Marcus Leonardo Bomfim Martins
UFJF
Atualmente é Professor da área de Ensino de História da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FacEd/UFJF), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ProfHistória/UFRJ). Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História (ABEH). Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015), Especialização em Ensino de História pelo CESPEB/UFRJ (2010) e graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007/2008). Foi um dos organizadores do livro Formação docente e currículo: conhecimentos, sujeitos e territórios (Mauad X, 2021) e do livro Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de História (Mauad X, 2016) e dos dossiês temáticos Aprendizagem histórica em questão (Revista História Hoje, 2020), Educação Patrimonial (Educação Básica Revista, 2018) e Ensino de História: diferentes enfoques e perspectivas (Educação Básica Revista, 2017). Atuou como Parecerista do Programa Nacional do Livro Didático (Anos Iniciais - História - 2017). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação, Currículo e Ensino de História (GEPACEH/UFJF/CNPq) cujo foco de estudos é problematizar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da História com base em uma abordagem discursiva inscrita na pauta pós-fundacional que interpela, simultaneamente, o Currículo, a Avaliação, a História e o Ensino de História como campos, mas também como objetos de pesquisa. Pensar o currículo, a avaliação, os processos de ensino-aprendizagem e a escola - ainda que não vinculados à disciplina História - também constitui o escopo de estudos e pesquisas do grupo. É Pesquisador e vice-líder do Grupo de Estudos Currículo, Conhecimento e Ensino de História (GECCEH/UFRJ/CNPq) e pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LEPEH/UFRJ/CNPq). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de História, Avaliação, Currículo, Didática da História, Aprendizagem histórica e Conhecimento Histórico Escolar.