XXVIII Congresso Brasileiro de Paleontologia

Faça sua inscrição
De 15 a 19 de outubro Todos os dias das 08h00 às 18h00

Sobre o Evento

É com imensa alegria que informamos que o XXVIII Congresso Brasileiro de Paleontologia será realizado na belíssima cidade de Maceió, Alagoas. O evento está previsto para ser realizado entre os dias 15 a 19 de outubro de 2024, com o tema “A Paleontologia como Patrimônio Cultural: a repatriação dos fósseis brasileiros”.

Como todos sabem, extremamente veiculado nos meios de comunicação nas últimas semanas, Maceió está vivendo um momento delicado devido às consequências da mineração de sal-gema, realizada pela empresa Braskem, que atingiu cinco bairros da capital alagoana, afetando a vida de cerca de 60.000 habitantes dessa região. A comissão do congresso se solidariza com todas as pessoas que direta ou indiretamente tiveram perdas geradas por esta tragédia ambiental.

Apesar de todo o transtorno que a situação demanda, a comissão resolveu por manter o compromisso assumido em sediar o próximo congresso e espera receber de braços abertos toda a comunidade paleontológica nesta afetuosa cidade que é Maceió, em 2024.

A Paleontologia de Alagoas está distribuída desde a região costeira, com fósseis principalmente de peixes e microfósseis, datando do período Cretáceo, passando pelo agreste até o sertão do estado com um expressivo registro de depósitos de tanque com a megafauna pleistocênica. A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) conta com duas coleções científicas paleontológicas, a mais recente em Arapiraca, organizada pela profa. Marcia Silva e outra em Maceió, dentro do Museu de História Natural da UFAL, com curadoria do prof. Jorge Lopes.

Esta é a primeira vez que a capital alagoana recebe uma edição do maior evento paleontológico do país e a comissão tem trabalhado de modo a fazer deste um evento de encontros, debates, interação e muito conhecimento. A UFAL e a cidade de Maceió, conhecida como o Caribe brasileiro ou o paraíso das águas, esperam por vocês.

Programação

08h00 Minicurso 1 Minicurso
Minicurso 1
Local: ETA - Escola Técnica de Arte

Catalogação de acervo e fósseis de coleção

Ementa: Mostrar a forma que usamos na reserva técnica para catalogar os fósseis na coleção da Universidade Federal do Pará.

08h00 Minicurso 2 Minicurso
Minicurso 2
Local: ETA - Escola Técnica de Arte

Introdução aos Estudos da Micropaleontologia

Ementa: Conceitos básicos de Geologia, Estratigrafia e Micropaleontologia. O tempo geológico. Relação dos conceitos evolutivos e paleontológicos. Caracterização e identificação dos principais grupos de microfósseis. Atividades de fixação do conteúdo.

08h00 Minicurso 3 Minicurso
Minicurso 3
Local: ETA - Escola Técnica de Arte

Elaborando mapas no QGIS

Ementa:

O mapa de localização do sítio paleontológico é algo muito importante na pesquisa de qualquer paleontólogo, pois ajuda os demais pesquisadores a se situarem espacialmente no seu local de estudo. Portanto, nesse minicurso, a proposta é de ensinar o passo a passo de como elaborar um mapa utilizando um programa gratuito e uma base de dados de domínio público. 1)Conceitos de mapas, cartas e plantas. 2) Sistemas de coordenadas e DATUM. 3)Apresentação do programa QGIS. 4) Adquirir a base de dados. 5) Criação de uma planilha de pontos. 6) Georreferenciar uma imagem. 7) Confecção de um mapa.

Importante: cada aluno leve seu computador para poder executar o programa e confeccionar seu próprio mapa.

Site para baixar o QGIS: https://qgis.org/pt_BR/site/

Site para baixar as bases de dados: https://geosgb.sgb.gov.br/

08h00 Minicurso 4 Minicurso
Minicurso 4
Local: ETA - Escola Técnica de Arte

Morfologia e diversidade de Tetrápodes Triássicos

Ementa: Introdução à morfologia comparada; Introdução ao estudo de tetrápodes fósseis; Introdução à anatomia craniana de tetrápodes; A "Revolução Triássica"; diversidade de Tetrapoda no Triássico; Sucessão de tetrápodes no Triássico Brasileiro.

08h00 Minicurso 5 Minicurso
Minicurso 5
Local: ETA - Escola Técnica de Arte

Paleobiogeografia

Ementa:

- Princípios e definições em Biogeografia/Paleobiogeografia. - Principais escolas de Biogeografia Histórica: Biogeografia. Cladística; Métodos analíticos em Biogeografia Cladística; Ênfase à recuperação de padrões - Análise de Parcimônia de Brooks (BPA); Análise de sub-árvores livres de paralogia; Ênfase à recuperação de eventos – Análise de Dispersão–Vicariância (DIVA) e Dispersal–Extinction–Cladogenesis (DEC). -Estudos de Caso: Corral-Rosas & Morrone (2016 - Analysing the assembly of cenocrons in Mexican transition zone); Silva & Gallo (2016 - Distributional patterns of enchodontoid fishes in the Late Cretaceous); Carbonaro et al. (2018 - Inferring ancestral range reconstruction based on trilobite records: a study-case on Metacryphaeus (Phacopida, Calmoniidae). -Atividade Prática - Utilização de métodos numéricos em Biogeografia/ Paleobiogeografia: Elaboração de cladogramas de táxons e de áreas nos programas Mesquite v. 3.81 e TNT v. 1.6; Obtenção dos padrões de distribuição no programa R.

Importante: cada aluno leve seu computador

08h00 Minicurso 6 Minicurso
Minicurso 6
Local: ETA - Escola Técnica de Arte

Microfósseis e geoquímica na paleoceanografia: conceitos e aplicações

Ementa: A paleoceanografia é uma área do conhecimento que aborda a reconstituição das massas d´água marinhas no passado geológico, considerando suas variações físicas, químicas e biológicas. Essas mudanças impactaram no ciclo do carbono, na composição dos sedimentos no fundo dos oceanos e na composição da cadeia trófica marinha (nanoplâncton e zooplâncton). Importantes eventos paleoceanográficos ocorreram durante o Cretáceo, que é considerado um período de intensa reestruturação paleogeográfica dos continentes. Nesse contexto, mudanças climáticas em condições de aquecimento global e significativas variações ambientais são registradas nos sedimentos e nas assembleias de microfósseis. Durante esse período também ocorreu a abertura do Oceano Atlântico Sul, promovendo uma maior dispersão de organismos marinhos e influenciando na evolução de diversos grupos de microfósseis. A atividade vulcânica ao longo do Cretáceo também influenciou de modo significativo na evolução da biota marinha. Esse minicurso pretende apresentar aos participantes as aplicações da micropaleontologia, com ênfase em Nanofósseis Calcários, Foraminíferos Planctônicos, Radiolários e Dinoflagelados Calcários, no entendimento de eventos paleoceanográficos e na evolução do Oceano Atlântico Sul. Além disso serão abordados os principais eventos vulcânicos e de acidificação nos oceanos que causaram impactos na composição do microplâncton marinho. Por fim será abordado, por meio de atividades práticas, as relações entre as rochas geradoras de hidrocarbonetos e depósitos sedimentares ricos em matéria orgânica marinha.

08h00 Minicurso 7 Minicurso
Minicurso 7
Local: ETA - Escola Técnica de Arte

Como estudar as biomoléculas antigas (aDNA e Proteínas) do Quaternário

Ementa:

Parte 1 - duração 4h: Inicialmente o curso abordará os conceitos gerais de DNA e Proteínas e o potencial de preservação destas biomoléculas em fósseis e sedimentos do Quaternário. A partir daí serão introduzidas as principais metodologias de extração e sequenciamento de biomoléculas pontuando as diferenças entre processos aplicados à amostras modernas e amostras antigas (fósseis ou sedimento do Quaternário). Serão exibidos exemplos de aplicabilidade das análises de DNA antigo, proteínas e ZooMs (Zooarchaeology by Mass Spectrometry) para estudos taxonômicos e ambientais.

Parte 2 – duração 4h: Hands on! Nesta etapa prática cada aluno trabalhará com sequências de DNA oriundas de materiais atuais e fósseis, praticando exercícios de identificação taxonômica dos fósseis e filogenia através das sequências de DNA. Sugere-se que cada aluno tenha acesso a um notebook para que manipulem os bancos de dados individualmente ou, pelo menos, em dupla.

Importante: cada aluno leve seu computador

08h00 Minicurso 9 Minicurso
Minicurso 9
Local: ETA - Escola Técnica de Arte

Revelando o caminho das pedras da Escrita Científica

Ementa: A escrita científica é uma atividade presente na vida de todo pesquisador, em todos os níveis acadêmicos e de diversas formas, como projetos, relatórios, resumos, artigos e textos de divulgação, entre outros. Todavia, raros são os cursos que ensinam desde os princípios básicos até os pormenores da escrita científica, e de forma gratuita. O propósito deste minicurso é ensinar aos participantes quais os componentes básicos da escrita científica, os melhores métodos para desenvolver cada componente e como construir e revisar textos científicos de forma prática e objetiva, em suas mais diversas aplicações.

08h00 Minicurso 10 Minicurso
Minicurso 10
Local: ETA - Escola Técnica de Arte

Fósseis formadores de rochas carbonáticas: uma abordagem prática

Ementa:

Parte 1: Atividade prática na praia de Ponta Verde (Maceió) para o reconhecimento da sedimentação carbonática recente. Análise e identificação dos principais organismos formadores de rochas carbonáticas.

Horário estimado da atividade: Das 8h às 11h.

Local de encontro: Praia da Ponta Verde/Maceió.

Parte 2: Atividade teórica sobre os principais grupos formadores de rochas carbonáticas

Local de encontro: sede do evento

Horário estimado da atividade: Das 13:30h às 15:30h

Parte 3: Atividade prática sobre o reconhecimento de fósseis em lâminas petrográficas

Horário estimado da atividade: Das 16h às 18h

08h00 Oficina Paleoarte Oficina
Oficina Paleoarte
Local: ETA - Escola Técnica de Arte

Oficina
Paleoarte de Gigantes
Escultura em cimento para praças

Ementa: Os alunos aprenderão na pratica a metodologia, técnica e materiais para construir estátuas gigantes resistentes as intempéries para serem expostas ao ar livre. Serão construídas cabeças médias de animais extintos brasileiros em isopor e cimento. Os alunos farão também olhos realistas em resina e pintarão as peças ao final.

19h00 Cerimônia de Abertura Abertura
Local: Centro de Convenções

Cerimônia de Abertura

08h00 Saída de Campo Atividade Prática
Local: A definir

Saída de Campo

Local

Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso e Centro de Inovação do Polo Tecnológico - 57022-210, Rua Celso Piatti, Jaraguá, Maceió, Alagoas,
Ver no mapa

Organizador

XXVIII Congresso Brasileiro de Paleontologia