O Congresso Brasileiro dos Estudantes de Medicina (COBREM) marca um momento histórico para a Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM). Neste encontro nacional, o movimento estudantil de medicina identifica que a VITÓRIA não é o ponto final, mas sim o combustível que nos impulsiona a lutar em todas as direções!
Nossa chapa consagrada tem a voz e o ritmo do Espírito Santo, pulsando na capital: VITÓRIA. Sob o tema "Do Congo Capixaba ao Barro das Paneleiras: o Cuidar é Popular e a Saúde Está nas Mãos do Povo", celebramos a força e a sabedoria popular que emanam das nossas tradições e comunidades, especialmente do bairro de Goiabeiras. Com o tambor do Congo que bate forte no coração do povo e as mãos que moldam a vida no barro das Paneleiras, patrimônio imaterial da nação, afirmamos que a saúde popular é o caminho.
Assim, nossa vitória busca inspirar a defesa de uma educação médica inclusiva e plural, que valoriza as singularidades culturais, regionais e sociais nosso coração pulsa na batida do Congo Capixaba. Ao associar a resistência ancestral do barro das Paneleiras à força do cuidar popular, promovemos essa ideia de que a saúde plena só pode ser alcançada em um ambiente que reconheça e respeite as diferenças, sustentando uma prática médica verdadeiramente humanizada e inclusiva mas principalmente emancipadora!
O COBREM é um evento formativo e deliberativo em que vamos definir as ações do Movimento Estudantil de Medicina para seguirmos no combate a todo tipo de opressões e na defesa da Saúde e Educação públicas, gratuitas, universais e de qualidade. Essa luta tem nossa cara e deve ter nossa coragem com um sorriso no rosto!
VEM PRO CONGO! VEM PRA VITÓRIA!