A Semana do Design da Cajuí Collab é um congresso anual, composto por palestras, mesas redondas e oficinas, promovido pelos cursos de Comunicação da Universidade Católica de Brasília (Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Cinema e Mídias Digitais e Design Visual), que busca reunir estudantes e profissionais, de âmbito regional e nacional, para integrar com o mercado criativo do Distrito Federal composto por diretores criativos, designers, projetistas, publicitários, produtores de conteúdo etc.
Em sua segunda edição, o congresso tem como tema central o “Humanismo Projetual”, conceito desenvolvido pelo professor e designer Gui Bonsiepe em sua obra Design, Cultura e Sociedade. A proposta visa trazer aprofundamentos e reflexões no debate acerca das reverberações sociais da atuação exercida coletivamente nas áreas da Comunicação e do Design. Os diversos profissionais que a compõem, em diferentes frentes, desempenham o papel de agentes ativos na elaboração de uma sociedade em construção, tanto no viés técnico e material quanto acadêmico e simbólico. Desse modo, o encontro contribuirá para a formação de profissionais que saibam atuar como agentes projetuais capazes de interpretar necessidades sociais e que promovam propostas e soluções emancipatórias. Assim como idealiza Bonsiepe:
O humanismo projetual seria o exercício das capacidades projetuais para interpretar as necessidades de grupos sociais e elaborar propostas viáveis, emancipatórias, em forma de artefatos instrumentais e artefatos semióticos. Por que emancipatórias? Porque humanismo implica a redução da dominação e, no caso do design, atenção também aos excluídos, aos discriminados, como se diz eufemisticamente no jargão economista, ‹os economicamente menos favorecidos›, ou seja, a maioria da população deste planeta. (2011, p. 22)
Por essa via, acreditamos que quando esses agentes tomam consciência de que, invariavelmente, atuam de forma ativa na formulação de um projeto de sociedade igualitário, democrático e emancipatório, são plenamente capazes de produzir um espaço de autodeterminação que venha a garantir o pleno desenvolvimento humano na complexidade pungente que compõe nossa diversidade cultural.
Quando falamos em Humanismo Projetual, consideramos uma produção qualificada a partir de uma perspectiva crítica, sustentável e que considere as reais necessidades expressas pela nossa sociedade. Essa produção projetual pode consistir na elaboração de objetos, resolução de problemas no âmbito material e simbólico e, principalmente, uma atuação que garanta uma vida humanizada para todos. Para que seja possível alcançar uma perspectiva ampla e aprofundada, diante da nossa conjuntura como designers, profissionais de comunicação brasileiros e latino-americanos, é necessário exercer uma compreensão ativa diante das relações assimétricas nas quais somos economicamente e culturalmente inseridos.
A partir dessa proposta, a II Semana do Design da Cajuí Collab oferece oportunidade singular para construção de diálogos, trocas e aprendizagem entre diversos estudantes, pesquisadores, profissionais e agentes criativos, contribuindo assim para a formação de novos profissionais mais críticos, éticos e humanos.