4º Encontro Regional de Pesquisa Operacional do Norte

4º Encontro Regional de Pesquisa Operacional do Norte

Desafios da PO na Amazônia III e a Indústria 4.0: Como desenvolver, preservar e integrar.

Faça sua inscrição
De 07 a 09 de novembro Todos os dias das 08h às 20h
Manaus, AM Universidade do Estado do Amazonas - Escola Superior de Tecnologia

Sobre o Evento

O 4o. Encontro Regional de Pesquisa Operacional do Norte (4o. ERPO-NO) será realizado entre os dias 7 a 9 de novembro de 2018, na Universidade do Estado do Amazonas, na cidade de Manaus, Amazonas.


O I ERPO-NO 2011 ocorreu em Manaus, Amazonas o II ERPO-NO 2014 ocorreu em Palmas, Tocantins e o III ERPO-NO 2016 também em Manaus, Amazonas. Tais encontros regionais de Pesquisa Operacional (PO) são eventos apoiados pela SOBRAPO (Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional) e têm por objetivo principal, disseminar e edificar as abordagens de PO regionalmente, através da troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, profissionais e estudantes de diversas regiões do país, bem como da divulgação de trabalhos científicos executados e/ou em execução com essa abordagem.

A aplicação da PO na região Norte encontra-se em ampla expansão, apresentando uma gama de possibilidades quanto à área de estudo e as problemáticas a serem abordadas de acordo com as particularidades de cada estado que compõe a referida região. Assim, um encontro envolvendo temáticas norteadas pela Pesquisa Operacional é uma oportunidade de integralização e ampliação dos saberes na área, bem como sua aplicação nos diversos setores.

Nesta quarta edição, ERPO-NO 2018, conta com o apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em conjunto com a Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Palestrantes

  • Felipe Martins Müller
  • Douglas Alexandre Gomes Vieira
  • Thiago Pontin Tancredi
  • Elloá Barreto Guedes da Costa
  • Renata da Encarnação Onety
  • Mauricio Cardoso de Souza
  • Rodrigo Tavares Teixeira
  • Ely Sena de Almeida
  • Jefferson Castro Silva

Programação

15h30 Roda Produtiva Roda de Conversa
Local: Auditório

Roda Produtiva de conversa entre os professores e participantes.

-Felipe Martins Müller.
-Douglas Alexandre Gomes Vieira.
-Thiago Pontin Tancredi.

08h00 - Elloá Barreto Guedes da Costa Minicurso de Machine Learning Minicurso
Local: Laboratório

Introdução à Machine Learning.

O minicurso irá considerar a prática de conceitos relativos ao Aprendizado de Máquina, em que o aluno terá a oportunidade de exercitá-los usando ferramentas e tecnologias de vanguarda. No minicurso, serão trabalhados aspectos como organização e visualização de dados, construção de modelos inteligentes para aprendizado de padrões e realização de previsões e ainda a interpretação e discussão acerca dos resultados obtidos. Os exemplos usados no minicurso serão oriundos de cenários reais, permitindo aos alunos ampliarem seus horizontes sobre esta área e sua infinidade de aplicações no mundo de hoje.

08h00 - Thiago Pontin Tancredi Workshop de projeto de navio Workshop
Local: Laboratório de naval

Curso intensivo de projeto de navio utilizando otimização como metodologia de projeto naval.

Neste workshop iremos explorar o uso da ferramenta Synapse for Ship Design para a elaboração de projetos navais usando otimização como metodologia de projeto.

09h00 - Jefferson Castro Silva Minicurso de Teoria de otimização Minicurso
Local: Auditório

Por que estudar Cálculo: uma introdução à teoria de Otimização.

10h00 - Ely Sena de Almeida Minicurso de Simulação Computacional Minicurso
Local: Laboratório de produção

Minicurso de Introdução à Simulação Computacional usando o Arena.

Público-Alvo: alunos de Engenharia que já tenham cursado Estatística e/ou Pesquisa Operacional.

13h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Auditório
14h00 - Felipe Martins Müller Palestra de abertura - A Pesquisa Operacional no Brasil. Palestra
Local: Auditório

A Pesquisa Operacional no Brasil.

15h00 - Mauricio Cardoso de Souza Palestra 2 - Problemas de Multicommodity e Network Design. Palestra
Local: Auditório

Problemas de Multicommodity e Network Design.

Problemas de multicommodity e de network design consistem basicamente em decidir sobre o roteamento de demandas entre pares de nós de uma rede sujeita a restrições de capacidade. Problemas deste tipo são encontrados em diversas áreas como logística, transportes, comunicações, engenharia elétrica, entre outras, além de também ser ferramenta de modelagem para diversos outros problemas. Tais problemas são amplamente estudados em diversas universidades e centros de pesquisa no mundo, e têm sido objeto de inúmeros trabalhos na literatura. A palestra consistirá de uma introdução ao tema e de duas partes em que são abordados modelos e métodos de resolução: uma abordando problemas lineares e lineares em variáveis inteiras, e outra abordando problemas não lineares tipicamente encontrados em redes sujeitas a efeitos de congestionamento.

16h00 Café pôster Exposição
Local: Auditório

Exposição de trabalhos em banners.

16h45 Sessão técnica Apresentação de Artigos
Local: Auditório

Apresentação de artigos.

08h00 - Thiago Pontin Tancredi Workshop de projeto de navio Workshop
Local: Laboratório de naval

Curso intensivo de projeto de navio utilizando otimização como metodologia de projeto naval.

Neste workshop iremos explorar o uso da ferramenta Synapse for Ship Design para a elaboração de projetos navais usando otimização como metodologia de projeto.

08h00 - Rodrigo Tavares Teixeira Minicurso Simplex Minicurso
Local: Auditório

Método Simplex – Fundamentos Matemáticos e aplicações à Pesquisa Operacional nas Engenharias.

O Método Simplex é uma importante ferramenta matemática desenvolvida por Geoge Dantzig que viabiliza a solução de muitos problemas da programação linear. O Método Simplex permite que se encontre valores ideais em situações em que diversos aspectos precisam ser respeitados. Diante de um problema, são estabelecidas inequações que representam restrições para as variáveis. A partir daí, testa-se possibilidades de maneira a otimizar o resultado da forma mais rápida possível. O uso mais comum do Simplex é para se maximizar um resultado, ou seja, encontrar o maior valor possível para um total. Problemas típicos para se resolver com o Simplex são os que buscam quantidades ideais de produtos a serem comercializados, com restrições referentes ao armazenamento e à fabricação dos mesmos.

08h00 - Márcio Palheta Minicurso de Data Science Minicurso
Local: Laboratório

Ciência dos dados para iniciantes.

O objetivo deste minicurso é dar uma visão geral sobre as áreas de Ciência de Dados, como foco em Mineração de Dados e Aprendizagem de Máquina. Este módulo terá uma natureza tutorial, de forma que os participantes, além de compreenderem os principais conceitos aprendidos, saibam como aplicá-los na prática. Os conceitos serão apresentados de forma prática usando a ferramenta Pentaho Weka. Desta forma, este curso não requer experiência prévia em programação.

14h00 - Thiago Pontin Tancredi Palestra 3 - Otimização como ferramenta de projeto. Palestra
Local: Auditório
Otimização como ferramenta de projeto. Buscando similaridades em diferentes problemas.

Uma breve palestra na qual iremos desvendar o uso da otimização como ferramenta de projeto, explorando a similaridade existente na modelagem de diferentes problemas, em diferentes áreas da Engenharia. Da teoria de jogos ao mercado financeiro, será que o projeto de um navio guardará similaridade com tais problemas?

15h00 - Douglas Alexandre Gomes Vieira Palestra 4 - Os impactos da 4a revolução industrial e a PO. Palestra
Local: Auditório

Os impactos da 4a revolução industrial e a PO.

A palestra abordará o que é e quais os impactos da 4a revolução industrial. Tais impactos habilitam mudanças em modelos de negócios, possibilitando customizações em grande escala. Também serão abordadas algumas das tecnologias que são o pilar desta revolução, e a relevância da Pesquisa Operacional neste contexto. Finalmente, será discutido quais são as habilidades dos profissionais para este contexto.

16h00 Intervalo Intervalo
Local: -

Intervalo

16h30 - Felipe Martins Müller, Douglas Alexandre Gomes Vieira, Thiago Pontin Tancredi, Renata da Encarnação Onety, Mauricio Cardoso de Souza, Rosiane de Freitas Rodrigues Mesa redonda: PO e os desafios da Amazônia na indústria 4.0 Mesa-redonda
Local: Auditório

PO e os desafios da Amazônia na indústria 4.0: como desenvolver, preservar e integrar.

 

Local

Universidade do Estado do Amazonas - Escola Superior de Tecnologia - 69065-020, Av. Darcy Vargas, 1200, Parque Dez, Manaus, Amazonas,

Patrocinadores

Organizador

NEO - UEA

Núcleo de Engenharia e Otimização da Universidade do Estado do Amazonas Conheça mais em: https://sites.google.com/uea.edu.br/neo/home