IV Jornada Internacional do Manuscrito Escolar (IV JorME)

Faça sua inscrição
De 26 a 27 de março Todos os dias das 08h00 às 18h00

Sobre o Evento

O manuscrito escolar produzido pelo aluno em sala de aula é objeto de reflexão de linguistas, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos... Contudo, esse objeto acabado e recolhido pelo professor, com suas rasuras, reformulações e erros, apaga boa parte de seu processo. Essa dimensão processual tem sido resgatada pelo valioso Sistema Ramos, capaz de capturar o manuscrito em curso e as falas espontâneas dos alunos durante sua construção. A importância do Sistema Ramos é reconhecida nacional e internacionalmente através de seu uso em salas de aula do Brasil, da França e de Portugal. A IV Jornada do Manuscrito Escolar irá apresentar e discutir alguns dos resultados obtidos a partir da análise de material coletado pelo Sistema Ramos, nesses países.

Esse evento faz parte das ações previstas nos projetos de colaboração internacional: Projeto InterWriting (CNPq) e o Projeto Turing (FAPEAL).

Programação

09h00 Projeto InterWriting/Turing e a importância do Sistema Ramos para investigações sobre processos de escritura em tempo e espaço real em sala de aula. Abertura
Local: Local: Auditório da Reitoria (Ufal, Campos A.C. Simões)

Projeto InterWriting/Turing e a importância do Sistema Ramos para investigações sobre processos de escritura em tempo e espaço real em sala de aula.

Prof. Dr. Eduardo Calil (UFAL/PPGE/PPGLL/CNPq)

10h00 Formas de discurso reportado e suas marcas dialógicas em processos de escritura de alunos brasileiros. Mesa-redonda
Local: Local: Auditório da Reitoria (Ufal, Campos A.C. Simões)

Formas de discurso reportado e suas marcas dialógicas em processos de escritura de alunos brasileiros.

Profª. Drª. Lidiane Lira (UPE)

10h30 intervalo Intervalo
Local: Local: Auditório da Reitoria (Ufal, Campos A.C. Simões)
11h00 A criação da fala de personagens em narrativas ficcionais escolares brasileiras. Mesa-redonda
Local: Local: Auditório da Reitoria (Ufal, Campos A.C. Simões)

A criação da fala de personagens em narrativas ficcionais escolares brasileiras.

Profª. Drª. Kall Anne Amorim (Estácio/FAL, UFAL)

11h30 Comentários de dois alunos brasileiros sobre Objetos Textuais ortográficos. Mesa-redonda
Local: Local: Auditório da Reitoria (Ufal, Campos A.C. Simões)

Comentários de dois alunos brasileiros sobre Objetos Textuais ortográficos.

Profª. Drª. Janayna Paula dos Santos (UFAL)

12h00 Seção de Pôster Apresentação Pôster
Local: Local: Auditório da Reitoria (Ufal, Campos A.C. Simões)

Trabalhos dos integrantes do LAME.

12h30 Almoço Almoço
Local: Restaurante

Pausa para almoçar.

14h00 Sobre manuscritos de alunos franceses, novelas e desenhos animados: memória do objeto e intertextualidade iluminados pelo conceito de rasura oral comentada Mesa-redonda
Local: Local: Auditório da Reitoria (Ufal, Campos A.C. Simões)

InterWriting/Turing em três países (Brasil, França e Portugal)
Prof. Ms. Bruno Jaborandy (Doutorando, PPGLL / UFAL)
Sobre manuscritos de alunos franceses, novelas e desenhos animados: memória do objeto e intertextualidade iluminados pelo conceito de rasura oral comentada

14h30 Múltiplas representações ortográficas: ocorrências e comentários de uma dupla de alunas portuguesas. Mesa-redonda
Local: Local: Auditório da Reitoria (Ufal, Campos A.C. Simões)

Múltiplas representações ortográficas: ocorrências e comentários de uma dupla de alunas portuguesas.

Profª. Ms. Mayara Cordeiro (Doutoranda, PPGLL / UFAL)

15h00 A produção de rasuras escritas de adição, comentadas por dois alunos brasileiros de 7 anos. Mesa-redonda
Local: Local: Auditório da Reitoria (Ufal, Campos A.C. Simões)

A produção de rasuras escritas de adição, comentadas por dois alunos brasileiros de 7 anos.

Mesa redonda com a Prfª Ms. Janaína Ligya Querioz (Doutoranda, PPGLL/ UFAL)

16h00 Pausa para descanso Intervalo
Local: Local: Auditório da Reitoria (Ufal, Campos A.C. Simões)

Pausa

16h30 The Role of Metalinguistic Knowledge in supporting Writing Development Tradutor: Bruno Jaborandy.Palestra Mesa-redonda
Local: Local: Auditório da Reitoria (Ufal, Campos A.C. Simões)

The Role of Metalinguistic Knowledge in supporting Writing Development Tradutor: Bruno Jaborandy.

Palestra Dra. Debra Myhill (University of Exeter, Reino Unido)

18h00 Encerramento Encerramento
Local: Local: Auditório da Reitoria (Ufal, Campos A.C. Simões)

Encerramento das mesas redondas

08h00 Minicurso 1: Genética textual e manuscrito escolar: inter-relações. Workshop
Local: CIC Prédio localizado por trás dos Bancos.

Minicurso 1: Genética textual e manuscrito escolar: inter-relações.

Profª. Drª. Kall Anne Amorim e Profª. Drª. Lidiane Lira

São apenas cinco vagas para o Minicurso. As inscrições serão realizadas no primeiro dia da Jornada.

12h30 Minicurso 2: Gênese textual: o que os manuscritos não mostram. Workshop
Local: CIC. Prédio localizado por trás dos Bancos.

Minicurso 2: Gênese textual: o que os manuscritos não mostram.

Profª. Drª. Cristina Felipeto.

São cinco vagas para o Minicurso, inscrições realizadas no primeiro dia da Jornada.

Local

Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - 57072-970, Avenida Lourival Melo Mota, km 14 , Cidade Universitária , Maceió, Alagoas,
Ver no mapa

Organizador

Eduardo Calil

Eduardo Calil