Painel 4: 90 anos de publicidade e o futuro do rádio como negócio
Em março de 1932, o presidente Getúlio Vargas assinou o decreto que tornou legal a inserção publicitária no rádio. Hoje, 90 anos depois, nos deparamos com desafios concretos para o modelo de negócios do rádio.
Com a crescente plataformização do conteúdo e do consumo de mídias sonoras, que vem se refletindo em maior concorrência pelo tempo das pessoas, será que o modelo baseado em inserção publicitária, que tem seu valor calculado em função das características da audiência, ainda reinará soberano?
O período de isolamento social que ocorreu durante a pandemia de Covid-19, apesar de curto, parece ter acelerado processos e transformações em curso, como a consolidação dos podcasts. Comportará o espaço digital tanto antigos quanto novos emissores? As pequenas estações, que não fazem parte de grandes redes, conseguirão encontrar um modelo sustentável, mais tecnologicamente moderno?
Convidamos, para este painel, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV para que, junto com pesquisadores e profissionais, possamos repensar os caminhos futuros do rádio e das mídias sonoras.