Organizado pelos alunos dos cursos superiores do Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas, coordenados pelo Prof. Pablo Fabricio, o evento pretende discutir a Diversidade e a Inclusão Social, não só no ambiente escolar, como na convivência diária. Com um olhar multifacetado sobre as diversas formas de exclusão, buscar-se-á dialogar sobre formas de inclusão e respeito à diversidade. A 1ª Mostra de Diversidade e Inclusão Social ocorrerá dos dias 04 a 07 de dezembro de 2019, no Campus Piranhas, principalmente no turno noturno (dias 04 a 06/12), e contará com palestras, oficinas, comunicações orais, exposição de banners e mesas redondas / rodas de diálogo.
As inscrições para Apresentação de Trabalhos estarão abertas até o dia 22 de novembro de 2019, os inscritos nesta categoria devem seguir as orientações do link a seguir:
https://drive.google.com/open?id=18yF0tpygV4kiM8HlVPyPMJAvV4PSMISU
Os trabalhos deverão se adequar a um dos EIXOS TEMÁTICOS
1. ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO
Ementa: Dificuldades enfrentadas em sala de aula no ensino de Ciências da Natureza e Exatas, e da Matemática, para alunos com necessidades específicas. Como os docentes reagem diante dessa situação, quais as ferramentas usadas para melhor atingir os alunos.
2. POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
Ementa: Abrir debate acerca das políticas públicas em favor da inclusão educacional e o papel do estado, na implementação de ações para a melhoria e superação de obstáculos.
3. EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS
Ementa: Discutir a temática étnico-racial na sociedade, na perspectiva do combate à discriminação, xenofobia e racismo, velado ou explícito.
4. RELAÇÕES DE GÊNEROS E DIVESIDADE SEXUAL
Ementa. Explorar as relações da diversidade sexual e de gêneros, buscar mostrar e entender o espaço que a comunidade LGBTQIA+ vem conseguindo na sociedade.
5. EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS
Ementa: O eixo pretende fazer uma abordagem com relação as temáticas de inclusão na EJAI, debatendo questões acerca da singularidade da modalidade, o ensino-aprendizagem levando em consideração a especificidade dos alunos, formação de docentes e pesquisa aplicada na EJAI.
6. INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS
Ementa: Refletir sobre a inclusão de alunos com necessidades específicas no ensino regular, com o objetivo de analisar os processos de ensino e aprendizagem dos alunos com necessidades específicas.