4º Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista

Inovar e reinventar a sociedade

Faça sua inscrição
De 13 a 15 de setembro Todos os dias das 09h às 19h
Cubatão, SP Bloco Cultural de Cubatão

Sobre o Evento

O Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista é o maior evento relacionado a área de tecnologia da informação e comunicação da região e neste ano chega à sua quarta edição.

O 4º Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista é um evento itinerante, organizado pela Câmara Temática de Tecnologia da Informação e Comunicação do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (CTTIC/CONDESB), e em 2017 ano será realizado pela Prefeitura Municipal de Cubatão com apoio da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM) e dos demais municípios da região metropolitana (Bertioga, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente).

O Encontro será realizado nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2017, com a proposta de reunir os melhores especialistas da área de tecnologia e comunicação, apresentar as
tendências e inovações de mercado, incentivar a troca de experiência entre os profissionais da área, fomentar novos negócios, criar oportunidades de emprego e renda, além de mostrar o que há de mais moderno no mundo tecnológico.

O evento é
gratuito; pede-se porém a doação de 1 kg de alimento não perecível ou 1 lata de leite em pó, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Cubatão.

 


 

Eventos Anteriores

2014 - 1º Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista realizado no município de São Vicente, no Centro de Convenções;

2015 - 2º Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista realizado no município de Praia Grande, no Palácio das Artes;

2016 - 3º Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista realizado no município de Santos, no Mendes Convention Center.

 


 

Palestrantes

  • Everaldo Oliveira
  • Felipe Zunino
  • Luiz Cezar Pena
  • Rubens Guimarães
  • Thiago Ferauche
  • Alan Sanches
  • Danilo Washington Pelege
  • Renato Groffe
  • Leandro Fernandes Sanches
  • Simone Maria Viana Romano
  • Tarcizio Antônio Fernandes
  • Kelvia Maria Ramos Ronqui
  • Dalton Oliveira
  • Marcelo Pereira Bergamaschi
  • Adriano Frare
  • Thiago da Silva Adriano
  • Edmilson de Eirós Oliveira
  • Fernando Bacic Mendes
  • André Luiz Vizine Pereira
  • Eliane Nascimento da Silva
  • Viviane Pinheiro
  • Paulo Roberto de Oliveira Souza
  • Sérgio Luis Melchiori
  • Robert José Ferreira
  • Marcio Guimarães Cruz
  • Léo Andrade
  • Pablo Juan X
  • Alan Caetano Alves
  • Marcus Cesar Cardoso
  • Delmar Assis
  • Vinícius Eduardo Ferreira dos Santos Silva
  • Marcelo Strama
  • Silas Serpa de Siqueira Junior
  • Reginaldo Hiroyuki Murata

Programação

19h00 - Tarcizio Antônio Fernandes Cidades Inteligentes, Internet das Coisas e Fontes de Fomento
Local: Auditório Principal

Uma visão geral sobre o impacto das novas tecnologias na vida nas cidades, considerando aspectos de prestação de serviços públicos, sustentabilidade, eficiência de gestão, transparência e fomento ao ambiente de inovação.

Abertura Oficial

A abertura do 4º Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista contará com a presença do Sr. Ademário Oliveira, prefeito do Município de Cubatão e demais autoridades.

Às 18h00 - Auditório Principal
09h00 - Vinícius Eduardo Ferreira dos Santos Silva Como Inovar em Tempos de Crise? Promoção da inovação tecnológica nas Empresas
Local: Auditório Principal

A palestra abordará inovação de maneira ampla e as metodologias propostas para definição de pesquisa e desenvolvimento experimental no cotidiano, na pesquisa, no desenvolvimento e na inovação, e como as empresas que inovam podem receber benefícios e isenções fiscais do Governo, tal como a "Lei do Bem".

09h00 - Pablo Juan X FrontEnd para desenvolvedores BackEnd
Local: Auditório Câmara Municipal

Por diversas vezes enfrentamos problemas com desenvolvimento front-end e como buscar recursos robustos para desenvolver nossas aplicações. A palestra tratará dos frameworks JavaScripts ideais para refatoração e para adaptação da sua aplicação. Versará também sobre TypeScript e ecmascript e como organizar a sua aplicação para ter organização e performance.

10h00 - André Luiz Vizine Pereira Aprendizado de Máquinas: Cenários e Aplicações em Cidades Inteligentes
Local: Auditório Principal

A implantação de iniciativas de cidades inteligentes melhoram a qualidade de vida geral, visam o aumento  da eficiência operacional das empresas, eficácia da segurança pública, o transporte, o envolvimento dos cidadãos, a gestão de catástrofes e os serviços de sustentabilidade. A arquitetura de rede utilizada em projetos de cidades inteligentes reúne um vasto conjunto de dispositivos heterogêneos implantados na área urbana onde uma quantidade enorme de diferentes tipos de dados  é disponibilizada a todo instante, dificultando a análise de dados de forma rápida. Técnicas de Aprendizado de Máquinas podem ser utilizadas para auxiliar na análise e tomada de decisões em tempo real.

10h00 - Adriano Frare Certificação Digital: uma Visão para Desenvolvedores
Local: Auditório Câmara Municipal

A certificação digital já está presente em nosso dia a dia, simplificando processos e reduzindo a burocracia. Entretanto, muitas vezes, a implantação de sistemas com certificação digital é uma dor de cabeça para os desenvolvedores. Esta palestra visa explicar as principais dúvidas e dar dicas aos profissionais que certamente irão, um dia, desenvolver alguma aplicação utilizando algum tipo de certificação digital.

11h00 - Felipe Zunino Inovação, Experiência e Criatividade: Entenda Design UI e UX na Prática
Local: Auditório Principal

Em um mercado cada vez mais exigente, as pessoas valorizam mais o seu tempo e as suas escolhas ao utilizar um aplicativo, site ou software, pois esperam encontrar informações de forma simples e objetiva em um ambiente bem apresentado, com uma experiência sólida e agradável. É neste contexto  que aparecem UX e UI. Aprenda na prática como utilizar essas técnicas que estão revolucionando o mercado

11h00 - Adriano Frare Assinatura Digital de Documentos Eletrônicos com Validade Jurídica de Forma Rápida e Simples, a qualquer Momento e em qualquer Lugar
Local: Auditório Câmara Municipal

Apresentação da plataforma "assina.sp": solução em nuvem que permite implementar, de forma interativa e simplificada, processos de assinatura de documentos, com possibilidade de integração sistêmica.

13h00 - Marcus Cesar Cardoso Otimizando Investimentos Públicos com Projetos Inteligentes
Local: Auditório Principal

Como soluções de tecnologias em BIM (Modelagem da Informação da Construção) e Google Maps podem ajudar a criar melhores estudos e propostas, comunicar melhor as intenções de projeto, reduzir prazos e custos e ter orçamentos precisos em cidades inteligentes.

13h00 - Viviane Pinheiro A Importância da Informática na Educação
Local: Auditório Câmara Municipal

A tecnologia vem constantemente passando por grandes mudanças e inovações no mundo todo. Sua ação no meio social vem crescendo de forma acelerada e no âmbito educacional não é diferente: o uso dos recursos tecnológicos vem ocupando cada vez mais esse cenário. Atualmente a informática deve ser vista como uma ferramenta primordial para a educação. Negar o contexto no qual vivemos é nos transformar numa “caixa-preta”; é não querer perceber o que está ao nosso redor; é desprezar uma característica típica do ser humano: a capacidade de aprender. Visto que, a escola como formadora do individuo, do conhecimento e da informação não pode ficar excluida dessa realidade, deve inserir a tecnologia como ferramenta de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar o aluno para uma sociedade informatizada. De acordo com Fróes: “Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais - a multimídia, a Internet, a telemática - trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como consequência, a um pensar diferente”.
 

14h00 - Marcelo Strama A 4ª Revolução Industrial
Local: Auditório Principal

Principais características do processo de produção. Novas profissões. Mudanças no varejo. Desdobramentos no cenário econômico.

14h00 - Simone Maria Viana Romano Ciência de Dados
Local: Auditório Câmara

A Ciência de Dados cresce na mesma velocidade com que os dados são gerados e com isto surgem novos métodos, tecnologias e processos que são necessários para que se possa extrair informação valiosa da imensidão dos dados. Cientista de Dados é o profissional responsável por aplicar técnicas, modelos, tecnologias e processos e extrair informação relevante dos dados. Quando você acessa um site de compras e recebe ofertas de produtos baseados em seu gosto, algum cientista de dados aplicou conhecimentos para criar um sistema que avaliasse suas preferências de acordo com os cliques que você efetuou no site. Segundo a IBM, a demanda por cientistas de dados aumentará em 28% até 2020. Esta mesma pesquisa informa ainda que 59% de toda a demanda de trabalho de Data Science and Analytics é em Finanças e Seguros, Serviços Profissionais e TI. A demanda anual por funções em rápido crescimento como Cientistas de Dados, Desenvolvedores de Dados e Engenheiros de Dados chegará a quase 700 mil vagas abertas até 2020. As vagas anunciadas para Data Science e  Analytics permanecem abertas em média 45 dias, cinco dias a mais do que a média do mercado.

15h00 - Rubens Guimarães Transforme sua Ideia em uma Startup de Sucesso
Local: Auditório Principal

Será apresentado as principais técnicas e passos para validar e construir tecnologias de fácil uso e que tenham aceitação no mercado. Planejamento, escolha do público, piloto e validação, design, navegabilidade, tecnologias disponíveis, foco no usuário e facilidade de uso. Mostra os passos de estruturação de ideias, validação, formação de time e evolução da startup com foco em participação de pitchs para atrair investimentos. Possui grande aceitação do público.

16h00 - Reginaldo Hiroyuki Murata Inteligência Artificial no Auxílio da Segurança Pública e "Smart Cities"
Local: Auditório Principal

Enfoque em novas soluções tecnológicas tais como: reconhecimento facial (Neoface), softwares, soluções de vídeo inteligente, automação e necessidades de infraestrutura, com o objetivo de dinamizar, modernizar e agilizar as tomadas de decisões nas áreas de segurança física e lógica e gestão dos municípios. Exemplos de cases reais. Vantagens das integrações sistêmicas abordando como uma solução completa, gerando redução de custos e maior rapidez na solução de problemas em benefício da sociedade.

16h00 - Luiz Cezar Pena Redes Sociais na Qualificação de Estudantes: Mito ou Realidade
Local: Auditório Câmara Municipal

Atualmente as redes sociais são bombardeadas de informações sobre seus usuários. O compartilhamento desenfreado de qualquer informação e a busca por mais e mais amigos fazem com que qualquer plataforma seja uma exposição de bons e maus exemplos. Como trabalhar tantas informações em benefício dos usuários, principalmente estudantes? A qualificação seria possível?

17h00 - Everaldo Oliveira Doações de Software Microsoft para Entidades Educacionais e do 3º Setor
Local: Auditório Principal

Será apresentado como é possível receber doações de software da Microsoft para aplicação exclusiva em entidades educacionais e do terceiro setor.

18h00 - Dalton Oliveira #SmartyHomy – Solução para Casa Inteligente baseada em Internet das Coisas (IoT)
Local: Auditório Principal

Casa Inteligente, Casa do Futuro ou Casa do Presente? Como otimizar tarefas cotidianas em casa com o uso de tecnologias emergentes baseadas em Internet das Coisas / Internet of Things / IoT.

19h00 - Marcelo Pereira Bergamaschi Conceitos Iniciais sobre Realidade Aumentada e a Utilização da Biblioteca ARToolKit para o Desenvolvimento de Aplicações
Local: Auditório Principal

Fundamentos de Realidade Aumentada (RA), suas características e aplicações. Conceitos e fundamentos sobre a biblioteca ARToolKit para o desenvolvimento de aplicações com RA em computadores pessoais. Dispositivos móveis para a utilização de RA.

20h00 - Eliane Nascimento da Silva A Tecnologia a favor dos Surdos
Local: Auditório Principal

Como entusiasta da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a palestrante  apresentará algumas tecnologias e inovações tecnológicas disponibilizadas para auxiliar a inclusão social de pessoas com surdez tanto em ambientes educacionais quanto profissionais e lazer.

09h00 - Marcio Guimarães Cruz Transforme sua ideia em Modelo de Negócio – Metodologia CANVAS
Local: Auditório Principal

O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.

09h00 - Delmar Assis Como obter informações relevantes e confiáveis de Data Lakes
Local: Auditório Câmara Municipal

A palestra abordará como obter informações relevantes e confiáveis para tomada de decisões em uma sociedade cada vez mais digital e com dados não estruturados, apresentando caminhos e soluções de como ser bem-sucedido no mundo digital.

10h00 - Thiago Ferauche A importância da criação de comunidades para desenvolvimento tecnológico
Local: Auditório Principal

Comunidades de usuários, comunidades de desenvolvedores, comunidades de "makers", são os motores para o desenvolvimento tecnológico e para a inovação tecnológica de uma região. Venha conhecer comunidades já existentes, comunidades que estão sendo geradas na região da Baixada Santista, e vamos discutir como criar ainda mais comunidades em nossa região.

10h00 - Paulo Roberto de Oliveira Souza Ouvidoria Digital Georreferenciada
Local: Auditório Câmara Municipal

O Sistema de Ouvidoria Municipal (SOM) foi inaugurado em junho de 2013 e permite aos munícipes o registro de sua ocorrência em alguns minutos, através da Internet, por um formulário transmitido online. O objetivo é dar maior agilidade às respostas e tornar o serviço ainda mais transparente.

11h00 - Robert José Ferreira Gestão e Agilidade com Scrum
Local: Auditório Principal

Fundamentos de Scrum e como aplicá-lo no seu dia a dia.

11h00 - Sérgio Luis Melchiori A Segurança da Informação e o uso Consciente das Redes Sociais
Local: Auditório Câmara Municipal

Atualmente no Brasil existem por volta de 90 milhões de pessoas que utilizam redes sociais. É indiscutível seus benefícios tanto no campo empresarial quanto no pessoal. Porém, estas mesmas informações postadas e compartilhadas nas redes sociais podem ser de grande utilidade para pessoas mal-intencionadas. Assim, a palestra tem o propósito de esclarecer este tema, bem como informar sobre os perigos de seu uso inapropriado, tratando de forma dinâmica e amigável temas como: engenharia social, vazamento de informações, revange porn, espionagem entre outros. O objetivo da palestra é conscientizar os indivíduos sobre a importância do uso consciente das redes sociais, mostrando que o mesmo cuidado que se tem com os seus dados pessoais deve-se ter com os dados dos clientes de suas empresas.

13h00 - Alan Caetano Alves Desmistificando Geoprocessamento com Open Source e Softwares Livres
Local: Auditório Principal

Será apresentado um modelo de trabalho para obtenção de produtos de análises geoespaciais, partindo de um conjunto básico de dados que, agregado a diversas metodologias e ferramentas pré-existentes, torna-se um sistema completamente funcional (multiusuário, com interfaces personalizáveis, servidor de mapas WEB, etc). Sendo capaz de produzir mapas temáticos, dotado de auditoria espaço-temporal, este conjunto praticamente não envolve desenvolvimento de softwares, possibilitando a implantação de tecnologias Geoespaciais com custos/esforços otimizados.

13h00 - Silas Serpa de Siqueira Junior Transformação Digital – Quem Sobrevive não é o mais Rápido, não é o mais Inteligente e nem o mais Forte, mas Aquele que se Adapta
Local: Auditório Câmara Municipal

O mundo está mudando cada vez mais rápido. Com o advento da Internet, da mobilidade, das redes sociais e a computação nas nuvens, tudo ficou acelerado. Antigamente, o surgimento de produtos inovadores era mais lento e provavelmente não iriam derrubar o CEO. Ele se aposentaria antes disso. Agora é diferente: o futuro chega mais rápido. E, com ele, a inovação disruptiva, aquela que altera o seu negócio pela raiz. Que vai derrubar um CEO após o outro e tirar a empresa do mercado. A mensagem é clara: só vão sobreviver os mais ágeis e inovadores. É questão de tempo, mas esse tempo é curto. Quem não se reinventar vai ficar de fora.

14h00 - Renato Groffe Tecnologia MS e Open Source: Expandindo as Fronteiras no Desenvolvimento de Software
Local: Auditório Principal

Linux, Docker, .NET Core, ASP.NET Core... O que todas estas tecnologias têm comum? Todas são atualmente soluções open source e, para espanto de muitos, contam com apoio e incentivos da Microsoft junto à sua base de desenvolvedores. Acompanhe esta apresentação para saber mais a respeito e como se beneficiar desta nova tendência.

14h00 - Leandro Fernandes Sanches Caso de Sucesso: Praia Grande Cidade Integrada - Infovia integrando Monitoramento, VoIP e Sistemas
Local: Auditório Câmara Municipal

Como após 15 anos de implantação encontra-se o projeto - pioneiro no Brasil - de implementação de uma Rede de Área Metropolitana (MAN) e uma Central de Monitoramento? Quais os desafios vencidos? Como funciona a Infovia e a Central de Monitoramento e como mantê-la atualizada? A apresentação do Projeto que inovou a conectividade e telefonia no serviço público municipal.

15h00 - Kelvia Maria Ramos Ronqui Tecnologias a favor da Educação
Local: Auditório Principal

A Seção de Jovens e Adultos (Seja) oferece a EJA Digital por meio da Plataforma Moodle articulando os componentes curriculares por meio de projetos. Sendo assim, a palestra busca ressaltar o uso de recursos tecnológicos na elaboração de atividades escolares mais significativas e inovadoras, propiciando reflexões quanto ao aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem.

15h00 - Danilo Washington Pelege Perícia Criminal x Perícia Forense: a Ciências contra o Crime
Local: Auditório Câmara

A Perícia tem a função de levar o conhecimento técnico ao Juiz, produzindo provas lícitas para o processo penal, na busca constante da verdade dos fatos, conforme preceitua o Código de Processo Penal Brasileiro-CPP: "Artigo 158. Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado"; "Artigo 145. Quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou científico, o juiz será assistido por perito, segundo o disposto no art. 421".

16h00 - Edmilson de Eirós Oliveira Desafios e Estratégias: Software Livre
Local: Auditório Principal

Agregar valor aos produtos da TI, reduzir os custos de aquisição e de operação, manter as aplicações/serviços e atender as novas demandas de negócio são desafios constantes dos gestores da TI. O software livre passou a ser considerado como um importante recurso frente a solução destes desafios. O propósito desta palestra é apresentar as estratégias adotadas pela Prodesan para a adesão e utilização deste recurso para alcançar os seus objetivos e metas.

16h00 - Léo Andrade Crie APPs em poucos minutos. Pode isso, Arnaldo?
Local: Auditório Câmara Municipal

Conheça uma ferramenta que permite você criar aplicativos mobile completos em poucos minutos. Vamos construir uma aplicação do zero, prepare-se que você vai se surpreender.

17h00 - Fernando Bacic Mendes Controle de Ambiente utilizando Microcontrolador ESP8266
Local: Auditório Câmara

Solução de automação para aferir condições atmosféricas de um ambiente controlado remotamente via WI-FI, através de um protótipo baseado na utilização de um microcontrolador ESP 8266. A aplicação oferece uma forma simples e rápida para acompanhar os níveis de concentração de CO2 e níveis de umidade e temperatura em recinto fechado, enviando alertas em tempo real.

17h00 - Thiago da Silva Adriano Conhecendo a stack MEAN: MongoDB, Express, Angular e Node
Local: Auditório Principal

Tendo em vista a evolução do JavaScript,  falta de profissionais  no mercado e o título de full-stack, muitas empresas estão adotando a stack MEAN - MongoDB, Express, Angular e Node - para que possam desenvolver projetos de uma maneira rápida e pareada com a equipe. Vamos apresentar como podemos tirar o melhor proveito dessa stack, tendo em vista que não existe bala de prata.

18h00 - Alan Sanches Standup "Hackers: Invasores Profissionais"
Local: Auditório Principal

Como os hackers podem colaborar com o mundo corporativo realizando invasões para proteger seus clientes...

Edições Anteriores

Local

Bloco Cultural de Cubatão - 11510-900, Praça dos Emancipadores s/nº, Centro, Cubatão, São Paulo

Realização

Apoio

Patrocínio

Organizador

Departamento de Informática e Telecomunicações

Secretaria Municipal de Gestão - Prefeitura Municipal de Cubatão