Palestra com João Carlos Schettino.

O trabalho intitulado "Segurança e Música" aborda, de forma simples, como a paródia e versão musical pode contribuir na divulgação e na formação da Cultura de Segurança, utilizando-se de mensagens alegres e motivadoras.

A necessidade de aceitação é sinônima da segurança emocional, cuja importância é universalmente reconhecida, sobretudo para o período da primeira infância. Assim, por meio da música podemos atrair as pessoas para que se sintam aceitas em seu local de trabalho e, consequentemente, contribuam para o estabelecimento de uma equipe de trabalho produtiva, coesa e focada na segurança.

A música é um importante veículo de formação e divulgação da cultura. A utilização da música com temas focados em SMS possui um poder muito grande de penetração em todas as camadas da força de trabalho, divulgando mensagens educativas e sendo formadora de opinião.

As músicas apresentadas são paródias musicais onde a letra de forma descontraída e hilariante passa mensagens focadas em SMS. Existem também versões musicais  com letras mais sérias  que procuram mostrar que o descumprimento de normas, instruções e procedimentos podem levar a consequencias desagradáveis e muitas vezes cruéis e fatais.

É necessário que o indivíduo encare o trabalho como meio de vida e não de morte. É preciso trabalhar com emoção, viver em harmonia e concretizar os seus projetos de vida com satisfação.

A construção de ambientes de trabalho seguros, saudáveis e produtivos, bem como a melhoria das condições de vida dos funcionários, constitui uma prática empresarial cada vez mais utilizada em nossos dias e representa um diferencial competitivo das empresas neste século XXI.

A promoção da qualidade de vida no trabalho, podendo ser citados os investimentos no bem-estar dos funcionários e a melhoria constante das condições dos ambientes de trabalho, produzem efeitos econômicos e sociais positivos para os negócios.

Para que isso seja possível, é exigido o emprego de um processo de gestão de SMS integrado para a sustentabilidade, envolvendo aspectos econômicos, sociais, educacionais e ambientais.

Um ambiente de trabalho seguro e saudável compreende o conjunto de práticas utilizadas e de resultados relacionados às ações educativas, prevenção de doenças e acidentes de trabalho; à promoção de um estilo de vida saudável, à elevação da autoestima e da capacidade de resiliência.

"Segurança é coisa séria, mas é possível ensiná-la cantando."

João Carlos Schettino de Castro

Técnico de Segurança do Trabalho

Palestrante - Schettino Treinamentos & Eventos

Compartilhe!

Realização