Local: Sala A202
Apresentação dos projetos de pesquisa “O Futuro é ancestral”, “Pop ao cubo” e “Midiatização da gestão estratégica”, com os pesquisadores Florence Dravet, Ciro Inácio Marcondes e Victor Laus. Mediadora: Clarissa Motter.
Florence Dravet é professora nos cursos de Comunicação da Universidade Católica de Brasília, membro do núcleo docente permanente do Mestrado Inovação em Comunicação e Economia Criativa e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação. É doutora em Didactologia das Línguas e Culturas, com tese em Comunicação Intercultural, na Universidade de Paris III - Sorbonne-Nouvelle (2002). Fez pós-doutorado no Centro de Investigação em Arte e Comunicação (CIAC) na Universidade do Algarve em Portugal (2021) e pós-doutorado em Comunicação, pela Universidade de Brasília,(2011). De 2014 a 2021, foi coordenadora do Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília. Orienta pesquisas de graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado. Desenvolve pesquisas e atividades de extensão em Comunicação Digital voltada para a arte, a poesia e a atuação feminina empreendedora, com reflexões sobre imagens midiáticas e imaginário. Coordena o grupo de pesquisa Travessia - Transdiciplinaridade e Criatividade do DGP/CNPq. É Presidenta da Rede Latinoamericana de Mitocrítica Pachamama (com sede na Universidade de Porto Rico em Bayamón). É fundadora e editora da revista ESFERAS, revista dos Programas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste. É autora dos livros: "Crítica da razão metafórica - mito, magia e poesia na cultura contemporânea" (Brasília, Casa das Musas, 2014) e "Comunicação e Poesia" (Brasília, UnB, 2014), e organizou com outros autores o livro Transdisciplinaridade e Educação do Futuro, onde propõe um pensamento poético. É investigadora externa junto ao Centro de Investigação em Artes e Comunicação - CIAC que congrega investigadores da Universidade do Algarve (instituição de acolhimento), da Escola Superior de Teatro e Cinema (Instituto Politécnico de Lisboa), do Instituto Superior da Maia, do Instituto Politécnico de Santarém, do Instituto Superior de Tecnologias Avançadas e da Universidade Aberta em Portugal.
Ciro Inácio Marcondes é doutor em Comunicação pela linha Imagem e Som no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília com a tese Uma Poética do Cinema Silencioso. Entre 2014-15, realiza estágio de doutoramento no Centre des Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains (CRIMIC) na Université Paris IV-La Sorbonne, em Paris. É mestre em Literatura, tendo defendido a dissertação Limite: o poema em filme pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Letras - Português, licenciatura pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente edita o website www.raiolaser.net, especializado em crítica de histórias em quadrinhos.
Victor Laus é doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Master of Business Administration pela University of Dallas, Especialista em Marketing e Bacharel em Comunicação Social pela PUCRS. Atuou como executivo e consultor em comunicação, gestão estratégica e marketing, nos setores da educação superior, da educação corporativa, da indústria tecnológica, de serviços de comunicação, do varejo e da administração pública. Atualmente, é professor e pesquisador na Universidade Católica de Brasília no Mestrado Profissional em Inovação em Comunicação e Economia Criativa e nos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Design Visual. Líder do Núcleo de Estudos Comunicacionais da Estratégia, grupo de pesquisa certificado no diretório do CNPq. Coordena projetos de pesquisa relacionados às temáticas da comunicação e da estratégia em contextos organizacionais. Interesses de pesquisa: comunicação estratégica, estratégias organizacionais, design estratégico, economia criativa, inovação, teorias sistêmicas e da complexidade.
Clarissa Motter é doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (2014-2018), na linha de pesquisa Imagem, som e escrita, com período sanduíche em Université Paris-Sorbonne/CRIMIC - Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains. Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (2010-2012). Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - pela Universidade Federal de Goiás. Possui pós-doutorado em Comunicação e Economia Criativa pela Universidade Católica de Brasília (2019-2021), com atuação no projeto Sempreviva: rede feminina de incentivo à Economia Criativa para mulheres periféricas do Distrito Federal. É professora e pesquisadora do quadro permanente do Programa de Pós-graduação Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília, onde coordena o projeto de pesquisa Empreendedorismo feminino no Brasil: cenário atual, perspectivas e tendências, desenvolvido com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal - SEBRAE-DF. Atua também como professora nos cursos de graduação em Comunicação social - Cinema, Design Visual, Jornalismo e Publicidade e propaganda - da mesma Universidade. Desenvolve projetos de pesquisa, atividades de ensino e extensão com ênfase nas seguintes áreas: inovação e economia criativa; empreendedorismo feminino; cinema e outras narrativas audiovisuais; teoria e análise da imagem; mídias digitais e mobilização social; estudos feministas; estudos de gênero, envelhecimento e diversidade nas mídias.