11 ENFOPE 12 FOPIE : MONITORIA

14 de maio de 2018, 07h00 até 18 de maio de 2018, 21h00

Informações

QUALQUER ERRO NA SUA INSCRIÇÃO VAI INVALIDAR IMEDIATAMENTE A SUA PARTICIPAÇÃO NO EVENTO. JÁ INVALIDAMOS MAIS DE 25 ISNCRIÇÕES POR DESCUIDO DE PREENCHIMENTO. Leia as instruções abaixo:

AVISO: Retificamos o campo de "confirmação de e-email" após recebermos mensagens de que esse campo estava com erro, pois alguns participantes não estavam conseguindo colocar o "@" nos e-mails. Solicitamos que, se isso acontecer novamente, coloque apenas o que vem antes do "@". Exemplo. fulano.da.dasilva@gmail.com = fulano.da.dasilva. Não se preocupem, caso tenhamos notado que campos de e-mail não foram confirmados nós iremos retificar ou confirmar o campo de inscrição. Obrigado. A Comissão.

Olá MONITOR(a), tudo bem com você?

Essa modalidade de inscrição está restrita para Monitores Voluntários - Corujas (MVC).

Durante a inscrição, será necessário comprovar o seu vínculo institucional. Esta acreditação poderá ser feita enviando o seu comprovante de vínculo institucional da sua instituição de ensino ex.: (Grade de Horários). Seus dados estarão seguros e não serão compartihados com terceiros.

O comprovante gerado por este sistema de inscrição gratuita (Doity), deverá ser guardado e levado no dia do evento. Caso você, professor(a), deseje publicar artigos científicos no sistema de submissão de publicações, basta anexar o comprovante de isncrição gerado pelo sistema Doity na última etapa do sistema de submissão, em "Arquivos Complementares". A comprovação do vínculo institucional será verificada pelo moderador do Doity, que deverá acreditar a sua inscrição em até 48h. Após esta comprovação, você receberá seu comprovante de inscrição, que será um e-mail pré-programado pelo sistema Doity. Imprima-o e leve-o consigo para o evento.

Se desejar enviar trabalhos, veja as normas para a inscrição de trabalho em <ww2.unit.br/enfope2018>

Para maiores informações sobre o evento, gentileza acessar: <ww2.unit.br/enfope2018>

  • Ainda nessa página preencha os campos de "Nome" e "E-mail" cuidadosamente!

  • Desative o preenchimento automático dos seu navegador (Principalemente Google Chrome)
  • Em "Nome" e "Confirmação de Nome" coloque o seu nome próprio completo, COM acentuação gráfica e COM letras maiúsculas no início dos nomes. Do mesmo jeito que você preencher, sairá no seu certificado.

  • Caso esses dados estejam incorretos ou divergentes, seu certificado não será gerado e você não receberá nada em seu e-mail, ou pior: o nome poderá vir errado!

  • Verifique mais de uma vez ambos os campos. Ambos os campos devem estar identicos, caso contrário, você não será registrado e NÃO receberá o certificado com o nome correto! Sua inscrição também corre o rísco de ser cancelada.

  • Envie preferencialmente o seu horário de estudo ou trabalho, desde que seja um documento oficial da sua instituição.

Desejo lhe uma ótima inscrição. Aguardo você no nosso evento!

Atenciosamente,

Ada,
Assistente virtual do ENFOPE/FOPIE.

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Palestrantes

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ADA AUGUSTA

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IRIA BRZEZINSKI

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LUÍS ALCOFORADO

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EDUARDO SÁ

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MARGARETE MAY

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EDMÉA SANTOS

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ELIANA ROMÃO

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DAGOBERTO MACHADO

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JULIANA CORDEIRO

Programação:

Credenciamento Credenciamento

A FORMAÇÃO ÉTICA, ESTÉTICA E POLÍTICA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA Abertura

Credenciamento Credenciamento

Apresentação Cultural Apresentação Artística

11 Encontro Internacional de Formação de Professores / 12 Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional e 4º Encontro Estadual da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação Abertura

A FORMAÇÃO ÉTICA, ESTÉTICA E POLÍTICA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA Mesa-redonda

Debates Sessão de Perguntas

MINICURSO Minicurso

Sessões de Comunicação Oral Apresentação Oral

Credenciamento Credenciamento

Apresentação Cultural Apresentação Artística

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR COMO SER INTEGRAL Mesa-redonda

Debates Sessão de Perguntas

MINICURSO Minicurso

Sessões de Comunicação Oral Apresentação Oral

Apresentação Cultural Apresentação Artística

A ÉTICA E A ESTÉTICA NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS Mesa-redonda

FORMAÇÃO DE PROFES - SORES PARA A EDUCAÇÃO DE BEBÊS E A MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS Conferência

Debates Sessão de Perguntas

MINICURSO Minicurso

4º ENCONTRO ESTADUAL DE SERGIPE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL PELA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO Palestra

EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO NA ESPANHA E NA UNIÃO EUROPEIA Conferência

Debates Sessão de Perguntas

Apresentação Cultural Apresentação Artística

MINICURSO Minicurso

Debates Sessão de Perguntas

Credenciamento

Acompanhe tudo em < ww2.unit.br/enfope2018 >

Imprima este comprovante de inscrição e leve-o consigo no dia do seu credenciamento. 

Universidade Tiradentes

Avenida Murilo Dantas

Farolândia, Aracaju - SE

Universidade Tiradentes

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Avenida Murilo Dantas

Farolândia, Aracaju - SE

Comissão Enfope Fopie

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ADA AUGUSTA

UNIT


Pós-Doutora Sênior em Educação/Universidade de Lisboa (2012); Doutora em Educação/Administração Escolar-FE/USP. Mestra em Educação/ Administração de Sistemas Educacionais/IESAE/FGV (RJ); Especialista Metodologia do Ensino Superior UFS (SE); Especialista Planejamento Educacional e Gestão de Sistemas Educacionais – IESAE/FGV – Salvador); Lic. Pedagogia, Administração Escolar Universidade Federal de Sergipe (UFS). Coordenadora Estágios da Faculdade de Educação da UFS (1976/1977); Diretora Departamento de Apoio Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação da UFS (1978/1979) implantação; Coord.de Ação Comunitária do Centro de Extensão da UFS (1987); Presidente Associação de Docentes da UFS (1988); Coordenadora Regional SBPC em Sergipe (1986); Secretária Municipal de Educação Prefeitura de Aracaju (1989/1992); Presidente Seção Estadual União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME – 1989/1992); Professora Adjunto IV aposentada da UFS; Professora Visitante da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS – 1999/2000). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores da UEFS (1999/2000); Coordenadora Estadual do Curso de Doutorado em Educação convênio UEFS/Universidade de Sherbrooke (Canadá – 2000); Coordenadora da Seção Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE – 2000/2001); Diretora do Departamento de Educação da SEED-SE – 2003/20005; Coordenadora do Programa Especial de Formação de Professores portadores de Diploma de Ensino Superior da Universidade Tiradentes PROFOPE/UNIT – 2001/2002), resp. implantação ; Coordenadora Núcleo de Apoio Pedagógico Universidade Tiradentes (UNIT – 2002/2003). Conselheira Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE-SE – 04/2004 – 04/2008); Integrante do Comitê Executivo Estadual da Educação do Campo (2006 – 2008). ATIVIDADES ATUAIS:Professor Titular Pleno II – 1Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (UNIT); Pesquisadora do Instituto Tecnologia e Pesquisa de Sergipe. Líder Grupo Pesquisa GPGFOP/UNIT/CNPq. Pesquisador Senior do Grupo de Pesquisa CNPq: POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO ESCOLAR; Membro do Conselho Editorial da Editora Ex Libris. Membro do Conselho Científico Editorial da Revista Educação Skepsis Academia; Pensadora SKEPSIS 221 da Academia Semiologia e Direito, Seção Educação. Coordenadora CIentífica da Revista Educação SKEPSIS, a partir de 2008. Parecerista ad hoc de várias IES e Fundações de Apoio à Pesquisa do país. LIVROS: BEZERRA, A. A. C. Apontamentos em educação: da natureza do trabalho pedagógico às políticas públicas em educação. 1. ed. Guarapari, ES: Ex Libris, 2006. BEZERRA, A. A. C. Gestão democ da const de uma proposta curricular no ensino público. 1. ed. Maceió: EDUFAL, 2007. BEZERRA, A. A. C. Administrador escolar: especialista ou educador? 1. ed. Guarapari, ES: Ex Libris, 2007. BEZERRA, A A C; NASCIMENTO, M B da C; SANTANA, E (orgs). A questão da prát e da teoria na form do professor. Fortaleza: Edições UFC, 2012. BEZERRA, A. A. C.; SOUZA, M. A. A. de. Somos todos seres muito especiais. Fortaleza: UFC, 2012. CAPS LIVROS: BEZERRA, A.A. C.; BERKENBROCK-ROSITO, M. M.; ROMÃO, E. S. A educação básica nas escolas do campo: as narrativas, as práticas e as represents dos docentes. In: FELDENS, D. G. et al (orgs). Form de profs e procs de aprendizagem. Salvador: EDUFBA, 2011. BEZERRA, A A C; NOBRE, L M Especificidade ética do trabalho pedagógico escolar no contexto do desenvolvimento socioec. In: BEZERRA; NASCIMENTO; SANTANA. A questão da prática e da teoria na formação do professor. Fortaleza: Edições UFC, 2012, Sócia ANPED, ANPAE, SBPC ANFOPE. Coordenadora do Projeto TRANSEJA/Observatório de Educação/ CAPES 2011-2016 – UNIT SE. Consultora ADHOC da CAPES/CAPG – COORD. G C. INT BRASIL ARG – 2012 …Comis Esp do PDSE/NPGED/UFS. Filiada à Red Latinoamericana RELEPE (2013), ANPEd, SBPC e ANPHU. Coord Subst. local DINTER PPED/UNIT CGP/PUCRS (abril 2013…).

IRIA BRZEZINSKI

PUC - GO


Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná e graduação em Pedagogia-Orientação Educacional pela mesma Universidade. Mestrado em Planejamento Educacional pela Universidade de Brasília e doutorado em Administração Educacional e Economia da Educação pela Universidade de São Paulo. Estágio Pós-Doc na Universidade de Aveiro-Portugal. Professora titular da PUC Goiás. Vice-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UCG (1988-1990). Fundadora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás (1997-2001 e 2008-2010). Avaliadora Institucional da Universidade Estadual de Goiás (2002-2011). Membro do Comitê Científico do GT Formação de Professores da Anped. Membro Titular do Fórum Estadual de Goiás. Membro Titular do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado de Goiás. Membro titular da Comissão de Avaliação do Plano Estadual de Goiás (2008-2017). Membro do Corpo Editorial da Revista Educativa (PUC Goiás). Membro do Conselho Editorial da Revista do Instituto Superior de Gaya/PT. Membro do Corpo Editorial e Consultora ad hoc da Revista Brasileira de Pós-Graduação da CAPES, desde de 2010. Cientista visitante na Universidade de Aveiro. Consultora Integrante da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Pedagogia do ENADE (2008-2014). Tem experiência em docência e pesquisa na área de Educação e Sociologia, com ênfase em Políticas e Gestão Educacional, Planejamento e Avaliação Institucional, Formação de Profissionais da Educação, Movimentos Sociais e Currículo. Atualmente é Presidente da Anfope. É vice presidente da Assembleia Geral do Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional de Aveiro-PT (CIDInE). No campo dos Movimentos Sociais é Presidente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope) nos períodos (1996-1998; 2008-2012). Professora da Universidade de Brasília (aposentada). Coordenadora do Grupo de Pesquisa no CNPq Políticas Educacionais e Gestão Escolar&quot;. Pesquisadora, bolsista produtividade CNPq Nível 1. Pesquisadora da Rede Goiana de Pesquisa Estado, Instituições e Políticas Educacionais – REIPE da FAPEG, desde fevereiro de 2014.

LUÍS ALCOFORADO

Universidade Lusófona


Joaquim Luís Medeiros Alcoforado é Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. É Professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Investigador do Grupo de Políticas Educativas e Dinâmicas Educacionais (GRUPOEDE) do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEISXX), uma Unidade de Investigação da Universidade de Coimbra e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). É Coordenador do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária e Membro da Comissão de Coordenação do Doutoramento em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Como Professor e Investigador está ligado preferencialmente às temáticas de Educação e Formação de Adultos, Animação Sociocultural, Gestão de Projetos, Educação para as Carreiras, Validação de Adquiridos Experienciais, Sociologia do Trabalho e do Emprego e Formação, Trabalho e Desenvolvimento Profissional. Participou em diversos projetos de investigação e intervenção, financiados pela FCT, Comissão Europeia e Programas Grundtvig, POAT e POPH, tendo coordenado alguns deles. Publicou, em autoria e coautoria, de mais de uma centena de trabalhos escritos. Apresentou várias dezenas de trabalhos em Encontros Científicos, nacionais e internacionais, tendo organizado diretamente, mais de vinte. Integra uma equipa multidisciplinar que desenvolve projetos educativos locais, em conjunto com cinco municípios portugueses. Foi membro da Comissão de Autoavaliação de Agrupamentos de Escolas Básicas e Secundárias. Participou e participa em grupos de trabalho nacionais e internacionais sobre políticas e práticas educativas. Foi Técnico Superior e Gestor Público, dos Serviços Públicos de Emprego e Formação Profissional. Criou e desenvolveu vários projetos culturais e desportivos.

EDUARDO SÁ

Universidade de Coimbra


Joaquim Eduardo Nunes de Sá é licenciado em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Estudou na cidade do Mondego de 1979 a 1984. Actualmente, o antigo estudante é psicólogo clínico, psicanalista e professor na UC e no Instituto Superior de Psicologia Aplicada em Lisboa. Eduardo Sá é ainda director da clínica Bebés&Crescidos, em Coimbra, e tem uma longa experiência no acompanhamento de fetos, bebés, crianças e adolescentes, bem como das suas famílias, tendo já publicado vários livros sobre o assunto.

MARGARETE MAY

UNICID


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (1985),Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUCSP (1993); Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP-SP (2002). Atualmente é docente pesquisadora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, da Universidade Cidade São Paulo, Avaliador de Cursos do Ministério da Educação, pesquisadora e professora convidada no Mestrado em Bioética, Centro Universitário São Camilo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Interdisciplinaridade,Transdisciplinaridade, História de Vida, Memória, Educação Estética na Formação inicial e continuada de Professores. Assim, como Educação em Bioética na perspectiva da formação de docentes para o ensino em Bioética. Orientadora científica credenciada para dissertações de Mestrado em Educação, co-orientadora credenciada para temas em Bioética. Desenvolve como pesquisa As contribuições de Paulo Freire para a Educação estética na formação de professores, na abordagem político-cultural da História de Vida, Memória e Imaginário. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPQ Educação Estética, formação e narrativas. Editora da Revista online Revista @mbienteeducação, vinculada ao programa de Mestrado em Educação/UNICID.Membro da Comissão Editorial da Revista @mbienteeducaçao. São Paulo: Unicid.Membro do Conselho Consultivo Brasil da Revista Diversidade. Niterói- Rio de Janeiro: Grupo Educacional La Salle. Membro do Conselho Consultivo da Revista Réciprocités, vinculada ao CERAP- Paris/França. Membro do Grupo de Pesquisa ? GEPIEM ? cadastrado na Universidade Federal de Pelotas, liderado pela Profa. Dra. Lúcia Peres ? UFPel e Valeska Fortes de Oliveira (UFSM-RS). Membro do Comitê Gestor de Publicações Acadêmicas da Cruzeiro do Sul.

EDMÉA SANTOS

UERJ


Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutorada em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT. Professora adjunto da Faculdade de Educação da UERJ. Atua no PROPED – Programa de Pós-Graduação em Educação. Linha de Pesquisa: “Cotidianos, redes educativas e processos culturais”. Líder do GPDOC – Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Coordenadora do GT 16 “Educação e Comunicação” da ANPED, membro da diretoria do Conselho Cientïfico Deliberativo e da ABCIBER – Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Chefe da linha de pesquisa “Cotidianos , redes educativas e processos culturais” do PROPED/UERJ. Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Áreas de atuação: educação e cibercultura, formação de professores e pesquisadores, informática na educação, educação online, EAD, currículo, didática, pesquisa e práticas pedagógicas. Site institucional: www.proped.pro.br Ambiente virtual: www.docenciaonline.pro.br

ELIANA ROMÃO

UFS


Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas/UFAL. Possui mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, bem como Pos Doutorado – estágio Sênior /bolsa Capes- realizado junto a Universidade do Porto – Portugal. Atualmente, é Professora Adjunto do Departamento de Educação/Itabaiana (DEDI) e do Núcleo de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe/UFS. Foi coordenadora de área PIBID/Pedagogia – 2009-2013. Atualmente é vice-coordenadora Institucional do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE – candidatura apresentada em outubro de 2003. Desenvolve pesquisa, a partir de narrativas, ora na área de formação de professor para os anos iniciais do ensino fundamental ora no âmbito de leitura e escrita, ora com ênfase na criança, ora em comunicação e educação a distância com ênfase nos mitos e meios. em particular, essencialmente educativos. Tem publicações na forma de livro, capítulos de livro, revistas qualificadas decorrentes de pesquisas concluídas, entre as quais, financiada pela CAPES – PIBID-Pedagogia sob sua coordenação, bem como de participação em diversos congressos e encontros na mais diferentes modalidades – locais, regionais, nacionais e internacionais. E tem, ainda, ao lado da docência, participado de inúmeras bancas – conclusão de curso, mestrado e doutorado, além de atuar como avaliadora Ad-Hoc e conselhos – editoriais, científicos e administrativos.

DAGOBERTO MACHADO

UFS


Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/UFRGS (2011), na linha de pesquisa ‘Educação em Saúde’, orientado pelo Prof. Dr. Ricardo Burg Ceccim. Atuou como Coordenador do Projeto Movimentos pela Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju/SE (2007-2009); como consultor da Política Nacional de Humanização, pelo Ministério da Saúde, desde 2011, e Apoiador Institucional do CAPS AD III, pela Secretaria Municipal de Saúde/PMA (2013). Possui experiência na área de Educação Física, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: corpo, capoeira, dança, educação permanente em saúde, Sistema Único de Saúde e Saúde Mental. Atualmente, é professor efetivo de Educação Física no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe.

JULIANA CORDEIRO

UNIT


Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa e professor titular da Universidade Tiradentes. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Tecnologia Farmacëutica, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização e utilização de polímeros e produtos naturais. Foi coordenadora do curso de Farmácia da Universidade Tiradentes. Pos Doc em Engenharia de Tecidos e Biomateriais em Harvard/MIT sob supervisão do Prof. Ali Khademhosseini.