II Encontro som & Luz

II Encontro som & Luz

Faça sua inscrição
De 8 a 13 de fevereiro Todos os dias das 00h às 00h
Goiânia, GO Itego Basileu França

Sobre o Evento

O ENCONTRO DE SOM & LUZ chega em sua 2ª edição com uma proposta diferenciada. Além de preencher uma lacuna nacional no que diz respeito à apresentação das novidades tecnológicas de luz e som, também se apresenta como um espaço de formação profissional e de ensino, nas áreas de som e luz. Serão realizadastrocas de experiências para o aprendizado dos profissionais, estudantes e interessados nas áreas de iluminação e sonorização, exposição de empresas, cursos de formação, apresentação de trabalhos acadêmicos e encontro de profissionais,estudantes e apreciadores.

Queremos não só fazer uma demonstração dos equipamentos expondo eles ao público, mas tambémcriar uma ”intimidade” das marcas com seus clientes, fazendo uma aproximação com qualidade e compromisso. Para isso, convidamos as empresas que forem participar para que também ministrempalestras, workshop etc, de forma gratuita ao público geral. A ideia é que o público possase juntar às empresas para tirar dúvidas e conhecer produtos novos.

Em 2018, obtivemos um grande sucesso!As empresas participantes saíram do encontro entusiasmadas com tudo que aconteceue com vontade de participar do próximo encontro! O público também se enriqueceu de conhecimento e troca de ideias de profissionalização das áreas.

A Região Centro-Oeste do Brasilsempre foi carente de eventos dessa magnitude, muitos que participaram danossaprimeira edição vieram de outros estados, não só do centro do país, mas de Rondônia, Amapá, Acre, Santa Catarina, Paraná, etc. Não somente técnicos de som e luz participaram, comotambém pessoas amadoras, que estavam no começo na profissão, vieram para obter conhecimento e conhecer o que o mercado tinha de novo, para o mundo do som e da luz.

Essa 2ª ediçãocontará com a parceria do Itego Basileu França, além deoutros parceiros que nos apoiaram na edição de 2018, como a Cast Software, o Lacena, Layza Vasconcelos Fotografia, Iluminart, Paulinho Pessoa, dentre outros. Esperamos que todos participem e apreciem! Veja mais informações nos menus acima.

Programação

09h00 Processos de criação na iluminação cênica I e II Minicurso
Local: Sala Luz

Paulo César Medeiros

Temos confirmada a presença do renomado iluminador Paulo César Medeiros. Iluminador da terceira geração de iluminadores cariocas, destaca-se nos anos de 1980 e 1990 desenhando a luz para diversos espetáculos. Parceiro constante nas realizações dos diretores Bibi Ferreira (1922-2019)Márcio Vianna (1949-1996) e Gilberto Gawronski (1962).

No curso serão explorados os temas:

- Fases do processo de criação (Ensaios, reunião com os criadores, decupagem, pré-roteiro, confecção do mapa de luz, roteiro final, manutenção do projeto...);
- História da Iluminação;
- Os grandes encenadores do século XX e a iluminação em seus trabalhos.

13h00 Apresentação do Sistema Avolites Sinergy e versão 12 Titan Apresentação
Local: Sala Luz

A empresa HPL estará com estande e ministrá esta apresentação

14h00 Masterclass de microfonação Palestra
Local: Sala Som

Kadoka

Entenda como o posicionamento é fundamental, usando técnicas simples com poucos microfones e algumas técnicas avançadas para melhor aproveitar seu ambiente de captação.

16h00 Como montar e apresentar seu rider técnico Palestra
Local: Sala Luz

Jamile Tormann 

É Mestre em Desenho e Iluminação Arquitetônica pela Universidade Politécnica de Madrid e Mestre em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade de Brasília. Cursou especialização em Iluminação e Designer de Interiores, pela Universidade Castelo Branco – Rio de Janeiro, Docência do Ensino Superior, pelo IPOG, Licenciatura Plena em Artes com Habilitação em Artes Visuais, pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes e Graduação em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro. É diretora do escritório da Jamile Tormann Iluminação Cênica e Arquitetural com mais de 2000 projetos assinados desde 1989 no mercado nacional e internacional. Atualmente é professora convidada na UNICURITIBA e Instituto ESB. Foi professora convidada da Universidade Politécnica de Madrid e é Coordenadora dos cursos de pós-graduação em projetos de iluminação em parceria com o Instituto ESB. Presta consultoria para diversos escritórios, lojas e empresas de arquitetura, design e iluminação. É autora do livro Caderno de iluminação: arte e ciência, publicado pela editora Música e Tecnologia. O livro está em sua 4ª edição.

Tom Serralvo
Antonio "Tom" Serralvo é natural de Brasília e tem mais de 20 anos de experiência com o áudio, nacional e internacionalmente. Tem formação basicamente autodidata, reforçada por cursos em áreas específicas e no IAV (Instituto de Áudio e Vídeo, em São Paulo).
Com passagens pelo teatro, pela dança, pelo estúdio, som ao vivo, pelos musicais e até som direto para cinema, Tom Serralvo é um técnico com um vocabulário dos mais diversos.
Participou de festivais nacionais e internacionais como o Rock in Rio - Rio de Janeiro, Abril Pro Rock - Recife, Planeta Terra - São Paulo, Natura About Us - São Paulo, Porão do Rock - Brasília, Pukkelpop - Bélgica, entre outros.
Acompanhou por muitos anos, como técnico de PA, a banda Móveis Coloniais de Acaju, de quem lançou 2 discos, trabalhou na gravação do DVD, gravado no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, fez turnê nacional e internacional.
Acompanhou entre os anos de 2015 a 2018, a artista Ellen Oléria, por vários shows no Brasil e até em sua turnê pela Rússia, a convite do governo brasileiro. 
Tom trabalhou também com outros tantos artistas de projeção regional e nacional como Roberto Corrêa, Cacai Nunes, Anti Status Quo Cia de Dança, Pablo Fagundes, Marambaia, Magoo, Camarones Orquestra Guitarrística, Renata Jambeiro, Tulio Borges, Rogério Midlej, entre outros."
 

18h00 Pensamentos e ideias na história da iluminação impulsionadas pela tecnologia da eletricidade. Palestra
Local: Sala Luz

Berilo Luigi Deiró Nosella

Professor de Iluminação Cênica e História e Historiografia do Espetáculo do Departamento de Artes da Cena e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del Rei desde 2015. Foi professor de Iluminação Cênica do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto desde 2006. Atualmente Coordena o Núcleo de Estudos de Técnicas e Ofícios da Cena-NETOC do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena-GPHPC/UFSJ (CNPq). Graduado em Artes – Habilitação em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar / SP (2000); Mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP; e doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO / RJ (2011). Como Iluminador Cênico, de 1995 a 2010, desenvolveu vários trabalhos de criação, dos quais destacam-se os espetáculos junto à Cia Teatro de Narradores-SP, especialmente "A Resistível Ascensão de Arturo Ui" de Bertolt Brecht em 2003 e "Nossa Casa de Bonecas" de Ibsen em 2006; e os desenhos de luz para os espetáculos “Os Cafajestes” dir. Fernando Guerreiro em 2009 (RJ); “Isaurinha – Samba, Jazz e Bossa Nova” dir. Sylvio Lemgruber em 2009 (RJ); “Limpe Todo o Sangue Antes que Suje o Carpete”, dir. Vinicius Arneiro em 2008 (RJ); "Um Passeio no Parque", dir. Tonio Carvalho em 2006 (SP); "Camila Baker", dir. Fernando Guerreiro em 2005 (SP); "Liberdade para as Borboletas", dir. Gracindo Jr em 2005 (RJ); "Três Homens Baixos", dir. Gracindo Jr em 2004 (RJ); "Cidades de Barro", dir. Odilon Roble em 2000 (Campinas – SP). Na Universidade, de 2006 até o momento, desenvolve trabalhos como iluminador cênico, ligados a diversos projetos acadêmicos de pesquisa e extensão, dos quais destacam-se: “Confere!”, dir. Carina Maria em 2018 (UFSJ – MG); “Pequenos Excessos”, dir. Alberto Tibaji em 2018 (UFSJ – MG); “Fuzuê”, dir. Carina Maria em 2016 (UFSJ – MG); “Um noturno para o chá das 5”, dir. Rogério Santos em 2013 (UFOP – MG); e “O Amor de Fedra” de Sara Kane, dir. Tânia Alice Feix e Gilson Motta em 2007, pelo prêmio Jovens Talentos do MEC (UFOP – MG). Atualmente, como pesquisador, está desenvolvendo a pesquisa “Iluminação cênica e metateatro: o fazer e o pensamento da iluminação entre o real e o ficcional”, 
projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq; pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG; e pelo Edital de Criação e Circulação Artística da PROEX/UFSJ* A participação de Berilo Luigi Deiró Nosella é financiada pela Chamada Universal do CNPq e pelo Edital de Criação e Circulação Artística da PROEX/UFSJ.

19h00 Estrutura de ganho entre consoles e gerenciadores Palestra
Local: Sala Som

Emerson Duarte

Vasta experiência com estúdios, tendo participado de gravações, mixagens e masterizações de trabalhos fonográficos. Atuou como especialista de áudio de marcas mundialmente consagradas como
Behringer, Midas, Klark Teknik, Turbosound, EAW e Power Soft.
Atualmente é Consultor técnico na empresa Taigar System, sócio-fundador da ED Audio & Tecnologia e F.O.H do artista Gabriel Farias.

20h00 Abertura e mesa redonda sobre processos de criação na luz e no som Mesa-redonda
Local: Sala Luz

Profissionais da luz e do som vão dialogar sobre os vários processos que contibuiem para a criação artística e estética do som e da luz nos projetos.

Será proferido por palestrantes convidados do evento.

09h00 Processos de criação na iluminação cênica I e II Minicurso
Local: Sala Luz

Paulo César Medeiros

Temos confirmada a presença do renomado iluminador Paulo César Medeiros. Iluminador da terceira geração de iluminadores cariocas, destaca-se nos anos de 1980 e 1990 desenhando a luz para diversos espetáculos. Parceiro constante nas realizações dos diretores Bibi Ferreira (1922-2019)Márcio Vianna (1949-1996) e Gilberto Gawronski (1962).

No curso serão explorados os temas:

- Fases do processo de criação (Ensaios, reunião com os criadores, decupagem, pré-roteiro, confecção do mapa de luz, roteiro final, manutenção do projeto...);
- História da Iluminação;
- Os grandes encenadores do século XX e a iluminação em seus trabalhos.

09h00 Plataforma de controle de iluminação Onyx Obsidian Workshop
Local: Teatro

Amândio Costa

Profissional com mais de 30 anos na area de iluminação como light designer, programador e operador de luz. Especialista dos produtos Martin, estará no encontro demonstrando os novos produtos da Martin, a linha ERA, além de ministrar um curso sobre o sistema de controle de iluminação Onyx Obsidian.

09h00 Apresentação Exclusiva da Console Behringer Wing Palestra
Local: Sala Som

Tiago Borges

O console Behringer Wing acabou de ser lançado e o usuário Tiago Borges recebeu um dos primeiros equipamentos que entraram no Brasil para teste. Ele vai compartilhar tudo sobre este equipamento que só será comercializado quando o contêiner com as unidades para venda chegar (em março), por isto, não perde a chance de participar desta apresentação exclusiva.
(Conteúdo para pessoas com ou sem experiência em mesa de som digital)
 

13h00 Lumikit SHOW no Teatro Workshop
Local: Teatro

A LUMIKIT estará com estande e ministrando este workshop com Casemiro (Lumikit)

13h00 Mesa com comunicações acadêmicas Comissão Científica
Local: Sala Luz

OLIVEIRA, Leticia Mendes de. (ANDRADE, Leticia, nome artístico). Teatro e tecnologia: interfaces e pesquisas artísticas em vídeo e iluminação cênica. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto. Professora Adjunta de Iluminação e Teoria Teatral do Departamento de Artes da Universidade de Ouro Preto. Doutora em Artes, diretora e dramaturga.

TEIXEIRA, Eduardo de Souza. Vestido de Noiva (1943): a luz na gênese do moderno teatro brasileiro. Goiânia: Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Ciências Sociais; Nível: Mestrado; Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais; Orientador: Robson Corrêa de Camargo. 

NOSELLA, Berilo Luigi Deiró; RESENDE, Laura de Paula. “Pesquisa e formação em história da iluminação cênica na academia: práticas laboratoriais”. São João del Rei: Universidade Federal de São João del Rei-UFSJ. Docente; Bolsista de Iniciação Científica-CNPq.  
 

15h00 Universo feminino na luz Mesa-redonda
Local: Sala Luz

Mesa redonda sobre o universo feminino na iluminação, tanto como na parte de criação de projetos, como na execução do mesmo.

Será proferido por iluminadoras que estarão palestrando no evento.

16h00 As possibilidades da mixagem em Áudio Digital para apresentações ao vivo Palestra
Local: Sala Som

Tiago Borges

É fato que o sinal digital nunca será igual ao sinal analógico, isto por causa que o sinal digital é uma referência ao sinal analógico, contudo, o Tiago Borges vem mostrar que o resultado do som digital poderá ser vezes melhor que o resultado do som analógico por causa das possibilidades trazidas pela tecnologia.
(Conteúdo para pessoas com ou sem experiência em mesa de som digital)

16h30 Pixel LED Projetos com LED mapeado Workshop
Local: Teatro

A LUMIKIT estará com estande e ministrará este workshop com o Muniz (Lumikit)

17h00 Índice de Reprodução de Cor - Como a nova tecnologia de lâmpadas está nos condicionando a uma nova percepção do mundo. Palestra
Local: Sala Luz

Marcelo Augusto

Iluminador e professor de iluminação, além de desenvolver diversos projetos de iluminação e cursos na área, também é autor do livro Haja Luz! Manual de Iluminação Cênica.

Marcelo Augusto circulou com vários trabalhos artísticos pelas principais capitais do país. Participou de importantes festivais de teatro e dança do Brasil, como, por exemplo, Festival de Teatro de Curitiba, Mostra Brasil Telecom de Dança, Mostra SESC Cariri das Artes, Panorama Rio Arte de Dança, Cena Contemporânea, Palco Giratório SESC, Porto Alegre EnCena e Brasília Music Festival. 

18h00 Direção de palco e suas funções Palestra
Local: Sala Som

Leonardo Moraes (Leozinho Roadie)

  Profissional com uma vasta experiência, além dos trabalhos como roadie, ele trabalha com direção e produção de palco para diversos artistas e eventos, tais como Canto da Primavera, Festeja Caldas, Festival Bananada, Tour Criolo, dentre ouros eventos. Além de trabalhar com diversos artistas como Black Drawing Chalk, Geraldo Azevedo, Luan Santana, Chitãozinho e Xororó, Michael W. Smith, dentre outros.

    Ele estará ministrando uma palestra sobre o trabalho de direção de palco e roadie.

19h00 Mesa redonda: Criação de grade curricular para uma faculdade de iluminação. Mesa-redonda
Local: Sala Luz

Mesa coordenada pelo professor e iluminador Paulo César Medeiros. Iluminador da terceira geração de iluminadores cariocas, destaca-se nos anos de 1980 e 1990 desenhando a luz para diversos espetáculos. Parceiro constante nas realizações dos diretores Bibi Ferreira (1922-2019)Márcio Vianna (1949-1996) e Gilberto Gawronski (1962).

 

19h00 Técnicas de montagens de subwoofers Palestra
Local: Sala Som

Jamir Duarte

Jamir Duarte, técnico em eletromecânica e graduando em engenharia elétrica, atualmente trabalha no setor de projetos e desenvolvimento da fabricante de sistemas de sonorização Taigar System. Já tendo trabalhado no setor de assistência técnica da Proshows, trabalhando com marcas do mercado internacional como, Midas, Klark Teknik e Behringer, além disso possui diversas experiências trabalhando com mixagem e gravação, tanto ao vivo quanto em estúdios.

20h00 Dúvidas e mitos sobre RF I e II Minicurso
Local: Sala Som

Antônio Rufino da Silva, mais conhecido como Tonny Rufino, 39 anos, natural de Belo Horizonte-MG iniciou sua carreira no mundo do áudio aos 16 anos como músico baterista em banda de baile, filho de músico, sempre observava seu pai nas ligações e equalizações e acabou  encantado pelos  emaranhados de fios e possibilidades, abdicando do instrumento musical para se dedicar a montagem e mixagem do som. Atualmente Tonny é Operador de Som do artista Saulo Laranjeira e do Violeiro Chico Lobo, faz coordenação de RF para eventos e também é proprietário da  Empresa de Backline nome fantasia: RUFINO BACKLINE & PRODUÇÕES que vem  atendendo empresas e artistas, não só na capital mineira,mas fora do Estado de Minas Gerais. É importante salientar que não só trabalha como Técnico de Som, mas também é Representante de Vendas das empresas MGA PRÓ ÁUDIO, SENNHEISER e ÁUDIO SYSTEMS.

13h00 Manutenção preventiva em luz e áudio Palestra
Local: Sala Luz

Bruno Mathias

Diretor, proprietário e técnico em eletrônica da LTECH, uma empresa especializada em manutenção de Áudio e Luz, autorizados das marcas Harman, proshows, e pionner Dj. Estará ministrando uma palestra de manutenção preventiva, mal uso de equipamentos, como evitar possíveis erros nas operacoes de Mesas, Caixas de Áudio e Iluminação.
 

14h00 Tecnologia DMX aplicada ao Pixel Mapping com Madrix Palestra
Local: Sala Luz

Marcus Paes e Paulo Macedo

(Star Lighting Division)

14h00 Bate papo DAS: como funciona a relação entre alinhamento, otimizaçõ e mixagem.Workflow Mesa-redonda
Local: Sala Som

Ferando Nanão (DAS)

16h00 Luz e linguagem: “O Que vemos e o que nos Olha” Palestra
Local: Sala Luz

Cláudia de Bem

Cláudia de Bem, gaúcha radicada em São Paulo, light designer, artista multimídia, pesquisadora, especialização em Iluminação e Design de Interiores pelo IPOG, mestre em artes cênicas (UFRGS) e doutoranda (USP-ECA), desde 2016. Professora convidada no Pós graduação IPOG, Professora convidada no Pós graduação Design Cênico na UA-UFRGS. A sua trajetória artística se configura pela utilização da luz como potência desencadeadora de processos criativos que compartilham o espaço e interpenetram-se de poéticas que dialogam com a luz, assim como, com a arquitetura , a teatralidade e a performatividade da visualidade. Durante sua carreira foi agraciada com 10 prêmios nas artes. Em 2015 e 2019, integra o Coletivo de artistas brasileiros a representar o Brasil na Quadrienal de Praga(PQ15 e PQ19), República Tcheca.

16h00 Explorando processos criativos na produção de musica eletrônica - Ferramentas, técnicas e workflow Premiação
Local: Sala Som

Vitor Jesus

Músico Eletrônico, Produtor Musical, Treinador Certificado Ableton, Técnico em mix e master. Sócio-fundador da Music Lab, escola de produção musical e discotecagem situada em Goiânia.

16h00 Trilha Sonora Premiação
Local: Sala Som

Anselmo Guerra de Almeida

Professor Titular da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (1992) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Foi pesquisador visitante no CRCA - Center for Research in computing and The Arts da Universidade da Califórnia San Diego (1995/6). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: composição musical, música computacional, música eletroacústica, música contemporânea. Foi coordenador do Mestrado em Música da UFG por três mandatos e é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica - SBME. Lidera o Núcleo de Música, Interdisciplinaridade e Novas Tecnologias - UFG do Diretório de Pesquisa do CNPq

18h00 Martin, a nova ERA da Iluminação! Palestra
Local: Sala Luz

Amândio Costa

Profissional com mais de 30 anos na area de iluminação como light designer, programador e operador de luz. Especialista dos produtos Martin, estará no encontro demonstrando os novos produtos da Martin, a linha ERA, além de ministrar um curso sobre o sistema de controle de iluminação Onyx Obsidian.

18h30 A gestão feminina no universo do áudio Mesa-redonda
Local: Sala Som

Kenia Feitoza

Técnica de Áudio na empresa C A P Feitoza Prestasom - ME, onde também é Coproprietária, e atua na montagem, organização e logística de palcos e Técnica de monitor há 12 anos. Especialista em Microfonação de Orquestras e Corais.

Trabalhou em Festivais como Paralelo Sonoro, FAMU, Festival de Viola, Sesc Musical, Feira do Cerrado, Palco E-live

20h00 Dúvidas e mitos sobre RF I e II Minicurso
Local: Sala Som

Antônio Rufino da Silva, mais conhecido como Tonny Rufino, 39 anos, natural de Belo Horizonte-MG iniciou sua carreira no mundo do áudio aos 16 anos como músico baterista em banda de baile, filho de músico, sempre observava seu pai nas ligações e equalizações e acabou  encantado pelos  emaranhados de fios e possibilidades, abdicando do instrumento musical para se dedicar a montagem e mixagem do som. Atualmente Tonny é Operador de Som do artista Saulo Laranjeira e do Violeiro Chico Lobo, faz coordenação de RF para eventos e também é proprietário da  Empresa de Backline nome fantasia: RUFINO BACKLINE & PRODUÇÕES que vem  atendendo empresas e artistas, não só na capital mineira,mas fora do Estado de Minas Gerais. É importante salientar que não só trabalha como Técnico de Som, mas também é Representante de Vendas das empresas MGA PRÓ ÁUDIO, SENNHEISER e ÁUDIO SYSTEMS.

20h00 Sistemas ArtNet e DMX Palestra
Local: Sala Luz

Daniel Ridano

Na indústria desde 1995, trabalhando como técnico de moving lights, treinador, operador e programador de consoles de iluminação. Gerente comercial para Latino-americano de MA Lighting desde 2004 a 2015. Diretor de Lighting Bits desde 2009 representando marcas de nível internacional como MA Lighting, Robert Juliat, MDG, Fiberfox, ELC Lighting, Ehrgeiz entre outras.

Ele ministrará uma oficina sobre as tecnologias e sistemas atuais de conexão de iluminação. Apesar desta tecnologia estar tão presente em nossos trabalhos, pouco é falado e discutido sobre o tema e ainda há muito dúvida.

09h00 Stage Design - Cenografia aplicada a projetos de palco Palestra
Local: Sala Luz

Bruna Borges

Graduada em Design de Ambientes pela UFG (Universidade Federal de Goiás), especialização em Master em Arquitetura e Lighting pelo IPOG, trabalhou como Stage Designer em diversos projetos, como Festa da Fantasia (Goiânia - GO) e festa 800 (Goiânia - GO).

Pedro Paulo Editor

Graduando em Arquitetura pela Universidade Federal de Goiás, ele é Stage Designer que assina a marca "Inconcert de festas eletrônicas" em Goiás, SYNC DESIGN e Weiler Carneiro. Especialista em Formaturas e Casamentos

 

 

09h00 Sistema Dot2 OnPc Minicurso
Local: Sala Som

Daniel Ridano

Na indústria desde 1995, trabalhando como técnico de moving lights, treinador, operador e programador de consoles de iluminação. Gerente comercial para Latino-americano de MA Lighting desde 2004 a 2015. Diretor de Lighting Bits desde 2009 representando marcas de nível internacional como MA Lighting, Robert Juliat, MDG, Fiberfox, ELC Lighting, Ehrgeiz entre outras.

Ele ministrará uma oficina sobre as tecnologias e sistemas atuais de conexão de iluminação. Apesar desta tecnologia estar tão presente em nossos trabalhos, pouco é falado e discutido sobre o tema e ainda há muito dúvida.

11h00 Normas e regulamentações de segurança na iluminação Palestra
Local: Sala Luz

Augusto Valadares

Normas, regulamentações elétricas e segurança do trabalho
Regulamentação da Profissão (CBO)
-Lei SATED ( Artistas e Técnicos em espetáculos e Diversões )
-Lei Radialistas
-Lei Cine

O que são e quais são as Normas Regulamentadoras:
Normas Elétricas: NR 10, NBR 5410, NBR 13570, NBR 6146 (grau IP) 
Normas de Altura: NR 35, NR 10
Normas de Segurança (proteção individual) NR 6
Fiscalização e Penalidades NR 28

14h00 Estudo de caso VS+Timecode em Bandas (Lumikit Show) Workshop
Local: Sala Luz

A LUMIKIT estará presente com estande e ministrando este workshop com o Horácio (Lumikit)

19h00 Psicoacústica e Imagem Sonora Premiação
Local: Sala Som

Bate papo sobre PSICOACÚSTICA  e IMAGEM SONORA com Tonny Rufino


Antônio Rufino da Silva, mais conhecido como Tonny Rufino, 39 anos, natural de Belo Horizonte-MG iniciou sua carreira no mundo do áudio aos 16 anos como músico baterista em banda de baile, filho de músico, sempre observava seu pai nas ligações e equalizações e acabou  encantado pelos  emaranhados de fios e possibilidades, abdicando do instrumento musical para se dedicar a montagem e mixagem do som.

Aos 18 anos, dividia seu tempo entre shows com a banda e atividades free lance como aspirante a operador de som em empresas do ramo.

A demanda por profissionais veio crescendo e em meados de 2003 com a oportunidade de ser o Técnico de Som, responsável de uma empresa de locação, resolveu que era hora de alçar voos e conhecer novos horizontes.

Atualmente Tonny é Operador de Som do artista Saulo Laranjeira e do Violeiro Chico Lobo, faz coordenação de RF para eventos e também é proprietário da  Empresa de Backline nome fantasia: RUFINO BACKLINE & PRODUÇÕES que vem  atendendo empresas e artistas, não só na capital mineira,mas fora do Estado de Minas Gerais.

É importante salientar que não só trabalha como Técnico de Som, mas também é Representante de Vendas das empresas MGA PRÓ ÁUDIO, SENNHEISER e ÁUDIO SYSTEMS.

Pensando no aperfeiçoamento profissional na área Técnica, participou e organizou cursos, palestras e workshops dos mais renomados profissionais do país.

Existem várias linhas de estudo sobre o que acontece antes do som literalmente “sair da caixa” e esses estudos se intensificam a cada dia ficando também em otimizar os sistemas a fim de minimizar as interações do meio de propagação.

Mas a inquietação de Tonny está voltada ao que ele considera o  último elo de importância nesse caminho do áudio e que levam às seguintes perguntas:

Como o ouvinte percebe e interage com tudo que foi feito com aquela fonte sonora?

Existe realmente a tal da “imagem sonora”?

Quantos sentidos usamos para percebemos uma apresentação artística? 

Essas e outras questões serão abordadas nesse bate papo que poderá abrir horizontes para sua mixagem ou produção artística se tornarem muito mais interativas.

Local

Itego Basileu França - 74140-040, Av. Universitária, 1750, Goiânia - GO, 74605-010, Setor Leste Universitário, Goiânia, Goiás,

Organizador

Rodrigo Assis