Informações

Para comemorar o aniversário de 5 anos do Acervo Maria da Glória Sá Rosa, a segunda edição do evento convida especialistas para discutir o tema dos acervos pessoais e da memória, na instigante relação entre esfera pública e privada.

Promoção: Acervo Maria da Glória Sá Rosa, Programa de Pós-Graduação em Letras – UEMS/Campo Grande e projeto de pesquisa “Ainda o regionalismo, nosso contemporâneo?” (FUNDECT-MS).

Serão oferecidos certificados de 8h aos participantes de todas as atividades.

Local: Sala de Webconferência - Bloco D1, Sala S09

Organizadores:

Prof. Dr. André Rezende Benatti (UEMS)

Profa. Dra. Aline Saddi Chaves (UEMS)

Prof. Dr. Daniel Abrão (UEMS)

Profa. Dra. Rosana Zanelatto (UFMS)

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Cezar Karpinski

Saiba mais

Jair Zandoná

Saiba mais

Daniel Abrão

Saiba mais

Rosana Zanelatto

Saiba mais

Aline Saddi Chaves

Saiba mais

André Rezende Benatti

Programação:

Técnicas para preservação de acervos em suporte de papel com Prof. Dr. Cezar Karpinski (UFSC) Minicurso · Cezar Karpinski

5 anos do Acervo Maria da Glória Sá Rosa Abertura · Aline Saddi Chaves, Daniel Abrão, Rosana Zanelatto

Conservação de acervos, preservação de memórias Mesa-redonda · André Rezende Benatti, Cezar Karpinski, Jair Zandoná

Entre rastros e afetos: o que um arquivo tem para contar Palestra · Jair Zandoná

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Campo Grande/MS

Avenida Dom Antônio Barbosa, 4155

Santo Amaro, Campo Grande - MS

79115-898

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Campo Grande/MS

Ver no mapa

Avenida Dom Antônio Barbosa, 4155

Santo Amaro, Campo Grande - MS

79115-898

Acervo Maria da Glória Sá Rosa

Organização
Acervo Maria da Glória Sá Rosa - UEMS
Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGLetras/UEMS

Promoção:
Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT)

Apoio:
Núcleo de Ensino de Línguas – NEL/UEMS
Núcleo de Estudos Bakhtinianos - NEBA/ UEMS/ CNPq

Cezar Karpinski

Universidade Federal de Santa Catarina


Professor Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina onde atua nos cursos de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação, e no curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Bacharel em Filosofia, mestre e doutor em História. Atuação e pesquisa na área de Ciência da Informação, nas interfaces: Informação, Memória e Patrimônio; Conservação e restauração de documentos bibliográficos e arquivísticos. Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Conservação e Restauração de documentos em suporte de papel (UFSC) e do Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos (UFSC). 

Jair Zandoná

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul


Doutor e mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Letras Português Habilitação em Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. É um dos editores da Revista Anuário de Literatura (PPGL/UFSC), editor de resenhas da Revista Estudos Feministas (REF), integra o quadro de pesquisadores/as associados/as do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC) e do Núcleo de Literatura Atual - Estudos Feministas e Pós-Coloniais de Narrativas da Contemporaneidade (LITERATUAL/UFSC). Atualmente, atua como professor visitante na UFMS.

Daniel Abrão

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul


O Professor Daniel Abrão é Graduado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É Mestre e Doutor em Teoria da Literatura pela UNESP - IBILCE - São José do Rio Preto. Já atuou no ensino básico, no Município de Campo Grande, e desde 1999 é Professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência nos Estudos LIterários e na dimensão administrativa, como criação e coordenação de Cursos de Graduação, Pós-Graduações Lato e Stricto Sensu na área de Letras. Atua nas disciplinas do campo literário na Graduação em Letras, no Mestrado Acadêmico em Letras e no Mestrado Profissional em Letras. É líder do Grupo de Pesquisa UEMS/CNPq Literatura, História e Sociedade e vice-líder do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NUPEQ), com organização de pesquisas e eventos relacionados aos estudos literários, tendo como resultado a publicação de diversos artigos, capítulos e livros sobre literatura brasileira, crítica literária, literatura sul-mato-grossense, literatura e escola e, em parceria com órgãos e secretarias públicas, projetos de formação de leitores.

Rosana Zanelatto

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul


Possui graduação em Letras Câmpus de Araraquara pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1999). Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura portuguesa, literatura comparada, literatura brasileira, teoria da literatura e ficção e história, violência e horror. Vice-Presidente da ABRAPLIP (2010-2011). Presidente (2012-2013) da ABRAPLIP. Membro do GT de Literatura e Ensino da ANPOLL. Vice-Presidente do Conselho Curador da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC) (2017-2018). Presidente do Conselho Curador da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC) (2018-2021).Atual Vice-Presidente do Conselho Curador da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC). Vice-Coordenadora do GT Literatura e Ensino da ANPOLL (2022-2023). Membro titular do Conselho de Coordenadores de GT (2023-2025). Coordenadora do GT Literatura e Ensino da ANPOLL (2023-2025).

Aline Saddi Chaves

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul


Bacharel, Mestre e Doutora em Letras Português-Francês pela Universidade de São Paulo, com estágio doutoral na Universidade de Paris 3-Sorbonne Nouvelle, co-orientada por Sophie Moirand. Professora de Linguística na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando na Graduação e nos Mestrados Acadêmico e Profissional. Desenvolve e orienta pesquisas em análise do discurso de tendência francesa e bakhtiniana, em torno do discurso das mídias em meio digital; memória e identidade sociocultural de Mato Grosso do Sul; ensino e aprendizagem de gêneros discursivos. Coordena projeto de pesquisa e de extensão no Acervo Maria da Glória Sá Rosa. É líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Bakhtinianos (NEBA/CNPq/UEMS), Chefe do Núcleo de Ensino de Línguas da UEMS, Presidente da Associação de Professores de Francês do Estado de Mato Grosso do Sul (APFEMS), Cônsul honorária da França em Campo Grande desde 2011, e Cavaleira da Ordem Nacional do Mérito pela República da França.

André Rezende Benatti

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul


Doutor em Letras Neolatinas: estudos literários neolatinos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018); Mestre em Letras: estudos literários pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013) e Graduado em Letras, habilitação em Português/Espanhol, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2009). Atualmente é professor adjunto - nível IV da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Editor-chefe da REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS. É líder do Grupo de Pesquisas/CNPq Estudos de Narratividades - UEMS. Membro do Grupo de Pesquisas/CNPq Crítica feminista e Autoria feminina: cultura, memória e identidade - UFGD. Membro do Grupo de Pesquisas/CNPq ÍCARO - UFPEL. Membro do Grupo de Pesquisas/CNPq Historiografia literária, cânone e ensino - UnB. Membro do GT de Relações Literárias Interamericanas da ANPOLL Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística; Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos ABEC; Membro da Associação Brasileira de Hispanistas ABH; Membro da Asociación Internacional de Hispanistas - AIH; Presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Mato Grosso do Sul - APEEMS, gestão 2019-2020. Foi coordenador do GT Relações Literárias Interamericanas da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística - ANPOLL, biênio 2021-2023, atualmente vice-coordenador do GT Relações Literárias Interamericanas - biênio 2024-2026. É Membro Titular do Conselho Deliberativo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística - ANPOLL, área de Estudos Literários - 2024-2028.Tem interesse nos seguintes temas e autores: estudos da violência; crueldade na literatura; realismo e estéticas do real; literaturas latino-americanas contemporâneas; Literaturas hispânicas contemporâneas; crítica feminista; literaturas e marginalidade; literatura e exclusão; Josefina Plá; Joca Reiners Terron; Samanta Schweblin; Maria Fernanda Ampuero; Ana Paula Maia; Selva Almada; Bernardo Kucinski e Giovana Madalosso.