Fundamentada na perspectiva de operacionalizar a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS no atendimento ao cidadão surdo, possibilitando assim a integração do cidadão surdo em todos âmbitos social, laboral, educacional, entre outros.
A Associação Lagunense de Pais e Amigos e Surdos – ALPAS vem realizando mais um ciclo de palestras denominado o 5º ENCONTRO DE SURDOS no intuito de construir uma sociedade mais justa e igualitária. Reconhecendo assim que a participação da sociedade civil na construção das políticas públicas é muito importante visto que o poder público ainda desconhece as necessidades e as dificuldades das pessoas surdas. Sendo assim, será uma oportunidade única de aprendizado e de interações produtivas!
Nesse encontro contaremos com a presença de professores e intelectuais de renome para discutir questões pertinentes ao ensino, direitos e progressos no que tange a comunidade surda.
Temos o prazer de convidar todas as áreas da sociedade Lagunense e Associação Municípios Região de Laguna - AMUREL, para esse encontro que será realizado no dia 30/09/2023 no auditório da UDESC no município de Laguna.
O evento é acessível para surdos e não surdos, usuários ou não da Língua de Sinais.
Venham participar!
Credenciamento Credenciamento
Mesa de Abertura e Hino Nacional Brasileiro em Libras. Abertura
Ma. Crisiane Nunes Bez Batti Palestra
Café de Boas Vindas Coffee break
Dr. Gláucio de Castro Júnior Palestra
Dra. Marianne Rossi Stumpf Palestra
Intervalo - Almoço Almoço
Caixinha de Música Apresentação Artística
Dra. Daiana do Amaral Jeremias Palestra
Dra. Bruna Crescêncio Neves Palestra
Coffee Break Coffee break
Dr. Marcos Luchi Palestra
Raquel Moreno Palestra
Ma. Dulcinéia Felicidade Clarinda Vieira Palestra
Encerramento Encerramento
- O evento terá início às 08h00 ás 18h30 do dia 30/09/2023.
- O evento contará com três intervalos, sendo dois coffee-breaks (um pela manhã e outro à tarde) e um almoço (risoto). GRATUITOS
- As inscrições são limitadas, portanto garanta já a sua.
Instagram: @alpaslaguna
Email: laguna.alpas@gmail.com
R. Cel. Fernandes Martins, 270
Progresso, Laguna - SC
88790-000
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Graduada em Letras Português-Inglês pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2011), mestrado em Linguística (2013) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em Linguística também pela UFSC. Professora de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, no Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Palhoça Bilíngue. Tem interesse e atua nos seguintes temas: língua brasileira de sinais, aquisição de língua de sinais e ensino de língua portuguesa para surdos. Integra o Grupo de Pesquisa do CNPQ, Corpus de Libras, sob a coordenação da Prof. Ronice Müller de Quadros.
Atuou como Diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação no Ministério de Educação/MEC (jan/2020 - maio/2022). Atuou como Coordenadora de Politicas da Educação Bilingue de Surdos/MEC (set/2019 a jan/2020) Atuou na Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Laguna/ SEDUC (2022). Mestre em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina (2021), possui especializações em Formação Pedagógica em Educação especial (2016); Língua /Brasileira de Sinais (2016) e Prática Interdisciplinar: Educação Infantil e Séries iniciais (2015) pela Faculdade Capivari (FUCAP). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade UNIASSELVI (2016) e cursa Letras Libras pela UFSC desde 2016. Atuou como pesquisadora de Iniciação científica no Projeto Inventário Nacional de Libras e transcritora de dados em Libras, coordenado pela Profa. Dra. Ronice Müller de Quadros. É membro efetivo do Núcleo de Contadores de História da ALBSC. Foi idealizadora do projeto Sala Bilíngue e dos Encontros de Surdos de Laguna (SC). Tem experiência na área de Libras e realiza pesquisas na área de Linguística e História dos Surdos de Laguna (SC). Atua como professora de Bilingue na rede Estadual e como professora de Libras na rede Municipal de Laguna.
Doutora pelo programa de pós-graduação em Linguística (UFSC), na área de Teoria e Análise Linguística, mais especificamente no campo da Semântica e Pragmática das línguas de sinais. Mestra em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul, na área de Língua e Cognição. Possui graduação em Letras-língua e Literatura francesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Desenvolve pesquisas na área de semântica, direcionando seus estudos para investigações de fenômenos linguísticos na língua de sinais brasileira. Atualmente trabalha com o ensino de libras como L1 e L2 para crianças e pré-adolescente dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal. Temas de interesse: Ensino e aprendizagem de libras, Linguística Cognitiva, Gramática Cognitiva, Funcionalismo, Iconicidade, Língua de sinais, Libras.
Graduada em Psicologia, Pedagogia, Letras Libras.
Pós graduada em Educação Especial, Libras e Terapia Cognitivo Comportamental.
Mestra em Saúde Coletiva.
Professor do Magistério Superior do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas - LIP do Instituto de Letras - IL da Universidade de Brasília - UnB, trabalha com a pesquisa da Linguística da Língua de Sinais, relacionando-a com os estudos da Variação Linguística da Libras, no registro de sinais-termo, produção de materiais didáticos e outras obras lexicográficas em busca da Acessibilidade Linguística no Núcleo de Estudo e Pesquisa da Variação Linguística da Libras (Núcleo Varlibras), da Universidade de Brasília - UnB e atualmente é também coordenador do Núcleo de Ensino de Libras (UnBLibras) na Universidade de Brasília. Tem Graduação - Licenciatura em Ciências Biológicas, Graduação - Bacharelado em Ciências Biológicas, Graduação - Licenciatura em Letras-Libras. Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Tem Graduação - Licenciatura em Letras-Português e respectivas literaturas pela Universidade de Brasília (UnB). Foi coordenador do Curso de Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira/Português como Segunda Língua do Instituto de Letras - IL da Universidade de Brasília - UnB. Realizou seus estudos de pós-doutoramento na Universidade Católica Portuguesa - UCP em Lisboa - Portugal. Realiza os estudos de pós-doutoramento na Universidade Federal da Bahia - UFBA.
Sou bacharel em Letras Libras (2012), mestre (2013) e doutor (2019) em Estudos da Tradução, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde também sou professor adjunto, lecionando disciplinas na mesma graduação em que me formei. Tenho experiência na área da Linguística e dos Estudos da Interpretação/Tradução envolvendo línguas de sinais. Integrei o projeto Inventário da Língua Brasileira de Sinais, projeto que deu continuidade a composição do inventário da Libras, envolvendo dados linguísticos e indicadores sociolinguísticos de usuários dessa língua, tanto em nível nacional quanto em nível local, na Grande Florianópolis.
Possui graduação em tecnologia de informática pela Universidade Luterana do Brasil (2000), graduação em Educação de Surdos pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2004) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio na Universidade de Paul Sabatier e Universidade de Paris 8 (2001-2005). Pós-doutorado na Universidade Católica Portuguesa (2013-2014). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, professora de pós graduação em linguística da USFC. Vice-diretora do Centro de Comunicação e Expressão CCE. Líder do Grupo de Pesquisa de Estudos sobre o SignWriting registrado no CNPq. Líder do Grupo de Pesquisas Avançadas em Estudos Surdos ? GRUPES, em articulação com o projeto de extensão: ?Coleção Ensinar e Aprender em Libras ? produção e circulação de saberem editoriais bilíngues (Libras/Língua Portuguesa). Pesquisa Léxico e terminologia em Libras: tradução, validação e tecnologia registrado no CNPq (www.glossário.libras.ufsc.br). Autora dos referenciais curriculares para o ensino da Libras que têm como objetivo expandir a compreensão sobre a importância do investimento no currículo da Língua Brasileira de Sinais como primeira língua (L1) com a oferta para os estudantes surdos abrangendo todas as fases de ensino da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Tem experiência de 20 anos na área de Educação, com ênfase em Educação de Surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de libras, escrita de sinais pelo sistema SignWriting, traduções, terminologia de libras, sinais internacionais e formação de intérpretes de libras. Membro da comissão de assessoramento técnico-pedagógico em Libras da DAEB/INEP e as traduções de Enem 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 em Libras.
Formada em Gestão de Negócios de Kellogg - Chicago
E Designer Gráfica, jornalista por hobby.