2º Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais

2º Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais

Faça sua inscrição
De 1 a 3 de dezembro Todos os dias das 08h00 às 23h00

Sobre o Evento

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educativas e Práticas Pedagógicas em Educação Matemática (GPTPEM) do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) promove no período de 01 a 03 de dezembro de 2021, o 2º Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais sob tema:

“Matemática nos Anos Iniciais: contextos e práticas na contemporaneidade”

As atividades do evento serão realizadas virtualmente, no canal do Youtube GPTPEM UFAL.

O objetivo geral do evento é proporcionar momentos de encontro e reflexão a respeito da Matemática que se aprende e da Matemática que se ensina entre educadores da Educação Infantil, professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, estudantes da graduação em Pedagogia, estudantes da pós-graduação em Educação, Educação Matemática, Ensino de Ciências e Matemática ou áreas afins, pesquisadores e outros profissionais ligados a esta temática.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS (Prazo finalizado)

A submissão de trabalhos para o 2º Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais, com o tema: "Matemática nos Anos Iniciais: contextos e práticas na contemporaneidade", será de 09 a 22/11/2021.

Os trabalhos submetidos deverão ser em formato de resumo expandido (máximo 2 páginas) conforme template (CLIQUE AQUI).

Cada inscrição no evento dar direito a inscrever três trabalhos seja como autor ou co-autor. (CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A SUBMISSÃO).

Cada trabalho poderá ter, no máximo, 3 (três) pessoas, sendo 1(um) autor e 2(dois) coautores.

Serão publicados nos anais do evento, somente os resumos expandidos que foram apresentados virtualmente no Colóquio, e que todos os autores e co-autores estejam inscritos no evento.

(ISSN: 2764 - 9059)

O conteúdo apresentado nos resumos expandidos é de inteira responsabilidade de seus autores. Os autores deverão realizar a revisão ortográfica e arcar com as responsabilidades de sua produção.

Os textos serão avaliados para apresentação por uma comissão científica que avaliará sua pertinência quanto ao tema e metodologia.

De acordo com os critérios estabelecidos e com a avaliação da comissão, será definida a participação ou não do trabalho no evento. Os autores serão informados por e-mail por decisão da comissão com “Aceite” ou “Não Aceite”.

Os autores responsáveis pelos trabalhos aceitos e apresentados no evento receberão certificado correspondente ao tema intitulado no trabalho.

Serão aceitos trabalhos que estejam em conformidade com os Eixos temáticos:

  1. Práticas pedagógicas em Educação Matemática;
  2. Formação de professores para o ensino de Matemática;
  3. Avaliação em Educação Matemática;
  4. Ensino de Matemática na Educação Inclusiva;

Sobre os Eixos Temáticos...

1. Práticas pedagógicas em Educação Matemática

Ementa: O eixo de práticas pedagógicas privilegia propostas que tenham referência direta no dia a dia das salas de aula tanto na educação infantil quanto nos anos iniciais. Desse modo, em boa medida, receberá trabalhos que se vinculem mais intimamente às experiências trazidas do cotidiano das instituições educacionais com o ensino e a aprendizagem da Matemática, relacionados a resolução de problemas, recursos didáticos, tecnologias digitais da informação e comunicação, modelagem matemática, etnomatemática, história da matemática e filosofia da matemática.

2. Formação de professores para o ensino de Matemática

Ementa: Este eixo engloba trabalhos na formação inicial e continuada de professores (aprendizagem docente, desenvolvimento profissional e políticas públicas de formação) para o ensino de Matemática e seus processos de constituição da identidade docente tanto para o professor que ensina Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

3. Avaliação em Educação Matemática

Ementa: Neste eixo incluem-se investigações, estudos e experiências a respeito de diferentes procedimentos e instrumentos de avaliação que ocorrem em instituições escolares, em especial, os que envolvem a avaliação da aprendizagem em matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino e a avaliação em larga escala (Prova Brasil, PISA, etc.).

4. Ensino de Matemática na educação inclusiva

Ementa: Este eixo tem como foco explorar questões relacionadas ao conceito de inclusão e suas vertentes no ensino de Matemática, entre as quais destacam-se: estudos associados aos processos de aprendizagem matemática de pessoas com necessidades educacionais especiais no contexto escolar; reflexões sobre as demandas associadas às práticas docentes em cenários inclusivos; implicações para o currículo e para a avaliação; desenvolvimento de quadros teóricos voltados à construção e desconstrução de conceitos como, deficiência, diferença, igualdade e justiça social.

Todos os participantes do Colóquio com inscrições e confirmação de presença ao longo do evento terão direito ao certificado de participação de 20h. E aqueles que apresentarão trabalhos (relatos de experiências) também terão direito ao certificado de apresentação.

COORDENADOR GERAL DO EVENTO

Prof. Dr. Carloney Alves de Oliveira (CEDU/UFAL)

COMITÊ CIENTÍFICO

Prof. Dr. Américo Junior Nunes dad Silva (UNEB)
Profa. Ms. Claudene Ferreira Mendes Rios (UNEB)
Profa. Ms. Cynara Maria da Silva Santos (UNCISAL/SEMED)
Prof. Dr. José Dilson Beserra Cavalcanti (UFPE)
Profa. Dra. Juliane dos Santos Medeiros (SEE/AL)
Prof. Dr. Leandro do Nascimento Diniz (UFRB)
Prof. Ms. Lemerton Matos Nogueira (UPE/Petrolina)
Profa. Dra. Maria Deusa Ferreira da Silva (UESB/Vitória da Conquista)
Profa. Dra. Mercedes Carvalho (CEDU/UFAL)
Profa. Dra. Mirian Ferreira de Brito (UNEB)
Prof. Dr. Raphael Oliveira de Freitas (SENAC)
Profa. Dra. Simone Silva da Fonseca (SEMED/Limoeiro de Anadia)
Profa. Ms. Vanessa da Silva Alves (UFAL/Arapiraca)

COMISSÃO ORGANIZADORA

Anielly Ildefonso Santos Lopes
Angélica Ferreira Cravo
Déborah Ivene Almeida Pereira
Déborah Layanna Eloi de Almeida
Erisson Rodrigues de Santana
Ilson Mendonça Soares Prazeres
Jacielma Dantas dos Santos
Joenneyres Raio de Souza Amancio
Leila Augusta de Oliveira Barros
Leila Carla dos Santos Quaresma
Márcia da Silva Santos Portela
Marciana Quitéria Correira da Silva
Mariana Tenório da Silva
Mércia Cristina dos Santos Farias
Paulo Henrique Firmino da Silva
Silvio Albuquerque Costa
Vitor Marinho Silva
Wilker Araújo de Melo
Williane Costa Ferreira

Palestrantes

  • Profa. Dra. Regina Célia Grando (UFSC)
  • Prof. Dr. Klinger Teodoro Ciríaco (UFSCar)
  • Prof. Dr. Gilberto Januário (UFOP)
  • Prof. Dr. Gilberto Francisco Alves de Melo (UFAC)
  • Prof. Dr. Américo Junior Nunes da Silva (UNEB)
  • Profa. Dra. Carmen Lucia Brancaglion Passos (UFSCar)
  • Profa. Ms. Maria Dalvirene Braga (UNB)
  • Prof. Dr. José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti (UFMS)
  • Profa. Dra. Daise Lago Pereira Souto (UNEMAT)
  • Prof. Dr. Maurício Rosa (UFRGS)

Programação

19h00 Apresentação Cultural Apresentação Artística
Local: https://www.youtube.com/c/GPTPEMUFAL

Apresentação Cultural

19h30 - Profa. Dra. Regina Célia Grando (UFSC) Conferência de Abertura Conferência
Local: https://www.youtube.com/c/GPTPEMUFAL

Conferência de Abertura: “Matemática nos Anos Iniciais: contextos e práticas na contemporaneidade”

Conferencista: Profa. Dra. Regina Célia Grando (UFSC)

14h00 - Prof. Dr. Gilberto Francisco Alves de Melo (UFAC), Prof. Dr. Gilberto Januário (UFOP), Prof. Dr. Klinger Teodoro Ciríaco (UFSCar) Mesa Retangular 1 Mesa-redonda
Local: https://www.youtube.com/c/GPTPEMUFAL

Tema: “A pesquisa na formação de professores(as) que ensinam Matemática”

Conferencistas:

Prof. Dr. Klinger Teodoro Ciríaco (UFSCar)

Prof. Dr. Gilberto Januário (UFOP)

Prof. Dr. Gilberto Francisco Alves de Melo (UFAC)

16h00 Mesa Kids Roda de Conversa
Local: https://www.youtube.com/c/GPTPEMUFAL

Roda de Conversa com crianças dos Anos Iniciais

19h30 - Prof. Dr. Maurício Rosa (UFRGS), Profa. Dra. Daise Lago Pereira Souto (UNEMAT) Mesa Retangular 2 Mesa-redonda
Local: https://www.youtube.com/c/GPTPEMUFAL

Tema: Formação com professores(as)(ies) que ensinam matematica com Tecnologias Digitais (TD): "stopping and playing"

Conferencistas:

Profa. Dra. Daise Lago Pereira Souto (UNEMAT)

Prof. Dr. Maurício Rosa (UFRGS)

14h00 - Prof. Dr. Américo Junior Nunes da Silva (UNEB), Profa. Dra. Carmen Lucia Brancaglion Passos (UFSCar), Profa. Ms. Maria Dalvirene Braga (UNB) Mesa Retangular 3 Mesa-redonda
Local: https://www.youtube.com/c/GPTPEMUFAL

Tema: “Ampliando o olhar acerca do Laboratório de Educação Matemática e a formação de professores(as) que ensinam Matemática nos anos iniciais”

Conferencistas:

Prof. Dr. Américo Junior Nunes da Silva (UNEB)

Profa. Dra. Carmen Lucia Brancaglion Passos (UFSCar)

Profa. Ms. Maria Dalvirene Braga (UNB)

16h00 Apresentação dos Relatos de Experiências Relato de Experiência
Local: Sala temáticas virtuais

Apresentação dos Relatos de Experiências

19h30 - Prof. Dr. José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti (UFMS) Conferência de Encerramento Conferência
Local: https://www.youtube.com/c/GPTPEMUFAL

Tema: “O Ensino de Matemática em uma concepção inclusiva”

Conferencista: Prof. Dr. José Eduardo Lanuti (UFMS)

Carregando área de inscrição

Organizador

Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educativas e Práticas Pedagógicas em Educação Matemática

Realização:
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Centro de Educação (CEDU)
Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educativas e Práticas Pedagógicas em Educação Matemática (GPTPEM)
Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-AL)