Mostra de Dança Presencial
18 SICCODA
MOSTRA DE DANÇA PRESENCIAL
MOSTRA DE DANÇA PRESENCIAL
PROGRAMAÇÃO
28/11/2023 – TERÇA-FEIRA
12h00
PASTORINHAS
SINOPSE: Coreografia de dança inspirada nas festas natalinas de pastoril, interpretada pelo grupo Sarandoso.
CRIAÇÃO: Gabriela Duarte; Maria Luiza Gonzaga
INTÉRPRETES: Cleuza Lacerda Cardoso Militao; Vandelci Amancio Pinto; Rosângela Antônia Alves Mendonça; Sônia Rodrigues Costa; Maria do Socorro Machado Freitas; Sônia Ribeiro Sales; Tereza Pinho; Maria do Carmo Borges Mayorga;Ilda Lousada Saraiva; Luzia Rodrigues Mendes; Sônia Moreira Pereira
DIREÇÃO ARTÍSTICA: Gustavo Pereira Côrtes
TRILHA SONORA: As pastorinhas - Noel Rosa
3:10 min.
A DIVERSIDADE DO CORPO E MENTE DANÇAM
SINOPSE: trabalhar o autoconhecimento, percepção e expressão corporal através de passos e movimentos para dança
FICHA TÉCNICA:
Coreografia: Juliana de Jesus Aquino Silva
Dançarina intérprete: Juliana de Jesus Aquino Silva
Direção Artística: Juliana de Jesus Aquino Silva
PRODAEX/EEFFTO/UFMG
TRILHA SONORA: Danúbio Azul
LINHA DE TRABALHO COREOGRÁFICO: Performance e improvisação perceptiva relação movimento-corpo-espaço
4 min.
CATEGORY IS... 10, 10, 10 ACROSS THE BOARD
SINOPSE: A coreografia apresenta a mais pura e extravagante amostra do que a cultura queer é capaz de mostrar e demonstrar o que já vêm fazendo dentro do cenário da cultural ballroom através das gerações e décadas. Ademais de através desses anos terem sido, marginalizadas, ignoradas e omitidas da sociedade simplesmente por agirem e serem quem são, a comunidade do ballroom ainda vive e reside a mostra cultural. Trazendo um conceito de jogos, onde os dançarinos atravessarão diversas categorias separadas por fases, dentre elas, o halloween, a cultura afro, o reinassance e a categoria 007, um show icônico deixará qualquer por dentro dos principais conceitos, preceitos e extravagâncias do vogue.
Fahir Victor, Serena Rezente, Clarice Oliveira, Luan Carvalho, Thamires Nunes, Ingrid Souza, Carolina Cesar, Maria Julia Rodrigues, Renan Lima, Kamyla Cunha, Clara Trigueiro, Ana Helena Barros, Fernanda Pires, YENI, Melissa Zuba Lista com E-mails 1. Fahi
Trilha Sonora: Capitol Kaos em parceria com Fahir Victor
Gênero: dança, vogue
15 minutos
ARARA AZUL
SINOPSE: Objetivo: representar um momento romântico de duas araras azuis. Metodologia: uso de recursos que remetem à atmosfera do romance de um casal de araras azuis, como figurino, maquiagem, movimentações e qualidade do movimento. Resultados: uma dança leve, romântica e com movimentos fluidos.
FICHA TÉCNICA:
CRIAÇÃO: Juliana Bellonia Catão e Leonardo Ribeiro Ramos de Oliveira
INTÉRPRETES/DANÇARINOS(AS): Juliana Bellonia Catão e Leonardo Ribeiro Ramos de Oliveira
DIREÇÃO ARTÍSTICA: Juliana Bellonia Catão e Leonardo Ribeiro Ramos de Oliveira
Instituição: Bellonia Escola de Dança
LINHA DO TRABALHO COREOGRÁFICO: Dança contemporâneaTRILHA SONORA: Milton Nascimento – Favo de Mel
3:08 min
VOZES DA ESCOLA
Trabalho realizado durante a disciplina Ensino de Danças Contemporâneas do percurso Licenciatura do Curso de Educação Física da UFMG ministrada pela professora Isabel Coimbra no segundo semestre de 2023. O trabalho coreográfico é o resultado do Seminário: “Dançando na Escola no contexto da Educação Física Escolar”. O trabalho é composto por 4 cenas com a temática do ensino da dança no contexto de uma proposta para a Educação Física no ensino Infantil, no Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio.
CENA 1: BRINCADEIRAS DANÇANTES: CRESCENDO E APRENDENDO
SINOPSE: Entre brincadeiras dançantes e momentos lúdicos, uma proposta de ensino da dança no chão da escola no contexto da Educação Física Escolar para crianças até 6 anos de idade. O objetivo aqui é relembrar e despertar um sentimento nostálgico tanto dos participantes quanto da plateia, acerca das brincadeiras de crianças que fazíamos, e hoje temos a oportunidade de ensinar
FICHA TÉCNICA:
INTÉRPRETES/DANÇARINOS(AS): Pedro Henrique Santos Macedo, Gustavo de Carvalho Teixeira, Victor Hugo dos Santos Correa
TRILHA SONORA: Remix com as músicas: Xuxa – Morto Vivo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=68zEBWz4ztQ
Samba Lelê - Barbatuques | Tum Pá. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=_Tz7KROhuAw
Bando de Macambira - "Tico Tico no Fubá" (Chorinho/2007). Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=BJ8SQzFGz7U
Canhotinho – Brasileirinho. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Tw_teSKhp1I
EDIÇÃO DA TRILHA SONORA: Pedro Henrique S. Macedo.
CENA 2: CINE INFÂNCIA
SINOPSE: Nesta apresentação, alunos se unem para criar uma experiência única, transportando o público para o mundo mágico dos filmes infantis. Com uma seleção cuidadosa de trilhas sonoras icônicas de filmes adorados pelos autores da obra durante sua própria infância, esta apresentação cativante leva os espectadores a uma jornada emocional repleta de nostalgia. A apresentação retrata cenas memoráveis de clássicos da animação, enquanto os dançarinos incorporaram personagens amados de forma sempre leve e divertida.
FICHA TÉCNICA:
COREOGRAFIA/ INTÉRPRETES/DANÇARINOS(AS): Cecília Isaura, Yasmim Morais e Maria Luiza Guimarães.
EDIÇÃO DA TRILHA SONORA: Yasmim Morais.
TRILHA SONORA:
CENA 3: DANCE!!
SINOPSE: "Just Dance" e "Tik Tok" é uma celebração da fusão entre as coreografias envolventes da era digital e a expressão artística contemporânea. Neste evento, nosso objetivo é levar o público a uma jornada onde o mundo da dança se encontra com os desafios virais nas redes sociais. Durante a apresentação, dançarinos e coreógrafos irão explorar a conexão entre a dança, a música e a cultura digital, oferecendo uma experiência única que mescla tradição e inovação. O objetivo ddste trabalho é explorar a interseção entre a dança contemporânea, as coreografias populares "Just Dance" e as tendências de dança do TikTok. Queremos destacar a influência das redes sociais na cultura da dança, ao mesmo tempo em que celebramos a criatividade e o espírito colaborativo da comunidade de dança online. Para alcançar nosso objetivo, selecionamos coreografias que incorporam elementos do Just Dance e do TikTok. Nossos dançarinos foram desafiados a adaptar essas coreografias para a linguagem da dança contemporânea, incorporando movimentos ousados, interpretações pessoais e experimentação artística. Durante o processo de ensaio, incentivamos a colaboração e a exploração criativa, permitindo que os dançarinos expressem suas próprias perspectivas e estilos únicos. Os resultados desta mostra são performances cativantes que unem a energia das coreografias populares de "Just Dance" e TikTok com a profundidade e expressão da dança contemporânea. O público pode esperar uma experiência dinâmica que revela como a dança evolui e se adapta à era digital. Esta mostra também destaca a influência das redes sociais na disseminação de tendências de dança e como a criatividade floresce na comunidade on-line.
FICHA TÉCNICA:
CRIAÇÃO: Gabriela Herculano Duarte, Gean Alves Montalvão, Petro Rafael da Silva, Walisson Henrique da Silva
INTERPRETES/DANÇARINOS(AS): Gabriela Herculano Duarte,Gean Alves Montalvão, Petro Rafael da Silva, Walisson Henrique da Silva Direção Artística: Gabriela Herculano Duarte
LINHA DO TRABALHO COREOGRÁFICO: Just Dance e TikTok
TRILHA SONORA: Just Dance 2018 Waka Waka This Time For Africa Alternate - https://www.youtube.com/watch?v=1csN2kEgSDI
- min.
CENA 4: FLASBMOB STYLE
SINOPSE: O flashmob e uma junção de pessoas em local publico para realizar uma ação inusitada que seja chamativa. Assim, a junção desse ato com uma música que marcou a adolescência de muitos aqui, no qual a coreografia e viciante e não sai da cabeça, seja por sua batida eletrônica cativante, Gangnam Style. A dança inusitada e peculiar do cantor PSY, dança do cavalo, em que fez a música se torna icônica.
FICHA TÉCNICA:
PRODUÇÃO: Sarah Versiani e Letícia Bregalda
COREOGRAFIA: Sarah Versiani e Letícia Bregalda
EDIÇÃO: Jéssica Maia
LINHA DO TRABALHO COREOGRÁFICO: Flash Mob
TRILHA SONORA: PSY - GANGNAM STYLE: https://www.youtube.com/watch?v=9bZkp7q19f0
4 min.
TURVO
SINOPSE:
Que está embaçado,
opaco,
sem brilho.
Que é visto de forma anuviada.
Inseguro.
Desequilibrado.
Que é automático, isto é, feito de forma inconsciente e involuntária
Pronto.
Instantâneo.
Direto.
Que acontece de forma imediata.
Mecânico.
Que diz respeito ao que não é seu, mas você vive.
Não quer, nem desquer,
É inevitável.
É natural.
FICHA TÉCNICA:
CRIAÇÃO: Gabrielle Costa
INTÉRPRETES/DANÇARINOS(AS): Cristiano Nascimento da Silva; Rodrigo Mota de Castro; Aynoa Souza Jorgino; Luis Guilherme de Mello Costa; Doralice Lóris Cunha Rita; Gabrielle Costa Barros
DIREÇÃO ARTÍSTICA: Gabrielle Costa
NUDANÇAR/PRODAEX/EEFFTO/UFMG
LINHA DO TRABALHO COREOGRÁFICO: Contemporânea
TRILHA SONORA: Tessellate / Autoria da trilha: Alt-J
3:03 min
PROPORÇÕES
SINOPSE: Esse trabalho faz parte do processo de pesquisa desenvolvida pela Cia Dança 1 do Programa de Dança Experimental (PRODAEX) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (EEFFTO/UFMG) durante o ano de 2023. O objetivo da pesquisa foi discutir a dialética dos termos colonialidade e decolonialidade. Neste trabalho, a cartografia de movimentos se adequa à empadronamentos figurativos em que o movimento, o espaço e o tempo correspondem à um padrão aliado ao termo colonial, mas que diante de um movimento em sentido do “abraço decolonial” apontado pelo semiólogo argentino Walter Mignolo. O padrão antes inculcado e cristalizado na forma se rompe, flexibilizando, ressignificando e transformando as formas, os sujeitos e suas danças.
FICHA TÉCNICA
DIREÇÃO ARTÍSTICA: Isabel Coimbra
Dançarinos-Intérpretes-criadores: Carlos Augusto Cândido de Paiva, Fahir Victor Correa de Sá, Gabrielle Costa Barros, Isabel Coimbra, Juliana de Jesus Aquino Silva, Paola Lara Ferrera
CIA DANÇA 1/PRODAEX/EEFFTO/UFMG
TRILHA SONORA: Crescer e Florescer – Álbum Ferinas Couraças. NUM. Diegho Salles, Nathan Itaborahy
7 min.
29/11/2023 Quarta-Feira
12h00
OKÀN
SINOPSE: A coreografia Okàn interpretada pelos dançarinos Gabriel Diniz e Gabriela Herculano, foi criada na perspectiva de representação da tomada de consciência sobre a ancestralidade preta. O perceber e se reconhecer como pertencente de uma cadeia de existências conectadas e que retornam ao corpo preto ao longo de suas vivências. Da linguagem Yorubá, a palavra Okàn significa consciência e coração.
FICHA TÉCNICA:
CRIAÇÃO: Gabriel Victor da Cunha Diniz e Gabriela Herculano Duarte
INTÉRPRETES/DANÇARINOS(AS): Gabriel Victor da Cunha Diniz e Gabriela Herculano Duarte
DIREÇÃO ARTÍSTICA: Gabriel Victor da Cunha Diniz
EEFFTO/ UFMG
LINHA DO TRABALHO COREOGRÁFICO: Afro-contemporâneo
TRILHA SONORA: Um navio, um oceano e uma montanha - Orquestra Afrosinfônica
Tempo de duração: 4:30 min
SUPER SHY
SINOPSE: Apresentação coreográfica trazendo um pouco do que foi trabalhado durante as aulas de K-Pop do projeto Nudançar do Projeto Dança Experimental da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacinal da UFMG.
FICHA TÉCNICA:
INTÉRPRETES/DANÇARINOS(AS): Paola Lara Ferreira, Gabriel Augusto de Jesus Andrade, Kauet Henrique Gonçalves Machado, Giovanna Oliveira da Silva Santos Dias
DIREÇÃO ARTÍSTICA: Paola Lara Ferreira
NUDANÇAR/PRODAEX/EEFFTO/UFMG
LINHA DO TRABALHO COREOGRÁFICO: K-pop
TRILHA SONORA: Super Shy - New Jeans
2:48min
ANCESTRALIDADE: DE ONDE VIEMOS
SINOPSE: Este é um trabalho desenvolvido na disciplina Danças do Curso de Educação Física, ministrada pela Professora Elisângela na UFMG, coreografada pelos alunos: Amanda Cristina, Ana Júlia Teles, Carla Pimenta, Fernanda Sotero, Giovanna Simões, Guilherme Braga, Júlia Coimbra, Letícia Lima, Maria Eduarda Gomes, Maria Eduarda Mercês e Maria Eduarda Rodrigues, com duração de 3 minutos e 30 segundos. Entendendo que somos seres habitantes deste planeta neste tempo-espaço, ter o pé no chão é estabelecer um contato com nossa Ancestralidade, é dessa forma que poderemos conectar passado-futuro e nós mesmos como esse ponto de junção do que veio antes de nós e do que ainda está por vir. A coreografia “Ancestralidade: De onde viemos”, busca celebrar o presente buscando influências dos que por aqui já passaram e valorizando o legado oferecido, mirando toda a potência do poder ser. Para transmitir as sensações pensadas pelo grupo, vamos nos apoiar nas músicas “Vinicius” do Iconili e “Povoada” da Sued Nunes para contar sobre nossas raízes e entendimentos sobre, enfim, o que significa “pés no chão”
FICHA TÉCNICA:
CRIAÇÃO: Júlia Coimbra Meneses Lacerda, Carla Aparecida Pimenta, Guilherme Braga de Abreu, Maria Eduarda da Silva Rodrigues, Amanda Cristiane de Souza, Ana Júlia Teles Policarpo Moreira, Giovanna Lorena Medeiros Simões, Fernanda Cristina Neves Sotero, Maria Eduarda Gomes da Silva, Maria Eduarda Mercês Lopes, Letícia Samara Lima SIlva
INTÉRPRETES/DANÇARINOS(AS): Júlia Coimbra Meneses Lacerda, Carla Aparecida Pimenta, Guilherme Braga de Abreu, Maria Eduarda da Silva Rodrigues, Amanda Cristiane de Souza, Ana Júlia Teles Policarpo Moreira, Giovanna Lorena Medeiros Simões, Fernanda Cristina Neves Sotero, Maria Eduarda Gomes da Silva, Maria Eduarda Mercês Lopes, Letícia Samara Lima SIlva
EEFFTO/UFMG
TRILHA SONORA: “Vinicius de Iconili” e “Povoada” de Lued Nunes
3:30 min
A TERRA QUE NOS SUSTENTA
SINOPSE: Nossa força vem da terra, vem do chão, vem do pé que bate e grita por um mundo melhor. A terra nos ampara quando não temos mais para onde cair. É nossa raiz que exala vida, história e ancestralidade. A terra é de onde viemos e para onde vamos. É nosso presente, passado e futuro; é tudo o que somos. O espetáculo "Pés no chão: A terra que nos sustenta", busca homenagear as raízes brasileiras e instigar a reflexão do valor aplicado a terra, fonte de todo sustento e energia que move o mundo. Contando com as músicas "Baianá", dos Barbatuques, e "Pé", de Elis Regina, o número convida ao abraço de todas as emoções dessa intensa jornada de reconexão com as origens e descobrimento pessoal. Esta apresentação se trata de um trabalho desenvolvido na disciplina danças do Curso de Educação Física da UFMG com a Profa. Elisângela Chaves.
FICHA TÉCNICA:
CRIAÇÃO: Alana Vitoria dos Santos Marques, Andressa Santos Marques, Anna Luiza Martins Rodrigues, Guilherme Dias Venâncio do Carmo, Guilherme Silveira Pacheco Souza Pena, Júlia Emanuele de Oliveira, Kayky Rodrigues Galdino Silva, Luisa Brandão Azevedo Alves, Rodrigo Otaviano Silva, Santiago Teófilo Diniz Rocha, Tomás Galvão Soares, Victoria Tristão Drummond dos Anjos Lanza.
INTÉRPRETES/DANÇARINOS(AS): Alana Vitoria dos Santos Marques, Andressa Santos Marques, Anna Luiza Martins Rodrigues, Guilherme Dias Venâncio do Carmo, Guilherme Silveira Pacheco Souza Pena, Júlia Emanuele de Oliveira, Kayky Rodrigues Galdino Silva, Luisa Brandão Azevedo Alves, Rodrigo Otaviano Silva, Santiago Teófilo Diniz Rocha, Tomás Galvão Soares, Victoria Tristão Drummond dos Anjos Lanza.
DIREÇÃO ARTÍSTICA: Elisângela Chaves.
EEFFTO/UFMG
TRILHA SONORA: Baiana - Barbatuques e Pé - Elis Regina (remix).
3:47 min
REENCARNAÇÃO
SINOPSE: Trabalho para a disciplina de dança dos alunos da Educação Física de Licenciatura 2023\01
FICHA TÉCNICA:
CRIAÇÃO: Fabio Orzil Rosa e Samarah Portes
INTÉRPRETES/DANÇARINOS(AS): Fabio Orzil Rosa, Lucas de Castro Fiusa, Heanrique Novais Vieira, Pedro Lucas Amaral Ventura, Matheus Cardoso de Souza , Gabriel de Sá Melo, João Vitor Paggy Dias de Brito, Samuel Nascimento Lopes, Pedro Artur Pêgo de Almeida, Leandro Monteiro Carvalho de Sousa
DIREÇÃO ARTÍSTICA: Fabio Orzil Rosa
EEFFTO/UFMG
TRILHA SONORA: Solitude
5:24 min
MEU CAMINHO É NOVO, MAS MEU POVO NÃO…
SINOPSE: A coreografia “Meu caminho é novo, mas meu povo não…” conta sobre o mundo não começar agora, a nossa terra é regada por histórias de povos que aqui viveram, cresceram, cultivaram e se relacionaram, essa história rege o tempo atual. A música “Amarelo, Azul e Branco”, de ANAVITÓRIA e Rita Lee, ajuda a construir e espalhar o misto de emoções que nos conectam aos nossos antepassados, a nossa terra e ao nosso país, a eles devemos o que sabemos e por eles construiremos o nosso próprio caminho. Este é um trabalho desenvolvido na disciplina Danças do Curso de Educação Física, ministrada pela Professora Elisângela na UFMG, coreografada e dançada pela aluna: Letícia Samara Lima Silva, com duração de 3 minutos e 26 segundos.
FICHA TÉCNICA:
Criação Letícia Samara Lima Silva
INTÉRPRETES/DANÇARINOS(AS): Letícia Samara Lima Silva
EEFFTO-UFMG
TRILHA SONORA: Amarelo, Azul e Branco- ANAVITÓRIA e Rita Lee
3:26 min.
30/11/2023 QUINTA-FEIRA
12h00
RITMO URBANO: EXPLORANDO O MUNDO DO BREAKING
Sinopse: Explorando o mundo do Breaking
FICHA TÉCNICA:
COREOGRAFIA: Daniel Cota Santos
INTÉRPRETES/DANÇARINOS(AS): Alicia dos Santos Silva, Camilla Victória de Souza Silva, Jamily Clara Melgaço Pimentel, Júlia Sophia Santos Oliveira, Larissa Fernandes Lima, Lais Cristina Oliveira Pires, Maria Clara da Silva Duarte, Nayane Gabriela Alves Gomes da Silva, Pyetra Ester Gonçalves de Almeida, Ramon Delfino Silva, Simone Helena Reis Turquetti
ESCOLA INTEGRADA/E.M.GOVERNADOR CARLOS LACERDA/PBH
TRILHA SONORA: Breaking
2 min.
CULTURAS CAMALEÔNICAS: PERCEPÇÕES CALEIDOSCÓPICAS
Trabalho realizado durante a disciplina Danças do percurso Bacharelado do Curso de Educação Física da UFMG ministrada pela profa. Dra. Isabel Coimbra no segundo semestre de 2023. O trabalho coreográfico é composto por 4 cenas com temas distintos em que o denominador comum é a dança em alguns dos seus vários estilos e linguagens.
CENA 1: (A)TEMPORAL
SINOPSE: Inspirados por diversos vídeos existentes na internet com retrospectivas de dança, o grupo traz uma apresentação dinâmica e cativante, que passeia por quatro estilos de dança diferentes. Iniciando com o ballet clássico, representado pelo sucesso de Tchaikovsky com Petipa em “Lago dos Cisnes”, procurou-se expressar a leveza dessa dança tão tradicional, adicionando também um toque cômico e descontraído. Seguindo a linha do tempo, chegou-se até a dança contemporânea, com sua nova forma de pensar o corpo e cujos movimentos permitem explorar os diversos níveis do espaço, em especial o chão. Também procurou-se abordar o jazz, assim como toda sua a força, alegria, velocidade e diversão. Para finalizar, a apresentação será encerrada com uma coreografia incrível e potente de danças urbanas, expressando muita intensidade e energia.
FICHA TÉCNICA:
CRIAÇÃO: Clara Silva Canni e Maria Eduarda Gouvêa Junot
INTÉRPRETES/DANÇARINOS(AS): Clara Silva Canni, Eduarda Nunes Dias, Emanuela Souza Louback, Fernando de Araújo Roquette, Isabella Teixeira dos Santos, Lucas Ryan Campos Hermenegildo, Maria Eduarda Gouvêa Junot e Queren Hapuque Santos Freitas
TRILHA SONORA: Tchaikovsky - Swan Lake- 1877; Desert Rose- Sting- 1999; Rock This Party- Bob Sinclar- 2006; Bitch Better Have My Money- Rihanna- 2015
4 min.
CENA 2: DE VOLTA AO FUNK 2000
SINOPSE: Para transmitir a mensagem da música, serão utilizados aprendizados adquiridos na aula de dança através de uma estrutura de uma batalha de dança formada por duas equipes. O figurino ficou pensando de acordo com os membros das batalhas, o primeiro grupo a se apresentar utilizará roupas brancas, já o segundo grupo, roupas pretas. Com o intuito de estabelecer uma coreografia sólida e fiel à letra, foram usados passos de dança coordenados entre os integrantes representativos sobre a composição da música ‘Ela só pensa em beijar’, com duração coreográfica de 3 minutos e 5 segundos de coreografia.
COREÓGRAFOS(AS): Ana Luísa Moreira de Andrade, Nayara Caroline Romão Rosa. INTÉRPRETES/DANÇARINOS(AS): Ana Luísa Moreira de Andrade, Diego Oliveira Malta, Helder Assis Borges, Hiago Alves de Oliveira, João Pedro Pereira, Nayara Caroline Romão Yan Gonçalves Dias.
DIREÇÃO ARTÍSTICA: Ana Luísa Moreira Moura.
TRILHA SONORA: Ela só pensa em beijar (MC Leozinho).
3:5 min.
CENA 3: FORROZEANDO PARA ELA
SINOPSE: Em um forró surge uma disputa, entre um tímido e um egocêntrico, no qual conquistar uma bela moça é o interesse de ambos, esse duelo ocorre por meio da dança, no qual demonstra toda a harmonia do gênero. E por meio dos passos dessa dança o enredo irá se desenvolver, onde a conexão dos pares definirá a escolha da dama.
FICHA TÉCNICA:
COREÓGRAFO(S) / DANÇARINO(s):Ana Sofia Duque Loubaque de Oliveira, Gustavo Henrique Ferreira Aguiar, Luiz Henrique Amaral Martins, Matheus Henrique Barbosa da Silva, Pedro de Oliveira Klein, Pedro Guimarães Pessoa Ataíde
TRILHA SONORA: “O xote das Meninas” e “Xote dos Milagres”
Fonte: Youtube
Data: Xote das Meninas - 15/10/2018 / Xote dos Milagres - 10/02/2012
3:20 min.
CENA 4: “SAPES COMME JAMAIS”, VIVENDO COMO UM SAPEUR
SINOPSE: A coreografia “SAPES COMME JAMAIS”, Vivendo como um Sapeur, é uma dança contagiante que enaltece o movimento Sapé do Congo, que é um estilo de vida, onde os seus adeptos (Os sapeurs) buscam ser alegres e sobretudo vestir-se bem. Para ser uma Sapeurs é preciso muita atitude, elegância, energia e carisma. Essa dança envolvente busca levá-los a uma imersão nessa cultura e mostrá-los que podemos viver da maneira que desejamos, nos empoderando e marcando nosso lugar no mundo. O enfoque da coreografia é o empoderamento feminino e as vivências dos adeptos nesse cenário.
FICHA TÉCNICA
CRIAÇÃO DO ENREDO: Fernando Pedro Oliveira Paulino, João Lucas Braga Camilo, João Vitor Pereira, Leandro Magno Souza Machado, Milena Raquel dos Santos Damasceno, Vitor Alves de Oliveira, Victor Hugo dos Santos Correa
INTEGRANTES/ DANÇARINOS: Fernando Pedro Oliveira Paulino, João Lucas Braga Camilo João Vitor Pereira, Leandro Magno Souza Machado, Milena Raquel dos Santos Damasceno, Vitor Alves de Oliveira, Victor Hugo dos Santos Correa
COREÓGRAFO(A) E ENSAIADOR(A): Milena Raquel dos Santos Damasceno
TRILHA SONORA: Edith Piaf - Non, je ne regrette rien/ maître gîms- sapés comme jamais.
EDIÇÃO DA TRILHA SONORA: Milena Raquel dos Santos Damasceno.
4:15 min.
BOCA SUJA
SINOPSE: Eu tenho algo para te contar! A gente adora contar histórias: obsCENAS!
Escreve aí no guardanapo o que te deixou com o rabo preso, na boca do palhaço ou tão incomodado que só a cervejinha no bar pode exorcizar!
Boca suja dança os papos íntimos, as confidências, as revelações dos bêbados ou desbocados. Pequenas cenas cruzando histórias daquilo que você escreveria no guardanapo para ninguém ler. Isso se você tivesse uma caneta ou ficasse sem Internet! Siga sem sinal!
FICHA TÉCNICA
DIREÇÃO ARTÍSTICA: Mariana Trotta, Manu Lavinas e Camila Gonzalez
DIREÇÃO DE MOVIMENTO: Camila Gonzalez, Julia Franca e Manu Lavinas
ROTEIRO: Mariana Trotta
INTÉRPRETES-CRIADORES: Arthur Cruz, Camila Gonzalez, Fernanda Portela, Manu Lavinas e Marcos Henrique Souza
PRODUÇÃO: Laboratório de Linguagens do Corpo (LALIC/UFRJ), Cultive Dança e Teatro e Cia.Choque
60 min.
01/12/2023 SEXTA-FEIRA
12h00
DESTEMIDA
SINOPSE: Os conflitos de uma guerreira começam pela sua identidade, ela precisar saber que ela é de verdade.
FICHA TÉCNICA:
COREÓGRAFA-INTÉRPRETE: Samarah Lima
TRILHA SONORA: Lealdade coragem verdade - Mulan o filme/Intérprete Sandy
2:43min.
CASULO
SINOPSE: O desconforto de um tempo, espaço, lugar... é assim, necessário para qualquer mudança, alteração e transformação que leva a voar mais alto
FICHA TÉCNICA:
COREÓGRAFA-INTÉRPRETE: Graziela Genilhú
TRILHA SONORA: Florescer-Priscila Alcântara
48 seg.
PASTORINHAS
SINOPSE: Coreografia de dança inspirada nas festas natalinas de pastoril, interpretada pelo grupo Sarandoso.
CRIAÇÃO: Gabriela Duarte; Maria Luiza Gonzaga
INTÉRPRETES: Cleuza Lacerda Cardoso Militao; Vandelci Amancio Pinto; Rosângela Antônia Alves Mendonça; Sônia Rodrigues Costa; Maria do Socorro Machado Freitas; Sônia Ribeiro Sales; Tereza Pinho; Maria do Carmo Borges Mayorga;Ilda Lousada Saraiva; Luzia Rodrigues Mendes; Sônia Moreira Pereira
DIREÇÃO ARTÍSTICA: Gustavo Pereira Côrtes
TRILHA SONORA: As pastorinhas - Noel Rosa
3:10 min.
MOSTRA DOS ESTADOS
13h00
BRASIL DIVERSIDADE ARTE DO CORPO
SINOPSE: Dança, arte que une e entrelaça o diverso, pluralidade do corpo
FICHA TÉCNICA
Coreografia Juliana de Jesus Aquino Silva
Dançarina intérprete: Juliana de Jesus Aquino Silva
PRODAEX/EEFFTO/UFMG
Trilha sonora Siriri Nandaia (Sarandeiros)
5 min
CONGADO
SINOPSE:Coreografia de congado montada pelo professor Gustavo Côrtes e seus alunos na disciplina de Ensino de Danças Brasileiras da UFMG. A partir desse trabalho os alunos puderam ter um maior contato com a cultura mineira e colocar em prática conhecimentos de montagem coreográfica e processos de ensino-aprendizagem abordados na disciplina.
FICHA TÉCNICA:
Criação Gustavo Côrtes, Ana Lúcia de Oliveira Tavares, Jorge Fellipe Batistelli de Faria, Deysiane Rodrigues da Costa, Amanda Nunes de Souza, Rivia Rafaelle de Souza André, David Loures Pereira Avelar, Enrico Mencarelli, Thaís Kellen Teles Araújo, Juliana de Jesus Aquino Silva
Interpretes/dançarinos(as): Ana Lúcia de Oliveira Tavares, Jorge Fellipe Batistelli de Faria, Deysiane Rodrigues da Costa, Amanda Nunes de Souza, Rivia Rafaelle de Souza André, David Loures Pereira Avelar, Enrico Mencarelli, Thaís Kellen Teles Araújo, Juliana de Jesus Aquino Silva
SINOPSE: Turma da disciplina de Danças brasileiras, vem com o objetivo de apresentar uma dança componente do processo histórico e cultural do nosso país, e mais especificamente da região sul.
FICHA TÉCNICA:
Criação (Nomes completos dos(as) coreógrafos(as): Gustavo Cortes.
Nomes completos do Intérpretes/dançarinos(as): André Luiz Braga Antunes, Gabriel Martins Negromonte, Gean Alves Montalvao, Gustavo Stehling de Mello Rosa, Júlia Toledo Soares, Lígia Cerceaux Linhares, Lívia Ferraz de Oliveira, Paola Lara Ferreira.
Direção Artística: Gustavo Cortes.
Instituição: UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais / EEFFTO – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Linha do trabalho coreográfico: Danças Brasileiras.
Trilha Sonora: Rancheira de Carreirinha.
Tempo de duração: 3 min.
PAJÉ - ESCOLA MUNICIPAL AURÉLIO PIRES
SINOPSE: Coreografia do projeto Sarandeiros na Escola Municipal Aurélio Pires construída à base da manifestação folclórica do Boi-bumbá. Duração de 3min e 31 seg.
FICHA TÉCNICA:
CRIAÇÃO: Gabriel Victor da Cunha Diniz
INTÉRPRETES/DANÇARINOS(AS): Alunos do projeto Sarandeiros na Escola Municipal Aurélio Pires
DIREÇÃO ARTÍSTICA: Gabriel Diniz
ESCOLA MUNICIPAL AURÉLIO PIRES
LINHA DO TRABALHO COREOGRÁFICO: Indígena
TRILHA SONORA: O-baiá - Boi Bumbá Garantido
3:31 min.