3º Ciclo de Webinários do Instituo Federal de Alagoas - Campus Penedo

3º Ciclo de Webinários do Instituo Federal de Alagoas - Campus Penedo

Faça sua inscrição
De 3 novembro a 8 de dezembro Todos os dias das 16h00 às 18h00

Sobre o Evento

Os Ciclos de Webinários do Campus Penedo ocorrem desde agosto, sempre buscando oferecer ao público interno e externo ao Campus parte do conhecimento produzido na instituição. Os eventos dão direito a certificado de participação, mediante inscrição na plataforma Doity. Em sua terceira edição, todas as transmissões ocorrerão no canal oficial do Campus no YouTube, e os onze webinários estão distribuídos em três séries temáticas, sendo elas:

Arte e Ancestralidade - proposta pelo Grupo de Estudos em Humanas do Brasil Contemporâneo do Campus, a série de quatro webinários focará na intersecção entre arte e ancestralidade no Brasil, contando sempre com a participação de artistas e especialistas no tema.

Quilombos de ontem e hoje - para marcar o dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, o Neabi do Ifal Penedo organizou uma série de quatro webinários com pesquisadores/as que estudam quilombos e resistências afrobrasileiras. Os diálogos contemplarão as formas de pensar e fazer quilombos no Brasil desde o passado escravista, passando por suas diferentes concepções no pós-abolição até o presente. Considerando a invisibilidade de mulheres negras no pensamento social brasileiro, deu-se ênfase a trajetórias e obras de importantes intelectuais negras do século XX.

Laboratório Textual - proposto pelo professor de Língua Portuguesa do Campus Penedo, Wellinghton Santos, o Laboratório também esteve presente no primeiro e segundo ciclos de webinários do Campus. A abordagem desta vez contemplará três webinários, focados nos temas "pontuação", "análise estrutural de texto dissertativo-argumentativo" e "coesão textual". Além do aprimoramento gramatical e da produção de texto escrito para o público em geral, o Laboratório textual é excelente ferramenta de estudo para o Enem.

O 3º Ciclo de Webinários inicia em 03/11, às 16:00, com o primeiro evento da sério "Quilombos de ontem e hoje", idealizado pelo NEABI do Campus. Confira abaixo a programação completa e anote na agenda as datas, sempre às 16:00!

Palestrantes

  • Georgia Cardoso
  • Prof. Dr. Danilo Marques
  • Profa. Dra. Joanice Conceição
  • Profa. Dra. Débora Alcântara
  • Profa. Dra. Bárbara Araújo
  • Prof. Ms. Wellinghton Santos
  • Auritha Tabajara

Programação

Quilombos de ontem e hoje 1

No primeiro webinário da série "Quilombos de ontem e hoje", a professora de História do Campus e coordenadora do NEABI, Eliza Vianna, recebe o professor Dr. Danilo Marques para uma conversa sobre seu livro Sob a “sombra” de Palmares: escravidão e resistência no século XIX (Ed. Manuscrito, 2020). Danilo Marques possui Graduação em História pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2008), Mestrado (2013) e Doutorado (2018) em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem se dedicado a pesquisar temas tais como História do Brasil no século XIX, Resistência Escrava, Gênero e Escravidão, e História e Historiografia Alagoana. Atualmente é professor efetivo de História do Brasil na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Às16h00 - https://www.youtube.com/channel/UCA8eGqAtPzYnOzTPG0bQnsQ

Arte e Ancestralidade 1

Informamos que o evento que abriria o 3º Ciclo de Webinários, marcado para esta terça-feira (27), foi adiado para o dia 5 de novembro, às 16h, em nosso canal do YouTube.

O webinário Arte Ancestralidade com a artista de origem indígena, Georgia Cardoso, resulta de uma proposta do Grupo de Estudos de Humanas do Brasil Contemporâneo (GEHB) e será mediado pela professora de História, Gisele Lima.

@georgia.cardoso é uma artista de Fortaleza, que através da sua arte expressa sobre a histo?ria familiar de todo descendente/remanescente indi?gena, onde se encontram as marcas e os impactos da colonização. A proposta do encontro on-line é que ela compartilhe como foi ou está sendo a busca das suas origens e a luta contra a invisibilidade indígena, além da importância da arte em todo este processo.

Às16h00 - https://www.youtube.com/channel/UCA8eGqAtPzYnOzTPG0bQnsQ

Quilombos de ontem e hoje 2

Neste segundo webinário da série "Quilombos de ontem e hoje", idealizada pelo NEABI do Campus Penedo, o professor de Sociologia do Campus, Marcos Paixão, recebe como convidada a professora Dra. Joanice Conceição, da UNILAB, para falar sobre mulheres quilombolas e políticas públicas. Joanice é professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, no colegiado de Antropologia e Bacharelado em Humanidades. Doutora e Mestre em Ciências Sociais/Antropologia -PUCSP; Tem graduação em Pedagogia pela UNEB; Autora do livro Irmandade da Boa Morte e Culto de Babá Egum: Masculinidades, Feminilidades Performances Negras; Organizou os livros Masculinidades e Feminilidades como Estratégias de Poder; e o livro Ética Antropológica em Debate: Práticas e Narrativas (E-Book). É autora de diversos artigos que versam sobre as questões de Gênero, Religião, Educação, Racismo e Relações Raciais, dentre os quais, Mulheres quilombolas e as Políticas Públicas.
 
Às16h00 - https://www.youtube.com/channel/UCA8eGqAtPzYnOzTPG0bQnsQ

Quilombos de ontem e hoje 3

No terceiro webinário da sérire "Quilombos de ontem e hoje", idealizada pelo NEABI do Campus Penedo, a professora de História Gisele Lima recebe a convidada e professora Dra. Débora Alcântara (UFMG). O tema central do diálogo será a trajetória de Beatriz Nascimento, importante intelectual negra sergipana. Débora Alcântara é doutora em Ciência Política, pela Universidade Federal de Minas Gerais (DCP/UFMG), mestra em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (Póscom/Ufba) e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo também pela Ufba. É pesquisadora do Centro de Estudos Republicanos (Cerbras) da UFMG e dedica-se a estudos com temas interessados às epistemologias Feministas, Decolonais e Afrocentradas.

Às16h00 - https://www.youtube.com/channel/UCA8eGqAtPzYnOzTPG0bQnsQ

Quilombos de ontem e hoje 4

No quarto e último webinário da série "Quilombos de ontem e hoje", a professora de História Eliza Vianna recebe a professora Dra. Bárbara Araújo (UFF) para falar sobre duas importantes intelectuais negras de nosso país: Lélia Gonzalez e Conceição Evaristo. Bárbara Araújo é professora de História no Colégio Técnico de Campinas (Cotuca-Unicamp), doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense, tendo mestrado e graduação em História pela mesma instituição. No doutorado, pesquisou a formação do movimento de mulheres negras no Brasil e, no mestrado, a trajetória e a obra da escritora Conceição Evaristo. Tem como principais interesses de pesquisa relações de gênero e feminismo, relações raciais e diáspora africana, movimentos sociais, teoria social, educação e literatura. É membro do grupo de pesquisa Observatório da História da Classe Trabalhadora.

Às16h00 - https://www.youtube.com/channel/UCA8eGqAtPzYnOzTPG0bQnsQ

Laboratório Textual 1: pontuação

A série de webinários "Laboratório Textual", conduzida pelo professor de Língua Portuguesa do Campus Penedo Wellinghton Santos, oferece a oportunidade de ampliar nossos conhecimentos gramaticais e de interpretação e composição de textos, com foco em redação para o ENEM. No primeiro webinário da série, será abordado o tema da pontuação e suas diversas formas de utilização em um texto.

Às16h00 - https://www.youtube.com/channel/UCA8eGqAtPzYnOzTPG0bQnsQ

Laboratório Textual 2: análise estrutural de texto dissertativo-argumentativo

No segundo webinário do Laboratório Textual, o professor de Língua Portuguesa Wellinghton Santos abordará as formas de análise do texto dissertativo-argumentativo.

Às16h00 - https://www.youtube.com/channel/UCA8eGqAtPzYnOzTPG0bQnsQ

Arte e Ancestralidade 2

 

Neste segundo webinário da série "Arte e Ancestralidade", que compõe o 3º Ciclo de Webinários do Campus Penedo, a professora de Filosofia do Campus, Thaline Fontenele, recebe a escritora e cordelista Auritha Tabajara para falar sobre a relação de seu trabalho com sua identidade indígena.

 

Francisca Aurilene Gomes nasceu num pequeno interior do Ceará, em casa, pelas mãos de duas sábias parteiras, a avó Francisca Gomes e Antonia Portela. Primeira neta dos avós maternos – e por essa razão o nome ancestral de Auritha, o qual assina suas obras literárias –, cresceu ouvindo as lindas histórias de tradição contadas por sua avó. Apaixonada pela rima, escreve desde que aprendeu a ler e escrever. Atualmente mora em São Paulo, é Terapeuta Holística em ervas medicinais, contadora de histórias indígenas, palestrante e oficineira. Seu primeiro livro, editado e adotado pela Secretaria de Educação Basica do Estado do Ceará, tem como título “Magistério indígena em versos e poesias”. Primeira mulher indígena a publicar livros em literatura de cordel no Brasil, Auritha tem vários textos em cordéis publicados nas antologias indígenas, em revistas on-line como: Maria Firmino dos Reis e IHU. Sua mais recente publicação é “Coração na Aldeia, pés no Mundo” (Fonte: Revista Acrobata, entrevista concedida em 15 de abril de 2020).
 

Às16h00 - https://youtu.be/bj7KA8R_QHE

Laboratório Textual 3: coesão textual

No último webinário do Laboratório Textual, o professor Wellinghton Santos discorrerá sobre coesão textual.

Às16h00 - https://www.youtube.com/channel/UCA8eGqAtPzYnOzTPG0bQnsQ

Arte e Ancestralidade 3

Às16h00 - https://www.youtube.com/channel/UCA8eGqAtPzYnOzTPG0bQnsQ

Arte e Ancestralidade 4

Às16h00 - https://www.youtube.com/channel/UCA8eGqAtPzYnOzTPG0bQnsQ

Organizador

Instituto Federal de Alagoas - Campus Penedo

O Campus Penedo tem como missão formar cidadãos que se reconheçam sujeitos de ideias e de conhecimentos associados às áreas de Açúcar e Álcool, Meio Ambiente e Química. A unidade promove, assim, a qualidade social dos alagoanos e, em especial, dos penedenses e munícipes circunvizinhos, com uma educação fundamentada no princípio da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, visando a geração de conhecimentos científicos e tecnológicos que possibilitem o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental da região.