O Congresso Brasileiro dos Estudantes de Medicina (COBREM) marca esse momento dos eventos nacionais históricos da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) em que nos voltamos ao coração central do Brasil – num momento em que o movimento estudantil de medicina identifica sinais de luta em todas as direções.
O nosso encontro será em Uberlândia/MG entre os dias 18 a 25 de janeiro com o tema “Cerrado em floração, beleza que resiste: diversidade é força e equidade é liberdade”. O mote celebra a rica biodiversidade e resiliência do Cerrado brasileiro como metáfora para a luta pela diversidade e equidade na formação médica e na saúde. Com as referências de "Um defeito de cor" - obra de autora uberlandense - como samba-enredo da Portela à emergência climática que nos faz correr pra adiar o fim do mundo, esse é o 35º COBREM Udi.
Assim, busca inspirar a defesa de uma educação médica inclusiva e plural, que valoriza as singularidades culturais, regionais e sociais - nosso coração pulsa na batida do congado. Ao associar a resistência do Cerrado à força da diversidade e à liberdade que vem com a equidade, promovemos essa ideia de que a saúde plena só pode ser alcançada em um ambiente que reconheça e respeite as diferenças, sustentando uma prática médica verdadeiramente humanizada e inclusiva - mas principalmente emancipadora!
O COBREM é um evento formativo e deliberativo em que vamos definir as ações do Movimento Estudantil de Medicina para seguirmos no combate a todo tipo de opressões e na defesa da Saúde e Educação públicas, gratuitas, universais e de qualidade. Essa luta tem nossa cara e deve ter nossa coragem com um sorriso no rosto!
UAI, TE VEJO NO TRIÂNGULO MINEIRO!