39º encontro nacional sobre ensino de arquitetura e urbanismo

Faça sua inscrição
De 21 a 27 de agosto Todos os dias das 08h00 às 19h00

Sobre o Evento

Os Encontros Nacionais sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo [ENSEA] são organizados pela Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo [ABEA], desde 1975. São encontros sistemáticos que têm como objetivo compartilhar e refletir sobre resultados de pesquisas e de experiências relativas à Educação em Arquitetura e Urbanismo [AU], de forma a contribuir para o avanço do conhecimento nesse campo.

A ABEA acredita que é necessário o estabelecimento de um amplo debate com vistas a novas e futuras perspectivas e estratégias para o ensino, a formação e a produção de AU no Brasil. Um debate, que possa reunir pesquisas, estudos e experiências, amparado pela reflexão crítica sobre como continuar construindo a educação democrática em Arquitetura e Urbanismo. Desse modo e em busca de ampliar e aprofundar a discussão sobre os parâmetros de qualidade para o ensino de AU, para a estrutura do evento são definidos três contextos temáticos: trilhas, redes e conexões, articulados entre si, configurando totalidades. Neles e a partir deles, se conduz a ideia de um todo em que a própria concepção de Educação em Arquitetura e Urbanismo se dá como sua síntese. A que emerge.

COMITÊ CIENTÍFICO
Aline Calazans Marques - UFRJ
Ana Beatriz Araújo Velasques - UFT
Ana Lucia Nascentes da Silva Abrahim - UNINILTONLINS
Ana Maria Reis de Goes Monteiro - UNICAMP
Ana Paula Rabello Lyra - UVV
Andrea Lucia Vilella Arruda - CAU/MG
Antonio Ferreira Colchete Filho - UFJF
Augusto Nilo Barbosa Capibaribe Fernandes - UNINTA
Carlos Eduardo Nunes-Ferreira - UFRJ
Carlos Hardt - PUC-PR
Carlos Murdoch Fernandes - UVA
Doriane Azevedo - UFMT
Ester Judite Bendjouya Gutierrez - UFPEL
Euler Sobreira Muniz - UNIFOR
Eunádia Silva Cavalcante - UFRN
Fábio Mariz Gonçalves - USP
Fernando Espósito - PUC-Rio
Frederico Braida Rodrigues de Paula - UFJF
Giovanna Teixeira Damis Vital - UFU
Glauco de Paula Cocozza - UFU
Gogliardo Vieira Maragno - UFSC
Igor Freire de Vetyemy - UVA
Ivo RenatoGiroto - USP
José Antonio Lanchoti - Moura Lacerda
Juan José Mascaro - UPF
Juliano Cecílio Oliveira - UFU
Luciano Falcão da Silva - IFF
Marcelo Augusto Costa Maciel - UFS
Margareth Pereira - UFRJ
Paula Katakura - Instituto Mauá
Rafael Diniz - UFRJ
Ricardo Trevisan - UNB
Simone Villa - UFU
Wagner Rufino - UERJ
Wanda Vilhena Freire - UFRJ

Hoteis recomendados:
Hotel Dan Inn, Hotel Nobili, Hotel Ibis, Hotel Ibis Budget, Hotel Mercure, Hotel Sanare

Palestrantes

  • Luiz Roberto Liza Curi
  • Enio Moro Junior
  • Victor Leonel Miguel
  • José Antonio Lanchoti
  • Ana Goes Monteiro
  • Velta Maria Krauklis de Oliveira
  • Andrea Vilella
  • Eunádia Cavalcante
  • Andrés Garcés Alzamora
  • Carlos Murdoch

Programação

08h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Bloco 5S Hall do auditório

O Credenciamento será realizado no hall do Auditório do Bloco 5S.

09h00 Mesa de abertura Abertura
Local: Bloco 5S Auditório

Mesa de abertura: Carlos Eduardo Nunes-Ferrreira, Presidente da ABEA; Carlos Henrique Martins da Silva, Vice-Reitor-UFU; Juliano Oliveira, Diretor da FAUeD-UFU; Alexandre José Molina, Pró-reitor de Extensão e Cultura-UFU; Thiago Gonçalves Paluma Rocha, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação- UFU; Fernando Garrefa, Coordenador do PPGAU-FAUeD-UFU; Thiago Gonçalves Paluma Rocha, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação-UFU; Patrícia Sarquis Herden, Presidente CAU-BR; Cecília Fraga, Presidente CAU/MG; Presidentes das entidades.

10h00 Intervalo | Café Coffee break
Local: Hall

Intervalo e café

10h30 - Luiz Roberto Liza Curi Quadro da Educação Superior em Arquitetura e Urbanismo no Brasil - DCN Palestra
Quadro da Educação Superior em Arquitetura e Urbanismo no Brasil - DCN
Local: Bloco 5S Auditório

Palestra do Prof. Luiz Roberto Liza Curi abordando o último Censo da Educação Superior em AU no Brasil.

12h00 Intervalo | Almoço Almoço
Local: Externo

Almoço

14h00 Painel 1- Comunicação Oral Apresentação de Trabalhos
Local: Bloco 5O

Painel 1 - Comunicação Oral

Bloco 5O - Auditório B - Trilhas

Gabriela Borges da Silva Avaliação da aprendizagem no ensino por competências: aplicação em componente curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo
Gabriel Elias Parente Barreto Oka A Sala de Aula Invertida no ensino de softwares para Arquitetura e Design de Interiores
Milena Baratta Nunes Aldigueri Rodriguez Integração Colaborativa entre Disciplinas no Ensino de Arquitetura e Urbanismo
Alexandre Márcio Toledo Projetando edifícios verticais altos: experiência de ensino de graduação transversal integrada com pesquisa e pós-graduação


Bloco 5O - Auditório C - Redes

Eunádia Silva Cavalcante Assistência Técnica a comunidades quilombolas do Rio Grande do Norte e Paraíba
Laís Granado Ferreira Coelho Extensão Universitária em ATHIS: Uma experiência na Baixada Santista
Taiana Car Vidotto Extensão e Interdisciplinaridade: a experiência no Bairro Nova Esperança, em Sorocaba
Ivo Renato Giroto Entrelaçamentos entre ensino, pesquisa e extensão: a FAUUSP e a periferia


Bloco 5O - Auditório D - Conexões

Glauce Lilian Alves de Albuquerque Conectando Saberes: uma proposta didática de apoio ao processo ensino-aprendizagem em arquitetura e urbanismo
Albenise Laverde As relações entre Diretrizes Curriculares e Atividades Experimentais no ensino dos cursos de Arquitetura e Urbanismo
Mônica Graner Giancarlo De Carlo, um mestre da educação libertária
Beatriz Ferreira Avinco Ver, aprender, agir: a relação entre ensino e prática na experiência pedagógica da Escola de Arquitetura e Desenho de Valparaíso
15h30 Intervalo Bate-papo
Local: hall

Intervalo

16h00 Painel 2 - Comunicação Oral Apresentação de Trabalhos
Local: Bloco 5O

Painel 2 - Comunicação Oral
Bloco 5O - Auditório B - Trilhas

Juliana Tasca Tissot Contribuições para o ensino da disciplina de projeto de arquitetura a partir de uma experiência didática.
Noam Alves Martins Marson O Taller como abordagem de aprendizagem arquitetônica: didáticas experimentais no ensino de projeto
Agripino da Silva Costa Neto Processos projetuais de ensino - a concepção arquitetônica e sua tipologia conceitual no controle dos condicionantes que se somam às decisões de projeto.
Cleyton Luiz da Silva Rosa A primazia da visualidade no ensino de projeto de arquitetura e urbanismo


Bloco 5O - Auditório C - Redes

Aline Eyng Savi Cidades para Todos: A Extensão Universitária como Agente de Transformação na Acessibilidade Arquitetônica
Euler Sobreira Muniz Acessibilidade e Mobilidade, uma questão de inclusão e diversidade em uma Universidade para todos.
Jaqueline Evelyn M. do Nascimento Ensino sobre arquitetura e cidade para crianças: a experiência do Projeto Arquiteto e Urbanista na Escola em Laranjeiras/SE
Raquel Ferreira Daroda Cidade e infância: reflexões sobre o ensino e a prática do projeto urbano


Bloco 5O - Auditório D - Conexões

Carolina Guida Cardoso do Carmo A produção do espaço arquitetônico: a teoria, a representação e o modelo no ensino de Arquitetura e Urbanismo
Cassiano Guimarães Menos luz, por favor: uma proposta didática envolvendo a discussão da sombra na arquitetura
Sophia dos Santos Cesco Sintaxe Visual e composição: a prática no curso de arquitetura e urbanismo
José Eduardo Baravelli Exercício replicável para ensino de propriedades do concreto
Valeria Cássia dos Santos Fialho O Desenho desvela a Cidade: Desenho enquanto vivencio a Cidade
17h30 Intervalo | Café com apresentação artística Coffee break
Local: Hall

Café com apresentação de grupo de Congada, manifestação típica da região.

18h30 - Enio Moro Junior, Victor Leonel Miguel Relações Internacionais Palestra
Local: Bloco 5S Auditório

Palestras sobre as relações internacionais da ABEA e estabelecimento de protocolo de intenções de cooperação.
REFAL - Rede de Escolas e Faculdades de Arquitetura da América Latina: conectando possibilidades, Prof. Enio Moro Junior
CIALP - Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa - Arquiteto Victor Leonel Miguel

20h30 Confraternização externa por adesão Jantar
Local: Exterior

Confraternização externa por adesão.

09h00 - Ana Goes Monteiro, José Antonio Lanchoti, Velta Maria Krauklis de Oliveira Fórum ABEA sobre Educação: Perfis da Área e Padrões de Qualidade Fórum
Local: Bloco 5S Auditório

Debate sobre Perfis da Área e Padrões de Qualidade. Encontro de coordenadores, docentes e discentes.

10h30 Intervalo | Café Coffee break
Local: Hall

Intervalo - café

11h00 - Andrea Vilella, Eunádia Cavalcante Mesa redonda: propostas curriculares Mesa-redonda
Local: Bloco 5S Auditório

Apresentação e debate sobre o processo de qualificação dos cursos e propostas curriculares:
Andrea Vilella (ABEA) e Eunádia Cavalcante (UFRN).

12h30 Intervalo | Almoço Almoço
Local: Exterior

Almoço

14h00 Painel 3 - Comunicação Oral Apresentação de Trabalhos
Local: Bloco 5O

Painel 3 - Comunicação oral.

Bloco 5O - Auditório B - Trilhas

Arlete Maria Francisco Projeto Articulado de Extensão Universitária na Estrutura Pedagógica do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FCT/Unesp
Ana Laura Vianna Villela Ensino por competência: contextos e desafios da matriz do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó
Paula Katakura Curso de Arquitetura e Urbanismo: desenho de currículo para desenvolver competências
Mônica Cristina Henriques Leite Olender Conexões intra e interpessoais para o pensar o ensino nas graduações de Arquitetura e Urbanismo: o papel preponderante de professores nesse contexto


Bloco 5O - Auditório C - Redes

Ana Paula Giardini Pedro O desafio da formação multidisciplinar a partir das experiências entre universidades e sociedade
Rayssa Teixeira Vilela de Carvalho Aprendendo com infláveis: práticas de sustentabilidade e inovação social no espaço público
Adriane Borda Aprendizados compartilhados sobre leituras de planta baixa: entre a habitação social e um casarão de interesse cultural


Bloco 5O - Auditório D - Conexões

Marcella de Moraes Ocke Mussnich A projeção mapeada como instrumento de apoio ao ensino de arquitetura e urbanismo
Raphael Marcone A Geometria Descritiva em Cursos de Arquitetura e Urbanismo – a busca por novos caminhos no ensino
Ana Paula Campos Gurgel Uso de tecnologias de prototipagem digital e realidade virtual no ensino de teoria e história: um presente e um futuro possíveis?
Renato de Medeiros Conexões a partir de um atelier virtual de projeto: relato de uma experiência.
Alexandre Márcio Toledo Desafios do estágio de docência: como implantar uma agenda digital no ensino de projeto de edifícios verticais altos?
15h30 Intervalo | Café Coffee break
Local: Hall

Intervalo - café

16h00 Painel 4 - Comunicação Oral Apresentação de Trabalhos
Local: Bloco 5O

Painel 4 - Comunicação oral.
Bloco 5O - Auditório B - Trilhas

Luciano Falcão da Silva Panorama dos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil: distribuição geográfica, categoria e modalidade
Euler Sobreira Muniz Conteúdos curriculares ministrados em língua inglesa, uma estratégia para consolidar a Internacionalização Institucional.
Danila Martins de Alencar Battaus Projeto Piloto de Acreditação de Cursos de Arquitetura e Urbanismo – o contexto, a experiência e os resultados


Bloco 5O - Auditório C - Redes

Juliane Figueiredo Fonseca Possibilidade de um ensino-aprendizagem da produção de corpos-arquiteto-urbanistas sensíveis
Gabrielle Astier de Villatte Wheatley Okretic O Ensino de Arquitetura e Urbanismo no Interior do Sertão do Ceará
Barbara Moraes de Carvalho O ensino de arquitetura iniciado a partir de aspectos vivenciais: um estudo experimental.
Letícia Silva Santana Reflexões sobre o ensino de acessibilidade em cursos de Arquitetura e Urbanismo
Letícia Silva Santana Educação, arquitetura, urbanismo e acessibilidade: reflexão sobre metodologia de ensino para pessoas com deficiência


Bloco 5O - Auditório D - Trilhas

Letícia Thurmann Prudente A curricularização da extensão e o ensino de projeto: o território como eixo multidisciplinar
Flávio Raffaelli Fonseca Mapeamento das relações ator-rede presentes na formação do Grupo Arquitetura Nova: Uma abordagem metodológica em Cartografia Das Controvérsias
Laura Reily de Souza Narrativa Insurgente: desejos contidos na elaboração de um currículo do curso de Arquitetura e Urbanismo

17h30 Intervalo Bate-papo
Local: Hall do auditório

Intervalo para deslocamento.

18h30 Abertura de Exposição Abertura
Local: Hall do auditório

Abertura de Exposição. Projeto Novos Olhares - Contextos, Lugares e
Experiências: Arquitetura e Urbanismo como Extensão - Edição Regional Triângulo Mineiro

19h00 - Andrés Garcés Alzamora “Escuela de Arquitectura y Diseño, Ciudad Abierta y Travesías”: Enseñar, experimentar y aprender desde una poética de Amereida. Palestra
“Escuela de Arquitectura y Diseño, Ciudad Abierta y Travesías”: Enseñar, experimentar y aprender desde una poética de Amereida.
Local: Bloco 5S Auditório

Palestra com Andrés Garcés - “Escuela de Arquitectura y Diseño, Ciudad Abierta y Travesías”: Enseñar, experimentar y aprender desde una poética de Amereida.

20h30 Confraternização interna com apresentação musical Coquetel
Local: Hall do auditório

Apresentação de grupo musical da UFU durante o coquetel.

09h00 - Carlos Murdoch Inteligência Artificial e o Ensino de Arquitetura e Urbanismo Palestra
Local: Bloco 5S Auditório

Palestra sobre Inteligência Artificial e Arquitetura e Urbanismo proferida pelo Prof. Carlos Murdoch Fernandes.

10h00 Intervalo | Café Coffee break
Local: Hall

Intervalo - café

10h30 Fórum ABEA sobre Educação: resumo dos debates Fórum
Local: Bloco 5S Auditório

Fórum de debates e fechamento do evento.

12h00 Intervalo | Almoço Almoço
Local: Exterior

Almoço

13h30 Visita a edificações de valor histórico Visita técnica
Local: Externo

Visita a edificações de valor histórico na cidade em ônibus fretado. Partida e chegada na UFU. Vagas limitadas.

Carregando área de inscrição

Local

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia , 38408-100, Avenida João Naves de Ávila, 2121, Saraiva, Uberlândia, Minas Gerais
Ver no mapa

Organizador

ABEA

A Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo é a entidade nacional que trata especificamente da formação de futuros arquitetos e urbanistas no Brasil. Desde sua fundação, em 1973, a ABEA tem-se dedicado integralmente à promoção incondicional da qualidade da educação e do aprimoramento contínuo do ensino e aprendizagem em Arquitetura e Urbanismo.

Realizamos a interlocução entre a comunidade acadêmica e os organismos governamentais como o Ministério da Educação (MEC), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Conselho Nacional de Educação (CNE) e a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). Neste sentido, promovemos o debate permanente sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais e perfis e padrões de qualidade da oferta de cursos em todo o território nacional, além da divulgação de boas práticas pedagógicas. A ABEA participa de importantes fóruns de entidades nacionais como o Colégio Brasileiro de Arquitetura e Urbanismo (CBA), o Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) e o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro.

A ABEA realiza eventos nacionais como o Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ENSEA), o Congresso Nacional da ABEA (CONABEA) e o Conselho Superior (COSU), além de concursos nacionais e internacionais para estudantes e professores, que propiciam uma rica troca de olhares, saberes e experiências entre os diversos agentes que atuam nos cursos das diferentes regiões do país, com suas organizações administrativas distintas (públicas ou privadas). A ABEA dedica-se também à publicação de livros e cadernos temáticos, além da realização, mais recente, de filmes e debates nacionais.

Os estudantes e professores associados têm participação qualificada em debates, eventos e convênios, além do acesso rápido à informação relevante sobre os assuntos mais importantes do setor da Educação.

Ao completar os seus 50 anos, a ABEA se orgulha de trabalhar junto ao Ministério da Educação, aos professores, aos coordenadores, aos gestores acadêmicos e aos estudantes a fim de cumprir uma tarefa extremamente difícil e, por vezes, contraditória: garantir um mínimo denominador comum para a formação dos futuros arquitetos e urbanistas do país e, ao mesmo tempo, estimular a inovação, em um país com a dimensão e a diversidade do Brasil.