A 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres de Rondônia - 2025, será realizada de forma presencial no municípipo de Porto Velho, no período de 27 e 28 de agosto de 2025, por intermédio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social - SEAS, em conjunto com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher - CEDM, com o objetivo de fortalecer a Política Estadual para as mulheres, integrar propostas para o aprimoramento e a ampliação de políticas públicas sob a perspectiva de interseccionalidade, e promover a democracia e igualdade, assegurando voz e representativiadade para todas as mulheres em sua diversidade.
A realização desta etapa busca assegurar um processo democrático, inclusivo e representativo, com participação qualificada das mulheres em sua diversidade. Visa garantir que as propostas construídas reflitam a realidade dos territórios, promovendo o fortalecimento das políticas públicas e contribuindo de forma efetiva para a consolidação dos direitos das mulheres em nível nacional.
Nesta etapa, serão reunidas mulheres de diferentes regiões e contextos de Rondônia para debater suas realidades, levantar demandas e formular propostas que fortaleçam as políticas públicas para as mulheres. O processo envolve a sistematização dos relatórios das etapas municipais e livres, a eleição de delegadas para a etapa nacional e a definição de prioridades que reflitam a diversidade e os desafios locais.
A realização desta etapa é fundamental para garantir a representatividade das mulheres rondonienses no cenário nacional, promovendo a escuta ativa, a construção coletiva e a efetivação de políticas comprometidas com a equidade de gênero e a justiça social