1º Simpósio da LUMES: Doenças Cardíacas  e Estilo de Vida

1º Simpósio da LUMES: Doenças Cardíacas e Estilo de Vida

Evidências científicas em tratamento e prevenção de Doenças Cardiovasculares a partir de intervenções em Medicina do Estilo de Vida

Faça sua inscrição
Domingo, 17 de novembro de 2019 Das 13:30 às 18:30
Ciudad del Este, Alto Parana Iglesia Adventista Del Séptimo Día

Sobre o Evento

A Liga Universitaria de Medicina do Estilo de Vidae Salutogênese (LUMES) tem como objetivodifundir a mudança de hábitos para promoção da saúde e prevenção e reversão de doenças.

Segundo a OMS, cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem vítimas de doenças cardiovasculares a cada ano. No Brasil, a média anual chega a 350 mil, o que corresponde a uma vida perdida a cada 40 segundos.O Cardiômetro, uma plataforma disponível online pela Sociedade Brasileira de Cardiologia que utiliza dados da plataforma DATASUS/MS, com seus os dados mais recentes (2014), mostra que as Doenças Isquêmicas – incluindo Infarto Agudo do Miocárdio- são as responsáveis pelo maior número de óbitos, seguidas pelas Doenças Cerebrovasculares – incluindo Acidente Vascular Cerebral, e pelas Doenças Hipertensivas – incluindo a hipertensão arterial sistêmica.

Por isso, em seu primeiro Simpósio, a LUMES abordará o tema deDoenças Cardíacas e Estilo de Vida, afim de que os conhecimentos em Medicina do Estilo de Vida possam incentivar a população leiga e os profissionais presentes a utilizar a mudança de hábitos como promotora de saúde cardiovascular.

Dr. Eduardo Martins Balthazar

Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uni-Rio(2003). Residência em Cardiologia pelo Prontocor-MG (2006). Titulado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (2007). Especialização em Ergometria pela SBC-AMB (2013). Internacional Schoolar da Cleveland Clinic (2006). Atua como Médico do corpo clínico do Hospital Ministro Costa Cavalcanti desde 2007.Coordenador da Cardiologia do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, desde 2007. Médico associado ao programa de relacionamento do Hospital Israelita Albert Einsten, desde 2015. Diretor fundador do ICcor – Instituto de Cardiologia Comportamental.

Dr.Roberto Almeida

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1994). Título de Especialista em Medicina Intensiva pela AMIB (2007). Pós-graduação em Gestão Hospitalar pela PUC-PR (2012). Atuação profissional na gestão de serviços públicos em diferentes níveis de atenção. Experiência em ensino superior na área de saúde. Atualmente é professor do Curso de Medicina da UNILA desde 2015, médico coordenador e responsável técnico da UTI adulto no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu. Preceptor e coordenador do Estágio em UTI do Programa de Residência Médica em Clínica Médica. Membro fundador do Colégio Brasileiro de Medicina de Estilo de Vida. Diretor Técnico do Instituto Ideia Ambiental. Sócio Fundador da NeoEthos Desenvolvimento Humano onde atua na promoção de saúde e pesquisa da Medicina do Estilo de Vida e Salutogênese.

Dr. Everton Padilha Gomes

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (1998), Residência médica em Clínica Médica pelo Hospital Universitário Getúlio Vargas (2001) e em Cardiologia pelo Hospital de Base - Fundação Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2003). Especialização em Coronariopatias Agudas pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (2005). Título de Especialista em Clínica Médica (2000), Cardiologia (2002) e Medicina Intensiva (2005). Doutor em Ciências Médicas pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor - FMUSP). Coordenador do Estudo ADVENTO.

Palestrantes

  • Dr. Eduardo Martins Balthazar
  • Dr. Roberto Almeida
  • Dr. Everton Padilha Gomes

Local

Iglesia Adventista Del Séptimo Día - Avenida Dr Eusébio Ayala x Avenida Alejo García, Centro, Ciudad del Este, Alto Parana,

Organizador

LUMES

Liga Universitária de Medicina do Estilo de Vida e Salutogênese.