A Semana de Comunicação é um evento realizado pelo curso de Comunicação Social da UESC, que propicia aos discentes e docentes momentos de reflexão, discussão e debates dos diferentes temas relacionados à comunicação. A programação da SECOM atende à demanda por debates urgentes no campo da comunicação com a oferta de palestras, seminários, oficinas minicursos etc., que complementam as atividades docentes curriculares com atividades extracurriculares e de campo, trazendo, para a Universidade, profissionais de áreas específicas do campo da comunicação e renomados pesquisadores dos seus diversos campos, diretamente relacionados com a vanguarda da pesquisa em comunicação.
A 16º edição da SECOM será realizada entre os dias 22 a 26 de setembro com o tema "Comunicação, geopolítica e poder: olhares a partir do sul Global".