5ª Conferência Mundial de Combate às Desigualdades Econômicas, Raciais e Étnicas

5ª Conferência Mundial de Combate às Desigualdades Econômicas, Raciais e Étnicas

Faça sua inscrição
De 26 a 29 de setembro Todos os dias das 07h às 19h
Vitória, ES Universidade Federal do Espirito Santo

Sobre o Evento

ApresentaçãoO Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab), da Universidade Federal do Espírito Santo, e o Roy Wilkins Center for Human Relations and Social Justice, da Universidade de Minnesota (EUA), em conjunto com os demais parceiros, convidam para a 5ª Conferência Mundial de Combate às Desigualdades Econômicas, Raciais e Étnicas.

O evento, que reunirá analistas de políticas públicas, pesquisadores, profissionais, estudantes e representantes da sociedade civil organizada de diversas partes do mundo, tem por objetivo discutir os desafios impostos à sociedade pelas desigualdades relacionadas à raça e à etnia.

Ao reunir membros de comunidades representativas de diferentes campos sociais, além de debater questões e compartilhar experiências sobre desigualdade e racismo, a Conferência pretende propor e deliberar sobre planos de ação que possam intervir de forma eficaz nos espaços responsáveis pela promoção e manutenção das desigualdades em diversos aspectos humanos e materiais.

Temática

O Tema da Conferência dará continuidade a última Conferência Mundial realizada na China que discutiu ou debateu sobre os temas locais: Contratação pública; A desigualdade de renda na China e a economia da deficiência na China e nos Estados Unidos. No Brasil as discussões caminham por pensarmos a questão da Saúde Pública com foco nas minorias raciais além de discutir as condições de acesso e subsistência das minorias – comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas, disparidades étnicas e soluções políticas microeconômicas, para desigualdades saúde, ambientais e educacionais, desigualdades de gênero e medicalização.

Nesse sentido, com o intuito de abranger as diferentes formas de desigualdade, foram propostos quatro eixos temáticos que nortearão os debates e as apresentações de trabalhos, quais sejam:

I - Desigualdades Econômicas;
II - Desigualdades Ambientais;
III - Desigualdades na Saúde; e
IV - Desigualdade na Educação.

Local

Universidade Federal do Espirito Santo - 29075-073, Avenida Fernando Ferrari, Goiabeiras, Vitória, Espirito Santo,

Organizador

Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Humphrey School of Public Affairs Universidade de Minnesota