: semam.dpa@gmail.com. Os trabalhos científicos selecionados poderão ser publicados na Biblioteca Digital da Secretaria de Meio Ambiente. Os resumos aprovados serão apresentados em Pôsteres Científicos durante o evento, confeccionados pelos próprios autores.
NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS
A chamada para submissão de resumos, que segue até o dia 15 de Março de 2024. As propostas de trabalhos devem ser encaminhadas para o e-mail: semam.dpa@gmail.com
Os resumos simples (Norma NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT) para submissão a comissão do I FÓRUM DE COMBATE AO LIXO NO MAR DE GUARUJÁ: devem conter, necessariamente, os pontos a seguir respeitando a ordem estabelecida:
-
Introdução;
-
Objetivo;
-
Metodologia ou Material e métodos;
-
Resultados (parciais ou concluído);
-
Conclusões ou considerações finais.
-
Referências
NORMAS GERAIS PARA APRESENTAÇÃO DOS PÔSTER CIENTÍFICOS
O pôster científico seguindo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, NBR 15347) deve ter de 0,60 a 0,90 m de largura e 0,90 a 1,20 m de altura.
A ABNT tem uma norma especialmente para a elaboração do pôster científico: a NBR 15437. Esta especifica os elementos que o painel deve, obrigatoriamente, conter, além das dimensões nas quais deve ser confeccionado e padrões de formatação.
ELEMENTOS QUE DEVEM COMPOR O PÔSTER CIENTÍFICO PARA O I FÓRUM DE COMBATE AO LIXO NO MAR DE GUARUJÁ:
TÍTULO DO TRABALHO: este deve estar centralizado na parte superior do cartaz em fonte Arial ou Times New Roman tamanho 40. O subtítulo é opcional. Caso haja, deve estar separado do título por dois pontos (:) ou diferenciado tipograficamente (outro tamanho ou formatação, por exemplo);
NOME DO AUTOR: deve aparecer logo abaixo do título, centralizado, em fonte Arial ou Times New Roman número 31. Logo abaixo, deve aparecer a instituição à qual o autor está vinculado, em itálico e fonte número 27;
RESUMO: abaixo, à esquerda do cartaz, deve constar o resumo do trabalho apresentado. O texto deve ser justificado em fonte número 31 e ter, no máximo, 100 palavras;
PALAVRAS-CHAVE: devem estar abaixo do resumo; estas são palavras ou termos presentes no texto e que representam o tema central do trabalho. Precisam ser separadas entre si por ponto final;
CONTEÚDO: este deve ser apresentado de forma concisa e direta, como uma síntese do trabalho elaborado pelo autor. Pode conter tabelas, gráficos e ilustrações. O uso de notas de rodapé e citações diretas não é recomendado;
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: devem ser apresentadas no final do pôster científico conforme a NBR 6023 da ABNT.
APOIADORES
Agradecemos o apoio fundamental da Autoridade Portuária de Santos, Iate Clube de Santos, Fundação Florestal, SOS Rio do Peixe, ONG Espaço Urbano e Empreendimentos Imobiliários APA Serra do Guararu para o sucesso deste evento em prol da preservação dos oceanos e da sustentabilidade ambiental.