Terceiro Ciclo de Políticas para os Polos de apoio Presencial: O papel da Universidade Pública na articulação entre os sistemas de Ensino
Credenciamento Abertura
Apresentação Cultural - Coral FUMBEM Abertura
Mesa de Abertura do 'Terceiro Ciclo de Políticas para os Polos de apoio Presencial: O papel da Universidade Pública na articulação entre os sistemas de Ensino' Abertura · Crislane de Souza Santos, Hellen Soares Lima, Leda Regina Bitencourt Da Silva, Leonardo Aparecida Soares, Luiz Alberto Rocha de Lira, Mara Lúcia Ramalho, Sérgio Luiz Nascimento
A articulação entre os sistemas de Ensino e a participação social: Desafios e perspectivas para a cooperação entre os entes federados Mesa-redonda · Hellen Soares Lima, Leda Regina Bitencourt Da Silva, Luiz Alberto Rocha de Lira, Mara Lúcia Ramalho, Sérgio Luiz Nascimento
Avaliação das ações desenvolvidas na DEAD/UFVJM: Graduação e Especialização Mesa-redonda · Eduardo Gomes Fernandes, Grazielle Isabele Cristina Silva Sucupira, Juliana Lages Ferreira, Simone Grace de Paula
Coffee Break Coffee break
Continuação - Avaliação das ações desenvolvidas na DEAD/UFVJM: Graduação e Especialização Mesa-redonda
Propostas de Especialização e formação continuada da DEAD/UFVJM Mesa-redonda · Bruno Rodrigues Vieira, Grazielle Isabele Cristina Silva Sucupira, Mara Lúcia Ramalho, Maria do Perpétuo Socorro de Lima Costa, Simone Grace de Paula
Coffee Break Coffee break
Trajetória dos Processos Seletivos da DEAD: Desafios e estratégias Mesa-redonda · Alessandra Neves Orsetti Araujo, Neilane de Souza Viana, Soraia Helena dos Santos
A atuação do tutor presencial nos Polos de apoio: relatos de experiências Coffee break · Evanilda Alves Cordeiro, Gláucia Santos Oliveira, José Dioney Soares Santos, Quênia Luciana Lopes Cotta Lannes
Café Coffee break
A importância da atuação do tutor á distancia na diminuição dos índices de evasão Mesa-redonda · Adilcéia Aparecida Pacheco Andrade, Graciele Ribeiro dos Santos, Greyd Cardoso Mattos, Patrick Alves Vizzotto, Thayná Luana Borges
Café manhã Coffee break
A Pós - Graduação ( Stricto sensu) na interlocução entre a Universidade e a Educação básica. Mesa-redonda · Denise da Silva Braga, Geraldo W. Rocha Fernandes, Maria Rosilei Oliveira dos Santos Ornelas, Viviane Patricia Costa Prates
Encerramento do Terceiro Ciclo de Políticas para os Polos de apoio Presencial: O papel da Universidade Pública na articulação entre os sistemas de Ensino. Encerramento · Mara Lúcia Ramalho
No local do evento
MGC 367, Km 583 - nº 5000
Alto da Jacuba, Diamantina - MG
39100-000
MGC 367, Km 583 - nº 5000
Alto da Jacuba, Diamantina - MG
39100-000
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Faculdade Interdisciplinar em Humanidades Docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia Docente do Programa de Mestrado em Educação |
Doutora em Administração pela Universidade de Brasília (2021), mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2011) e graduada em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Professora Adjunta na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) com lotação na Diretoria de Educação Aberta e a Distância (DEAD). Coordenadora do curso de Administração Pública. Tem experiência na área de Administração Pública, cooperativismo e economia solidária.
Possui mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2008) e graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2006). Atualmente é professor do Curso de Licenciatura em Matemática da Diretoria de Educação Aberta e a distância (DEAD) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atua na área de Ensino de Matemática, com ênfase em Formação de Professores, Educação a Distância e Tecnologias Digitais.
Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, lotada na Diretoria de Educação a Distância (DEAD). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC/MG(2016); Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (2006); formação em pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG/ Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina- FAFIDIA (1997). Diretora da Diretoria de Educação Aberta e a Distância da UFVJM. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado profissional) com atuação na linha de pesquisa: Educação, sujeitos, sociedade, história da educação e políticas públicas educacionais. Prioriza as discussões sobre as temáticas: políticas públicas; educação a distância; educação, cidadania, direitos humanos e gestão de instâncias (municipal, estadual e federal) e instituições escolares. Vice-coordenadora do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFVJM.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professora adjunta da Diretoria de Educação a Distância da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (/DEAD/UFVJM). É coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso das Licenciaturas na modalidade à distância; vice-coordenadora de Estágio Supervisionado; vice-coordenadora do Curso de Pedagogia a distância da DEAD/UFVJM. É subcoordenadora do grupo de pesquisa de Profissão Docente - PRODOC da FAE/UFMG e membro do grupo de pesquisa Políticas, Práticas e Formação dos Profissionais da Educação - GEPPRAFPE - UFVJM.Trabalha nas seguintes temáticas: Formação de Professores, Fundamentos da Educação; Sociologia da Educação; Metodologia de Pesquisa; Prática Pedagógica, Estágio Supervisionado; Ensino e Aprendizagem e Direitos Humanos.
Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas
Linha Educacao , Psicologia e Cultura
Sublinha: Educação Especial e Inclusiva
Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB (2008). Mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2009-2011). Doutora em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2011-2017). Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Coordenadora do Curso de Licenciatura em Física à distância da UFVJM. Coordenadora Adjunta UAB/UFVJM
Graduação em Letras. Português/ Inglês e suas literaturas;
Pós -graduação Latu- Sensu, especialização em Língua Portuguesa;
Pós -graduação Latu- Sensu, especialização em Pedagogia Empresarial;
Mestrado Profissional em Educação Linha de Pesquisa 2. Educação, Sujeitos, Sociedade, História da Educação e Políticas Públicas Educacionais
Possui graduação em Administração pela Associação de Ensino Unificado do DF (1987). Especialização em Administração Financeira do Setor Público e Privado (AEUDF). Especialização em Educação,Ciência e Tecnologia (PAI/CAPES). Mestrado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2009). Pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugal (2022) Diretor Acadêmico da Faculdade Serrana de Ensino Superior (2004-2012). Professor Titular da Faculdade Serrana/DF (2004-2012). Professor da UNIP/DF. Professor da FIPLAC/DF. Professor da FTB/DF. Coordenador de Programas Especiais da CAPES/MEC (1990 -1996). Coordenador do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico/PADCT/CAPES (1989-1996). Coordenador do Programa de Educação para Ciências/SPEC/PADCT/CAPES e Prociências/CAPES (1996 -2001). Auditoria Interna da CAPES (2002-2003). Chefe da Seção de Execução Financeira e Orçamentaria da CAPES (1982-1989). Chefe da Divisão de Prestação de Contas da CAPES (2003-2005). Coordenador de Supervisão e Fomento da UAB/CAPES (2012). Coordenador de Programas e Cursos em Educação a Distância da CAPES/MEC(2013). Diretor substituto da Diretoria de Educação a Distância da CAPES (2017-2022). Consultor Científico do IDLT- MA (2008). Membro da Diretoria do Centro de Gestão em Educação Continuada (CEGECON). Analista em Ciência e Tecnologia do Quadro Permanente da CAPES/MEC desde 1982. Professor e Coordenador de Curso da Faculdade Ideal de Brasília (2013). Professor Titular e Coordenador de Curso da Faculdade Horizonte - DF (2015). Diretor de Graduação e Pós-graduação da Faculdade Horizonte (2019). Tem experiência na área de Administração e Política e Gestão da Educação.Avaliador do BASIS/MEC (2006). Pesquisador e Consultor na área de Educação,Ciência e Tecnologia. Política, Gestão e Financiamento de Programas de Educação. Accountability nas áreas de Ciência e Tecnologia. Primeiro Presidente da Associação de Servidores da CAPES por 02 mandatos (1991 a 1995). Presidente do Conselho Deliberativo da ASCAPES ( 2021-2024)
Possui Especialização em Educação a Distância: Tutoria, Metodologia e Aprendizagem pela Sociedade de Educação Continuada(2009). Graduação em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2000). Atualmente atua como Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação
Atua na área de Geografia como professor substituto no IFNMG campus Pirapora-MG, Coordenador do Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil-UAB, Buritizeiro, MG. Aluno especial do PPGDS - Nível Doutorado - Programa de pós graduação em Desenvolvimento Social, da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2021), Disciplinas: Análise Espacial e Tópicos Especiais em Sociedade, Natureza e Alimentação. Mestre em Geografia, pelo Programa de Pós graduação em Geografia - PPGEO, da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2020). Graduado em Geografia Licenciatura/Unimontes (2017). Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Unimontes: BIC/CAMPI- UNIMONTES. Vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Geografia Rural da Unimontes, NePGER.
Graduada em Pedagogia e Letras
Pós graduada em Educação em EPT e Educação Infantil
Licenciado em Física pela Universidade de Viçosa (UFV), mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil, mestre e doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Atualmente, é professor de Ensino em Ciências no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT) e no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Abordagens e Metodologias em Ensino de Ciências (GEPAMEC) e desenvolve pesquisas na área de Ensino em Ciências, com especial destaque para a Didática das Ciências, Formação de Professores e Tecnologias Digitais.
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - (2015). Desenvolveu pesquisa na área da educação cujo tema foi a relação entre Universidade e Sociedade por meio da extensão universitária em escolas de educação básica de Diamantina, nos termos de Paulo Freire considerando seu livro: Extensão ou Comunicação. Possui Mestrado em Educação (2005) pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações -Campus Betim e desenvolveu pesquisa de Mestrado em Educação com ênfase em Currículo: Análise da Proposta Pedagógica do Estado de Minas Gerais: Ciclos de Formação Humana. Tem Especialização em Psicologia da Educação - Ênfase em Psicopedagogia Preventiva (2002) e Supervisão Escolar (1991) pela PUC MInas. Professora Adjunta do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Trabalha na docência no Ensino Superior, com as disciplinas de Didática, Orientação para a Prática Profissional I, Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, Gestão Educacional no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Trabalhou como Vice-Chefe do Departamento de Ciências Biológicas (2017/2019). Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED) da UFVJM. Atuou como docente permanente do Mestrado em Ensino em Ciências e Matemática e suas Tecnologias(PPGECMaT), no periodo de 2019 a outubro de 2021. Docente Orientadora do Programa Residência Pedagógica Subprojeto Biologia - 2020/2022.Coordenadora do Curso de especialização em Didática, Práticas de Ensino e Tecnologias Educacionais(Outubro 2021 a março 2022). Cursando o Pós-doutorado em Educação na UFMG(Abril 2022 a março 2023) Coordenadora do Curso de Apoio aos Estudantes do Ensino Médio-PRÈ-ENEM DEAD/UFVJM/UAB. Abril a Dezembro de 2023.
Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina UEMG (1997) Pós-graduação em História do Brasil UNIRIO Rio de Janeiro (2001), Atualização em Gestão de Pessoas Fundação Getúlio Vargas (2010), Aperfeiçoamento em Gestão Municipal da Educação UFMG (2011). Mestre em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (2017) Aprofundamento em Gestão Municipal da Educação (MEC 2018) Formação em Psicanálise - Instituto Brasileiro de Psicanálise Clinica (IBPC -´2020) Resumo das Principais Atividades Desenvolvidas na Carreira: Pesquisador Biblioteca Antônio Tôrres (1994-1997) Professor do Curso de Licenciatura em História (1999 - 2008) Professor na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais (1998 - 2000) Coordenador do Curso de História da FAFIDIA/UEMG e Diretor da Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina (2004/2008). Secretário Municipal de Educação de Diamantina/MG (2009/2012). Presidente do Conselho Municipal de Educação de Diamantina (2009/2012) Prestou Assessoria Técnica e Educacional a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Geais - UNDIME MG, foi Avaliador Educacional na Secretaria de Articulação entre os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação/MEC e Consultor Educacional (2013/2016) Secretário Municipal de Desenvolvimento Social Interino (Janeiro a março de 2017) Secretário Municipal de Educação de Diamantina/MG (2017/2020) Vice-presidente da UNDIME/MG (2017/2021) Atualmente é Secretário Municipal de Educação de Diamantina/Minas Gerais, Membro do Comitê Gestor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) (Desde 2019) Membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais - Câmara da Educação Básica. Tem experiência na área de Educação - Ensino Superior - Formação Docente e Administração Pública em Educação.
Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública-CAED/UFJF, pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino Superior - Unimontes, Licenciada em Pedagogia, Fundação Mineira de Educação e Cultura
(Fumec), Licenciada em Letras Português - Unimontes. Atua como tutora a distância no curso de Pedagogia da Diretora de Educação Aberta e a Distância, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (DEAD/UFVJM)
Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Professora substituta na DEAD/UFVJM.
Pós graduações: inspeção, supervisão, orientação, administração escolar, pedagogia empresarial, educação inclusiva e biblioteconomia;
Normal superior anos iniciais, filosofia em andamento;
Técnico: meio ambiente
Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Graduado em Geografia pela UNIMONTES e estudos Sociais pela PUCMINAS Está na Direção da SRE Diamantina deste 2015
Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina-FAFIDIA/UEMG (2003), especialização em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação : Gestão do Trabalho Pedagógico pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER (2005), especialização em Ativação dos Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais da Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca-ENSP/Fiocruz (2006). Atualmente servidora efetiva no cargo de Técnico em Assuntos Educacionais, lotada na Coordenação de Processos Seletivos - COPESE e bolsista Capes na função de tutoria nos cursos de graduação da educação a distancia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM. Possui experiencia como docente na Educação Básica: Educação Especial, Educação Infantil, Matemática e Ciências Biológicas.
Mestra em Ciências Humanas/UFVJM e Doutoranda em Letras/PUC/MG
Licenciado em Física. Mestre e Doutor em Educação em Ciências. Pesquisador da área do Ensino de Física desenvolvendo estudos voltados para a avaliação da Alfabetização Científica e inovações pedagógicas no Ensino de Ciências.
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Atualmente é professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em TDICs, Educação Matemática e Formação de Professores.
Técnico em Assuntos Educacionais
Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Letras (FAFIDIA) Diamantina;
Pós Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica
Secretaria de Educação Básica – SEB
Mestra em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM (2019), Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de São João Del Rey, (2014).Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Norte do Paraná (2011). Licenciada em Pedagogia pela Intervale (2022).Técnica Administrativa da UFVJM (2014), lotada na PROGEP - Divisão de Legislação e Normas. Tutora dos cursos à distância de Especialização em Gestão Pública Municipal; Bacharelado em Administração Pública e Licenciatura em Pedagogia UFVJM, (2014 a 2023)
Mestre em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM (2016), Especialista em Libras pela Faculdade Pitágoras (2012), Especialista em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2009), Graduada em LETRAS pela Fundação Educacional do Nordeste Mineiro (2006). Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM - Campus do Mucuri. Atualmente é Professora Orientadora do Programa Residência Pedagógica, Núcleo Pedagogia EAD. Foi Coordenadora Adjunta do Programa de Formação de Professores SEB/MEC Pró-Letramento na UFVJM no período 2011 a 2012 e Coordenadora Adjunta do Programa de Formação de Professores SEB/MEC Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa 2013 a 2016. Atua principalmente nas áreas de Educação de Surdos, Inclusão Educacional e Formação de Professores.
Subsecretaria de Articulação Educacional
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Equipe Multidisciplinar - Designer Instrucional - DEAD/UFVJM