3ª Semana Acadêmica de Administração - UNILA

Desafios e Possibilidades no Campo de Públicas

Faça sua inscrição
De 5 a 9 de novembro Todos os dias das 19h às 22h
Foz do Iguaçu, PR Parque Tecnológico de Itaipu

Sobre o Evento

O curso de Administração Pública e Poliicas Públicas da Universidade Federal da Integração Latino-Americana com o objetivo de proporcionar novos conhecimentos à seus discentes e promover a integração entre eles realiza sua 3ª Semana Acadêmica: desafios e possibilidades no Campo de Públicas

"Campo de Públicas 'refere-se ao campo multidisciplinar de formação acadêmica, científica e profissional de nível superior, assim como da pesquisa científica, comprometido com o aperfeiçoamento democrático e republicano. Tem como objetivo formar profissionais, gerar conhecimentos, desenvolver e difundir metodologias e técnicas, propor inovações sociais e promover processos que contribuam para o aperfeiçoamento da esfera pública, qualificação e melhoria da ação governamental e intensificação e ampliação das formas de participação democrática da sociedade civil na condução dos assuntos públicos. Compreende tanto as ações de governo quantoerg as de outros agentes públicos não governamentais - sobretudo as organizações da sociedade civil'(PIRES et al, 2012). Tal campo então abre diversas possibilidades aos que nele estão inseridos, ao mesmo tempo que impõe desafios à serem superados."

Programação

19h00 Abertura Abertura
Local: Auditório César Lattes

Abertura do evento com apresentação cultural

19h40 Políticas Públicas e Direitos Humanos Mesa-redonda
Local: Auditório César Lattes

A mesa será composta pelos professores doutores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana: Sílivia Lilian Ferro, Carlos Henrique Vieira Santana, Rodne de Oliveira Lima e Gladys Amelia Velez Benito.

18h30 Assembléia estatutária do Centro Acadêmico de Adm. Pública e Políticas Públicas. Conferência
Local: Auditório César Lattes

A construção do Centro Acadêmico de Administração Pública e Políticas Públicas está em andamento, e é com muita hora que a comissão estatutária, eleita em assembléia geral, apresentará sua proposta de estatuto para que nós, discentes do curso, possamos enfim dar mais um passo na construção de nossa entidade representativa.

20h30 Profissionalização e possibilidades no campo de públicas Mesa-redonda
Local: Auditório César Lattes

A mesa será composta pelos docentes do curso de Administração Pública: Jamur Johnas Mrchi; Lígia Heinzmann; Maria Alejandra Nicolas e Rodrigo Pimenta.

19h00 DANZAS FOLKLÓRICAS BOLIVIANAS Intervalo
Local: Sala Florestan Fernandes 3
19h40 Os desafios atuais no campo de públicas - Leonardo Secchi Palestra
Local: Sala Florestan Fernandes 3

Leonardo Secchi "possui graduação e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutorado em Estudos Políticos pela Universidade de Milão (Itália) e pós-doutorado em Políticas Públicas pela Universidade de Wisconsin (EUA). Já foi professor e pesquisador visitante na Universidade de São Paulo (USP), Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha) e na Harvard University (EUA). É professor de graduação em Administração Pública e de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Também atua como Diretor de Relações Internacionais da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP). Tem experiência em pesquisa e consultoria em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de políticas públicas, desburocratização, transparência em governo e inovações na democracia".

19h00 "Cidades para pessoas: da micropolítica à macropolítica" Jorge Brand "Goura" Palestra
Local: Auditório César Lattes

Jorge Brand "Goura" foi assessor de Mobilidade da Setran da Prefeitura de Curitiba, onde colaborou ativamente na elaboração das políticas públicas para bicicleta e redução de mortes no trânsito, que formam a nova política de respeito no trânsito da capital.

19h30 "Cooperação técnica internacional em Bancos de Leite Humano" - Virgínia Valiate Gonzalez Palestra
Local: Sala Florestan Fernandes 3

Virgínia Valiate Gonzalez possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro. Mestre em Saúde Global e Diplomacia da Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (Ensp/Fiocruz) (2014). Atualmente, é consultora do núcleo de Cooperação Internacional do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Tem experiência na área de Cooperação Internacional e Saúde Coletiva. Em 2015, foi designada ponto focal do Programa Ibero-americano de BLH para Transversalização da Perspectiva de Gênero da Secretaria Geral Ibero-americana (Segib). Foi coordenadora da Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz - RJ na gestão de 2013-2014. Também foi membro da Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduandos para os temas de Saúde e Relações Internacionais na gestão de 2014-2016.

Local

Parque Tecnológico de Itaipu - 85867-900, Avenida Tancredo Neves, 6731 , Jardim Itaipu , Foz do Iguaçu, Paraná,

Organizador

Curso de Administração Pública e Políticas Públicas - UNILA