Francisco Carvalho
Grizz
Francisco Carvalho é empreendedor e consultor empresarial, especializado em comunicação corporativa, relações institucionais, gestão de pessoas, marketing, sustentabilidade e gerenciamento de riscos e crises. É fundador da GRIZZ, hub de conteúdo digital voltado para a geração prateada.
Durante 14 anos (2005-2019), foi CEO da Burson-Marsteller, rede global de relações públicas do grupo WPP, liderando a operação no Brasil por 12 anos e na América Latina por 2 anos, além de fazer parte do comitê executivo global da empresa. Anteriormente, foi diretor de comunicação corporativa, sustentabilidade e relações governamentais do McDonald’s e da Gtech no Brasil. Também trabalhou em propaganda por dez anos, nas agências Young & Rubicam e Lowe Lintas.
Em 2019, Francisco decidiu iniciar uma nova etapa na carreira, como empreendedor, consultor e membro de conselhos e comitês de riscos, compliance e ESG. Como empreendedor, fundou três empresas: o hub de conteúdo GRIZZ e as consultorias FC2 e Com Licença. Como consultor e conselheiro, além de contribuir com sua experiência em planejamento estratégico e gestão de pessoas, seu foco principal é a supervisão de práticas e políticas que afetam diretamente o capital reputacional de uma organização.
Jornalista de formação, Francisco é certificado em Governança e Preparação de Conselheiros pela Fundação Dom Cabral e compliance anticorrupção pela LEC/FGV.