Informações

O evento CRA Jovem surge como um farol de orientação e apoio para essa nova geração de profissionais em ascensão. Reconhecendo a necessidade crucial de oferecer ferramentas e conhecimentos sólidos, nosso projeto se propõe a ser mais do que apenas um evento informativo. Por meio de uma série de palestras dinâmicas e inspiradoras, o CRA Jovem visa capacitar, motivar e, acima de tudo, inspirar os jovens a trilharem caminhos de sucesso em suas carreiras.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Giovanna Carranza

Saiba mais

Narciso Júnior

Saiba mais

Ana Lívia Olivindo de Sousa

Saiba mais

Manoel Messias de Sousa

Saiba mais

Giovane Vieira

Saiba mais

Francisco Almeida Costa

Saiba mais

Geilson Marques

Saiba mais

Fabrício Viana

Saiba mais

Mariete Ximenes Araújo Lima

Saiba mais

Rita Maria Silveira da Silva

Saiba mais

Maria Conceição Aparecida de Araújo

Saiba mais

Mônica Melo

Saiba mais

Tiago Nóbrega Stival

Saiba mais

Marcos James Chaves Bessa

Saiba mais

Adriana Rodrigues da Silva

Programação:

Credenciamento Credenciamento

Boas vindas (Abertura) Abertura

Apresentação Artística Apresentação Artística

Marketing Digital: Inovação e Tendências. Palestra · Giovanna Carranza

Diversidade e Inclusão: O novo perfil profissional! Palestra · Narciso Júnior

CRA Jovem: Case de Sucesso Abertura · Ana Lívia Olivindo de Sousa, Francisco Almeida Costa, Geilson Marques, Giovane Vieira, Manoel Messias de Sousa

Intervalo e DJ Intervalo

Performance e Resultado Profissional: tendências para um novo perfil profissional Palestra · Fabrício Viana

Nova Oportunidade de Carreira:Perícia Judicial. Palestra · Adriana Rodrigues da Silva

A Carreira da Mulher Profissional de Administração - ADM Mulher Painel · Maria Conceição Aparecida de Araújo, Mariete Ximenes Araújo Lima, Mônica Melo, Rita Maria Silveira da Silva

Um mundo de possibilidades: Instituto Sesc Palestra · Tiago Nóbrega Stival

Profissional 360º Palestra · Marcos James Chaves Bessa

Sorteio e Encerramento Premiação

Credenciamento

O Credenciamento começara a partir das 07(sete) horas, o evento começa a partir das 09(nove) horas.

Hotel Praia Centro

Avenida Monsenhor Tabosa, 740

Centro, Fortaleza - CE

60165-010

Hotel Praia Centro

Ver no mapa

Avenida Monsenhor Tabosa, 740

Centro, Fortaleza - CE

60165-010

Realização:

Patrocínio:

Apoio Intitucional:

Conselho Regional de Administração do Ceará

Giovanna Carranza

Leader Digital e Carranza Cursos


Giovanna Carranza, Professora de Administração, Mestre em Marketing Estratégico.Formada em Administração de Empresas pela Universidade Centroamericana – UCA. Especialista em Marketing e Publicidade.
Atualmente é empresária da Leader Digital e Carranza Cursos, docente e palestrante em Administração, inteligência Emocional e Empreendedorismo. 
Referência bibliográfica em mais de 36 concursos, utilizada como justificativa de gabarito em concursos de carreiras administrativas, além de ser mencionada em enunciados de várias questões de Concursos. São 03 livros publicados: Administração Geral e Pública, ADMFLIX e Gestão de Pessoas para concursos.
Professora de pós graduação da EMPIRICUS e da DESCOMPLICA.

Narciso Júnior

Secretário-Executivo


Fundador da Associação Grupo de Amor e Prevenção Pela Vida – GapVida.Fundador e Organizador da Parada pela Diversidade Sexual de Maracanaú. Primeiro Gerente de Cidadania e Inclusão da Prefeitura de Maracanaú. Primeiro Coordenador de Políticas Públicas para Diversidade Sexual e Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Maracanaú.

Coordenador da Coordenadoria Especial de Públicas para LGBT do Gabinete do Governador do Estado do Ceará. Coordenador Especial de Políticas Públicas para LGBT da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania Mulheres e Direitos Humanos do Governo do Ceará.

Foi o Primeiro Presidente do Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT+ do Ceará. Membro do Fórum Nacional de Gestores LGBT- FONGES LGBT. Coordenador da Rede Gay Brasil no Ceará. Especialista em Direitos Humanos pelo Instituto Brasileiro de Direitos Humanos – IBDH. Graduando em Serviço Social.

Ana Lívia Olivindo de Sousa

Avalia Consultoria em Sustentabilidade


— Graduada em Administração/ Faculdade FIED, pós-graduando em gestão de projetos/ Faculdade Faveni, Técnica em Administração / Escola Estadual de Educação Profissional Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho.
— Atuando como Gestão Interna na Empresa Avalia Consultoria em Sustentabilidade, experiência como Designer gráfica como freelancer.
— Na Graduação atuei como presidente empresa Júnior do curso de administração na faculdade fied, com um artigo público pela a revista FOCO com o tema: A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA COMO ATIVIDADE EXTRACURRICULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: PREPARANDO O ALUNO PARA O MERCADO DE TRABALHO.

Manoel Messias de Sousa

Academia Cearense de Administração - ACAD


Natural de Ibiapina-CE, nasceu em 13 de março de 1941. Administrador, professor do curso de Administração da UECE. Exerceu as funções de diretor de pessoal da UECE; Diretor pro tempore do Centro de Estudos Sociais Aplicados da UECE; Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UECE; Coordenador do Programa de Pós Graduação do CESA/ UECE; Membro fundador e 1º Diretor Executivo do IEPRO; Coordenador da Assessoria de Planejamento da Secretaria da Administração do Estado do Ceará; Diretor do Departamento de Cadastro e Articulação Política da Secretaria de Governo do Estado do Ceará; Vogal da Junta Comercial do Estado do Ceará; Membro do Conselho Estadual de Saúde do Estado do Ceará; Assessor da FACIC por 10 anos; Secretário Municipal de Planejamento e Finanças do Município de Tianguá; Professor e Coordenador do Curso de Administração e Chefe da Coordenadoria Institucional da FCRS; Membro das equipes ad hoc de avaliação de cursos do INEP/MEC. Ex-Reitor do Centro Universitário Católica de Quixadá – UNICATÓLICA.

Giovane Vieira

Vieira e Vejar | Marketing Digital e Consultorias Empresarial


Especialista em Licitação e Gestão de Contratos Administrativos, Especialista em Gestão Financeiro para Administradores, Especialista em MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria. Graduado em DIREITO pela Faculdade Cearense (FAC), Graduado em GESTÃO DE EMPRESA na Faculdade de Ensino Superior do Ceará (FAECE), Graduando em Gestão de MARKETING na Faculdade de Tecnologia do Nordeste (FATENE), Ex-Membro da comissão de tomada de conta, Ex-Ouvidor, ex - Delegado do Município de Maracanaú, Atual Conselheiro, Diretor de Registro e Fiscalização e Coordenador do CRA Jovem pelo Conselho regional de Administração do Ceará. Ex-Secretário-Geral do Fórum Jovens Empresários. Ex-Diretor Administrativo e Financeiro, Coordenador e Organizador de Projetos e Eventos da Associação dos Administradores do Estado do Ceará (AADECE). Atualmente Palestrante, Mentor, Consultor de empresas nas áreas de licitação pública, Marketing Digital, Contratos Administrativos, Planejamento e Vendas. CEO na Vieira e Vejar Consultoria Empresarial e Marketing Digital. Acredito que o estudo mudar vidas, pois conseguir mudar a minha.

Francisco Almeida Costa

Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano


Graduado em Administração pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), pós-graduado com MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), habilitado como Perito Judicial em Administração para atuar na Justiça Federal (AJG), Justiça do Trabalho (AJ-JT) e Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO), Mestre em Administração pela Universidade Americana - MUST University, onde recebeu o prêmio de acadêmico do ano de 2021. Tem vasta experiência em empresas, órgãos públicos e SEBRAE, em atividades de direção e gestão, como líder, consultor, palestrante e coach. Participa ativamente do Conselho Regional de Administração do Tocantins (CRA-TO), onde tornou-se o Presidente mais jovem do Conselho. Desde 2021, atua como Superintendente na Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano, além de atuar como conselheiro federal suplente no Conselho Federal de Administração (CFA), é presidente do Conselho de Inovação e Desenvolvimento de Palmas (CIDEP) e conselheiro fiscal da Agência de Fomento do Tocantins (FOMENTO-TO).

Geilson Marques

Centro Universitário UNINTA - Campus Tianguá


Administrador com formação pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), possuindo especializações em Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM), Gestão de Equipes e Lideranças, Administração Pública e Gestão Estratégica, além de estar cursando uma Especialização em Administração Financeira pela URCA/CRA-CE e um Mestrado em Administração de Empresas pela Must University (EUA).

Com mais de 10 anos de experiência na área de Administração, destacando-se em Liderança e Gestão de Pessoas, possui vivência em gestão, administração comercial, treinamentos corporativos, docência universitária, além de envolvimento em projetos sociais e de consultoria. Atualmente, leciona no Centro Universitário UNINTA - Campus Tianguá e é tutor da Empresa Júnior do curso de Administração (Holders Consultoria Jr).

Fabrício Viana

Stratrgy


Administrador, MBA em Gerência de Projetos e Especialista em Gestão Financeira e de Custos, com Formação Executiva em Finanças pela FGV/SP e módulos de Gestão Executiva em Universidades internacionais.  Executivo nas áreas de Planejamento Estratégico, Orçamento Empresarial e Liderança de Equipes, Membro do Finance Club da Universidade do Porto, Membro das Comissões de Empreendedorismo e Marketing, Gestão Jurídica e Estratégica da OAB-CE. Atualmente, CEO da Consultoria Strategy B|T, Professor em cursos de formação e treinamento Executivo, Consultor do SEBRAE nas áreas de Planejamento Estratégico, Gestão Econômico/Financeira, Marketing/Vendas, Avaliador do Selo Sebrae de Qualidade Empresarial, Consultor da FIEC/IEL na área de Planejamento Estratégico e Perito do Tribunal de Justiça na área de Administração.
 

Mariete Ximenes Araújo Lima

COPAD (Cooperativa dos Administradores do Brasil)


Doutoranda em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza. Mestre em administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Uniateneu. Graduada em Administração de Empresas pela UNIFOR. Graduada em Gestão de Clínicas e Hospitais pela Faculdade Gama Filho - FGF. Técnica em Contabilidade e Radiologia. Notória experiência na área de Administração, atuando principalmente em Instituições de saúde, Clinicas Hospitais e Instituição de Ensino Superior em cargos administrativos de alta gestão, consultoria nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Exerce a função de Consultora Mentora, e Person Coaching e Docente de Graduação e Pós-Graduação de disciplinas ligadas a área de Administração Hospitalar e Administração Geral. Coordenadora da Comissão em Serviços de Saúde do Conselho Regional de Administração do Estado do Ceará – CRA-CE. Avaliadora de atos autorizativos de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos do Sistema de Avaliação da Educação Superior BASis. Atualmente Diretora Acadêmica da Faculdade INBEC e extencionista  e focal do HUB de Inovação do Centro Universitário Estácio. Presidente da COPAD (Cooperativa dos Administradores do Brasil)

Rita Maria Silveira da Silva

ADM Mulher


Graduada em Administração pela UECE. Mestre em  Adm. -mais de 40 anos de atividade em Educação corporativa e acadêmica ; Especialista em:  Recursos Humanos -MG, Especialista em Consultoria Empresarial-UNB/DF e Especialista em Consultoria de Peq e Micro Empresas-CRA/USP ;

Funcionária, Gestora  por 30 anos na Caixa Econômica Federal - Instrutora Gestorial  e Formadora de Instrutores;

Professora, Coordenadora e Diretora  na Universidade Paulista-UNIP por 14 por anos;

Secretária Executiva de Governo do Estado do Ceará por 3 anos.

Vice-presidente CRA-CE por 8 anos. Fundadora do CRA MULHER CE em 2015. Conselheira Federal Suplente- 2023-2024. Participante da Comissão ADM MULHER CFA 2021-2022;   Atual Coordenadora da Comissão ADM MULHER CFA 2023-2024.

Co-autora dos livros- Por uma gestão participativa- UNIFOR;  e Educador Corporativo- facilitador do conhecimento organizacional- CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.

Maria Conceição Aparecida de Araújo

Sine/IDT


Docente no Curso de Administração na Faculdade Paraíso. Gerente do Programa Sine/IDT Unidade de Juazeiro do Norte. É docente visitante do Instituto Don José. Administradora, com Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Católica do Cariri. Atualmente é Conselheira Regional Efetiva do Conselho Federal de Administração na jurisdição do CRA-CE. Vice-Diretora Financeira da Associação dos Administradores do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Processos. Atuou no segmento de Empresas Privadas durante 7 anos, prestando serviços nas áreas do Comércio Varejista e Atacadista, Telecomunicações, Educação e na Indústria. É Analista de Mercado de Trabalho no Cargo de Gerente de Unidade, desenvolvendo as ações do Sistema Público de Emprego, no âmbito da inserção dos trabalhadores para o Mercado de Trabalho. Na função de Agente de Seguro Desemprego, operacionou o benefício do Seguro Desemprego em atendimento aos trabalhadores desempregados. Nesses 10 anos, contratada pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, ministra Oficinas de Orientação Profissional para o Mercado de Trabalho atendendo a diversos perfis de público: Jovens na Busca pelo Primeiro Emprego e Profissionais já com experiência na busca por novas oportunidades. É Preposto representando a Instituição. Coordena por 7 anos o segmento do artesanato vinculado ao Programa de Artesanato do Estado do Ceará, acompanhando a equipe técnica no atendimento a 29 Municípios, dando suporte ao Mestre Artesão no apoio ao desenvolvimento das potencialidades locais e Regionais do artesanato e ao fomento da sua comercialização. É palestrante motivacional. Tem assento no Fórum do Programa do Geopark Araripe.

Mônica Melo

SM Fomento Comercial Ltda


Advogada, graduada e mestre em Administração de Empresas. Pós-Graduada em Administração Financeira. MBA em Banking. MBA Empresarial para Alta Gestão. Ex-coordenadora administrativo-financeira da Associação dos Jovens Empresários – AJE/CE. Ex-diretora vogal do Instituto Brasileiro de Executivos e Finanças – IBEF/CE. Operadora de factoring credenciada pela Associação Nacional de Factoring – ANFAC. É Membro da Comissão da mulher advogada, da Comissão de estudos para sustentabilidade, ESG e empreendedorismo e da Comissão de Direito Digital, Inovação e Startups da OAB/CE (2022-2024), é consultora em programas de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais/LGPD e atua na gestão da SM Advogados, da SM Fomento Comercial Ltda, da SM Empresa Simples de Crédito e do FIDC SM LP.

Tiago Nóbrega Stival

CFA


Administrador, Professor, Palestrante e Consultor. Mestre em Administração de Empresas, MBA executivo em Gestão Empresarial Estratégica, Especialista em Gestão de Pessoas. Gerente do Sesc há 15 anos, Conselheiro do CFA, Presidente do SINAGO e Diretor da AGAD. Coordenou o setor administrativo e financeiro do Sest/Senat, foi Diretor e Conselheiro do CRA-GO. Recebeu condecorações em reconhecimento ao trabalho em prol da valorização da profissão de Administrador.

Marcos James Chaves Bessa

Centro Universitário Católica de Quixadá


Reitor no Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA), Membro do Corpo Diretivo do Colégio Diocesano Valdemar Alcântara (CDVA), Conselheiro e Diretor Institucional do Conselho Regional de Administração (CRA/CE), Acedêmico da Academia Cearense de Administração (ACAD), Avaliador do INEP/MEC e coordenador do SINEPE/CE em Quixadá. Trabalha no ensino superior desde 2007. Professor, Mestre em Administração e Doutor em Educação, com experiência em Coordenação de Curso de Graduação em Administração, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Gerências de Recursos Humanos, Marketing, Logística e Administrativo. Acredita que a gestão alicerçada nas pessoas, nos processos, no bom relacionamento interpessoal e na espiritualidade maximiza o foco em resultados.

Adriana Rodrigues da Silva

Conselheira Federal do CRA Pernambuco


Formação em Administração e Direito, com um MBA em Gerenciamento de Projetos, além de certificações em Coaching pela SBC e em Gestão de Mudanças (HCMP).
Experiência profissional em empresas multinacionais, incluindo a Petrobras.
Atualmente é Perita Judicial Grafotecnica e empreendedora.
Coautora de trabalho científico na área de Perícia, que recebeu o prêmio de melhor trabalho na categoria oral no Congresso Nacional de Criminalística e também apresentado na Conferência Internacional de Ciências Foresnse.
Reconhecimento pela Editora Império como "Mulher Incrível", que resultou na obra "Mulheres Incríveis e suas Histórias de Superação", lançado no primeiro semente de 2024.
Primeira mulher eleita Conselheira Federal do CFA por Pernambuco para o mandato 2023/2026.
Autora do projeto que instituiu o Dia da Valorização da Mulher Profissional de Administração no Brasil.
Fornada na maior escola de Lideranças Políticas do país, o RenovaBR. 
Atualmente, exerce funções de destaque  como Coordenadora da Comissão Especial de Perícia do CFA e do CRA-PE, Vice-diretora da Câmara de Relações Internacionais e Eventos do CFA, Coordenadora do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Humano e Combate ao Assédio Moral e Sexual do CFA, além de membro da comissão especial ADM mulher do CRA-PE e da Comissão de Ação Social e  Cidadania do CRA-PE.