Mesa Redonda 1 - Tecnologias Digitais na Educação Básica

Profa. Dra Lynn Rosalina Gama Alves (UFBA)

Lynn Rosalina Gama Alves, atualmente Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia. O Pós-doutorado foi na área de Jogos eletrônicos e aprendizagem pela Università degli Studi di Torino, na Itália. Atualmente é professora e pesquisadora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência - IHAC - UFBA. Tem experiência na área de Educação e Jogos Digitais, realizando investigações sobre Cultura digital e suas interfaces, especialmente sobre os seguintes temas: jogos eletrônicos, interatividade, mobilidade e educação. Coordena os projetos de pesquisa e desenvolvimento em jogos digitais como: Tríade (FINEP/FAPESB/UNEB), Búzios: ecos da liberdade (FAPESB), Guardiões da floresta (CNPq, FAPESB, Proforte), Brasil 2014: rumo ao Hexa (SEC-Ba), Insitu (SEC-Ba), Industriali (SEC-Ba), Games studies (FAPESB), DOM (SEC-Ba), Janus (SEC-Ba) e Gamebook (CAPES/FAPESB). E organiza e coordena há onze anos o Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação - construindo novas trilhas. As produções do grupo de pesquisa encontram-se disponíveis na URL: www.comunidadesvirtuais.pro.br

Profa. Dra Fernanda Maria Almeida dos Santos (UFRB)

é Professora Adjunta de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Gestora do Núcleo de Pós-Graduação no Centro de Formação de Professores da UFRB. É doutora em Língua e Cultura e mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Linguística Aplicada ao Ensino do Português pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia/ Campus V. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa/Linguística, e em Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: aquisição da linguagem, surdez, língua de sinais, escrita e diversidades, letramento digital, (multi)letramentos, novas tecnologias e formação docente. Integrou o Grupo de Pesquisa "Linguagens, Literatura e Diversidades" (2013-2015), exerceu a função de gestora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis no Centro de Formação de Professores da Universidade, de 22 de dezembro de 2011 a 11 de março de 2015, e foi coordenadora do Subprojeto Interdisciplinar do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (dezembro 2015 a fevereiro de 2018).

Profa. Dra Celina Apareceda Almeida Pereira Abar (PUC-SP - Instituto GeoGebra São Paulo)

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), Mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e Doutorado em Lógica Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação (PUC/SP-2000); em Design Instrucional para Educação On-Line (UFJF-2007) e em Entornos Virtuales de Aprendizaje (OEI-2010). Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo atuando na Graduação, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP e em Curso de Extensão na COGEAE. Coordenadora da Implantação do Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade a Distância da PUC/SP no 1oSem/2009. Coordenadora do Instituto GeoGebra de São Paulo. Tem experiência na área de Educação a Distância, Tecnologia Aplicada à Educação, Webquest e Objetos de Aprendizagem. Editora das Revistas do Instituto GeoGebra de São Paulo e da Revista UNIÓN - Revista IberoAmericana de Educación Matemática - FISEM. http://orcid.org/0000-0002-6685-9956 Trabalhos técnicos on-line: http://www.pucsp.br/~logica, http://www.pucsp.br/tecmem, http://www.pucsp.br/tecmem/Artista, http://www.pucsp.br/tecmem/SalvaraNatureza,http://www.pucsp.br/geogebrala, http://www.pucsp.br/geogebrasp

 

Prof. Dr. Jaylson Teixeira (UFRB)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística-USP (1991) e mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2000) e Doutor pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho em Portugal. Atualmente professor no Centro de Formação de Professores da UFRB. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Educação, com ênfase em TIC e Educação, EAD e Engenharia de Software.Atualmente desenvolve trabalhos com Scratch, aprendizagem criativa e jogos para o ensino de matemática.

Compartilhe!