II Festival da Economia Criativa

Faça sua inscrição
De 12 a 21 de junho Todos os dias das 09h00 às 22h00

Sobre o Evento

Este evento possui transmissão ao vivo.

Com foco em promover a interface academia-sociedade-mercado, a Universidade Católica de Brasília (UCB) prepara o II Festival da Economia Criativa, que ocorrerá entre 12 e 21 de junho, no Campus Taguatinga. Na ocasião, os públicos interno e externo terão a oportunidade de conferir atividades pedagógicas e apresentações de trabalhos científicos, artísticos e comerciais.

A programação inclui feiras de artesanato e de quadrinhos, exposições, mostra audiovisual, oficinas, palestras com nomes renomados da cena criativa, hackathon, colóquios, entre outras atrações. O evento agrega a III Semana do Design, com reflexões e debates acerca da profissão; o VIII Interprogramas, fórum de pesquisa que permite a troca de conhecimentos entre mestrandos; e o V Congresso de Economia Criativa e Comunicação (CONECOM), que oferece aos graduandos palestras e oficinas gratuitas.

Palestrantes

  • Gilson Schwartz
  • Alexandre Messina
  • Alexandre Schirmer Kieling
  • ANA ARRUDA
  • Camila Siren
  • Cassiano Sampaio
  • Ciro Inácio Marcondes
  • Clarissa Raquel Motter Dala Senta
  • David Gunkel
  • Florence Dravet
  • Leandro de Bessa Oliveira
  • Monica Maranhas
  • Nathália Hallack
  • Renata Morais
  • Roberta Mandelli
  • Victor Márcio Laus Reis Gomes
  • Hallef H. Peixoto de Sousa
  • Tainah Papa Moreira
  • Marcos Fernandes
  • Marcelo Canellas
  • Bárbara Fragoso
  • Gabriela Fonseca
  • Marcela Rocha
  • Beatriz Chaves
  • Beatriz Ramos
  • Reinaldo Gomes
  • Caetana Franarin

Programação

09h00 Feira artesanal e exposições artísticas Feira
Local: Área de convivência do Bloco Central

Feira com trabalhos de mulheres artesãs do Centro de Convivência do Idoso (CCI), da UCB, e exposições artísticas de estudantes.

09h00 I Mostra Audiovisual Exposição de Cinema
Local: Auditório do Bloco M

Apresentação de trabalhos de estudantes de Comunicação da disciplina de Produção audiovisual, orientados pelos professores Ciro Inácio Marcondes, Clarissa Motter e Alex Vidigal, da UCB.

12h00 Projeto de arte e cultura - Mostre o seu talento Apresentação Artística
Local: Área de convivência do Bloco Central

Apresentações culturais de estudantes da Universidade Católica de Brasília.

14h00 Colóquio VIII Interprogramas Apresentação
Local: GT 1: Sala M208 | GT 2: Sala M209

Apresentação de pesquisas acadêmicas em grupos de trabalho, com mestrandos outros pesquisadores.

09h00 Feira artesanal e exposições artísticas Feira
Local: Área de convivência do Bloco Central.

Feira com trabalhos de mulheres artesãs do Centro de Convivência do Idoso (CCI), da UCB, e exposições artísticas de estudantes.

09h00 Mesa de abertura do V CONECOM com Cassiano Sampaio e Marcelo Canellas Mesa-redonda
Local: Auditório Bloco M, com transmissão online

Tema: "Gerenciamento de crise e marketing político". Convidados: Cassiano Sampaio e Marcelo Canellas.

O jornalista Cassiano Sampaio atuou na Globo News, SBT Brasil, Jornal do Comércio e Tribuna do Brasil. Coordenou e participou de equipes de Mídias Digitais em três ministérios - Cultura, Esporte e Saúde - e na Caixa Econômica Federal. Foi um dos responsáveis pelo lançamento do Gabinete Digital da Presidência da República e coordenou-o até fevereiro de 2014. Atualmente, é senior partner da Esplanada Comunicação Estratégica.

Marcelo Canellas é cronista, jornalista e documentarista. Atuou durante 33 anos como repórter especial de diversos programas da Rede Globo. Figura no ranking do portal Jornalistas & Cia como um dos 10 repórteres mais premiados de todos os tempos. Sua série FOME, do Jornal Nacional, veiculada em 2001, é até hoje o conjunto de reportagens mais premiado da televisão brasileira. Dirigiu a série documental Boate Kiss, a Tragédia de Santa Maria, disponível no cartel da plataforma de streaming Globoplay. Como cronista, publicou, pela Globo Livros, em 2013, a coletânea de crônicas Províncias – Crônicas da Alma Interiorana.

14h00 Colóquio VIII Interprogramas  Apresentação
Local: GT 1: Sala M208 GT 2: Sala M209

Apresentação de pesquisas acadêmicas em grupos de trabalho, com mestrandos outros pesquisadores.

14h00 Oficina V CONECOM: Desvendando o Design Thinking: práticas de Inovação e Criatividade Oficina
Local: Sala A201

Instrutora: Tainah Papa Moreira, publicitária e designer formada pelo Centro Universitário de Brasília. Possui MBA em Marketing Digital e Pós-Graduação em Big Data e Comunicação. Possui MBA em User Experience pela Universidade Anhembi Morumbi e uma Especialização em UX Research pela Universidade de Michigan. É pós-graduanda em desenvolvimento de projetos ágeis para aplicativos móveis pela Universidade Anhembi Morumbi e mestranda em Inovação em Comunicação e Economia Criativa na UCB. Exerce a função de UX Designer Especialista na Câmara dos Deputados.

14h00 Oficina V CONECOM: Introdução ao Metaverso: pluriversos oníricos e imersão Oficina
Local: Sala k026 - Colabid

Instrutoras: Renata Lemos Moraes e Florence Dravet.

*Os participantes deverão levar o notebook pessoal com conexão à Internet.

Renata Morais explora as contínuas transformações advindas do encontro transdisciplinar entre a tecnologia, o design, a arte e a cultura. O trabalho recente dela se articula em torno das novas possibilidades de empoderamento social e empreendedorismo que podem surgir por meio da inovação tecnológica, passando pelas estratégias de conteúdo digital, design de interação UX e de interface UI, blockchain e DAOs (Organizações Autônomas Decentralizadas). A trajetória profissional de Renata é internacional e marcada pelo entrelaçamento entre as esferas da universidade e das incubadoras e aceleradoras de inovação tecnológica. Como professora concursada na Deakin University na Australia (nível Adjunta) e no Instituto de Design e Inovação de Dubai, DIDI, (nível Associada) trabalhou no re-design da grade curricular dos cursos de graduação e pós-graduação de design digital, incluindo a criação e desenvolvimento de diversos cursos inovadores nas áreas de comunidades digitais, curadoria digital e estéticas de dados. Como ativista da cultura de descentralização (Web3 e blockchain), trabalha em diversas consultorias aplicadas nas novas possibilidades do metaverso e das NFTs (tokens não-fungíveis), e também experimenta novos formatos de criação e design digital usando IA (Inteligência Artificial) e arte computacional generativa.

Florence Dravet é professora nos cursos de Comunicação da Universidade Católica de Brasília, membro do núcleo docente permanente do Mestrado Inovação em Comunicação e Economia Criativa e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação. É doutora em Didactologia das Línguas e Culturas, com tese em Comunicação Intercultural, na Universidade de Paris III - Sorbonne-Nouvelle (2002). Fez pós-doutorado no Centro de Investigação em Arte e Comunicação (CIAC) na Universidade do Algarve em Portugal (2021) e pós-doutorado em Comunicação, pela Universidade de Brasília,(2011). De 2014 a 2021, foi coordenadora do Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília. Orienta pesquisas de graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado. Desenvolve pesquisas e atividades de extensão em Comunicação Digital voltada para a arte, a poesia e a atuação feminina empreendedora, com reflexões sobre imagens midiáticas e imaginário. Coordena o grupo de pesquisa Travessia - Transdiciplinaridade e Criatividade do DGP/CNPq. É Presidenta da Rede Latinoamericana de Mitocrítica Pachamama (com sede na Universidade de Porto Rico em Bayamón). É fundadora e editora da revista ESFERAS, revista dos Programas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste. É autora dos livros: "Crítica da razão metafórica - mito, magia e poesia na cultura contemporânea" (Brasília, Casa das Musas, 2014) e "Comunicação e Poesia" (Brasília, UnB, 2014), e organizou com outros autores o livro Transdisciplinaridade e Educação do Futuro, onde propõe um pensamento poético. É investigadora externa junto ao Centro de Investigação em Artes e Comunicação - CIAC que congrega investigadores da Universidade do Algarve (instituição de acolhimento), da Escola Superior de Teatro e Cinema (Instituto Politécnico de Lisboa), do Instituto Superior da Maia, do Instituto Politécnico de Santarém, do Instituto Superior de Tecnologias Avançadas e da Universidade Aberta em Portugal.

14h00 Oficina V CONECOM: Jornalismo cultural e transformação social Oficina
Local: Sala C002

A oficina abordará como o jornalismo cultural pode ser uma ferramenta poderosa para promover a transformação social. Por meio de discussões interativas e exemplos inspiradores, os participantes aprenderão a identificar questões sociais relevantes e a abordá-las com uma lente cultural. Da cobertura de arte e entretenimento à análise de movimentos sociais, esta oficina oferece insights valiosos sobre o papel do jornalismo na promoção da mudança e na construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente.

Instrutora: Juliana Valentim, diretora-executiva da Traço, entidade sem fins lucrativos, de cunho sociocultural, que atua em dois estados do Brasil: no Distrito Federal desde 2015, e no Rio de Janeiro desde 2021. A revista Traços existe para ser vendida por pessoas em situação de vulnerabilidade, como um instrumento de trabalho para os chamados Porta-Vozes da Cultura.

16h00 Oficina V CONECOM: Soft Skills: desenvolvendo competências para o sucesso profissional e pessoal Oficina
Local: Sala A201

Curso interativo projetado para aprimorar habilidades interpessoais e emocionais essenciais no ambiente de trabalho e na vida pessoal. O programa abrange comunicação eficaz, trabalho em equipe, gestão de tempo, resolução de conflitos e inteligência emocional, oferecendo técnicas práticas e atividades dinâmicas para fomentar um crescimento integral dos participantes. Ideal para profissionais de todas as áreas que buscam fortalecer suas relações interpessoais e aumentar seu desempenho e bem-estar geral.

Instrutor: Antonio J. Sousa, mestrando em Economia Criativa. Pós-graduado em Engenharia de Software. Pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação; Liderança e Desenvolvimento de Equipes; Gestão Escolar, Administração, Supervisão e Orientação; Psicopedagogia; Docência para o Ensino Técnico; Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Cruzeiro do Sul.

16h00 Oficina V CONECOM: Mídia Training e técnicas de entrevista Oficina
Local: C002

A oficina consistirá em um estúdio de TV improvisado, com os seguintes componentes: pano de croma, duas poltronas, mesa de centro, câmera profissional digital, mesa de corte Blackmagic Atem, notebook com o software VMix e uma TV. A ideia é reunir grupos de alunos para fazer uma rápida introdução ao assunto, seguida de uma prática no estúdio (que poderá ser vista na TV pelos demais alunos já com o fundo digital inserido). Ao final serão feitas as observações sobre o desempenhos dos alunos e passadas dicas importantes.

Instrutores:

Márcia Witczak é mestranda em Inovação em Comunicação e Economia Criativa, é graduada em Comunicação Social pela Universidade de Brasília, em 1995. Possui experiência de mais de 20 anos na área de produção e divulgação cultural. Foi editora de Cultura, Diversão e Arte na TV Globo em Brasília, entre 2002 e 2023.

Daniel Dutra é graduado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras, em 2003. Criador, roteirista, produtor e apresentador de programas audiovisuais no Centro de Comunicação Social do Exército. Possui experiência profissional de 25 anos com locução, rádio, direção e produção de filmes institucionais e apresentação de "stand-up comedy". Especializado em dublagem básica e avançada de séries, filmes e desenhos. Possui especialização em Criação, Desenvolvimento e Gestão de produtos de mídia pela Fundação Getúlio Vargas (2020). Pós-graduado em Comunicação Social pelo Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (2021). Especializado em Comunicação Social pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (2022).

19h00 Palestra do V CONECOM com David Gunkel Palestra
Local: Sala M 209, com tradução simultânea e transmissão online

Tema: "Pessoa, coisa, robô". Convidado: David Gunkel.

Acadêmico norte-americano, David J. Gunkel é professor de Estudos de Comunicação da Northern Illinois University. Ele ministra cursos de design e programação para a Web, tecnologia da informação e comunicação (TIC) e cibercultura. Suas pesquisas e publicações examinam os pressupostos filosóficos e as consequências éticas das IAs. Ele atuou como editor-chefe do International Journal of Žižek Studies. Gunkel publicou pesquisas e fez comentários na mídia sobre os tópicos de ética da máquina, exclusão digital, tecnologias telemáticas, novas mídias, Slavoj Žižek, bem como vários aspectos da cultura da Internet e da cibercultura. Ele é autor de mais de uma dúzia de livros.

09h00 Feira artesanal e exposições artísticas Feira
Local: Área de convivência do Bloco Central.

Feira com trabalhos de mulheres artesãs do Centro de Convivência do Idoso (CCI), da UCB, e exposições artísticas de estudantes.

09h00 Palestra do V CONECOM com Alexandre Messina Palestra
Local: Online Videoconferência com transmissão online

Tema: "Inteligência artificial voltada para negócios"

Founder da Zaia, a primeira Plataforma de criação de Agentes IA para atendimento ao cliente do Brasil, Alexandre Messina é engenheiro pela PUC- Rio, mestre em Adm pela FGV e atual professor convidado da Faculdade Exame, Future Dojo, IBMEC e NearX, onde leciona aulas semestrais sobre aplicações de IA Generativa nos negócios.

12h00 Projeto de arte e cultura - Mostre o seu talento Apresentação Artística
Local: Área de convivência do Bloco Central.

Apresentações culturais de estudantes da Universidade Católica de Brasília.

14h00 Oficina V CONECOM: Segredos da Ferramenta Caneta do Illustrator Oficina
Local: Laboratório - Sala K212

A finalidade da oficina é entender como funcionam as Curvas de Bézier, responsável pelo funcionamento da ferramenta Caneta/Bézier (Pen Tool) de vários softwares de computação gráfica e audiovisual. A introdução contarpa com abordagem acerca do que é uma Curva de Bézier, uma Spline e as respectivas propriedades. Logo em seguida, será apresentada na prática a sua aplicação, boas práticas e técnicas de overlapping e HVBH (Horizontal and Vertical Bezier Handles) no software Adobe Illustrator.

*Os participantes deverão verificar se possuem acesso ao Adobe Creative Cloud com antecedência.

Instrutor: Hallef Peixoto, graduando do último semestre do curso de Publicidade e Propaganda na Universidade Católica de Brasília.

14h00 Oficina V CONECOM: Expressão Corporal e Leitura Dramática Oficina
Local: Sala K006

A oficina é uma experimentação artística e comunicacional da expressão corporal e da leitura dramática voltada para o campo da Comunicação e da Economia Criativa. Metodologia participativa nas atividades de movimentação consciente do corpo e de prática de leituras dramáticas diversas. Objetivos: promover experiência de fruição individual, e também coletiva; fortalecer os laços de grupo de trabalho com relações interpessoais de qualidade; propiciar condições colaborativas em lideranças, processos criativos, planejamento e desenvolvimento de estratégias, criação de produtos, dentre outras, nas áreas de conhecimento envolvidas.

Instrutora: Clarice Duarte, mestranda no Programa de Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília. Graduada em Letras - Português/ Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Goiás. Atriz com experiência em oficinas de leitura dramática ministradas no Sesc-GO.

16h00 Oficina V CONECOM: Cooperação criativa Oficina
Local: M209

A oficina propõe uma reflexão sobre a importância da comunicação sinérgica e do pensamento ganha-ganha para fortalecer as relações interpessoais, propondo aos participantes uma reavaliação dos roteiros relacionais atuais e a construção de uma nova postura interativa com o outro a partir de uma atitude mais madura, segura e confiante.

Instrutor: Marcos Fernandes, relações-públicas e comunicador institucional, especialista em Comunicação Organizacional e mestrando no curso de Inovação em Comunicação e Economia Criativa pela Universidade Católica. Atua como consultor de Relações Públicas e Comunicação Corporativa desde 2006 e é professor de ensino superior desde 2009. Atualmente, leciona as disciplinas de Gestão de Pessoas e Soft Skills, Felicidade, e Inovação e Tecnologia na Faculdade Senac DF. Anteriormente, foi oficial de Relações Públicas da Marinha, assessor de comunicação na Bancorbrás e relações-públicas da Associação de Médicos de Hospitais Privados.

16h00 Oficina V CONECOM: Como criar soluções inovadoras para melhorar a usabilidade de produtos com métodos de Design? Oficina
Local: Sala k026 - Colabid

Durante a oficina, os participantes serão distribuídos em grupos para analisarem um caso de UX e deverão trabalhar emsoluções para melhorar a usabilidade do produto. Ao final, cada grupo apresentará o seu protótipo e as ideias discutidas. A oficina busca estimular a criatividade a colaboração e a aplicação de conceitode UX na prática, além de incentivar os participantes a desenvolverem soluções eficazes para o problema apresentado.

Instrutora: Luiza Reolon Cabral, UX designer no Serviço de Acessibilidade e Experiência do Usuário da Câmara dos Deputados, e mestranda em Design de Interação e Gamificação na UnB. Apaixonada por resolver problemas, vê a criatividade como uma ferramenta para trazer soluções eficazes onde o foco no usuário é a bússola que direciona as mudanças positivas na sociedade. Seu foco de estudo concentra-se em aprimorar a usabilidade e representatividade de pessoas diversas em jogos digitais e áreas STEM, colocando essas pessoas como protagonistas da própria história.

16h00 Oficina V CONECOM: 3D no Design Gráfico Oficina
Local: Sala A201

Serão mostrados recursos de escaneamento 3D de pessoas e objetos e sua
integração o processo criativo do design gráfico e animação, além de outras formas de desenvolvimento gráfico em 3D. Também será abordado o processo de impressão 3D. Será levado para a oficina um notebook, um scanner 3D, impressoras em 3D (filamento e resina) e modelo impressos em 3D.

Instrutor: Daniel Dutra, graduado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras, em 2003. Criador, roteirista, produtor e apresentador de programas audiovisuais no Centro de Comunicação Social do Exército. Possui experiência profissional de 25 anos com locução, rádio, direção e produção de filmes institucionais e apresentação de "stand-up comedy". Especializado em dublagem básica e avançada de séries, filmes e desenhos. Possui especialização em Criação, Desenvolvimento e Gestão de produtos de mídia pela Fundação Getúlio Vargas (2020). Pós-graduado em Comunicação Social pelo Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (2021). Especializado em Comunicação Social pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (2022).

16h00 Oficina V CONECOM: Introdução ao design gráfico editorial Oficina
Local: Sala C002

Destinada a profissionais de criação de textos como jornalistas, comunicólogos e revisores, que desejam explorar o universo do design gráfico como uma ferramenta agregadora de dinâmicas visuais e textuais. O curso introdutório oferece ideias sobre layout, tipografia, e hierarquia visual, visando melhorar a comunicação, democratização e a colaboração interdisciplinar. Uma oportunidade importante para se manter atualizado com as tendências atuais e ferramentas no mercado de comunicação editorial.

Instrutora: Claudia Dias, programadora Visual na Universidade de Brasília (UnB0; coordenadora de Design Gráfico; mestranda em Inovação em Comunicação e Economia Criativa na UCB; especialista em Design Estratégico; e bacharela em Design.

19h00 Mesa-redonda 1 do V CONECOM Apresentação
Local: Sala A201

Apresentação do Panorama da Economia Criativa do Distrito Federal, da Universidade Católica de Brasília, com as pesquisadoras Bárbara Fragoso, Gabriela Fonseca e Marcela Rocha. Mediador: Leandro Bessa.

Bárbara Fragoso é mestra em Inovação, Comunicação e Economia Criativa pela Universidade Católica de Brasília, é jornalista formada pela mesma instituição. Atuou como pesquisadora do Panorama da Economia Criativa do DF, em 2022 e 2023. Possui experiência profissional em redação de jornais, assessoria de imprensa e relações públicas. Passou por veículos como Correio Braziliense, Jornal de Brasília, A Gazeta/ES e TV Brasília. Cantora e musicista, é pesquisadora da temática de paisagem sonora. Autora do livro "O Teatro Mágico: Sintaxe à vontade" (2012). Estudante de Processos Fonográficos na Escola de Música de Brasília (EMB), também cursou Canto Popular e Canto Erudito na mesma instituição.

Gabriela Fonseca é jornalista, especialista em Marketing e Mídias Digitais (FGV) e mestra em Inovação em Comunicação e Economia Criativa (UCB). Foi bolsista do Panorama da Economia Criativa - DF pela FAPDF. Atualmente, cobre pautas sindicais no Legislativo.

Marcela Rocha é mestra em Inovação em Comunicação e Economia Criativa pela UCB, possui MBA em Experiência do Cliente pela ESPM. Com mais de 10 anos de atuação no mercado publicitário, atualmente é Consultora de Comunicação e Professora no Senac.

Leandro Bessa (mediador) é doutor em Comunicação e Sociedade pela Universidade de Brasília (UnB) com estágio Doutorado na Université Lettres Sorbonne. Mestre em Comunicação pela mesma instituição. Especialista em Processos e Produtos Criativos pela UFG, e em Filosofia da Arte pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG/UEG). Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda. É professor do Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa e dos cursos de Comunicação e Design da UCB.

09h00 Mesa-redonda 2 do V CONECOM Mesa-redonda
Local: Sala A202

Apresentação dos projetos de pesquisa “O Futuro é ancestral”, “Pop ao cubo” e “Midiatização da gestão estratégica”, com os pesquisadores Florence Dravet, Ciro Inácio Marcondes e Victor Laus. Mediadora: Clarissa Motter.

Florence Dravet é professora nos cursos de Comunicação da Universidade Católica de Brasília, membro do núcleo docente permanente do Mestrado Inovação em Comunicação e Economia Criativa e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação. É doutora em Didactologia das Línguas e Culturas, com tese em Comunicação Intercultural, na Universidade de Paris III - Sorbonne-Nouvelle (2002). Fez pós-doutorado no Centro de Investigação em Arte e Comunicação (CIAC) na Universidade do Algarve em Portugal (2021) e pós-doutorado em Comunicação, pela Universidade de Brasília,(2011). De 2014 a 2021, foi coordenadora do Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília. Orienta pesquisas de graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado. Desenvolve pesquisas e atividades de extensão em Comunicação Digital voltada para a arte, a poesia e a atuação feminina empreendedora, com reflexões sobre imagens midiáticas e imaginário. Coordena o grupo de pesquisa Travessia - Transdiciplinaridade e Criatividade do DGP/CNPq. É Presidenta da Rede Latinoamericana de Mitocrítica Pachamama (com sede na Universidade de Porto Rico em Bayamón). É fundadora e editora da revista ESFERAS, revista dos Programas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste. É autora dos livros: "Crítica da razão metafórica - mito, magia e poesia na cultura contemporânea" (Brasília, Casa das Musas, 2014) e "Comunicação e Poesia" (Brasília, UnB, 2014), e organizou com outros autores o livro Transdisciplinaridade e Educação do Futuro, onde propõe um pensamento poético. É investigadora externa junto ao Centro de Investigação em Artes e Comunicação - CIAC que congrega investigadores da Universidade do Algarve (instituição de acolhimento), da Escola Superior de Teatro e Cinema (Instituto Politécnico de Lisboa), do Instituto Superior da Maia, do Instituto Politécnico de Santarém, do Instituto Superior de Tecnologias Avançadas e da Universidade Aberta em Portugal.

Ciro Inácio Marcondes é doutor em Comunicação pela linha Imagem e Som no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília com a tese Uma Poética do Cinema Silencioso. Entre 2014-15, realiza estágio de doutoramento no Centre des Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains (CRIMIC) na Université Paris IV-La Sorbonne, em Paris. É mestre em Literatura, tendo defendido a dissertação Limite: o poema em filme pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Letras - Português, licenciatura pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente edita o website www.raiolaser.net, especializado em crítica de histórias em quadrinhos.

Victor Laus é doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Master of Business Administration pela University of Dallas, Especialista em Marketing e Bacharel em Comunicação Social pela PUCRS. Atuou como executivo e consultor em comunicação, gestão estratégica e marketing, nos setores da educação superior, da educação corporativa, da indústria tecnológica, de serviços de comunicação, do varejo e da administração pública. Atualmente, é professor e pesquisador na Universidade Católica de Brasília no Mestrado Profissional em Inovação em Comunicação e Economia Criativa e nos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Design Visual. Líder do Núcleo de Estudos Comunicacionais da Estratégia, grupo de pesquisa certificado no diretório do CNPq. Coordena projetos de pesquisa relacionados às temáticas da comunicação e da estratégia em contextos organizacionais. Interesses de pesquisa: comunicação estratégica, estratégias organizacionais, design estratégico, economia criativa, inovação, teorias sistêmicas e da complexidade.

Clarissa Motter é doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (2014-2018), na linha de pesquisa Imagem, som e escrita, com período sanduíche em Université Paris-Sorbonne/CRIMIC - Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains. Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (2010-2012). Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - pela Universidade Federal de Goiás. Possui pós-doutorado em Comunicação e Economia Criativa pela Universidade Católica de Brasília (2019-2021), com atuação no projeto Sempreviva: rede feminina de incentivo à Economia Criativa para mulheres periféricas do Distrito Federal. É professora e pesquisadora do quadro permanente do Programa de Pós-graduação Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília, onde coordena o projeto de pesquisa Empreendedorismo feminino no Brasil: cenário atual, perspectivas e tendências, desenvolvido com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal - SEBRAE-DF. Atua também como professora nos cursos de graduação em Comunicação social - Cinema, Design Visual, Jornalismo e Publicidade e propaganda - da mesma Universidade. Desenvolve projetos de pesquisa, atividades de ensino e extensão com ênfase nas seguintes áreas: inovação e economia criativa; empreendedorismo feminino; cinema e outras narrativas audiovisuais; teoria e análise da imagem; mídias digitais e mobilização social; estudos feministas; estudos de gênero, envelhecimento e diversidade nas mídias.

14h00 Mesa de encerramento do V CONECOM Mesa-redonda
Local: Sala A202

Apresentação do Programa Brasília de Festivais e Cases, com Nathália Hallack, Ana Arruda, Reinaldo Gomes e Caetana Franarin. Mediação: Alexandre Kieling.

Nathalia Hallack é analista do Sebrae no DF desde 2013, atuando na gestão de projetos de Turismo. Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004), pós-graduação Lato Sensu pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e mestrado pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável - UNB (2013).

Ana Arruda é a fundadora e CEO da Sétima Cinema. Desenvolve projetos e realiza conferências sobre XR, interatividade, artes e novas tecnologias. Desde 2002, participou de mais de 50 festivais de cinema (como Cannes, Clermont Ferrand, Málaga, Huesca, SXSW, Transmedia Hollywood) bem como participou em mais de 40 debates, workshops e eventos.

Caetana Franarin é diretora do Brasília Design Week (BDW). É bacharel em Turismo, pós-graduada em Gestão e Marketing e Mestre em Direito Ambiental pela Universidade de Brasília/UnB. Diretora Executiva/ Chefe de Gabinete da Fecomércio/DF, onde coordenou a implementação das Câmaras Empresariais de setores diversos.

Reinaldo Gomes é bacharel em direito e produtor cultural de Brasília. Foi subsecretário de Cultura do Distrito Federal, responsável pela criação e implementação da Lei de Incentivo a Cultura do DF. É sócio e Diretor Geral da Revista Traços no RJ e no DF, e sócio fundador do festival Consciência Música e Arte (CoMA). É também coordenador da Câmara Empresarial de Economia Criativa Da Fecomércio, diretor de relações Institucionais do sindicato de eventos (SINDEVENTOS-DF), Coordenador do GT de Economia Criativa e Cultura do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (CODESE DF) e Vice-Presidente do Observatório de Domínios Criativos do DF.

Alexandre Kieling (mediador) é pós-doutor em Comunicação na Universidade de Brasília (2020), possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), especialização em cinema e TV (2000) mestrado (2004) e doutorado (2009) em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Desenvolveu uma pesquisa sobre interatividade na TV, tendo feito estágio doutoral na Sorbonne Nouvelle Paris 3, na França. É professor do Programa de Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa e da Graduação em Comunicação da UCB.

09h00 Exposição “Roubei como um Artista” Exposição
Local: Área de convivência do Bloco Central

Obras da disciplina de Processo Criativo da UCB, de estudantes dos cursos de Cinema e de Publicidade e Propaganda, a partir da proposta de Austin Kleon. Orientação: professora Vânia Balbino de Souza.

09h00 Feira de Quadrinhos Feira
Local: Área de convivência do Bloco Central

Responsável: Professor Ciro Inácio Marcondes.

Ciro Inácio é doutor em Comunicação pela linha Imagem e Som no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília com a tese Uma Poética do Cinema Silencioso. Entre 2014-15, realiza estágio de doutoramento no Centre des Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains (CRIMIC) na Université Paris IV-La Sorbonne, em Paris. É mestre em Literatura, tendo defendido a dissertação Limite: o poema em filme pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Letras - Português, licenciatura pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente edita o website www.raiolaser.net, especializado em crítica de histórias em quadrinhos.

09h00 Exposição 'Branding e Comunicação Digital' Exposição
Local: Sala A208

Tema: Branding e Comunicação Digital para marcas da Economia Criativa no DF.

10h30 Conferência de abertura da III Semana do Design Conferência
Local: Auditório do Bloco M

Palestrante: Gilson Schwartz, graduado em Economia (1980) e Ciências Sociais (1981) pela Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-Doutorado no Instituto de Estudos Avançados da USP em 2000, onde criou o projeto "Cidade do Conhecimento" (www.cidade.usp.br). Professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) e do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) desde 2005. Autor de "Brinco, Logo Aprendo" (Ed. Paulus) e "Iconomia" (Editora da UFBA). Presidente da rede Games for Change América Latina desde 2010. Visiting Research Fellow do King´s College (CAPES-PRINT-USP) em 2019-2020.

10h30 Exposição dos estudantes das disciplinas de Economia Criativa. Apresentação
Local: Área de convivência do Bloco Central e salas de aula

Apresentação de trabalhos dos/as estudantes das disciplinas de Economia Criativa.

Convidados: Responsáveis: Ciro Marcondes, Clarissa Motter e Alex Vidigal

11h00 Feira de Quadrinhos Feira
Local: Área de convivência do Bloco Central

Responsável: Professor Ciro Inácio Marcondes.

Ciro Inácio é doutor em Comunicação pela linha Imagem e Som no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília com a tese Uma Poética do Cinema Silencioso. Entre 2014-15, realiza estágio de doutoramento no Centre des Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains (CRIMIC) na Université Paris IV-La Sorbonne, em Paris. É mestre em Literatura, tendo defendido a dissertação Limite: o poema em filme pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Letras - Português, licenciatura pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente edita o website www.raiolaser.net, especializado em crítica de histórias em quadrinhos.

14h00 Hackathon - Apresentação dos trabalhos Apresentação
Local: Sala A204

Prazo final para o envio dos trabalhos e apresentação. Professor responsável: Mário de Oliveira Braga Filho.

Mário Braga é graduado em Tecnologia de Edificações e Especialista em Análise de Sistemas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia pela Universidade Católica de Brasília. Doutorando em Educação na Universidade Católica de Brasília. Atua na Graduação em Ciência da Computação nas disciplinas de Engenharia de Software e Orientação de TCC. Desde 2014 exerce a função de Coordenador de TI e Infra no Programa Apple Developer Academy , em 2019 integrou o grupo de fundadores da Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP) como pesquisador em projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação.

09h00 Mesa-redonda 1 da III Semana do Design Mesa-redonda
Local: Auditório do Bloco M

Tema: “O design como transformação e catalisador de mudanças tecnológicas e sociais”, com Renata Morais e Roberta Mandelli. Mediação: Leandro Bessa.

Renata Morais explora as contínuas transformações advindas do encontro transdisciplinar entre a tecnologia, o design, a arte e a cultura. O trabalho recente dela se articula em torno das novas possibilidades de empoderamento social e empreendedorismo que podem surgir por meio da inovação tecnológica, passando pelas estratégias de conteúdo digital, design de interação UX e de interface UI, blockchain e DAOs (Organizações Autônomas Decentralizadas). A trajetória profissional de Renata é internacional e marcada pelo entrelaçamento entre as esferas da universidade e das incubadoras e aceleradoras de inovação tecnológica. Como professora concursada na Deakin University na Australia (nível Adjunta) e no Instituto de Design e Inovação de Dubai, DIDI, (nível Associada) trabalhou no re-design da grade curricular dos cursos de graduação e pós-graduação de design digital, incluindo a criação e desenvolvimento de diversos cursos inovadores nas áreas de comunidades digitais, curadoria digital e estéticas de dados. Como ativista da cultura de descentralização (Web3 e blockchain), trabalha em diversas consultorias aplicadas nas novas possibilidades do metaverso e das NFTs (tokens não-fungíveis), e também experimenta novos formatos de criação e design digital usando IA (Inteligência Artificial) e arte computacional generativa.

Roberta Mandelli é doutoranda em Design pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), integrante do GPDEICS Grupo de pesquisa Design Estratégico: Inovação Cultural e Social da UNISINOS e do Laboratório de Design Estratégico Seeding Lab. Possui Mestrado em Design (2018) pela mesma instituição e Graduação em Design (2014) pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Pesquisa processos de design estratégico pela teoria da Complexidade, visando a promoção de saúde, criatividade e autonomia. Atualmente trabalha como professora de Design Gráfico no Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER).

Leandro Bessa é doutor em Comunicação e Sociedade pela Universidade de Brasília (UnB) com estágio Doutorado na Université Lettres Sorbonne (fomento de pesquisa CAPES/PDSE - 2019/2020). Mestre em Comunicação pela mesma instituição. Especialista em Processos e Produtos Criativos pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e em Filosofia da Arte pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG/UEG). Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Professor do Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa e dos cursos de Comunicação e Design da Universidade Católica de Brasília (UCB). Foi coordenador das graduações de Jornalismo, Publicidade e Design da UCB nos anos de 2018 e 2019. Integra o conselho editorial da ESFERAS, revista dos Programas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste. Coordena o projeto de pesquisa Potencialidades de Consumo e Mercado da Economia Criativa no Distrito Federal, projeto vinculado ao macroprojeto Panorama da Economia Criativa no DF, com fomento da iniciativa privada e pública. Coordenador do Grupo MARCAS - grupo de pesquisa em comunicação, imagem e cultura das marcas - e pesquisador vinculado ao diretório de pesquisa do CNPq no grupo de estudo e pesquisa SIRUIZ: Comunicação e Imaginação literária (FAC-PPGCOM/UnB). Membro do Conselho do Design da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF). É consultor de comunicação e gestão de marcas. Sua investigação transita entre os fenômenos da sensibilidades e afetos, do imaginário e do feminino através da personagem Diadorim na obra Grande sertão: veredas de João Guimarães Rosa. Além das imagens do corpo e do poético, bem como suas relações com a filosofia, as artes visuais, a literatura e a comunicação.

11h00 Feira de Quadrinhos Feira
Local: Área de convivência do Bloco Central

Responsável: Professor Ciro Inácio Marcondes.

Ciro Inácio é doutor em Comunicação pela linha Imagem e Som no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília com a tese Uma Poética do Cinema Silencioso. Entre 2014-15, realiza estágio de doutoramento no Centre des Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains (CRIMIC) na Université Paris IV-La Sorbonne, em Paris. É mestre em Literatura, tendo defendido a dissertação Limite: o poema em filme pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Letras - Português, licenciatura pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente edita o website www.raiolaser.net, especializado em crítica de histórias em quadrinhos.

09h00 Mesa-redonda 2 da III Semana do Design Mesa-redonda
Local: Auditório do Bloco M

Tema: “Criatividade e Tecnologias: Desafios e oportunidades em projetos de inovação em Comunicação e Design”, com Camila Siren, Beatriz Chaves e Beatriz Ramos.

Camila Siren possui formação em Design Gráfico. É artista autodidata em várias técnicas. Está presente nas ruas por meio do muralismo e arte urbana desde 2014. Aos 19 anos fez sua primeira exposição individual (Impulso, 2016) e teve a oportunidade de participar de exposições nacionais, como a Bienal de Graffiti Fine Art em São Paulo, e internacionais como a PLPEX em Macau, na China. Ao longo de sua carreira, atendeu a diversos clientes e parceiros.

Beatriz Chaves é mestra em Comunicação e Economia criativa (2023) e especialista em História da Arte (2021). Nos últimos 10 anos, desenvolveu habilidades na gestão administrativa e de comunicação em pequenas empresas, além de atuar como produtora cultural, designer, professora e consultora de comunicação e experiência. Pesquisa e escreve sobre arte, comunicação, criatividade e políticas públicas. Concebeu o Projeto BALEIA, responsável pelo mapeamento, publicação e premiação de artistas visuais mulheres do DF e Entorno – realizado desde 2018 com recursos do FAC/DF. Como artista visual, tem uma produção focada na colagem. Já participou das exposições “Ondeandaonda 2” no Museu Nacional de Brasília (2017); “Mostra de fotozines” na Fototeca de Havana – Cuba (2018), dentre outras; além de residências artísticas no Brasil e no México.

Beatriz Ramos é mestra em Inovação em Comunicação e Economia Criativa pela Universidade Católica de Brasília. Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Cinema e Mídias Digitais pelo Instituto de Educação Superior de Brasília. Atualmente, trabalha como social media no Ministério da Educação do Brasil. Também possui experiência na área de produção cultural, atuando mais recentemente como produtora executiva do Projeto Baleia, que promove mulheres artistas visuais do DF e entorno, e parecerista da Lei Aldir Blanc.

10h00 Exposição 'Expressões e experiências estéticas' Exposição
Local: Área de convivência do Bloco Central

Mostra de estudantes de comunicação do professor Alexandre Kieling.

11h00 Hackathon - Premiação Premiação
Local: Auditório do Bloco M

Premiação da maratona. Professor responsável: Mário de Oliveira Braga Filho.

Mário Braga é graduado em Tecnologia de Edificações e Especialista em Análise de Sistemas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia pela Universidade Católica de Brasília. Doutorando em Educação na Universidade Católica de Brasília. Atua na Graduação em Ciência da Computação nas disciplinas de Engenharia de Software e Orientação de TCC. Desde 2014 exerce a função de Coordenador de TI e Infra no Programa Apple Developer Academy , em 2019 integrou o grupo de fundadores da Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP) como pesquisador em projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação.

Local

Universidade Católica de Brasília - 71966-700, QS 7, Areal (Águas Claras), Brasília, Distrito Federal,
Ver no mapa

Organizador

Universidade Católica de Brasília