36° Encontro Nacional Abrasel - Maceió

36° Encontro Nacional Abrasel - Maceió

Conhecimento, perseverança e inovação, ingredientes de transformação

Faça sua inscrição
De 30 a 31 de março Todos os dias das 09h00 às 17h00
Maceió, AL Ritz Lagoa da Anta

Sobre o Evento

O evento é voltado para empresários e profissionais do setor que estão em busca de atualização sobre o mercado, aumento de networking e fechamentos de novos negócios.

Voltado para o setor de alimentação fora do lar, o 36° Encontro Nacional da Abrasel contará com oficinas, palestras, mesclas e muito mais nos dias 30 e 31 de março, das 9h às 16h, no Ritz Lagoa da Anta, em Maceió. Os temas contemplados serão de marketing, financeiro, gestão de pessoas, gestão de negócios, gastronomia.

Associados da Abrasel têm condições especiais para a compra do ingresso, numa rede parceira de hospedagem e prioridade no credenciamento. A associação também prepara, em cada edição, um roteiro especial para os visitantes que queiram conhecer os principais pontos turísticos da região escolhida, neste ano, mais de 20 estabelecimentos terão vouchers, descontos e brindes exclusivos para os participantes que apresentarem a sua credencial do evento.

Palestrantes

  • Valter Jarocki
  • Isabella Jarocki
  • Márcio Maia
  • Alberoni Leal
  • Célio Salles
  • Raphael Falcão
  • Wesley Barbosa
  • Wanderson Medeiros
  • Guga Rocha
  • Luana Vaz
  • Joseane Menezes
  • Bruno Dórea
  • Thiago Falcão
  • Talles Howard
  • Careca
  • Marcio Blak
  • Deco Sadigursky
  • Ricardo Elesbão Alves
  • Renata Mendonça
  • Giovanna Mayer Grossi
  • Paulo Tenório
  • Marcelo Baveloni
  • Pedro Henrique
  • Jatyr Oliveira

Programação

09h00 Painel: Tradição e evolução Painel
Painel: Tradição e evolução
Local: Sala principal

Empresários que são referência no setor de gastronomia da capital alagoana contam os seus cases, descobertas e batem um papo sobre como deve ser feito o trabalho desde a construção até a consolidação de uma marca no setor de Alimentação Fora do Lar.

09h00 - Alberoni Leal Princípios de Controle de Estoque para Bares e Restaurantes Oficina
Princípios de Controle de Estoque para Bares e Restaurantes
Local: Sala B

Oficina (com 8h de duração) especializada na aplicação de uma ferramenta capaz de avaliar os pontos mais importantes no controle de estoque de uma empresa de alimentação fora do lar, sendo abordados os seguintes temas: - TIPOS DE ESTOQUES; - RECEBIMENTO, ARMAZENAMENTO, LOCAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE PRODUTOS; - INVENTÁRIO E CONTROLE DE ALIMENTOS E BEBIDAS; CMV TEÓRICO X REAL X PONDERADO

10h00 - Márcio Maia Gestão Estratégica - Como ter Resultados no restaurante? Palestra
Gestão Estratégica - Como ter Resultados no restaurante?
Local: Sala principal

A gestão de um Bar, Restaurante ou similar precisa ser entendida de forma conjunta, não há áreas ou setores independentes, por isso o conceito de Gestão Estratégica, com ações integrada, compartilhada e transversal entre todos os setores da empresa e como interfere na Gestão de Resultados e Formação de Preço de Vendas.

11h00 - Renata Mendonça Futuro da alimentação fora do lar: como as tendências de comportamento podem impactar seu negócio Palestra
Futuro da alimentação fora do lar: como as tendências de comportamento podem impactar seu negócio
Local: Sala principal

A palestra vai tratar de como as mudanças de comportamento podem impactar as empresas no segmento de alimentação fora do lar e a necessidade de estar atento a elas para se preparar de forma estratégica, atuando no presente. Também aborda as percepções de contexto, como ter um olhar global e analítico para tomar decisões assertivas nos negócios. Por fim, abordará quem está colocando as tendências na prática e com isso, gerando inovações de impacto na alimentação fora do lar.

14h00 - Isabella Jarocki, Valter Jarocki Acolhimento, mais que atendimento. Palestra
Acolhimento, mais que atendimento.
Local: Sala B

Contéudo da palestra: A palestra vai trazer insights a partir do enfoque da equipe e dos proprietários de um negócio em alimentação. Provoca uma reflexão da importância do acolhimento do cliente para que o atendimento aconteça de forma técnica, mas sobretudo mais humana.

14h00 - Giovanna Mayer Grossi Cozinhar tempera almas Palestra
Cozinhar tempera almas
Local: Sala principal

Nascida em Jaú, interior de São Paulo, Giovanna Grossi cresceu em Maceió, capital alagoana, entre os sabores do cuscuz e da macaxeira. A jovem agora é responsável pelo restaurante Animus, no bairro dos Pinheiros, em São Paulo, e lá a Chef Giovanna cria com ingredientes frescos e selvagens, onde a mudança das estações faz parte das experiências. Sua escolha é a de trabalhar com alimentos sazonais e brasileiros, procurando olhar para dentro, deixando florescer ao redor, e encontrando, assim, o caminho da alma.

15h00 - Bruno Dórea, Thiago Falcão Delivery: como vender melhor nas plataformas Palestra
Delivery: como vender melhor nas plataformas
Local: Sala principal

A palestra apresenta as boas práticas do delivery, para que os empresários aprendam como aperfeiçoar o desempenho do seu negócio nas plataformas digitais de venda, com o intuito de tornar o rendimento do delivery ainda mais expressivo para o seu caixa.

15h00 - Careca, Deco Sadigursky A receita do empreendedorismo Palestra
A receita do empreendedorismo
Local: Sala B

Empreender não é uma receita de bolo, isso você já sabe, mas entre os muitos caminhos possíveis, é claro que algumas dicas podem te auxiliar e fazer com que o seu resultado seja de real sucesso.

16h00 - Paulo Tenório Design para Restaurantes Palestra
Design para Restaurantes
Local: Sala principal

Restaurantes estão sempre à procura de algo que os faça se destacar em um mercado altamente competitivo. É aí que entra a Trakto como uma solução inteligente de design, que ajuda qualquer empreendedor a criar a aparência certa para o seu negócio com designs modernos e de ótima qualidade para elevar a personalidade da sua marca.

16h00 - Marcelo Baveloni Controle a sua empresa, antes que ela descontrole você Palestra
Controle a sua empresa, antes que ela descontrole  você
Local: Sala B

O empresário de hoje não pode se dar ao luxo de guiar-se só pelos instintos. Suas decisões precisam basear-se em informações, e quanto mais precisas forem, maiores são as chances de construírem empresas fortes, com resultados sustentáveis. A palestra: “Controle a sua empresa, antes que ela descontrole você” apresentará ferramentas gerenciais adequadas para que o empresário tenha conhecimento da real situação do seu Bar ou Restaurante, bem como o seu desempenho operacional. Com essas preciosas informações em mãos, o empresário tomará decisões ainda mais assertivas para aproximar as ações da empresa aos objetivos fixados. Afinal: “Quem não mede, não gerencia”

17h00 - Guga Rocha Cultura gastronômica como ferramenta de negócios Palestra
Cultura gastronômica como ferramenta de negócios
Local: Sala principal

Com experiências em mais de trinta países como Itália, Portugal, Espanha, Tailândia, Indonésia, Grécia, Canadá e França, Guga faz uma cozinha criativa, imprevisível, leve e rica em sabores. Fruto de sua contínua pesquisa da cultura nacional aliada a uma curiosidade pela diversidade e exotismo da gastronomia mundial.

Também pesquisou pelos recantos distantes do Brasil as origens da nossa história gastronômica. Lidera hoje a mais completa pesquisa sobre a culinária quilombola, resgatando e salvaguardando as raízes da nossa cultura. Na panela desse artista da cozinha moderna brasileira o saber e o sabor andam de mãos dadas sempre.

Com essas fontes de inspiração, ele criou o que chama de Cozinha Tropicalista, estilo culinário inspirado na ideia do movimento tropicalista de utilizar influências das correntes mundiais; sob uma ótica das tradições, da cultura e do folclore brasileiro.

Busca a união do clássico e do contemporâneo de forma harmoniosa e tem como lema: cor, sabor, perfume, textura e surpresa. O Brasil na raiz e o mundo na cabeça.

09h00 - Alberoni Leal Princípios de Controle de Estoque para Bares e Restaurantes Oficina
Princípios de Controle de Estoque para Bares e Restaurantes
Local: Sala B

Oficina (com 8h de duração) especializada na aplicação de uma ferramenta capaz de avaliar os pontos mais importantes no controle de estoque de uma empresa de alimentação fora do lar, sendo abordados os seguintes temas: - TIPOS DE ESTOQUES; - RECEBIMENTO, ARMAZENAMENTO, LOCAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE PRODUTOS; - INVENTÁRIO E CONTROLE DE ALIMENTOS E BEBIDAS; CMV TEÓRICO X REAL X PONDERADO

09h00 - Raphael Falcão Marketing digital para negócios de Alimentação Fora do Lar Palestra
Marketing digital para negócios de Alimentação Fora do Lar
Local: Sala principal

A INFORMAR

10h00 - Célio Salles Open Delivery: O futuro do food delivery Palestra
Open Delivery: O futuro do food delivery
Local: Sala principal

O Delivery foi a tábua de salvação para muitos restaurantes durante a pandemia, mas ao mesmo tempo ficou evidente que as margens de lucro são muito estreitas ou mesmo nulas. Em nossa conversa discutiremos os desafios e as novas oportunidades que estão surgindo, e as mudanças no cenário que serão provocadas pelo Open Delivery, um fantástico projeto da Abrasel.

11h00 - Marcio Blak Os 3 P's da Transformação Digital para Bares & Restaurantes Palestra
Os 3 P's da Transformação Digital para Bares & Restaurantes
Local: Sala Principal

A transformação para o mundo digital dentro de um bar ou restaurantes não é simplesmente colocar vários computadores com um programa espalhados pelo salão, ou mesmo na mão dos seus garçons.

O processo de digitalização do varejo e do Food Service, no Brasil, vem ocorrendo desde a última década de 1990. Inicialmente de forma tímida, com apenas a transformação dos caixas em "pdvs" com a antiga impressora fiscal, depois passou para a operação do salão, e alguns mais ousados foram para a parte administrativa.

Mas é certo que se não houver uma mudança comportamental, ou seja, da cultura da equipe envolvida, os projetos de digitalização vão por água abaixo e não se trata de usar o sistema certo ou errado.

14h00 - Wanderson Medeiros Como a criatividade nos eventos pode encantar e gerar bons frutos Palestra
Como a criatividade nos eventos pode encantar e gerar bons frutos
Local: Sala principal

A gastronomia criativa em eventos é um diferencial do Picuí, por isso, a palestra visa esclarecer todos os pontos que envolvem o planejamento e execução desse processo. Cuidados, criação de peças exclusivas, destalhes do serviço, estratégias e logísticas que fazem a diferença e que geram reconhecimento.

14h00 - Ricardo Elesbão Alves Valorização e uso de produtos agroalimentares regionais para alimentação e gastronomia: O papel da Embrapa Alimentos e Territórios Palestra
Valorização e uso de produtos agroalimentares regionais para alimentação e gastronomia: O papel da Embrapa Alimentos e Territórios
Local: Sala B

O foco do trabalho da Embrapa Alimentos e Territórios é o desenvolvimento de estratégias para valorização de produtos agroalimentares. A crescente urbanização que ocorre em todos os países produz sociedades cada vez mais informadas, que demandam alimentos de mais qualidade e diversificados. Alimentos mais seguros e nutritivos, com menor impacto ambiental, com maior responsabilidade social, com resgate da cultura e história são algumas das demandas contemporâneas. Nesta palestra, serão abordados temas associados ao conhecimento e reconhecimento de produtos territoriais brasileiros e seu potencial uso na alimentação e gastronomia.

15h00 - Joseane Menezes, Luana Vaz Mindset do Empreendedor de Sucesso Palestra
Mindset do Empreendedor de Sucesso
Local: Sala principal

Mindset é a atitude mental com que encaramos a vida, ela é crucial para o sucesso. O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas. Se você já é um empreendedor ou pretende ser, conhecer seu mindset é o primeiro passo para alcançar o sucesso.

15h00 - Talles Howard Construa um negócio escalável e perpétuo através do Franchising. Palestra
Construa um negócio escalável e perpétuo através do Franchising.
Local: Sala B

A INFORMAR

16h00 - Pedro Henrique E o futuro? Os 12 pilares para um restaurante de sucesso Palestra
E o futuro? Os 12 pilares para um restaurante de sucesso
Local: Sala principal

A INFORMAR

16h00 - Jatyr Oliveira Mergulho da gastronomia na caatinga Brasileira através da apicultura Palestra
Mergulho da gastronomia na caatinga Brasileira através da apicultura
Local: Sala B

Unir uma tendência mundial de consumo, a alimentação saudável e orgânica, com desenvolvimento social – alinhados com altos padrões ESG – não é tarefa fácil. São poucas empresas que conseguem atingir esse nível, por isso, esses temas atraem cada vez mais atenção dos fundos de Venture Capital. E hoje queremos lhe apresentar uma nova oportunidade de investimento que faz a união do ESG com tech de forma exemplar.

A Beeva é a foodtech que já nasceu ESG, atuando no mercado de produtos da apicultura, como mel e própolis, de forma ambientalmente e socialmente responsável. Alinhando lucro e propósito, a Beeva emprega tecnologia e inovação desde o campo, passando pela sua sede, até os apicultores.

Conheça a Beeva:

  • FoodTech que extrai, fabrica e comercializa mel e própolis exclusivos do bioma brasileiro, unindo tecnologia na velocidade de produção e distribuição com propósito social.
  • A Beeva já possui centro de produção com amplo potencial de crescimento, com capacidade produtiva instalada de 1,3 milhão de produtos ao mês – 60x maior do que a utilizada atualmente – a startup está preparada para escalar a produção.
  • A Beeva fatura através do e-commerce próprio - lançado recentemente - mas sua principal fonte de receita vem dos mais de 520 pontos de venda, incluindo grandes nomes como: Pão de Açúcar, Carrefour, Sam's Club e Mundo Verde.
17h00 - Wesley Barbosa Neurociência do consumo: Como a tecnologia e os dados mapeiam funil de conversão Palestra
Neurociência do consumo: Como a tecnologia e os dados mapeiam funil de conversão
Local: Sala Principal

Conteúdo: Nesta palestra serão abordados 3 nortes: O marketing sensocial utilizado para encantamento dos clientes, como os dados das redes sociais nos ensinam as tendências comportamentais que afeta o consumo da gastronomia e como atrair consumidores on-line através de experiênciais de marketing sensorial, para lojas ísicas.

Local

Ritz Lagoa da Anta - 57038-230, Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, Cruz das Almas, Maceió, Alagoas,

Organizador

Abrasel em Alagoas

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Seccional Alagoas.