10º SEMINÁRIO CATARINENSE DE AGROECOLOGIA

10º SEMINÁRIO CATARINENSE DE AGROECOLOGIA

AGROECOLOGIA PELA VIDA: CONSERVAÇÃO, MANEJO E USO DA BIODIVERSIDADE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Faça sua inscrição
De 13 a 14 de maio Todos os dias das 06h30 às 21h00

Sobre o Evento

O X Seminário Catarinense de Agroecologia é um evento multidisciplinar que busca reunir pessoas e instituições que atuam e promovem a produção de alimentos saudáveis, com base para aumentar a saúde, com respeito ao ambiente. O evento será voltado para agricultores, técnicos, estudantes, consumidores conscientes, sendo organizado por equipe constituída por um coletivo de instituições públicas e da sociedade civil simpatizantes da produção e consumo agroecológico. Busca, do ponto de vista social, valorizar experiências de produção e consumo de alimentos saudáveis, com formas de produção sustentável e com benefício econômico na agricultura de Santa Catarina e em outros setores da economia relacionados. As formas de produção e consumo serão discutidas com foco na sustentabilidade ambiental. O evento ocorrerá em maio de 2022, em dois dias com programação presencial, combinada com participações e transmissões por via remota, de forma a ampliar a participação e o acesso aos temas discutidos. Os recursos envolvidos serão oriundos das inscrições e de instituições de fomento, como FAPESC e outras agências públicas e privadas. O tema central é a relação entre alimento e saúde, destacando o papel da biodiversidade nos sistemas agroalimentares. Destaca-se o enfoque de inovação, pela apresentação de aspectos produtivos, de consumo e de interação com o ambiente, como forma de superar os desafios apresentados pela pandemia. A décima edição do seminário é um momento de reflexão sobre os caminhos já percorridos pela agroecologia e como forma de fortalecimento para os desafios que se apresentam.

Programação

07h00 ATIVIDADES Simpósio
Local: CAV

13/05 (sexta-feira)

07h - Café da manhã e credenciamento dos participantes.

09h - Mística e Mesa de Abertura com autoridades.

10h - Conferência de Abertura, Alimentação e Saúde, Aspectos socioambientais (Dr. Paulo Frederico Petersen; engenheiro agrônomo; doutor em estudos ambientais; ABA/ ASPTA; Rio de Janeiro-RJ).

12h - Almoço.

14h - Oficinas:

1. Bioinsumos: Facilitadores (Msc. Gregory Kruker; Engenheiro Agrônomo; UDESC; Lages-SC; Msc. Eduardo Schabatoski Guidi; Engenheiro Agrônomo; UDESC; Lages-SC ; Dr. Genicelli Mafra Ribeiro; Engenheira Agrônoma; Dinamisa; Lages-SC).

2. Cadeias curtas de comercialização e agregação de valor: Facilitador (Dr. Estevan Pizarro Muñoz ; Professor UFSC; Curitibanos-SC).

3. Cooperação agrícola: Facilitadores (Gilso Giombelli; Administrador; Credi Seara; Seara-SC; Roberto Bohnenberger; Administrador; Cresol; Tangará-SC).

4. Certificação participativa: Facilitador (Aires Niedzielki; Agricultor Familiar; Rede Ecovida; União da Vitória-PR).

5. Culinária como ferramenta de resistência e PANCs: Facilitadora (Cristina Ramos Calegari; Extensionista Social; EPAGRI; Florianópolis-SC).

6. Legislação de sementes crioulas e comercialização: Facilitador (Msc. Gilcimar Adriano Vogt; Engenheiro Agrônomo; EPAGRI; Canoinhas-SC).

7. Fixação simbiótica de Nitrogênio: Facilitadora (Dr. Silmar Primieri; professora IFSC; Lages – SC).

8. Homeopatia na agricultura e ambiente: Facilitadores (Msc. Dahise Brilinger; Engenheira Agrônoma; Msc. Rovier Verdi; Engenheiro Agrônomo; Doutorandos do Laboratório de Homeopatia; EPAGRI; Lages-SC).

9. Sistemas agroflorestais para clima temperado/subtropical e mecanização para agroecologia: Facilitador (Pablo Rissardi Baldin; Engenheiro Agrônomo e Agricultor; Ecocampos; Vacaria-RS).

10. Avaliação da qualidade do solo: Facilitador (Dr. Jucinei José Comin; professor UFSC; Florianópolis-SC).

11. Recuperação de nascentes e mata ciliar: Facilitador (Msc.Guilherme Xavier de Miranda Júnior, Engenheiro Agrônomo; EPAGRI; Florianópolis-SC).

12. Sistema de plantio direto de hortaliças-SPDH: Facilitador (Msc.Jamil Abdalla Fayad; Engenheiro Agrônomo; EPAGRI; Florianópolis-SC).

13. Alimento, saúde e cultura: Facilitadora (Fabiana Mortimer Amaral; Farmacêutica e Bioquímica; IFSC; Florianópolis-SC).

14. Biodiversidade e conservação do solo: Facilitadores (Msc. Pablo Pacheco, Biólogo e Agricultor Familiar do grupo renascer de agroecologia; doutorando do programa de pós graduação em ciência do solo; Urubici-SC. Msc. Iasmin Nunes Costa; Bióloga; doutorando do programa de pós graduação em ciência do solo; Lages-SC. MSc. Thiago Ramos Freitas, Engenheiro ambiental, doutorando no programa de pós-graduação em Ciência do Solo. Eng.Agr.Daniela Tomazelli, Msc.Ciência do solo. Pesquisadora na área de microbiologia do solo).

15. Conservação e Manejo de Frutas Nativas da região Sul: Facilitador (Dr. Roberto Komatsu; Professor IFSC; Lages, SC).

16. Educação do campo e experiências educacionais em agroecologia: Facilitador (Dr.Clarilton Edzard Davoine Cardoso Ribas;Administrador; UFSC; Florianópolis-SC).

17. Agroecologia urbana; Facilitador (Dr. Moisés Savian, Engenheiro Agrônomo , Lages-SC).

18. Agroecologia como conhecimento dos povos tradicionais: Facilitadora (Deborah Ingrid de Souza, Engenheira Agrônoma, EPAGRI, Jose Boiteux-SC).

19. Vivências práticas com ervas medicinais: Facilitadores (Alecio dos Passos; professor formado em licenciatura plena em estudos sociais; especialização em plantas medicinais. Viviane Corazza; farmacêutica bioquímica; especialista em plantas medicinais; terapeuta floral; aromaterapeuta e astróloga).

20. Agricultura Familiar e Agricultura Urbana não pagam IPTU - Proposta de lei do Mandato Agroecológico de Florianópolis/SC em parceria com Articulação Nacional da Agroecologia (ANA) e CEPAGRO: Facilitadores (Vereador Marquito, engenheiro agrônomo e mestre em agroecossistemas, UFSC; Florianópolis-SC).

21. Monólitos de solos: Coleta, preparo e exposição didática: Facilitador (Dr. Gustavo Eduardo Pereira; engenheiro agrônomo e doutor em ciências do solo CAV/UDESC; Lages-SC).

17h - Lanche.

18h - Relato de experiências populares - Trabalhos científicos e técnicos.

18h - Roda de conversas: “Agroecologia e feminismos: uma reflexão necessária”.

20h - Jantar e noite cultural.

06h30 ATIVIDADE Simpósio
Local: CAV

14/05 (Sábado)

06:30h - Café da manhã

8h - Primeira rodada de conferências

1. Gestão da água na propriedade agroecológica

(Charles Seidel, Extensionista Rural EPAGRI, Rio das Antas-SC)

2. Agroecologia e feminismo.

(Dra. Islandia Bezerra, Nutricionista, Doutora em Ciências Sociais, ABA e UFAL, Maceió-AL)

3.Impactos negativos da agropecuária industrial e a necessária expansão da agroecologia no Brasil

(Dra. Sonia Corina Hess, Química, Doutora em Química, UFSC Curitibanos-SC).

10h - Segunda rodada de conferências

1. Políticas públicas em agroecologia

(Msc. Célio Haverroth, Engenheiro Agrônomo; EPAGRI; Florianópolis-SC).

2. Agroecologia, Mercados e Sistemas alimentares sustentáveis: o papel dos movimentos camponeses

Álvaro Santin (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra/MST);

Geneci Ribeiro dos Santos (Movimento das Mulheres Camponesas/MMC);

Jandir Selzler (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina/ FETRAF/SC-CUT).

3. Mudanças climáticas e impactos na agricultura

Cristina Pandolfo, Epagri; Florianópolis - SC

12h - Almoço.

14h - Palestra final- Ambiente e Saúde: Contribuições da agroecologia (Dra.Irene Maria Cardoso, Engenheira Agrônoma, Doutora em Ciências Ambientais, UFV, Viçosa-MG).

• Mística de encerramento.

• Leitura da Carta do Seminário.

• Encaminhamentos para o próximo evento.

• Organização do núcleo estadual da

ANA/ABA/FÓRUM DE AGROECOLOGIA DA ALESC

• Manutenção do coletivo, posterior ao evento (núcleo estadual/regional).

17h - Lanche de encerramento.

Carregando área de inscrição

Edições Anteriores

Local

Av. Luiz de Camões, 2090 - Conta Dinheiro, Lages - SC, 88520-000, Avenida Luiz de Camões, Conta Dinheiro, Lages, Santa Catarina
Ver no mapa

Organizador

10º SEMINÁRIO CATARINENSE DE AGROECOLOGIA

O X Seminário Catarinense de Agroecologia é um evento multidisciplinar que busca reunir pessoas e instituições que atuam e promovem a produção de alimentos saudáveis, com base para aumentar a saúde, com respeito ao ambiente.

Contato da Organização:

seminarioagroecologia.sc@gmail.com

WhatsApp 49 9967-8610 (Professor Mafra).