.

.

Faça sua inscrição
De 21 a 27 de setembro Todos os dias das 09h às 22h
Criciúma, SC UNESC

Sobre o Evento

A Unesc, através do CER, da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, do Colégio UNESC, do SAMA,em parceria com o CODEC tem o prazer de convidar a comunidade acadêmica e a sociedade civil para participar da 3ª Semana da Pessoa Com Deficiência na UNESC.

O evento surgiu em 2017, quando o CER mobilizou internamente setores e serviços para dialogar sobre os temas relacionados àspessoa com deficiência. Desde então novas parcerias foram estabelecidas, e hoje o evento conta com uma extensa programação entre os dias 21 e 27 de setembro de 2019.

Historicamente oDia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiênciafoi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.

Programação

09h00 Direito na Praça Abertura
Local: Praça Nereu Ramos

DEVIDO A INSTABILIDADE CLIMÁTICA ESSA ATIVIDADE ESTÁ CANCELADA.

ATT

COMISSÃO ORGANIZADORA

 

Nesta data o CER, em parceria com o CODEC (Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Com Deficiência), Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas e NUPREVIPS ocuparão o espaço público da Praça Nereu Ramos com o objetivo de dialogar com a sociedade sobre acessibilidade e sobre os direitos da pessoa com deficiência.

09h30 Roda de conversa com acadêmicos e acadêmicas com deficiência da UNESC Roda de Conversa
Local: MANHÃ: Bloco R 2 sala 208

Nesta data a Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, através do Programa Potencial, em parceria com o SAMA dialogará com os acadêmicos e acadêmicas com deficiência da UNESC sobre o mundo do trabalho para as pessoas com deficiência após o percurso acadêmico.

19h30 Roda de conversa com acadêmicos e acadêmicas com deficiência da UNESC - noturno Roda de Conversa
Local: Bloco O sala 103

Nesta data a Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, através do Programa Potencial, em parceria com o SAMA dialogará com os acadêmicos e acadêmicas com deficiência da UNESC sobre o mundo do trabalho para as pessoas com deficiência após o percurso acadêmico.

09h00 Roda de Conversa - Avaliação diagnóstica: Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista Roda de Conversa
Local: Bloco R2 sala 201

Neste encontro o CER realizará uma Roda de Conversa sobre o processo de avaliação diagnóstica realizado pelo CER para as suspeitas de deficiência intelectual e transtorno do espectro autista.

09h00 Diálogos sobre Deficiência Física Mesa-redonda
Local: Bloco R 2 sala 208

O CER mediará um diálogo sobre a deficiência física. (A combinar temática específica)

17h30 Roda de Conversa sobre Deficiência adquirida nos acidentes de trânsito Roda de Conversa
Local: Hall do Bloco XXI - Palco das Quintas Culturais

Nesta atividade a Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, promoverá um diálogo junto com as atividades da I Semana do Trânsito na UNESC, sobre os acidentes de trânsito e a deficiência adquirita.

- Prof Ricardo (Curso de Fisioterapia da UNESC)

- Profa Rindalta, paraatleta, que adquiriu uma deficiência através de um acidente de trãnsito.

18h30 Quinta Cultural - Pessoas Com Deficiência Apresentação Artística
Local: Hall do Bloco XXI - Palco das Quintas Culturais

Nesta data o CER em parceria com a Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, com o CODEC e com o setor de Arte e Cultura da UNESC, mobilizará atividades artísticas no Palco das Quintas Culturais (no Bloco XXI) a partir das 18h30.

19h00 Cuidador/a das pessoas com deficiência: o cuidado em saúde mental Roda de Conversa
Local: Bloco R 2 Sala 105

Atividade realizada em parceria com o curso de Psicologia (3ª Fase) e a Residência em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, vinculado à disciplina de Saúde Pública, ministrada pelo Prof João Brunel.

10h00 Diálogos e reflexões para uma sociedade inclusiva Mesa-redonda
Local: Bloco P sala 105

O Colégio UNESC promoverá um diálogo com seus estudantes, e também aberto ao público, sobre a importância do protagonismo da pessoa com deficiência trazendo alguns convidados: Camila (estudante de psicologia da UNESC), Jeferson (acadêmico de educação física da UNESC), Elisabete (psicóloga SAMA), uma pessoa com deficiência auditiva e uma familiar de uma criança com Transtorno do Espectro Autista.

Local

UNESC - av universitaria, Universitário, Criciúma, Santa Catarina,

Organizador

UNESC

Centro Especializado em Reabilitação (CER)
Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas
Colégio UNESC
SAMA
Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Criciúma