Webinar: planejamento e execução de buscas em bases de dados

Este webinar faz parte da programação interna de treinamentos para a residência multiprofissional do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ e está aberto aos demais funcionários do Hospital e ao público geral.

Apresentaremos noções sobre sistematização da pergunta de pesquisa, mapeamento de termos de busca nos vocabulários controlados e uso das principais bases de dados na área da saúde, orientando a elaboração das estratégias de busca de forma organizada para quaisquer finalidades de pesquisa.

O evento acontecerá exclusivamente online e terá 4 encontros, sendo realizado às terças e quintas-feiras, de 13h30 às 16h30. Os encontros serão conduzidos pelas bibliotecárias do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e Instituto de Doenças do Tórax (HUCFF/IDT).

Veja abaixo o conteúdo que será abordado em cada dia:

23/03/2021 (terça-feira): Sistematização do PICO, PICo ou PCC + DECS e MESH para mapeamento dos termos de busca

25/03/2021 (quinta-feira): Busca bibliográfica no Portal da BVS e no Pubmed

30/03/2021 (terça-feira): Portal de Periódicos da Capes e bases de dados (Embase, Web of Science, Cinahl, Scopus)

01/04/2021 (quinta-feira): Endnote Web e Rayyan

Atenção: recomendamos que os participantes acompanhem o evento utilizando um computador, evitando o uso de celulares. Desta forma poderão executar as ações junto com as bibliotecárias, reforçando o aprendizado sobre a utilização das bases de dados e ferramentas.

X

INSCRIÇÕES

  • Faça sua inscrição nos dias do webinar que tiver interesse, conforme conteúdo apresentado. (ATENÇÃO: as inscrições serão liberadas semanalmente. Não será possível fazer a inscrição em todos os dias do webinar de uma só vez).
  • Preencha seu nome completo e seu e-mail. Estas informações serão fundamentais para a correta emissão do certificado de participação. (Apenas para as pessoas previamente inscritas e com participação comprovada por lista de presença virtual).

X

TRANSMISSÃO DO EVENTO

Canal do Youtube da Biblioteca HUCFF IDT UFRJ: https://www.youtube.com/channel/UC_vE1mo_Z3cTfHRxF4WJifA

X

CERTIFICADOS

Condições para recebimento do certificado:

RESIDENTES HUCFF E CONVIDADOS
1. Ter recebido o email de confirmação da inscrição automática, efetuada pela Biblioteca, no evento.

2. Preencher e enviar o formulário "Lista de presença virtual" encaminhado no chat no dia do evento. Esta ação confirmará sua presença e garantirá o recebimento de seu certificado de participação.


PÚBLICO GERAL
1. Ter realizado inscrição prévia no evento no presente site.

2. Preencher e enviar o formulário "Lista de presença virtual" encaminhado no chat no dia do evento. Esta ação confirmará sua presença e garantirá o recebimento de seu certificado de participação.

X

Todos os nomes serão conferidos.
Os certificados de participação serão emitidos para cada dia do evento e
enviados por e-mail.

Leia mais... →

Data do evento

23 de março de 2021, 13h30 até 1 de abril de 2021, 16h30

LOCAL DO EVENTO

Evento Online
Link: https://www.youtube.com/channel/UC_vE1mo_Z3cTfHRxF4WJifA