Oficina 1 - Educação Física Adaptada: metodologia aplicada ao deficiente visual

Ministrantes: Laerte Medeiros de Araújo e Maria do Socorro de Medeiros

Ementa: Nesta oficina abordaremos a contextualização do conceito de deficiência visual na perspectiva da educação escolar. Bem como a prática de atividades motoras adequadas à pessoa com deficiência visual, evidenciando os aspectos psicomotores, recreativos e competitivos. Espera-se que a vivência nesta oficina possibilite aos educadores uma melhor percepção das possibilidades de se trabalhar com deficientes visuais.

 

Local: Bloco A - Sala 01

 

 

Oficina 2 - Conflito na escola: é possível prevenir? Como mediar situações conflituosas?

Ministrantes: Beatriz Araújo Freitas e Kátia Pryscilla Fernandes dos Santos

Ementa: Esta oficina convida educadoras e educadores ao pensar crítico e reflexivo sobre situações conflituosas vivenciadas na escola, buscando compreender o contexto biopsicossocial no qual cada ser está inserido, bem como suas implicações no conflito. Será explanada uma situação fictícia que elucidará pontos relevantes ao exercício proposto supracitado, o mesmo sucederá em coletivo e com a participação ativa das pessoas presentes. Espera-se que a vivência desta oficina possibilite educadoras e educadores a encontrem recursos próprios na prevenção e mediação de conflitos no ambiente escolar, através do olhar empático ao outro.

Local: Bloco A - Sala 03

 

Oficina 3 - Materiais Pedagógicos nos Processos de Inclusão Escolar

Ministrantes: Ms. Gizolene de Fátima Barbosa da Silva Cantalice, Bárbara Gomes Medeiros Bezerra e Halyson Almeida de Oliveira

Local: Bloco A - Sala 05

 

Oficina 4 - Construindo material sensorial para estimular crianças com TEA

Ministrantes: Prof.ª Dr.ª Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Melo, Maria Emília Cavalcante Silva e Saulo Francisco de Figueiredo Santos

Ementa: Construção de material didático sensorial que suscita estímulos apropriados em crianças com TEA. Criação de um ambiente otimizado com materiais que estimulam a interação, comunicação e imaginação de crianças com TEA.

Local: Bloco A - Sala 07

 

Oficina 5 - Transtorno de Aprendizagem: o que fazer?

Ministrantes: Prof.ª Dr.ª Kátia Regina Lopes Costa Freire, Ladislene Lílian de Souza, Maria Luísa de Azevedo Fernandes

Ementa: Os transtornos de aprendizagem: causas, características e intervenções necessárias. Estratégias pedagógicas para o ensino de alunos com Dislexia, Discalculia, Disgrafia e TDAH.

Local: Bloco A - Sala 08

 

Oficina 6 - Incluindo o aluno com TEA na classe regular: estratégias pedagógicas

Ministrantes: Prof.ª Dr.ª Francileide Batista de Almeida Vieira e Raênia Suele Araújo de Lima

Local: Bloco A - Sala 09

 

Oficina 7 - Educação Matemática e Educação Inclusiva: atividades didático-pedagógicas para os anos iniciais

Ministrante: Dr.ª Etienne Lautenschlager

Ementa: Nesta oficina abordaremos  os principais conceitos da Educação Matemática Inclusiva, tanto com relação aos sujeitos como no que diz respeito às práticas. Além disso, serão apresentadas discussões acerca de práticas docentes voltadas para o atendimento numa perspectiva inclusiva, baseando-se nas pesquisas brasileiras da atualidade, com destaque para o ensino de matemática para surdos e deficientes visuais. Espera-se, com as discussões, contribuir com a formação dos professores que ensinam matemática, bem como potencializar o surgimento de novas pesquisas relacionadas à Educação Matemática Inclusiva no Brasil.

Local: Bloco A - Sala 10

 

Oficina 8 - “Tenho um aluno surdo: O que é que eu faço?”

Ministrante: Prof. Me. Francisco Ebson Gomes-Sousa

Ementa: Nesta oficina iremos compreender o aluno surdo e a importância da inclusão em sala de aula, refletir sobre o papel do professor na educação do aluno surdo e aprender a sinalização básica em Libras como proposta inicial de inclusão. Para alcançar os objetivos propostos, realizar-se-á apresentação inicial e estabelecimento de diferenças culturais entre surdos e ouvintes, como forma de percebemos as formas de percepção e comunicação para as pessoas surdas. Apresentaremos a Libras (língua Brasileira de Sinais), as leis que amparam os surdos, bem como, os profissionais responsáveis no processo de ensino-aprendizagem dos surdos. Ao finalizar, iremos praticar alguns diálogos iniciais em Libras com o público.

Local: Bloco B - Sala 08

 

Oficina 9 - A Literatura Surda como uma ferramenta pedagógica.

Ministrante: Prof. Me. Ronny Diogenes de Menezes

Ementa: Conhecer a literatura surda e suas diversas facetas ampliando o conceitou para a noção de Escritas, utilizar os aspectos culturais e políticos presentes nas Escritas  Surda para a sua utilização como ferramenta social em sala de aula. Produzir um roteiro de aula utilizando as Escritas surdas e seus aspectos sociais.

Local: Bloco B - Sala 09

 

Oficina 10 - Estratégias para o ensino da Língua Portuguesa para surdos

Ministrante: Maria Geane de Lima Ferreira

Ementa: Desenvolver a capacidade de expressão escrita, com base nós aspectos linguísticos que envolvam a prática da leitura, interpretação, produções de textos visando o desenvolvimento da habilidade linguística necessárias a formação da pessoa surda.

Local: Bloco B - Sala B10

 

Oficina 11 - O uso do software Sebran no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com Deficiência Intelectual

Ministrante: Prof.ª M.ª Sonia Azevedo de Medeiros

Ementa: Esta oficina propõe-se apresentar, discutir e refletir sobre a utilização do software SEBRAN, pelos professores. Assim tem-se a seguinte problemática: que habilidades e competências podem ser desenvolvidas nos alunos com Deficiência Intelectual, após a Inserção do software SEBRAN? Traçou-se como objetivo geral: identificar habilidades e competências que o software SEBRAN, pode desenvolver nos alunos com deficiência Intelectual. Metodologicamente, este minicurso será desenvolvido nas seguintes etapas: 1) Exposição dialogada sobre a inserção dos softwares no contexto educacional; 2) Apresentação do software aos participantes; 3) Análise das potencialidades do software frente ao desenvolvimento de habilidades e competências; 4) Socialização das análises dos grupos. Assim, espera-se que os participantes desta oficina, adquiram e/ou ampliem conhecimentos sobre a inserção do software no contexto  educacional, inserindo-o em sua prática pedagógica, contribuindo para o desenvolvimento dos educandos com deficiência intelectual.

Local: Bloco C - Polo do IMD/Caicó

Compartilhe!

Apoio