17th International Meeting of Astronomy and Astronautics -
April 10-12, 2025 - North Region of Rio de Janeiro State - Brazil
17o Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica
10 a 12 de Abril de 2025 - Região Norte Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil
The 17th International Meeting of Astronomy and Astronautics will happen in the period April 10-12, 2025, in the North Region of Rio de Janeiro State, Brazil, The opening ceremony will happen on April 10th at 9:00h am in Brazilian Time (-3UT)
The meeting will include special presentations, workshops, exhibitions, astronomy clubs exhibitions, International Competition, Star Party and many activities...
The event in being organized by Louis Cruls Astronomy Club with the support of Charlie Bates Solar Astronomy Project, Dark Sky International and Astronomy Outreach Network.
Make your free registration.
Soon we will announce wonderful news about the event !!!
You will be very welcome!!!
Contact: clubeastronomia@yahoo.com.br
Homepage of the event: facebook.com/imaabrazil
Esta é a página do 17o Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, um dos maiores eventos periódicos mundiais de ensino e popularização da Astronomia e da Astronáutica. O evento ocorrerá no período de 10 a 12 de abril de 2025. A abertura ocorrerá no dia 10 de abril às 9:00h..
O evento terá palestras, mini-cursos, oficinas e muitas atividades.
As inscrições são gratuitas e já estão abertas.
Página do evento: facebook.com/imaabrazil
On April,2008, we organized the first International Meeting of Astronomy and Astronautics. Since this year we ever organize on April a new edition of the event. In the past events we already had the total participation of more than 200 invited speakers from 35 countries!!!
The event has free registration. Personal documents will be required for access to free accommodation.
We ask that those interested in making presentations contact the event's organization.
As inscrições são gratuitas. Tod@s serão bem-vind@s. Serão solicitados documentos pessoais para acesso ao alojamento gratuito.
Solicitamos que os interessados em realizar apresentação de trabalhos durante o evento façam contato com a organização do evento.
Avenida Souza Mota, 350
Parque Fundão, Campos dos Goytacazes - RJ
28060-010
Avenida Souza Mota, 350
Parque Fundão, Campos dos Goytacazes - RJ
28060-010
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
O evento é organizado pela equipe do Clube de Astronomia Louis Cruls - The team of the Louis Cruls Astronomy Club is responsible for the organization of the event.
Prof. Edgar Castro é o pioneiro da Astronomia na Guatemala. Ele é Engenheiro de Sistemas com graduação em Astronomia e Astrofísica Básica pela Universidade Galileo e dedicou sua vida a explorar e disseminar os segredos do cosmos. Sua paixão pela astronomia começou em 1985, quando se juntou ao Astroclube da Guatemala. Edgar foi cofundador da Associação Guatemalteca de Astronomia em 2001 e a liderou como presidente por 17 anos. Durante esse tempo, ele publicou mais de 400 artigos na mídia, organizou festas populares de estrelas e levou a astronomia ao público por meio do rádio e da televisão. Em 2010, ele marcou um marco acadêmico ao criar o primeiro Diploma em Astronomia e Astrofísica Básica na Universidade Galileo, formando 13 gerações de astrônomos até o momento. Sua visão expandiu o panorama educacional com novas carreiras em Astrobiologia, Astronomia Avançada, Astroturismo e Economia Espacial. Desde 2015, ele dirige o Instituto de Pesquisa em Ciências da Terra e Astronomia da mesma universidade.
A Profa. Alejandra León Castellá é uma pioneira da divulgação científica e observação astronômica na Costa Rica. Desde 1988, ela é Diretora da “Fundación para el Centro Nacional de la Ciencia y la Tecnología, CIENTEC”. Nos últimos anos, o CIENTEC fez parceria com a Fundação Starlight da Espanha e DarkSky, entre outros, para promover o “Astroturismo na Costa Rica”. Ela também vinculou esforços com redes internacionais, como Coordenadora Local para as campanhas da União Astronômica Internacional, ONU e UNESCO. León Castellá desenvolveu congressos, concursos, programas de divulgação, cursos e exposições de astronomia. Ela foi diretora e depois coordenou o Nodo Norte da Rede para a Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e Caribe, RedPOP-UNESCO (2006-2017). León Castellá recebeu diversos reconhecimentos, nomeações honoríficas e prêmios, entre os quais recebeu o Prêmio Internacional RedPOP-Unesco 2017, como “Comunicadora de Ciência”
Dr. Daniel Brito desenvolve uma Pesquisa de Pós-Doutorado em Exoplanetologia no Osservatorio Astrofisico di Catania, Sicília, Itália. É Ph.D. em Astrofísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com uma estadia de pesquisa no Osservatorio Astrofisico di Arcetri, Florença, Itália, como parte de um programa de doutorado sanduíche. Atualmente é Professor Associado III no Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), Pesquisador PQ2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da International Astrostatistical Association (IAA). Além disso, é afiliado ao Istituto Nazionale di Astrofisica (INAF, Itália). Sua pesquisa se concentra em astrofísica estelar, com ênfase em rotação estelar e exoplanetologia.
O Prof. Fernando Fabbiani é Engenheiro Agrônomo de profissão, Professor Técnico e Graduado em Astronomia-Astrofísica e em Astrobiologia. Ele leciona ciências agrícolas e naturais desde 1981, ministrando aulas básicas, secundárias e técnicas em seu país e na Argentina. Atualmente é Diretor do DAK-SKY URUGUAY, Coordenador do NAEC para o Uruguai do Escritório de Astronomia para a Educação da IAU, Diretor do CENTAURO ASTROTURISMO URUGUAY, professor do Instituto Uruguaio de Turismo Sustentável (IUTUS) e do Conselho de Formação Profissional (COCAP) do Uruguai. Fabbiani é um comunicador científico, palestrante e líder de workshops internacionais sobre questões de meio ambiente, natureza, astronomia e astrobiologia.
Dr. Leandro L. S. Guedes é astrônomo do Planetário do Rio, com mestrado em Astrofísica Extragaláctica e doutorado em História e Filosofia da Ciência. Foi diretor de Astronomia do Planetário de 2019 a 2025. Trabalha com divulgação científica e com um grupo de pesquisa que atualmente busca aplicar o princípio da máxima entropia em ambientes astrofísicos. É fã de Rockabilly e Jazz.
O Dr. Júlio Fabris possui graduação em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1981), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e doutorado em Doctorat d'université - Université Pierre et Marie Curie (1991). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando principalmente em cosmologia e gravitação.
O Mestre Hélio Dutra é doutorando em astronomia no Observatório do Valongo, UFRJ. Sua pesquisa se concentra em ciência planetária, especificamente em corpos menores do Sistema Solar, usando técnicas de ocultação estelar. Desde 2011, ele é membro do Louis Cruls Astronomy Club (CALC), onde participa ativamente da divulgação científica da astronomia. Além disso, ele está atualmente envolvido com o Dark-Sky Rio de Janeiro Chapter, promovendo a conscientização sobre o impacto negativo da poluição luminosa na observação do céu noturno.