Webinar sobre as pesquisas da Escola de Comunicação em andamento, promovidas pelos professores pesquisadores, com o propósito de atualizar o corpo acadêmico do estado da arte das pesquisas em curso, bem como incentivar os alunos de graduação a participar das atividades de iniciação científica.
Iniciação cientifica: o andamento das pesquisas da Escola de Comunicação PUC Goiás Colóquio · Luciana Hidemi Nomura, Núbia Simão, Patricia Quitero Rosenzweig
O participante deve se inscrever aqui no Doity, entrar na sala do Teams referente ao 2ª Coloquio no horário do evento
Só receberão certificados, os participantes de assinarem a lista de presença que estará disponivel no chat durante o evento. A não assinatura da lista não da direito ao certificado de 3h.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Escola de Comunicação PUC Goiás
Professor associado III da Universidade Federal de Goiás, junto ao Mestrado/Doutorado em Comunicação, na linha Mídia e Cidadania e docente efetivo do Mestrado/Doutorado em Ciências da Religião, na linha Cultura e Sistemas Simbólicos, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Leciona também nos Cursos de Jornalismo de ambas as instituições. É Pós-Doutor em Epistemologia da Comunicação (Unisinos), Doutor em Ciências da Comunicação (USP), Mestre em Comunicação (UnB), Especialista em Políticas Públicas (UFG) e graduado em Comunicação Social - Jornalismo (UFG). Fundador e membro das Academias de Letras de Goiânia e de Aparecida de Goiânia. Sócio-Proprietário do Instituto Signates Consultoria, Pesquisa e Editoração Ltda. Pesquisador-cooperador da Associação Espírita de Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais - AEPHUS. Cooperador da Associação Brasileira Espírita de Defesa dos Direitos Humanos e Cultura da Paz - Abrepaz. Coordena os Núcleos de Pesquisa em Comunicação, Cidadania e Política (NPCCP/UFG), Comunicação e Religiosidade (NPC-Cor/UFG) e o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre o Espiritualismo Brasileiro e Internacional (Interespírito). É pesquisador nas áreas de Comunicação e de Ciências da Religião. No campo científico da comunicação, atua principalmente nas temáticas: ecologia da comunicação, epistemologia e metodologia da pesquisa em comunicação, comunicação e política, comunicação e religiosidade, comunicação e cidadania, e comunicação e teoria social crítica. Na área de ciências da religião, dedica-se ao estudo do espiritualismo brasileiro, com enfoques ecológico, antropológico, sociológico e comunicacional. Autor dos livros: "A sombra e o avesso da lua: Habermas e a comunicação social" (Goiânia: Kelps, 2009); "Cidadania comunicacional: teoria, epistemologia e pesquisa" (Goiânia: UFG, 2016); "Política no feminino? A imagem da mulher candidata nas eleições municipais de Goiânia" (Goiânia: Grafset, 2010).
Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG), instituição pela qual também é especialista em Assessoria de Comunicação. Tem Mestrado em Estudos Literários e Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Repórter especial do jornal O Popular. É um dos fundadores e atual editor-executivo do site Ermira Cultura (ermiracultura.com.br), especializado em Jornalismo Cultural.
Doutora em comunicação pela Universidade de Brasilia (2017) com pesquisa na área de jornalismo e meio ambiente e análise discursivas. Mestre em comunicação e Política pela UnB (2005), também é Especialista em História pela UFG (2002) e graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (1998). Atualmente é professora em Tempo Integral da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e Meio Ambiente, Análise de Discurso, e a relação da Comunicação com a Política, Ciência e espaço público e cidadania. Parecerista do Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental e da Sociedade Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo e da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Jornalismo.
Doutora em Arte e Cultura Visual (2017) pela UFG, mestre em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (2011) e bacharel em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008). Tem experiência e produção científica na área de Comunicação, Cultura Digital, Artes e Visualidades. Atualmente é professora efetiva tempo integral (TI - Assistente I) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), lotada no curso de Publicidade e Propaganda - Escola de Comunicação.
Bacharel em Comunicação social: Publicidade e Propaganda (PUCCAMP), Mestre em Cultura Visual, na área de concentração em Processos e Sistemas visuais (PPGAV /UFG 2008), há 16 anos na carreira docente, Patrícia Quitero Rosenzweig é aluna do programa de doutorado em Arte e Cultura Visual (PPGAV/UFG) Professora Assistente II da PUC Goiás desde 2006. Coordenou o curso de Graduação da PUC Goiás até o ano de 2010. Atuou na assessoria da DICOM PUC Goiás (2009 ? 2011) e implantou as redes sociais da universidade. Coordena dois cursos de especialização lato sensu em Goiânia: Comunicação Estratégica PUC Goiás (2011?2017) e Comunicação Audiovisual e Mídias Digitais FASAM (2015-2017), ministra disciplinas na área de criação e produção audiovisual. O âmbito da sua pesquisa evoca as relações culturais da audiovisualidade em deslocamento (cinema, web series). Com ênfase nas significaçõese representações culturais das minorias. Seus estudos envolvem o conteúdo comunicacional da imagem contemporânea em movimento, sua recepção e o impacto dessas visualidades em um cotidiano cada vez mais fluido, efêmero e rarefeito. As produções científicas, em andamento, englobam os parâmetros de (re)contextualização da linguagem audiovisual e a construção da montagem audiovisual para além da justaposição de fragmentos fílmicos. Fundamentada sob a perspectiva pós-linguística, objetiva deflagrar reflexões acerca das midiatizações das imagens, que evocam contextos e moldam as práticas subjetivas e culturais do espectador. Assim, sua pesquisa se concentra na produção e na recepção dessas visualidades.
Mestre em Comunicação Social, linha Mídia e Cidadania, pela Faculdade de Informação e Comunicação, da Universidade Federal de Goiás- UFG (2012). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Goiás- UEG (2008), Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Goiás- UEG (2006), Bacharel em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2007). Atualmente é coordenadora do programa de Direitos Humanos da Coordenação de Extensão da PUC-GO e atua como pesquisadora financiada pela PROPE- PUC-GO coordenando o projeto: IDENTIDADE INSTITUCIONAL- UM ESTUDO SOBRE A EXPANSÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA UFG NA RECONFIGURAÇÃO DO CAMPO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO- ANÁLISE DE CONTEÚDO DO JORNAL UFG. Na UFG participa dos grupos de pesquisa: Telejornalismo e responsabilidade social e Processos Midiáticos e cidadania. É professora do quadro efetivo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás- PUC-GO para a disciplina de Assessoria de Comunicação, também ministra aulas de Comunicação e produção de Sentidos, Planejamento de Comunicação Integrada e orienta trabalhos de Conclusão de Curso. É membro da extensão do Programa de Direitos Humanos PDH- PUC-GO. Atua na gestão pedagógica do curso de Publicidade e Propaganda - PUC-GO. Autora do livro: A Face Obsscura da Esfinge Midiática, de 2017. Um estudo sobre o consumo das marcas e a violência simbólica e física por jovens conflito com a lei. Sua dissertação de mestrado teve como objetivo analisar a influência da demanda por bens não-duráveis na recepção de imagens e informações de violência por adolescentes em conflito com a lei. Na área de Economia dedica-se ao estudo da reestruturação produtiva, com ênfase nas relações trabalhistas no final do século XX. Na área de educação à distância tem formação no curso de disseminadores de Educação Fiscal, pela ESAF (2009). Possui experiência em Educação à distância - EaD pela Universidade Federal de Goiás, atuando como orientadora acadêmica do curso de pós-graduação em Mídias na Educação e em Gestão Pública. Possui experiência em Coordenação de curso de graduação e demais atividades administrativas e pedagógicas. Atuou como pesquisadora sênior do livro "Mulheres do sol e da lua". E É autora do capítulo "Comunicação e Televisão", do livro "Pesquisar com Bourdieu". Além de integrar os seguintes projetos de pesquisa: "Influências da mídia na inserção da mulher no mercado informal de trabalho: Cidadania, Mulher e Trabalho" (financiado pelo CNPQ), "Processos midiáticos e cidadania" e "Violência criminalizada em Goiânia, cidadania e direitos humanos
- Professora do curso de Jornalismo da PUC Goiás nas áreas de assessoria de comunicação e redação jornalística;
- Mestre em Mídia e Cidadania pela UFG;
- Especialista em Comunicação e Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona;
- Jornalista pela UFG.