REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS E TÉCNICOS

 

 

 

A Comissão Organizadora do II Fórum Goiano de Mobilidade Urbana e Trânsito: desenvolvimento e inovação estabelece os critérios para a submissão de trabalhos científicos e/ou técnicos.

 

 

  1. Poderão ser inscritos trabalhos científicos ou técnicos caracterizados como investigativos, descritivos, de revisões e elaborados em conformidade com as orientações desse regulamento.

  2. Cada trabalho poderá ter mais de um autor, porém apenas um será o autor apresentador do trabalho no dia do evento e, esse, deverá estar inscrito como “expositor”, através do site (www.mobilidadeetransito.evv.ueg.br).

  3. A grafia dos nomes e a revisão ortográfica do texto são de inteira responsabilidade dos autores, não serão realizadas correções após a submissão do trabalho.

  4. Os trabalhos aprovados serão apresentados na modalidade Comunicação Oral ou Pôster.

  5. Serão selecionados para a apresentação, na modalidade Comunicação Oral, os trabalhos que obtiverem as melhores pontuações na avaliação, no limite de até seis (6) trabalhos.

  6. A divulgação dos resultados das avaliações dos trabalhos submetidos ao Fórum se dará por meio do endereço eletrônico, informado no ato da submissão do trabalho, no dia 05 de setembro de 2016.

Artigo Cientifico e/ou Técnico

  1. Para a submissão dos trabalhos, o autor deverá elaborar seu artigo na área temática de Mobilidade Urbana ou de Trânsito e optar por uma das categorias descritas abaixo:

1° Categoria - MOBILIDADE URBANA, com subtemas em: Lei de Mobilidade Urbana; uso e ocupação do solo urbano; planejamento urbano e regional; sustentabilidade aplicada à operação dos sistemas de transporte; instrumento de gestão do sistema de transporte e da mobilidade urbana; requalificação e renovação urbana; mobilidade e acessibilidade; impactos ambientais de transportes terrestres; mobilidade urbana e transporte público; expansão imobiliária e mobilidade urbana; novos modais de transporte; gestão e operação do transporte; mobilidade urbana e cidadania; plano de mobilidade; entre outros.

 

2° Categoria – TRÂNSITO, com subtemas em: fiscalização; ações de redução de acidentes, sobretudo a “Década Mundial de Redução de Acidentes; pesquisas e monitoramento da qualidade e produtividade dos serviços de transportes; ampliação dos serviços de transportes; inovação tecnológica para serviços de transportes; transporte de carga; inovação tecnológica de monitoramento e melhoria de tráfego; programas e projetos de Educação de trânsito; multimodal de transporte: público, privado, BRT, VLT, VLR, individual e não motorizado; implantação de faixas/ corredores preferenciais e exclusivos; pesquisa de satisfação de transporte público; gestão de transporte público; ciclofaixas, ciclovias, cicloviário; transporte não motorizado; mapeamento, análise de trânsito, paradas e estacionamento na cidade; veículo elétrico; políticas tarifárias; gestão de frotas, aplicativos e tecnológicos veiculares; segurança e/ou monitoramento; sinalização viária; diagnósticos de estruturas viárias; simuladores; exames de direção.

 

  1. O trabalho deverá estar de acordo com as seguintes instruções:

  • CONTEÚDO – deverá conter a seguinte estrutura:

    • introdução: apresentar de forma sucinta o tema abordado, a questão, o problema, a justificativa;

    • objetivos: geral e específicos;

    • materiais e métodos: apresentar de forma sucinta os materiais e métodos utilizados, tais como: método empregado, população e amostra, técnicas, instrumentos e procedimentos de coleta de dados e de análise;

    • resultado parciais/ finais: apresentar de forma sucinta os resultados pretendidos e/ou obtidos até o momento;

    • conclusão ou considerações finais: apresentar de forma sucinta as reflexões realizadas até o momento, os aspectos relevantes sobre o trabalho e as recomendações que se façam necessárias;

    • referências: apresentar todas e somente as obras citadas no texto. As referências devem ser elaboradas de acordo com a norma ABNT/ NBR: 6023.

  • FORMATAÇÃO – formato PDF, podendo conter texto, fotos, desenhos, gráficos e tabelas, seguindo as formatações descritas abaixo:

    • mínimo de cinco e, máximo, dez páginas, incluindo anexos;

    • tamanho A4 (21,0 x 29,7cm), orientação retrato (vertical), fundo branco, sem bordas;

    • margem superior: 3,0cm; margem inferior: 2,0cm; margem esquerda: 3,0cm; margem direita 2,0cm; espaçamento entre linhas: simples;

    • fonte: Times New Roman, corpo 14 para os títulos e subtítulos, corpo 12 para o texto.

 

Comunicação Oral

  1. Os trabalhos selecionados para apresentação na modalidade “Comunicação Oral” deverão observar as seguintes orientações:

  • As sessões de apresentação dos trabalhos ocorrerão nos intervalos entre a programação do Fórum.

  • As apresentações ocorrerão em sessões de até 7 (sete) minutos, podendo o “autor apresentador” fazer uso de “data show”.


 

Pôster

  1. Os trabalhos aprovados para a apresentação na modalidade “Pôster” deverão observar as seguintes normas:

  • APRESENTAÇÃO: Para fins de prestar esclarecimentos aos participantes do Fórum, haverá um momento especial para visitação aos pôsteres, conforme a programação e pelo menos um autor do trabalho deverá estar junto ao pôster.


 

  • CONTEÚDO – deverá conter a seguinte estrutura:

    • título idêntico ao do trabalho submetido;

    • nomes e instituições dos autores;

    • introdução; método; resultados e discussão; conclusão.


 

  • FORMATAÇÃO – poderá conter texto, fotos, desenhos, gráficos, tabelas e outros recursos gráficos possíveis e deverá seguir as formatações indicadas abaixo:

    • impresso em lona ou plástico;

    • largura: 0,90m e altura: 1,20m;

    • título: maiúsculo, fonte próximo 70;

    • nome do autor e/ou equipe: fonte próxima 40;

    • rodapé: deve constar a titulação e a filiação institucional do autor e orientador.

OBSERVAÇÃO: modelo de pôster em anexo.


 

Submissão

10. A submissão do trabalho deverá ser feita através do e-mail: eventosevv@gmail.com

Calendário:

11. Para a submissão e divulgação de resultados será respeitado o seguinte calendário:

• submissão: 01 de julho (início das inscrições)

05 de setembro (encerramento das inscrições)

• pré-seleção: 12 de setembro (divulgação do resultado por e-mail)

• apresentação: 17 de setembro

Mais informação: (62) 3522-5701

ou 8206-9200