A II DICIS - Mostra em Diversidades e Combate à Invisibilidade Social e 21ª SNCT - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem o intuito de contribuir com a grande rede nacional que sedia ações de promoção da divulgação científica e da tecnologia, a ocorrer no período de 16 a 18 de outubro de 2024. O propósito é mobilizar: professores e estudantes da pós-graduação, graduação e educação básica a participar de atividades de C&T que valorizem a atitude científica, os processos criativos e a inovação.
INSCRIÇÕES PARA OS OUVINTES:
INSCRIÇÕES PARA SUBMISSÕES DE TRABALHOS (ENTREGÁVEIS):
Os entregáveis podem ser originados de diferentes áreas de conhecimento e precisam estar relacionados à temática geral da Mostra, que é Diversidades e Combate à Invisibilidade Social.
1. DESCRIÇÃO DOS ENTREGÁVEIS:
I. TEATRO CIENTÍFICO
Teatro científico é uma forma de apresentar conceitos científicos por meio de performances teatrais, combinando arte e educação de maneira criativa.
II. CORDEL CIENTÍFICO
Cordel é um gênero literário tradicional da cultura nordestina do Brasil, que consiste em poesias populares. Escritos em versos, geralmente em forma de sextilhas (estrofes de seis versos), os cordéis utilizam a rima como característica marcante e sua linguagem é simples e acessível ao público em geral.
III. EXPERIMENTOS
Os experimentos são atividades interativas e educativas que permitem aos participantes explorar conceitos científicos de forma prática e envolvente. O objetivo é compartilhar conhecimento científico, despertar o interesse dos espectadores e favorecer o engajamento dos estudantes no campo das ciências.
IV. JOGOS EDUCATIVOS E ODAS
Jogos educativos são uma abordagem lúdica para ensinar conceitos diversos e promover aprendizagens de maneira envolvente. Eles podem variar, desde jogos digitais até jogos de tabuleiro ou atividades práticas.
Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) são recursos educacionais interativos projetados para facilitar o ensino e a aprendizagem por meio de tecnologias digitais: vídeos, animações, simulações, jogos educacionais, aplicativos, plataformas online, entre outros.
V. CINEMA (CURTA-METRAGEM E DOCUMENTÁRIO)
Cinema é a arte de contar histórias e transmitir informações por meio de filmes, que podem ser de ficção ou não-ficção (os curtas-metragens e documentários). O curta-metragem é um filme de curta duração, oferecendo uma experiência condensada e impactante. O documentário busca retratar a realidade, apresentando fatos, pessoas, eventos ou fenômenos de maneira informativa e educativa, frequentemente com o objetivo de provocar reflexão no espectador.
VI. EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
A fotografia é a arte de capturar momentos e transmitir informações por meio de imagens estáticas. Na exposição fotográfica, cada imagem conta uma história e pode provocar uma gama de emoções e reflexões no espectador, sendo uma ferramenta para sensibilizar, informar e inspirar o público sobre um tema específico.
VII. RELATO DE EXPERIÊNCIA
A modalidade relato de experiência reúne trabalhos que apresentem resultados de práticas de ensino a partir da visão do professor. Trata-se de uma modalidade que permite explorar características das práticas de ensino como um modo de expandir a rede de diálogo entre professores de diferentes esferas.
VIII. RELATO DE PESQUISA
A modalidade relato de pesquisa reúne trabalhos que apresentem resultados de práticas de ensino a partir da visão do professor. Trata-se de uma modalidade que permite explorar características das práticas de ensino como um modo de expandir a rede de diálogo entre professores de diferentes esferas.
PARA SUBMETER UM ENTREGÁVEL, ACESSE O MENU: SUBMISSÃO DE TRABALHOS