39º encontro nacional sobre ensino de arquitetura e urbanismo

SUBMISSÃO DE ARTIGOS PRORROGADA [3a Convocatória]

Faça sua inscrição
De 21 a 23 de agosto Todos os dias das 08h00 às 19h00

Sobre o Evento

Os Encontros Nacionais sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo [ENSEA] são organizados pela Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo [ABEA], desde 1975. São encontros sistemáticos que têm como objetivo compartilhar e refletir sobre resultados de pesquisas e de experiências relativas à Educação em Arquitetura e Urbanismo [AU], de forma a contribuir para o avanço do conhecimento nesse campo.

A ABEA acredita que é necessário o estabelecimento de um amplo debate com vistas a novas e futuras perspectivas e estratégias para o ensino, a formação e a produção de AU no Brasil. Um debate, que possa reunir pesquisas, estudos e experiências, amparado pela reflexão crítica sobre como continuar construindo a educação democrática em Arquitetura e Urbanismo. Desse modo e em busca de ampliar e aprofundar a discussão sobre os parâmetros de qualidade para o ensino de AU, para a estrutura do evento são definidos três contextos temáticos: trilhas, redes e conexões, articulados entre si, configurando totalidades. Neles e a partir deles, se conduz a ideia de um todo em que a própria concepção de Educação em Arquitetura e Urbanismo se dá como sua síntese. A que emerge.

Programação

08h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Hall do auditório

Credenciamento

09h00 Mesa de abertura Abertura
Local: Auditório 1

Mesa de abertura: Carlos Eduardo Nunes-Ferrreira, Presidente da ABEA; Presidentes das entidades; Diretor da FAUeD-UFU;

10h00 Intervalo | Café Coffee break
Local: Hall

Intervalo e café

10h30 Palestra 1 Palestra
Local: Auditório 2

Palestra de abertura

12h00 Intervalo | Almoço Almoço
Local: Externo

Almoço

14h00 Painel 1 Apresentação de Trabalhos
Local: Sala 1

Painel 1 - Comunicação Oral

15h30 Intervalo | Café Coffee break
Local: Hall

Café

16h00 Painel 2 Apresentação de Trabalhos
Local: Sala 1

Painel 2 - Comunicação Oral

17h00 Intervalo Bate-papo
Local: hall

Intervalo

19h00 Palestra 2 Palestra
Local: Auditório 1

Palestra

20h30 Confraternização Coquetel
Local: Salão

Coquetel de confraternizaçãao

09h00 Mesa redonda Mesa-redonda
Local: Auditório 2

Abertura dos trabalhos do dia.

10h00 Intervalo | Café Coffee break
Local: Hall

Intervalo - café

10h30 Fórum ABEA sobre Educação Fórum
Local: Auditório 2

Encontro de coordenadores, docentes e discentes.

12h00 Intervalo | Almoço Almoço
Local: Exterior

Almoço

14h00 Painel 3 Apresentação de Trabalhos
Local: Sala 1

Painel 3 - Comunicação oral.

15h30 Intervalo | Café Coffee break
Local: Hall

Intervalo - café

16h00 Painel 4 Apresentação de Trabalhos
Local: Sala 1

Painel 4 - Comunicação oral.

19h00 Palestra 3 Palestra
Local: Auditório 1

Palestra

09h00 Mesa Redonda Mesa-redonda
Local: Auditório 1

Abertura dos trabalhos do dia.

10h00 Intervalo | Café Coffee break
Local: Hall

Intervalo - café

10h30 Fórum ABEA sobre Educação Fórum
Local: Auditório 2

Fórum de debates

12h00 Intervalo | Almoço Almoço
Local: Exterior

Almoço

14h00 Palestra 4 Palestra
Local: Auditório 1

Palestra

Local

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia - 38407-100, Av. João Naves de Ávila, 2121, Santa Mônica , Uberlândia , Minas Gerais,
Ver no mapa

Organizador

ABEA

A Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo é a entidade nacional que trata especificamente da formação de futuros arquitetos e urbanistas no Brasil. Desde sua fundação, em 1973, a ABEA tem-se dedicado integralmente à promoção incondicional da qualidade da educação e do aprimoramento contínuo do ensino e aprendizagem em Arquitetura e Urbanismo.

Realizamos a interlocução entre a comunidade acadêmica e os organismos governamentais como o Ministério da Educação (MEC), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Conselho Nacional de Educação (CNE) e a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). Neste sentido, promovemos o debate permanente sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais e perfis e padrões de qualidade da oferta de cursos em todo o território nacional, além da divulgação de boas práticas pedagógicas. A ABEA participa de importantes fóruns de entidades nacionais como o Colégio Brasileiro de Arquitetura e Urbanismo (CBA), o Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) e o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro.

A ABEA realiza eventos nacionais como o Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ENSEA), o Congresso Nacional da ABEA (CONABEA) e o Conselho Superior (COSU), além de concursos nacionais e internacionais para estudantes e professores, que propiciam uma rica troca de olhares, saberes e experiências entre os diversos agentes que atuam nos cursos das diferentes regiões do país, com suas organizações administrativas distintas (públicas ou privadas). A ABEA dedica-se também à publicação de livros e cadernos temáticos, além da realização, mais recente, de filmes e debates nacionais.

Os estudantes e professores associados têm participação qualificada em debates, eventos e convênios, além do acesso rápido à informação relevante sobre os assuntos mais importantes do setor da Educação.

Ao completar os seus 50 anos, a ABEA se orgulha de trabalhar junto ao Ministério da Educação, aos professores, aos coordenadores, aos gestores acadêmicos e aos estudantes a fim de cumprir uma tarefa extremamente difícil e, por vezes, contraditória: garantir um mínimo denominador comum para a formação dos futuros arquitetos e urbanistas do país e, ao mesmo tempo, estimular a inovação, em um país com a dimensão e a diversidade do Brasil.