Jogos educativos são uma abordagem lúdica para ensinar conceitos diversos e promover aprendizagens de maneira envolvente. Eles podem variar, desde jogos digitais até jogos de tabuleiro ou atividades práticas.
1. Temática: livre
2. Área de conhecimento: livre
3. Quanto ao formato, serão livres, podendo contemplar, a exemplo:
a) Jogos digitais que envolvem desafios relacionados a conceitos diversos;
b) Jogos manipuláveis, que exploram temas diversos por meio de mecânicas de jogo;
c) Atividades práticas, como montagem de modelos ou experimentos simples.
Nas três opções, as características a seguir podem ser contempladas:
a) Elementos de jogabilidade, como metas, desafios e recompensas;
b) Integração direta dos conceitos científicos nos desafios do jogo;
c) Estímulo à tomada de decisões e resolução de problemas;
d) Interface intuitiva e design atraente.
4. Público-alvo: Professores da Educação Básica, graduandos, mestrandos e doutorandos.
5. Itens obrigatórios: a) título do jogo; b) público-alvo; c) objetivos; d) fundamentos teórico-metodológicos; e) procedimentos e instruções do jogo.
6. Extensão do texto para submissão: (Máximo: 10 laudas)
7. Número máximo de professores por jogo educativo: 02, sem contar com o (a) orientador (a).
8. Formato do arquivo: PDF (Portable Document Format).
9. Tempo para a apresentação: até 10 min.
10. No ato de inscrição, especificar um autor no formulário, com a identificação dos coautores no arquivo anexo, conforme o template.
QUEM PODE SE INSCREVER? Professores, graduandos, mestrandos e doutorandos.