A Jornada Jurídica do Curso de Bacharelado em Direito do IESMA/UNISULMA é um evento tradicional, anual, que tem o objetivo de integrar e promover o intercâmbio científico e cultural da comunidade acadêmica na Região Tocantina.
A realização deste evento acadêmico tem relevante importância para qualificar, verticalizar e integrar a produção científica do Curso de Direito, tornando-o cada vez mais, uma referência de excelência no cenário da graduação na Região Tocantina e no Brasil.
A relevância de uma jornada que alinha palestras, apresentação de trabalhos (na modalidade de resumos e artigos científicos), bem como minicursos que trará para o evento um aprofundamento de temas não trabalhados em sala de aula.
A 12ª Jornada Jurídica tem como objetivo principal proporcionar aos acadêmicos e à comunidade em geral a análise dos impactos das crises sociais atuais, desde a pandemia da Covid-19 ao pacote anticrime e seus efeitos na sociedade, bem como:
- Estimular o debate científico e acadêmico sobre questões que se encontram diretamente vinculadas aos impactos da pandemia da Covid-19 nos direitos sociais, bem como da crise relacionada à Segurança Pública e às Ciências Criminais com repercussões dadas pelo pacote anticrime.
- Fortalecer as atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito do IESMA/UNSULMA, e de forma mais ampla, o debate entre docentes, pesquisadores e estudantes de graduação e profissionais sobre a eficiência ou ineficiência do sistema penal frente às novas alterações.
- Integrar docentes, pesquisadores e estudantes das mais diversas áreas do conhecimento e instituições de ensino superior mediante a troca de conhecimentos e experiências, visando o aprofundamento e a compreensão de temas fundamentais ao estudo das cirências criminais.