II Simpósio de Petróleo e Gás do Onshore Brasileiro

O desenvolvimento da camada pré-sal estabeleceu uma nova condição para o Brasil no mercado internacional de petróleo e gás natural, ampliando suas reservas provadas, acarretando em uma previsão de duplicar a capacidade de produção até 2030. Em virtude desse novo cenário, a principal operadora do país, a Petrobras, com o intuito de concentrar seus recursos em águas profundas e ultraprofundas, onde a empresa tem demonstrado grande diferencial competitivo, iniciou a venda de todos os seus ativos onshore.

Em resposta à queda dos investimento do segmento onshore, o Ministério de Minas e Energia, em 2017, anunciou o Programa de Revitalização da Atividade de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (REATE), cujo objetivo é a revitalização das atividades de exploração e produção em áreas terrestes no território nacional, estimulando o desenvolvimento local e regional e aumentando a competitividade da indústria petrolífera onshore do país.

Com essa nova dinâmica para a exploração onshore, o mercado de óleo e gás do Rio Grande do Norte vivencia a chegada de novos players na exploração dos campos maduros da Bacia Potiguar, além da perspectiva de redução do preço do gás a partir da ampliação de sua produção. Dessa forma, os resultados na transferência de campos maduros à iniciativa privada elevam o Rio Grande do Norte à condição de exemplo no Brasil quando o assunto é revitalização da produção de petróleo e gás onshore.

Resultados obtidos da transferência dos campos maduros à iniciativa privada já apresentaram aumento de produção. Por exemplo, o Polo Riacho da Forquilha, localizado na Bacia Potiguar, teve um aumento de 30% no seu fator de recuperação. Empresas que assumiram os Polos de Riacho da Forquilha, Macau, Fazenda Belém e Serra do Mel já investiram aproximadamente US$ 600 milhões trazendo novas perspectivas, desafios e oportunidades ao mercado.

Neste sentido, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio do seu PRH-ANP (PRH-55.1), em parceria com a Redepetro e o Sebrae, tem o prazer em apresentar o II Simpósio de Petróleo e Gás do Onshore Brasileiro, cujo objetivo é criar um ambiente de discussão acerca de temas relevantes para a área de petróleo, gás natural e biocombustíveis, principalmente no tocante à exploração e produção de campos terrestres. O evento consistirá de plenárias, onde pesquisadores e profissionais de destaque apresentarão suas pesquisas e cases de sucesso; além de minicursos de diversas temáticas. Além do Simpósio, também será realizado o I Workshop do PRH-ANP/UFERSA (PRH-55.1), onde serão apresentados os planos de trabalho dos bolsistas ingressos no programa em 2020.

Leia mais... →

Data do evento

25 de novembro de 2020, 08h00 até 26 de novembro de 2020, 18h00

LOCAL DO EVENTO

Evento Online
O link do evento ainda não foi informado